Mônica: Força

Mônica: Força Bianca Pinheiro

Resenhas - Mônica: Força

mouemily 26/01/2017

Força é uma hq linda! Ver a Mônica tendo que lidar com uma barra pesada dessas foi de cortar o coração, mas eu adorei a forma como a Bianca Pinheiro tratou isso. Adorei também como ela adaptou elementos tão típicos do universo da Turma da Mônica pro estilo dela - O guarda roupa da Mônica, a roupa de frio da turminha, a Denise!! toda de rosa!!, a Magali animada para sair com o Quinzinho porque eles estão indo pra uma sorveteria e o próprio Sansão, quase tão grande quanto a própria dona.

Ainda acho que a história poderia ser um pouco mais desenvolvida, já que ela resolveu o conflito mas não de forma permanente, e, confesso, o estilo da Bianca não me ganhou 100%, mas eu gostei bastante do geralzão e já estava chorando antes mesmo de começar a história em si, quando li a introdução do Maurício de Sousa.

Núbia Esther 29/01/2017

A enorme força da Mônica sempre foi a sua característica mais marcante, não são raras as histórias em que ela emprega o uso de sua força, principalmente se elas envolverem os planos infalíveis do Cebolinha. Só que agora, na trama desta Graphic MSP o Sidney Gusman teve a ideia de explorar um outro lado desta força. Confrontar a Mônica, do alto de seus sete anos, com a realidade de que a força muitas vezes não é a solução para todos os problemas. Há problemas além do alcance de suas coelhadas, que expõem sua fragilidade e impotência. A Bianca Pinheiro foi a escolhida para encarar esse desafio. Ela é mais conhecida pela série Bear (publicada pela Nemo) que ainda não tive a oportunidade de conferir, mas que fiquei com muita vontade depois de ter lido sua história da Mônica.

A trama é simples que pode até ser considerada banal. Mas foi tratada com uma grande sensibilidade pela Bianca. A história foge dos padrões das histórias da Mônica, com uma trama mais intimista, de poucas palavras e muitos simbolismos (e algumas referências), na qual até mesmo as folhas de guarda participam da história. Os traços são limpos, sem muitos detalhes, porém bastante expressivos. O enquadramento é amplo, Bianca aproveita bem todos os espaços disponíveis. Tudo isso aliado a uma paleta de cores tão linda, que mesmo sendo uma trama dolorida, ainda assim explode em fofura.

Não sei se é uma história que agradará a todos os fãs da personagem, por se afastar tanto do que estamos acostumados. Mas acho que o legal das Graphic MSP é justamente essa possibilidade de explorar novos caminhos e vale muito a pena dar uma conferida no trabalho entregue pela Bianca.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/01/16/monica-forca-bianca-pinheiro/

Minha Velha Estante 02/12/2018

Resenha da Adriana Medeiros
Já apaixonada pela Turma da Mônica, era certa a minha paixão pelo selo Graphic MSP e seus traços inusitados. Os primeiros que a abalar meu coração foram Bidu: Caminhos, Bidu: Laços e Chico Bento: Pavor Espaciar, e com a Mônica, uma representante fiel dos meus traumas de infância (só não era baixinha...), não seria diferente.

Mônica sempre foi a garota forte da turma, que nada, nunca a abalou. Qualquer problema era resolvido na força física, sem nenhuma conversinha sequer, com uma coelhada bem dolorosa. E tudo voltava ao normal.

Mas nem tudo se resolve com base na força... E a nossa amiguinha vai descobrir isso...

Mônica está com sete anos e vai viver uma situação bem difícil e comum para muitas crianças hoje em dia. Com páginas recheadas de sentimento e sensibilidade, Bianca nos emociona a cada quadrinho, fazendo com que a gente queira pegar a menina baixinha e colocar ela no colo para não a ver sofrer.

Sansão será muito mais do que a realização da sua força física, mas o seu porto seguro e melhor amigo nas horas mais sombrias... Cebolinha, Cascão, Magali, Denise e até Monicão vão aparecer para compor todas essa história que, apesar de não parecer, vai ter um final feliz sim!

A MSP, a Bianca e a Panini estão de parabéns pela qualidade do produto, pela leveza do traço e pela coragem em abordar um tema tão forte.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/11/monica-forca-bianca-pinheiro.html

Brubs 10/03/2017

Enredo simples, leve, sério e lindo!

Viviane 23/03/2017

Sou fã da turminha da Mônica e estes quadrinhos graphic msp são lindíssimos, ótimo para colecionar. Justificando minhas 3 estrelas...achei lindinha a história, mas a simplicidade da história foi o que levou a minha avaliação.

Shirlei.Satiro 28/06/2017

Como uma personagem forte se tornou fraca
É... eu li "Mônica: Força" de Bianca Pinheiro...

Mônica é uma personagem criada por Mauricio de Sousa cerca de 50 anos atrás. Ela é baixinha, gorducha e dentuça, além de ter um "cabelo de banana". Ela foi amada desde sua primeira aparição nos quadrinhos e, desde sua primeira aparição ela sofre bulling. Mas, não se preocupe, ela é forte e toda vez que um garoto "Goza" de sua cara, ela revida com seu coelhinho de pelúcia, Sansão.
E por ela ser tão forte esta graphic novel não é, em minha opinião, tão boa quanto as outras da série.
Nesta estória Mônica tem que enfrentar alguns problemas familiares. Coisas que uma garota de 7 anos não deveria enfrentar.
Eu sei... quando os pais estão com problemas, eles afetam suas crianças mas, isso deveria ser mínimo e o trabalho dos pais deveria ser o de proteger e explicar aos filhos que eles são amados não importa o que aconteça. Não vejo isto acontecendo nesta estória.
Certo.. temos uma estória verossímil. Entretanto, Mônica está estranha, ela está quebrada/partida e não estamos acostumada a vê-la assim.

Apesar disto, é um bom graphic novel e Bianca Pinheiro é uma artista talentosa. Seus desenhos são espetaculares!

Se você é fã, tente. Se não o for, leia os outros graphics da série, são melhores!

site: http://leiturarosa.blogspot.com/2017/06/pitada-31-how-strong-character-became.html

Edimario 29/08/2017

Graphic MSP - Mônica: Força, de Biaca Pinheiro
Para quem não sabe, Graphic MSP é um projeto no qual quadrinistas brasileiros reimaginam personagens criados por Maurício de Sousa. E aqui temos uma olhar especial sobre a Mônica, em uma história que traz um novo significado para uma das características mais marcantes da personagem.

Em Força, Bianca Pinheiro consegue falar de um assunto complicado para as crianças sem ser piegas ou didática (no termo chato da palavra mesmo). Se em um primeiro momento presenciamos uma "indefesa" Mônica sem reação diante do desentendimento cada vez crescente entre seus pais, aos poucos se percebe também construção de uma maturidade e do entendimento do mundo ao seu redor. Uma obra sensível e bem corajosa sobre uma criança que aprende a superar as agruras da vida e entende o real significado do que é ser forte.

PS: Esta resenha integrou o dia #6 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue abaixo o link:

site: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Pri Gabarron 05/09/2017

A única força desse quadrinho é a arte da Bianca, porque a história, infelizmente, deixa muito a desejar.

Rose 02/11/2017

Todos nós estamos acostumados a ver a Mônica resolver seus problemas no muque, ou melhor, nas coelhadas, que o digam a dupla Cebolinha e Cascão... Mas há momentos na vida de todos nós que não basta apenas a força de nossos músculos, é preciso algo mais sutil...
Nossa querida Mônica está passando por um terrível e complicado problema dentro de casa. Sentindo-se impotente e sozinha, e sem saber ao certo como agir nesta situação, temos uma personagem fragilizada, bem diferente da heroína que estamos acostumados a ver.
Um enredo que mesmo sendo curto, consegue ter uma profundidade, até porque a questão faz parte da realidade de muita gente. O enredo também consegue mostrar não só a delicada situação enfrentada por Mônica como também emociona o leitor.
A parte gráfica completa muito bem toda a encenação dramática da história e mostra que a verdadeira força não está na potência de nossos golpes, e sim na força que temos dentro de nós na hora de enfrentarmos nossos problemas.
Leitura rápida e emocionante que recomendo para todos.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Ana 04/12/2017

Arte e traço muito bonitos, que levam à história uma certa delicadeza, talvez para equilibrar o tema tratado, que para muitas crianças é pesado, digamos assim. Uma graphic novel bem-feita.

Blog MDL 04/02/2018

Depois de tanto ouvir falar da nova história da Mônica - e de Bianca Pinheiro, que a desenhou - decidi conferir o trabalho dessa moça. Sábia decisão: que traço lindo e que delicadeza em narrar!

Mônica: Força, traz o selo Graphic MSP (Mauricio de Souza Produções), no qual diversos autores nacionais fazem releituras dos personagens e das narrativas do universo da Turma da Mônica. É complicado fazer essa resenha sem entregar toda a trama... então me perdoem se sentirem que eu deveria ser mais específica (e leiam essa Graphic se ficarem curiosos para saber mais!).

Nossa querida baixinha dentuça é conhecida por não ter medo e enfrentar a tudo e a todos junto com seu inseparável Sansão. Mas nessa nova história, acompanhamos um drama em que sua força física não pode ajudá-la. Mônica tem sete anos e passa por um momento muito difícil e delicado, - fica constantemente calada, introspectiva e triste - está impotente com a nova realidade em sua família.

Sabemos que algumas situações na vida, por mais que esse seja o nosso desejo, não podem ser modificadas por nosso esforço ou vontade... e é de partir o coração o desespero silencioso da Mônica diante dessa percepção. Nem o traço fofo e a paleta de cores maravilhosa da Bianca Pinheiro amenizam isso. Pelo contrário, a diagramação das páginas, o jogo de sombras e a abundância de cenas mudas reforçam a fragilidade e o estado de espírito de Mônica nesse momento.

Tudo nessa HQ entrega uma grande sensibilidade, do desenho ao roteiro. Mais do que nunca Mônica é uma criança, e uma criança que vê o seu mundo desmoronar sem poder fazer realmente nada para impedir o que parece indetenível. Impossível não sofrer junto com ela e não sentir seu medo a cada página.

Revemos os amigos de Mônica ao longo da história - Magali, Denise, Cebolinha, Cascão - além do seu cãozinho Monicão, mas a interação e os papeis que desempenham são completamente secundários ao drama pessoal da colega dentuça.

Mônica: Força narra, sob a perspectiva de uma criança, o que acontece e poderia acontecer com qualquer família. A história é contada com muito tato e inteligência no aproveitamento dos recursos gráficos. Impressionante a quantidade de sentimentos que Bianca Pinheiro consegue nos fazer sentir em tão poucas páginas. Sem dúvida honrou a personagem, leitura indispensável!

P.S.: Devo avisar, ninjas cortadores de cebola habitam algumas páginas dessa HQ.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/01/comic-resenha-monica-forca-por-bianca.html

suellem 09/02/2018

Mônica força
Gostei da HQ, tem os traços bonitos e realistas , sem contar a edição maravilhosa .
Achei a mensagem que o livro passa muito bonita , mas acabei ficando com a sensação que o livro merecia algumas páginas a mais ou um pouco mais de história .
Não é um livro ruim, mas também não me agradou de um todo .
O livro vai contar a história da Mônica que sempre quando está irritada ou triste resolve tudo na coelhada . Porém, seus pais começam em um processo de crise no casamento e tudo se torna motivo para briga, eles chegam a pensar em separação . E dessa vez mesmo irritada, triste Mônica não pode usar a força física para resolver seus problemas . Como será que ela vai resolver esse conflito ?
O final é muito fofo e emocionante. A mensagem em si é muito bonita . Uma leitura leve para aquecer o coração .

@leituras.dalana 10/02/2018

Forte
@bianc_pinheir, parabéns sua maravilhosa, que traço lindo e que delicadeza em narrar! ♥ AMEI de verdade.

Mônica: Força (Mauricio de Souza Produções) É complicado falar sobre essa obra de arte sem entregar toda a trama :(... então me perdoem se sentirem que eu deveria ser mais específica (e leiam essa Graphic rsrs). A nossa queridíssima baixinha dentuça é conhecida por não ter medo de enfrentar tudo e todos, junto com seu inseparável fofo Sansão ♥. Mas nessa nova história, acompanhamos um drama em que sua força física não pode ajudá-la. Mônica tem sete anos e passa por um momento muito difícil e delicado, fica constantemente calada, introspectiva, triste e ela se sente impotente com essa nova realidade em sua família.
Passamos por algumas situações em nossas vidas e por mais que desejamos, não podem ser modificadas por força de vontade da gente... E é de partir o coração o desespero silencioso da Mônica diante dessa percepção.
Nem o traço fofo e a paleta de cores maravilhosa da Bianca Pinheiro amenizam essa situação. Pelo contrário, a diagramação das páginas, o jogo de sombras e a abundância de cenas mudas reforçam a fragilidade e o estado de espírito de Mônica nesse momento. Fiquei com vontade de ficar pertinho da Mônica e abraça-la. Impossível não sofrer junto com ela e não sentir seu medo a cada página.

bruno.rauber 25/02/2018

Admito que tive um pequeno preconceito com essa edição da Graphic MSP dedicada exclusivamente à Mônica, muito pelo motivo de amar as duas edições lindíssimas que a Turma Da Mônica já recebeu. Tive um receio que ela sozinha não conseguisse segurar a história inteira como protagonista solo. Felizmente eu estava redondamente equivocado.
Força é uma obra LINDA que não deve nada à beleza das outras duas. A sensibilidade do roteiro. A beleza do traço simples. Tudo aqui é quase indescritivelmente delicioso. Só tenho a agradecer à Bianca Pinheiro por mais essa obra-prima do selo.