A grana

A grana Cynthia D'Aprix Sweeney

Resenhas - A grana

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Caroline 10/08/2023

É diferente, mas nem sempre de um jeito bom
Não é uma leitura envolvente em que a narrativa te prende, aos poucos você se acostuma com ela e fica menos cansativa.
Há falta de descrições físicas dos personagens mais detalhadas em comparação com cenários, paisagens e etc
As memórias que são instituídas no imaginário dos personagens em situações do presente dão mais detalhes da vida destes e dimensionam comportamentos, mas é fácil se perder de onde começou, a brusca mudança de história a ser contada entre os capítulos também.
Um grande ponto positivo é a capacidade de empregar alguns momentos de reviravolta e outros em que você sente algo pelas atitudes dos personagens
A repetição de palavras e alguns trechos estranhos, além de uma diagramação que espremeu palavras, desestimulam continuar a leitura, além da falta de sensibilidade pra tratar questões importantes em um ou outro trecho e elementos apelativos
Desfecho melodramático, reflexivo e com nem todos personagens tendo sua história realmente contada

Lais544 04/04/2023

Poderia ser melhor.
A ideia do livro é ótima, um drama familiar envolvendo 4 irmãos e o dinheiro de herança, porém achei a escrita um tanto quanto perdida parecendo que não sabe muito onde está e para onde vai. O que é uma pena pois havia um grande potencial para mostrar diferentes vivências e o crescimento interno de cada um. Contudo uma coisa que gostei é como (mesmo que isso seja um ponto que poderia ter sido melhor estruturado) algumas pessoas simplesmente formam uma sombra em nossas vidas, agindo como uma âncora ou imã, e como muitas vezes somente quando chegamos numa situação crítica é possível enxergar e resolver os problemas internos.

Bianca 05/11/2016

A grana... um romance de difícil conexão
Romance adulto que fala sobre uma família desestruturada e uma herança que acaba controlando muitos caminhos a serem tomados.
Achei uma leitura lenta e de difícil conexão. Está intimamente ligado à uma estrutura americana mais precisamente novaiorquina.
Se você gosta de dramas familiares e a tentativa realista de acerto, acredito que talvez possa gostar desse romance.
Ca Agulhari @literario_universo 08/03/2017minha estante
Achei o final meio bosta.

Julia G. 10/03/2024

Livro de 10 reais né
Sabe aquele livro tão insignificante que vc não lembra nem do que se trata a leitura? Então, é esse livro. Paguei 10 reais nele por ele ter uma capa lindíssima, mas ele se resume a só isso. Li as resenhas e lembrei pq ninguém gosta dele, é um livro fraco, morno, que não agrega em nada e que faz jus ao preço de promoção, hoje ele nem deve mais ser publicado de tão insignificante que é, uma leitura boa para ler e depois esquecer que um dia já leu.

Lulu 03/09/2020

A escrita foi bem cansativa e os personagens rasos e levemente irritantes. No entanto, a história conseguiu me prender .

Ana 09/04/2020

Gostei muito do livro e da construção dele ao longo dos capítulos, mas nao achei que o final acompanhou. Muito raso.

Duda 27/02/2020

A família Plumb espera incessantemente pela herança deixada por seu pai: o pé-de-meia. Mas um acidente sofrido por Leo, o irmão mais velho, não estava em seus planos e os Plumb veem todo o dinheiro deslizarem por suas mãos. Uma jornada em busca de seus direitos, cheia de brigas e discussões.
As atitudes dos personagens não me agradaram, o livro não me prendeu, não é um livro que eu indicaria. Mas vai do gosto de cada um, pois de certa forma toda leitura é boa.

Isabelle333 27/06/2019

Éee..
Foi amor à primeira vista com essa capa linda, uma das minhas preferidas na estante com certeza, mas quando comecei a ler foi um pouco decepcionante infelizmente. A historia não é ruim não, mas sei lá, não te prende, não instiga, é morna do começo ao fim. Não me arrependo de ter lido porém creio que será uma história esquecível. A premissa é boa e poderia ter sido trabalhada melhor, não é dramática e nem engraçada, a autora tem talento inegavelmente, trabalha muito bem a personalidade de cada personagem, só que eles nao se ligam tão bem no conjunto. Enfim, acho que leria mais algum livro da autora mas esse com certeza não tá na minha lista de "leria de novo".

Beca 11/05/2019

Não se deixe enganar
Vi vários comentários, e a própria sinopse, dizendo que esse era um livro engraçado, sarcástico e divertido. Me deixei levar pela capa bem trabalhada em verde bebê (amo essa cor) e detalhes em dourado. Acreditei que i entrar num mundo bem humorado, cheio de loucuras, altos e baixos da família Plum. Enfim...

O que eu vi? Uma escritora talentosa, um enredo interessante. Mas longe de ser engraçada, a história é de um drama tremendo, um tanto linear, sem grandes reviravoltas. Um romance interessante pra passar um tempo mas nada que lhe prenda profundamente.

Em todo livro me identifico em algum personagem ou por ele sou arrebatada. Esse livro é a exceção. Famíia toda monótona, desajustada.

Juliana 11/03/2019

Comprei o livro pela capa. E me arrependi.
O livro retrata a vida da família Plumb e aborda como eles viveram suas vidas e fizeram suas escolhas na esperança de receber o Pé-de-Meia, uma herança milionária deixada pelo patriarca da família e que seria entregue quando a filha mais nova completasse 40 anos.
Na família são quatro irmãos, contando com Léo, que sempre gasta seu dinheiro com drogas e que acaba se envolvendo em um acidente de carro, ficando com uma dívida enorme. Com esses acontecimentos na vida e Léo, ele precisa se virar para arrumar dinheiro.
Na contra-capa diz que é um romance engraçado, então esperava uma história divertida sobre irmãos dependendo de uma herança, porém é um drama familiar, abordando seus problemas pessoais e familiares.
O livro é bem escrito, é rico em detalhes e os personagens e história são bem construídos.
Entretanto, achei a leitura maçante. Também não gostei da história porque esperava outro tipo de enredo, visto que me baseei nas resenhas presentes na capa.

Annie - @queriaseralice 19/06/2017

Um tanto confuso
“O anel de noivado da vovó, a pulseira de esmeraldas da tia Gertie, a mesa Chippendale que havia passado de geração em geração, nada nunca tinha a ver com grana. Exceto que tudo sempre, invariavelmente, tinha a grana como objetivo.”

Quando Leo Plumb sofre um acidente, toda sua família sofre. Não sentimentalmente falando, Leo passa bem, obrigada. Mas o prejuízo financeiro causado pelo acidente é gigantesco.

Leo levava uma garçonete chamada Matilda Rodriguez para passear em seu carro finíssimo quando, por uma certa distração, colidiu com outro veículo. Leo sai praticamente ileso e Matilda perde o pé. O que Leo faz para ajudá-la? A torna milionária, obrigando-a, assim, a ficar de bico calado.

O problema é justamente de onde saíram esses milhões de dólares: da herança, ou melhor, do pé-de-meia dos Irmãos Plumb.

Melody, Beatrice e Jack, irmãos mais novos de Leo, tinham planos para usar esse dinheiro.

Melody é mãe de gêmeas adolescentes e usaria a grana pra pagar a faculdade das duas.

Bea é uma escritora que há muito não publica coisa nenhuma, ou seja, seu sucesso e o lucro de seus contos já esgotou.

Jack está com uma grande dívida, e vem escondendo ela de seu marido, crente que o pé-de-meia resolveria tudo.

Os personagens são interessantes e o enredo despertou minha atenção. Mas eu demorei tanto pra ler esse livro! A autora quis colocar tantos detalhes que ficou tudo um tanto confuso pra mim. Confesso que quase pensei em desistir.

Apesar de ter gostado de algumas partes, não posso dar mais de três estrelas pra ele. Se vocês gostam de reality shows sobre famílias problemáticas ou enredos que girem em torno de problemas causados por (falta de) dinheiro, leiam.

Queria tanto poder favoritar o livro só pela capa, mas não dá, né? Bem 💔

site: https://www.instagram.com/p/BMPnUu0BR0I/

1 | 2 | 3 | 4 | 5