O Medo Mais Profundo

O Medo Mais Profundo Harlan Coben

Resenhas - O Medo mais Profundo

Nelly 28/12/2022

Em poucas palavras, espetacular! Que livro maravilhoso, um dos melhores que já li do autor. As pontinhas todas amarradas em um final perfeito demais.

@umapaixaochamadalivrosblog 14/02/2021

Bons elementos e surpresas.
Boa tarde leitores,
Comprei este #livro por já conhecer e gostar do autor e porque estava com preço bem acessível. Fazendo parte de uma série, sobre o protagonista. Myron Bolitar, nos ajuda a desvendar uma série de assassinatos para poder encontrar o doador de medula e salvar a vida de um menino de 13 anos que ele acaba de descobrir ser seu filho. As surpresas são boas, o enredo também. Myron precisa descobrir o motivo do sumiço do doador, para isso precisa descobrir quem é, o que envolve uma troca de identidade, uma série de artigos de jornais, um livro plagiado, uma família poderosa, um assassino serial, além de voltar a ter contato com a ex e o suposto pai de Jeremy, que prejudicou sua carreira, além da comprovação de paternidade.
Porém achei os personagens um pouco mal trabalhados e a história atropelada, em alguns momentos, mal desenvolvida. Só que não sei se o problema foi com o livro ou comigo, como mencionei no post de ontem, estou com dificuldade pra ler. Alguns elementos que achei importante: doação de medula, transtorno mental, ética no jornalismo, proteção à fonte, elitismo, plágio, suspense policial, traição, paternidade, entre outros. Ponto negativo: alguns trechos machistas.

#omedomaisprofundo #harlancoben #arqueiro #2016 #ficcaoamericana #notatres #livros #leitura #literatura

Beijos e até a próxima.

cheledrum 19/05/2022

HC é sempre maravilhoso, ne? Eu estava lendo um livro super denso, estava ficando angustiada, dei uma pausa e foi como reencontrar um velho amigo. Já nas primeiras páginas o sorriso voltou aos meus lábios. Como uma amiga diz "HC é o melhor amigo do leitor"

Thayane Andrade 17/02/2021

Como sempre os livros dessa série prende a minha atenção, uma leitura bem fluida. Gostei do desenrolar da história e do final.

Theo 16/04/2021

Meu medo mais profundo era não sair da ressaca literária ?
Mais um livro do Harlan terminado com sucesso e posso dizer que eu gostei dessa historia, principalmente pelas reviravoltas do meio pro final, Harlan sabe como manter um leitor intrigado não é mesmo? Porém não é o melhor dele, ja li três e esse foi o que devorei mais lentamente, talvez porque estava enferrujado na leitura, afinal Abril me presenteou com o imprevisto de um Kindle quebrado, e até chegar outro.. Mas tirei o dia para ler hoje, apesar do cansaço, foi um ótimo dia ?????

Recomendo esse livro pra vocês, é uma ótima aventura ??

Falando em aventuras, meu próximo destino já está traçado.. Irei visitar novamente uma fofoqueira que adora cuidar da vida dos outros, Lady Whistledown que me aguarde.. ? A segunda temporada de Bridgerton vem aí ???

Drika 17/09/2016

O Livro mais tenso dessa série
Amo essa série! Principalmente por causa da interação entre o Mayron e o Win. Acho os diálogos deles cheio de criatividade e por muitas vezes dou altas gargalhadas.

Mas esse livro foi totalmente atípico! Claro que a interação ainda existe, mas esse livro foi o tipo do livro que fiquei tensa desde o primeiro momento!

E nas páginas finais, juro, acho que prendi a respiração em algumas passagens!

Outro livro fantástico do HC!

Letícia 21/10/2016

Resenha pro blog!
O que você faria se o seu medo mais profundo se tornasse real? Myron mais uma vez tem que enfrentar tudo e todos para desvendar a única verdade que poderá salvar a vida de seu filho.

“O medo mais profundo” é o livro sete da Série Myron Bolitar, o único que nunca foi publicado no Brasil (tirando o “Home” livro 11 que acabou de ser lançado lá fora). Nele finalmente os #HarlanLovers podem descobrir um Myron-pai. Antes de tudo, para os iniciantes, os livros da série podem ser lidos independentemente, todos têm início/fim, mas eu oriento a leitura na ordem para que se entenda os acontecimentos e as ações dos personagens de uma forma melhor.

O início do livro já começa com o baque, Myron Bolitar tem um filho, cujo ele não sabia da existência e o pior de tudo, o menino Jeremy tem uma doença terminal e foi fruto da relação do Myron com sua primeira namorada Emily, ela acabou se casando com seu arqui-rival dos tempos das quadras, Greg Downing. Se coloque então na posição do Bolitar, você descobre que tem um filho de 13 anos e que ele foi criado pelo seu maior inimigo e não é só isso.

Claro que não poderia ser tão simples, né? Para salvar a vida do Jeremy é necessário um transplante de medula, e apesar de um doador compatível ter sido identificado no sistema, o tal possível doador sumiu sem deixar rastros, Myron acredita que será muito simples resolver toda essa questão, mas ele não poderia estar mais errado.

Tudo começa a se complicar quando Myron, com a ajuda de Esperanza e Win, começa a investigar a fundo o tal do possível doador e se vê dentro de uma confusão de informações desencontradas envolvendo uma família rica super-poderosa de Nova York, um jornalista que foi acusado de plágio e o FBI.

A cada novo passo que Myron dá na tentativa de descobrir quem é e onde está o doador, ele coloca a sua própria vida em risco, mas quando o Myron ativa o modo herói, não há ninguém que o segure. O certo e o errado ficam difusos e uma pergunta paira no ar: será que ele arriscaria tanto se não soubesse que o menino é seu filho?

Lendo Harlan você tem que ter uma coisa em mente: Não confie em ninguém, mas mesmo assim, com toda a atenção do mundo nos detalhes do livro, ele consegue nos surpreender e emocionar. A família está em questão neste sétimo livro, ao mesmo tempo em que o Myron descobre que é pai, ele vê que os seus pais estão envelhecendo e que sua posição quanto a eles está mudando. Sabe aquele ditado popular que diz mais ou menos que é pai quem cria, essa questão também é levantada no livro. O que você faria se descobrisse que seu pai, não é seu pai de verdade? E até onde você iria para salvar seu pai ou seu filho?

Quanto a vida amorosa do nosso herói, Terese está presente não muito intensamente, mas com uma participação relevante. Já por outro lado tem Big Cindy, que não sabe se continua na MB Representações ou se volta pra certa liga de lutadoras, Zorra também faz uma aparição. E a MB dá sinais de retorno a tempos áureos de contratações, depois de perder muito prestígio. E sim, tem bastante Win, implicando com o Myron e o salvando das piores ciladas.

“Algo estranho se irradiou por Myron, seu sistema nervoso derretendo-se e em frenesi ao mesmo tempo. O diafragma se contraiu e os pulmões pararam de funcionar – da mesma forma que o coração, tinha certeza. A boca se abriu e se fechou debilmente, como a de um peixe que está morrendo no convés de um barco. Lágrimas tentavam brotar.”

site: http://myronbolitarloversbr.blogspot.com.br/

Daniela.Paropato 02/03/2022

O livro é bom, daqueles que você lê bem rápido. A história é legal, com o desenvolvimento meio mirabolante, mas vale a leitura pra distrair.

Geórgea 09/11/2016

O medo mais profundo
Após um lesão que sofreu em um jogo, Myron Bolitar, precisou abandonar a sua vida de jogador de basquete e abriu uma empresa de Representações Esportivas. Há alguns anos a sua ex-namorada Emily o abandonou e casou com Greg Downing, um atleta famoso que destruiu a vida de Bolitar. Com isso, depois de quatorze anos, Myron fica surpreso ao ser procurado pela ex que está separada do seu antigo rival e implorando por sua ajuda.

Emily retorna com a notícia de que seu filho, Jeremy, de apenas 13 anos, está com anemia de Franconi, uma anemia hereditária causada por uma deficiência na medula óssea e que enfraquece os cromossomos, essa anemia acontece apenas em crianças. O garoto pode ser salvo com um transplante de medula e existe um doador compatível cadastrado no banco de doadores, mas acontece que ele desapareceu. Por isso, ela foi pedir a ajuda de Myron (que já é conhecido de outros livros do escritor como um bom investigador), ele decide não se envolver, pois já tem os seus próprios problemas, mas, para sua surpresa, Emily possui um motivo ainda maior para pedir sua ajuda: o garoto é fruto da sua última com Myron, que eles tiveram antes dela casar com Greg.

“- Não vamos discutir isso de novo. Não importa o que foi: desejo, burrice, medo, destino… Chame pelo maldito nome que você quiser, mas eu faria tudo de novo. Esse “erro” foi a melhor coisa que já me aconteceu, Jeremy, nosso filho, surgiu dessa confusão. Está me ouvindo? Eu destruiria um milhão de carreiras e casamentos por ele.”

Assim, ele parte em busca desse doador desaparecido. Dividido entre acreditar em Emily, a mulher que partiu seu coração, já mentiu sobre a conduta do ex-marido Greg e que já alegou diversas vezes que faria tudo para proteger os filhos e em seu coração que o deixou em dúvida desde que viu o garoto. Para isso, ele conta com a ajuda da sócia Esperanza e o amigo de longa data Win, um rico excêntrico que não mede esforços para ajudar Myron nas suas investigações e que possui métodos peculiares para obter o que deseja. Bolitar terá de passar por cima da rivalidade existente entre ele e Greg e de todo o ressentimento guardado por Emily, tudo isso para salvar o seu possível filho.

Dentre animosidades e mágoas antigas, o livro passeia pelos lados mais obscuros da mente humana. Entre o passado de uma das famílias mais ricas, um jornalista que teve a carreira destruída após ser acusado de plágio e antigos casos de sequestros realizados por um lunático e que nunca chegaram a ser comprovados pelas autoridades, a história vai traçando um paralelo entre todos esses dramas e fazendo com que tudo se encaixe e faça sentido no final. Em um ritmo eletrizante vemos Myron, juntamente com seus companheiros, desvendando essa teia de mentiras e intrigas.

Minha Opinião

Uma coisa é certa: Harlan Coben sempre surpreende nos seus livros. Nessa história que reúne elementos que, em uma primeira olhada, não fazem sentido, mas que após a história ser desenvolvida os nós são desamarradas e todo o raciocínio do escritor chega a um resultado. O livro conta com personagens cativantes e uma trama muito bem desenvolvida. Esse é o sétimo livro da saga Myron Bolitar, já existem outros livros que contam com nosso herói, mas nada que interfira em ler as histórias separadamente. Algumas questões que já aconteceram em livros passados são citadas nesse e não temos uma resposta sobre o que aconteceu, nada que prejudique a atual leitura, mas são lacunas que não são preenchidas e que acabam nos deixando curiosos para ler o restante.

Não posso falar sobre esse livro sem citar o fiel escudeiro de Myron, o mulherengo Win. Um homem rico, com grande poder de persuasão e que possui uma língua afiada. Ele é pouco explorado nesse livro, entretanto, quando ele aparece sempre deixa a sua marca na história. Ele e Myron são amigos desde o tempo da faculdade e estão sempre juntos quando precisam resolver algum caso, fugir dos federais ou até de um tiroteio. Além dele a sócia de Bolitar, Esperanza, também adquire notório espaço na história e acaba auxiliando muito os dois nas suas investigações em busca do doador misterioso.

É claro que o nosso protagonista também possui o seu charme, Myron não consegue ficar quieto e possui um senso de humor bem peculiar com respostas rápidas e um toque de humor negro. Suas piadas são o seu mecanismo de defesa e além de uma grande inteligência para resolver os casos, ele também possui um grande coração e é muito sensível. Muitas vezes desconfiei de Emily e pensei que ela estava se aproveitando desse seu jeito, pois durante todo o livro ela me pareceu uma personagem muito duvidosa, sempre pronta para apunhalar alguém pelas costas.

O fato de ter um sequestrador misterioso que atormenta a família das vítimas e cita trechos macabros para elas serviu para dar um toque de terror e mistério a toda a história, pois a todo o momento nos perguntamos qual a ligação entre esses fatos com o que está acontecendo agora. O nome do livro faz sentido por se tratar de algo que o sequestrador pergunta para os familiares “qual o seu medo mais profundo?”. Fora isso, não acredito que a capa tenha muito ligação com o resto da história, mas a diagramação com capítulos curtos me agrada e ajuda na leitura. Essa história é muito viciante, com diálogos bem elaborados e Harlan já sabe o jeito de prender os seus leitores, assim como, qual a hora de acelerar e diminuir o ritmo da história e também o momento certo de jogar uma revelação.

“A ligação telefônica veio do nada.
– Qual o seu medo mais profundo? – sussurra a voz. – Feche os olhos e imagine. Você consegue visualizar? A agonia mais terrível?
Após uma lona pausa, digo:
– Sim.
– Ótimo. Agora imagine algo muito mais terrível…”

A história passa por muitas voltas e quando achamos que o livro chegou ao final somos surpreendidos com uma reviravolta, após estarmos acostumados com esse novo rumo, começamos a encaixar as peças e BAM! outra reviravolta genial que faz ainda mais sentido e que deixa o leitor aflito por não ter percebido isso antes. Começamos com a simples procura de um doador para salvar a vida de um garoto, mas acabamos sendo arrastados para uma história bem mais complexa que envolve muito mais do que imaginamos. Recomendo muito esse livro, não apenas por se tratar do Harlan que é um grande escritor, mas também pela história que é extremamente envolvente.

site: http://resenhandosonhos.com/o-medo-mais-profundo-harlan-coben/

A2Lan 15/11/2022

Eletrizante
Não há como não ser diferente, o autor realmente sabe fazer uma trama envolvente, despachada e rápida de se ler, por isso sempre tenho um livro na minha estande para ler. Vale a pena ler todas as novelas.

Thyanne.Ribeiro 15/11/2022

Muito bom! Esse é o 7o livro da sequência Myron Bolitar e, pra mim, junto com o 2o (jogada mortal) foram os melhores até agora. Teve pouco Win e menos ainda de Esperanza, mas a história foi mto envolvente e colocou Myron em perspectivas bem diferentes dos livros anteriores. Myron cresceu.

Além de 50 Tons 21/03/2019

"Qual é o seu medo mais profundo?"
Quem leu o livro anterior, Detalhe Final, ficou sabendo que, enquanto Myron tirava suas férias no Caribe, seu pai teve um ataque cardíaco e que, por isso, seus pais estão se aposentando e mudando para outra cidade, para terem uma vida mais tranquila. Myron, que odeia mudanças tanto quanto odeia golfe, não está lidando com isso muito bem.

Além da culpa pela sua ausência no momento em que seu pai mais precisou, ele está passando por momentos muito reflexivos enquanto vê a placa de “vende-se” na casa onde cresceu e que, para ele, sempre fora seu porto seguro. O pior é que seus pais estão velhos. Myron já sabia disso, claro! Mas tudo está se tornando real demais e a percepção da fragilidade dos pais, deixa Myron cada vez mais preocupado com o futuro.

E é assim que começamos o livro, com Myron levando uma leve bronca da mãe por ele não estar levando tudo aquilo como deveria. Aquele era um momento muito delicado para o pai dele, e Myron precisava desmanchar a cara de enterro e ser o filho que o pai precisava que ele fosse (QUE MULHER BRASEEEEEEL).

“- Aproxime-se dele um pouco – aconselhou a mãe. – Ele deu apoio a você a vida inteira. Ele nunca vai pedir, mas agora é a sua vez.”

Fora essa preocupação com os pais, ainda temos a questão da empresa do Myron que não está muito melhor do que no livro passado. Com a fuga de Myron pro Caribe acrescida da prisão de Esperanza, a MB Representações Esportivas perdeu muitos clientes e, desde que eles conseguiram resolver as coisas, eles vêm lutando para conseguir manter a empresa funcionando, em busca de novos clientes e tentando recuperar os clientes perdidos.

Mas nada está tão ruim que não possa piorar, né non? E é justamente aí que entra Emily Downing, lembram dela? Ela aparece em Sem Deixar Rastros, como ex-mulher do Greg Downing que estava desaparecido no livro. Pra quem não leu o livro, vou explicar:

Emily e Myron namoraram na faculdade durante três anos. Foram os primeiros namorados um do outro e, claro, Emily tem aquele lugar especial no coração mole do Myron. Poréééém, Emily quebrou o coração dele quando terminou o namoro pra ficar com Greg, o maior rival do Myron no basquete. Pra ficar ainda melhor, Myron e Emily tiveram uma noite louca de paixão na véspera do casamento de Emliy e Greg e isso sempre pesou na consciência de Myron (até ele descobrir tudo que Greg fez pra ele, em Sem Deixar Rastros).

Entendido quem é Emily na fila do pão, deixo aqui a bomba da vez: nessa noitada pré-casamento dos dois, que aconteceu 13 anos atrás, Emily ficou grávida e o filho é do Myron. Mas ela só revela isso pro Myron agora porque Jeremy tem uma doença rara chamada Anemia de Fanconi, que é uma anemia causada por uma deficiência na medula óssea e essa doença é mortal. A cura é fazer um transplante de medula e, todo mundo sabe o quão difícil é encontrar um doador compatível, né? Mas eles deram sorte, pois existe um doador perfeito e tudo já estava se encaminhando para fazerem a cirurgia o quanto antes, quando o doador simplesmente desaparece e o desespero retorna. E é apenas por isso que Emily conta para o Myron sobre a sua paternidade, porque ela precisa que ele encontre o doador.

SIM! As definições de ranço foram atualizadas com sucesso! Emily sabia que o filho era do Myron desde que estava grávida, mas ignorou esse detalhezinho para manter o casamento feliz no qual vivia. Há quatro anos ela está divorciada e mesmo assim, nunca contou pro Myron que ele tinha um filho. E agora, ela chega com essa bomba, joga na cara dele e manda ele resolver porque o filho é dele. E detalhe: quando ele fala que quer ver o filho, ela fala pra ele pensar bem antes de fazer qualquer coisa que indique que ele seja o pai verdadeiro do Jeremy, pois o menino já tem muito com o que lidar por causa da doença. O que eu até entendo, mas consideração com Myron ao contar tudo isso foi zero e a minha vontade de dar na cara dela foi mil.

” – Perguntando-se pela enésima vez se os fins justificam os meios?
– Não é necessário (…) Já sei que não justificam”

Enfim, muito abalados (ele e eu), Myron começa uma busca louca e incessante atrás do doador compatível para salvar a vida do filho que ele acabou de saber que tinha, mas que, pode perder se ele falhar.

Se não bastasse essa preocupação com a saúde de Jeremy, Myron ainda recebe a ligação de um serial killer famoso por despertar o medo mais profundo nas suas vítimas. Ele já sequestrou e, possivelmente, matou umas dez pessoas, mas a maior arma dele, é brincar com a mente dos familiares das vítimas, causando um desespero imenso para quem ele liga pedindo resgate. Ao ligar para Myron, ele diz apenas para que ele se despeça do filho. E, conforme Myron se aprofunda na investigação, tudo indica que esse serial killer é o doador que pode salvar a vida de Jeremy. Desesperador? Magina, quase nada rs.

“- … Então sabe o que precisa fazer.
– Não – falou Myron segurando o telefone com mais força. – O que preciso fazer?
– O garoto – sussurrou a voz. – Dê um último adeus a ele.”

E assim, ele embarca nessa investigação acompanhado de seus melhores amigos, Win e Esperanza, com a adição da minha queria Big Cindy que tem o coração tão grande quanto ela, e a Zorra que, apesar da surra que deu em Myron no livro anterior, se tornou uma parceira aterrorizante e fofa ao mesmo tempo. Ainda teremos os conselhos de Win e Esperanza sobre como Myron deve agir perante sua paternidade. Conselhos totalmente opostos, inclusive. Win e Esperanza fazem, respectivamente, o papel de diabinho e anjinho do Myron e o pior é que ambos fazem muito sentido nas suas colocações.

Nesse livro, o que Harlan mais traz é o relacionamento entre pai e filho. Aqui, veremos que pra salvar um filho, um pai/mãe não vê limites que não possam ser ultrapassados. Qualquer coisa vale. E a expressão “os fins justificam os meios” é bem usada e colocada em cheque em vários momentos, nos trazendo reflexões e nos mostrando o quanto a hipocrisia é presente em nossas vidas. Afinal, quantas vezes apontamos o dedo para alguém que faz algo errado, mas quando paramos para pensar, se estivéssemos na mesma situação, faríamos o mesmo ou pior? Myron ultrapassa todos os limites da mente e do coração dele para salvar Jeremy e declara sua própria hipocrisia para nós.

Mas também temos o relacionamento do filho para com o pai, naquele momento em que percebemos que os papeis podem acabar se invertendo. Afinal, um dia, o filho pode precisar cuidar daqueles que cuidaram dele a vida toda. Esse momento está chegando para Myron, e eu me emocionei várias vezes durante os diálogos dele com o pai. Al Bolitar, é um homem que está se aposentando, que teve um ataque cardíaco há pouco tempo e que vê sua vida mudando de uma forma que ninguém quer ver, mas que todos nós sabemos que um dia vai acontecer. A perda da profissão que, na cabeça dele está ligado ao seu valor próprio, e a saúde frágil que um coração infartado traz, faz com que ele lute para não se sentir inválido ou inútil para sua família e para a sociedade. Enquanto isso, Myron tenta se manter firme para não pirar com a realidade que a vida tá jogando na cara dele.

“O pai continuava a trabalhar com a chave de fenda. Myron o observava.
Promete que não vai morrer, ok? Só me promete isso.
Quase disse em voz alta.”

A diagramação permanece como nos livros anteriores, simples e adequada. A fonte e os espaçamentos são ótimos para uma leitura longa e a capa é linda, bem envernizada e confortável de manusear durante a leitura. Arqueiro como sempre, está de parabéns nas edições dos seus livros.

Harlan, mais uma vez, arrasou na escrita. Me peguei emocionada em vários momentos com os posicionamentos e sentimentos do Myron, tanto como pai, quanto como filho. O medo dele de perder o pai, me fez lembrar do meu pai, que deixou uma saudade imensa no meu coração. E o medo de perder o filho, me fez imaginar tudo que eu seria capaz de fazer pra proteger e salvar um filho meu. É impossível não se deixar envolver por essa história e se ver emocionada por todos os sentimentos dos personagens. Assim, deixo minhas 5 estrelinhas e toda a minha veneração para Harlan Coben, que tem o poder de me arrebatar com sua escrita.

site: https://almde50tons.wordpress.com/
Bortolomeu 31/03/2019minha estante
Que resenha FODA! Nunca vi uma tão boa, parabéns

Marques60 14/02/2021

Diferente
Esse livro me pareceu bem diferente dos outros livros da série Myron Bolitar. A impressão que eu tive é que ele está amadurecendo. Os outros livros são bem mais leves e divertidos, mas acredito que a própria temática faz com que ele seja mais sério.