Prometida

Prometida Carina Rissi

Resenhas - Prometida

Wélida 05/12/2016

Não dá pra falar bem
Esperei alguns dias passarem para não escrever sobre este livro no auge da minha frustração. Criei expectativas; não deveria. Achei que o Destinado tinha deixado um gancho bacana para essa história, mas degringolou. Em 300 páginas vemos os dois sofrendo um pelo outro, flashbacks (affffff), Elisa viajando na maionese, fazendo a magoadinha, sendo que foi ela quem causou tudo... Esse mimimi de "ahh... ele não me ama..." "ah... ela não se declarou" é um saco. Santa Inquisição em pleno 1830? Não rola! Quantas pessoas foram mortas no Brasil pela Inquisição??? Pois é... Essa fidelidade a Sophia não fez sentido. O relacionamento de melhor amiga com a Valentina, não fez sentido. Chegou um ponto que fiquei pensando "Saporra é da Elisa e do Lucas ou sobre a Valentina?" Depois das 300 páginas de mimimi e das 100 páginas sobre a Valentina, sobraram 90 para a "situação dramática" (que venhamos e convenhamos, precisa melhorar em todos os livros, só repete), que depois de todo o desencontro e drama da história foi desnecessária; o perdão e o final feliz... O livro enrolou tanto em coisa desnecessária que faltou falar do romance dos dois, então viraram protagonistas pouco carismáticos. Eu tive vontade de bater na Elisa o tempo todo. O final foi bonitinho, mas corrido, depois de tanto drama, o leitor fica esperando um pouco de romance, o que não aconteceu. PELAMORDEDEUS, alguém diz pra Carina que o jeito que ela escrevia era lindo. Ela não precisa copiar ninguém. Nem a chatíssima da Marian Keyes, nem qualquer outra autora gringa bizarra. Se continuar nessa linha, mesmo com toda a simpatia da autora, simplesmente não dá pra continuar gastando dinheiro com esses livros que não dão vontade de ler dnv. Três estrelas por causa do início e do final... o meio foi sofrível e desnecessário.
Thif Souza 06/12/2016minha estante
Depois de "Mentira Perfeita", confesso que me decepcionei bastante com a Carina. Estava super na dúvida se comprava "Prometida" ou não. Mas depois dessa sua postagem já vi que não vale a pena gastar meu dinheiro com mais alguma coisa relacionada a Carina. Saudades da escrita "antiga" da autora. Os anos dourados de "Procura-se um marido" e "Perdida" não vão mais voltar. Decepcionante.

Wélida 06/12/2016minha estante
Cara... já comecei a me decepcionar em Destinado... ela tá pirando o cabeção ultimamente... a leitura tá arrastada e chata. Nem um pouco prazerosa.

Thif Souza 07/12/2016minha estante
Verdade. Isso é uma pena, pois a Carina é muito talentosa e eu a considerava uma das melhores escritoras nacionais dessa geração.

Luna 15/12/2016minha estante
Concordo! Destinado foi um porre, era melhor ter reescrito Perdidana visão do Ian. Aí veio Prometida e eu achei que Carina ia "voltar às origens" mas esse livro serviu apenas para introduzir a história da Valentina é deixar no ar que filha da Sofia e o menininho lá possam ter um livro também

Pâm @Estantedasabelhas 19/12/2016minha estante
Meldels, tô na luta para terminar, quero tacar fogo. Não sei o que aconteceu com os primeiros livros até esse, socorro. É o povo dizendo que amou, tudo puxa saco, senhooooor, falta 70 paginas e eu tô morrendo para terminar, que livro porre, chato é mais chato. Eu sou apaixonada por perdida, encontrada e procura-se um marido, mas mentira perfeita e prometida só por deus

Wélida 19/12/2016minha estante
Destinado também foi duro de ler... tá foda... é exatamente o que eu penso, tudo puxa-saco

Pâm @Estantedasabelhas 19/12/2016minha estante
Destinado, eu também. Demorei 1 semana. Já estou a mais de 2 com prometida. Tá osso

Wélida 19/12/2016minha estante
O pior é que com essas resenhas enganadoras, a gente acaba gastando dinheiro com o livro e criando expectativas achando que é bom... que fase

Sim, o livro está com 4.7 gente, tem livro aí que deixa no chinelo e tem 4.5

Sara 29/12/2016minha estante
Também senti isso, simplesmente decepcionada :(

Cyssa 29/12/2016minha estante
Eu li super rapido na expectativa de grande ápice bem resenhado porem este nao veio. A narrativa esta mal organizada, com alternancias irregulares e sem aviso entre a primeira e a terceira pessoa. Nos trechos em primeira pessoa, senti que a autora nao conseguiu desenvolver bem as emoçoes de Elisa a angustia e paixão, sentida pela personagem nao fora transmitida, era como se estivesse lendo pela terceira pessoa mesmo os verbos estando no primeiro tempo verbal. Em muitos trechos questionei a personalidade de Elisa, que mais parecia ser a Sofia, poxa qual mulher nascida e criada nos anos de 1800 frequenta tabernas, enfrenta o marido com clara insubmisao, se recusa a receber pensao por se julgar autosuficiente, vai desacompanhada a bailes, fica conversando com outros homens que nao o seu marido ou irmaos? Tais atitudes sao totalmente plausiveis na personalidade de Sofia e é isto que a distorcia da epoca de Elisa, mas para a personagem Elisa chega a ser bizarro pois ela mesmo relata que os 5 dias hospedagem no futuro fora ""trancafiada"", com pouco contato com a real vivencia do futuro. Enfim a ideia do personagem lucas que me encanta

Jacque.Clemente 05/01/2017minha estante
Adorei seu comentário! Ainda não li este livro (li até o terceiro), e agora estou pensando seriamente se vale a pena, pq se vai ficar nesse mimimi todo...

priscila.wenzel 16/01/2017minha estante
Concordo com vcs, estou na pg 200 e to quase correndo pra acabar logo... Quem ta me dando raiva é a Elisa, pq ela que causou a própria situação e quer dar uma de magoada. Porra fala logo pro Lucas que ama ele, quem sabe assim ele pararia de perguntar pra onde ela foi quando sumiu, já que ela naum quer contar!
só que ao invés de ser honesta ela instiga as desconfianças dele ai quer dar uma de coitadinha, vc criou a merda onde esta!
Carina sabia escrever quando escreveu Perdida e Encontrada, se naum fosse o Ian narrando Destinado eu tinha parado a leitura e esse ta pior ainda, odeio essa enrolação toda!

Solange.Perim 20/01/2017minha estante
Estava ansiosa para comprar, mas com os comentários acho que não vai valer a pena no preço que está. Vou esperar cair na promoção daí leio nem que seja chato, senão vou ficar sempre imaginando.

Wélida 28/01/2017minha estante
Meninas... vocês falaram tudo... não sei onde carina anda com a cabeça... enfim... tô até com medo do tal "Irlandês"... Solange... espera baixar... daqui a pouco vai estar menos de 20,00

Alê 25/02/2017minha estante
Concordo, mal comecei a ler e já estou achando um porre! pensando seriamente em abandona-lo e lamentando o meu suado dinheirinho... :(

Larissa.Caroline 16/05/2017minha estante
Estou com esse livro na estante desde que lançou, e não tenho vontade nenhuma de pegar para ler, acabei vendo alguns spoiler que me desanimaram bastante, odeio enrolações, desentendimentos bobos que duram o livro todo, e parece que é disso que o livro trata. Uma pena, pois a série Perdida estava excelente!

Cristiane.Stevanatto 10/08/2017minha estante
Destinada eu demorei meses para terminar, juro, muito chato... Aí li vários comentários que esse seria melhor, que esse foi fantástico, ainda bem que não gastei meu rico dinheirinho kkkk O 1 e o 2 são ótimos, mas o 3 foi um porre e esse pelo jeito, não rolou Tb...

Bruna 05/09/2018minha estante
nossa, nem me fale! eu morrendo aqui pra terminar esse livro! e peguei teu spoiler sobre o final. kkkkkkkkkkkkkk tava torcendo pra que melhorasse. que o drama terminasse logo e a Elisa deixasse de mimi e dormisse logo com o Lucas (pois tá muito chato... kkkkkkkkkkkk) poxa vida! decepção! realmente o primeiro foi maravilhoso.... mas do 2 pra cá.... afffffff

Kennia Santos | @LendoDePijamas 13/11/2016

Fazê-la sorrir todos os dias é meu novo projeto.
O livro começa com Elisa "entediada", pois a mesma está cansada de frequentar bailes, comemorações ou até mesmo simples saídas na vila, pois sempre tudo se torna um desastre. O motivo? Seu "noivado".
Desde que pôs os olhos no gentil Lucas Guimarães, ela notou que existia algo nele que simplesmente a deixava sem reação. Com visitas frequentes, conversas que fazem o coração de Elisa disparar, o jovem quase casal não foi capaz de segurar as emoções e... se beijaram.
Conhecendo as tradições da época, logo rapaz se viu na obrigação de pedí-la em casamento, claro, digamos que o sr. Ian Clarke não tenha deixado muitas opções ao moço.
Mas então algo inesperado acontece, algo que fere imensamente Lucas, rasga seu coração ao meio e pisoteia as migalhas dele. Como sempre quis ser médico, o jovem viaja à Europa para realizar seus estudos e experiências em uma universidade, e deixa sua noiva à mercê durante longos 3 anos.
Agora, Elisa sabe que Lucas está prestes a voltar, e se vê prometida à um matrimônio sem amor ou carinho, algo que ela sempre repugnou. Mas ela é uma Clarke e não vai voltar atrás.
Lucas não sabe qual será a sua reação ao rever a mulher que partiu seu coração e eliminou todas as probabilidades de ele sentir algo por alguém, mas precisa cumprir com sua palavra e casar com a jovem.
Com segredos, mágoas, sentimentos à flor da pele e ressentimentos, serão capazes Lucas e Elisa de ultrapassar os muros erguidos pelo orgulho rumo ao felizes para sempre?

Desabafo de uma fã que, pela primeira vez, se frustrou com um livro da Carina. Expectativas não correspondidas.
Primeiro: enrolação nivel 1000.
Em "Destinado" já achei a prolixidade algo constante, mas Sofian é algo que meu coração não consegue suportar, muito amor *-*. Agora nesse, é enrolação DEMAIS, um suspense contínuo de o que a Elisa fez, até aí ok, mas mesmo depois que isso é revelado, fica num vai-não-vai, falo-não-falo que é exaustivo demais.
Segundo: Carina quis TANTO fazer o Lucas se aparentar irritante, que ele REALMENTE me irritou.
Terceiro: A Elisa me frustrou pra cacete. Ela mentiu muito, omitiu muito, preferiu ser fiel à pessoas do que ser fiel à si mesma, seu futuro. Querer o bem de todos é plausível, mas as conclusões que ela forma são embasadas em coisas pouquíssimo prováveis e sem levar em conta "N" aspectos que tornariam o resultado bem diferente.
Quarto: a história não foi do meu agrado. Achei uma briga com razão muito boba. Enquanto eles estavam jovens tudo bem, mas depois de adultos, ficarem com um mimimi desses mal-resolvido? Ah, é... NÃO.
Quinto e último: identifiquei aspectos nesse livro que não são característicos da Carina. Tanto na escrita quanto na história, e isso me deixou IMENSAMENTE triste.

Sim, tem aqueles momentos que você fala "que fofo", e com umas frases que tiram o fôlego, sem contar a Nina e a Analu que são duas criaturas mágicas, que ao meu ver foram o ponto alto do livro. Mas nos momentos de revelações e atos que deixam os leitores embasbacados, empolgados, e sorrindo feito hienas mal contidas como a Carina sempre faz? Não teve. A química dos personagens? Não senti.

Entendo completamente quem amou, afinal, a cotação tá aí. Mas definitivamente não foi pra mim. Pra tudo se tem uma primeira vez, certo?
Hellen @Sobreumlivro 13/11/2016minha estante
Mana, ainda não li nenhum dos outros livros, posso ler esse mesmo assim?

Annacris 13/11/2016minha estante
Nossa! Quero ler o quanto antes!

Hadassa Batista 14/11/2016minha estante
TU QUE ES UMA CHAAAATAAAAAAAAAAAAA

Laine 14/11/2016minha estante
Eitaaaaaaa sou muito fã da Carina, mas a Elisa e o Lucas nunca me pareceu personagens pra ganhar um livro, acho que falta um pouco de personalidade neles coisas que são características nos mocinhos dessa autora, mesmo sem ter lido já concordo com você, será que sou louca? Enfim vemk e me abraça com seu desabafo estamos juntas

Annacris 14/11/2016minha estante
Hadassa ... KKKKKKK! Revoltads?

Vanessa Motaa 14/11/2016minha estante
Aiaiaiai, Kenia... quanto mais resenhas suas eu leio, mais parecida com você eu vou me achando. Hahahaha!
No livro 2 eu identifiquei essa enrolação ai maaasss o final eu achei fofo e então dei nota 4. Quero ler o Destinado mesmo assim prq acho o Ian perfeito *---*.
Bom, pelo menos eu já vou ler ciente de que não vou amar esses dois últimos também =)

Kennia Santos | @LendoDePijamas 15/11/2016minha estante
Had, se contenha, se contenha!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 15/11/2016minha estante
Laine, eu gostava deles, mas também não achava-os marcante suficientes para um livro todo. Mas como era Carina, criei expectativas mesmo assim :/

Kennia Santos | @LendoDePijamas 15/11/2016minha estante
Vanessa, eu AMEI Perdida é Encontrada em proporções iguais, já Destinado achei prolixo e foram infiltrados diversos fatores mirabolantes que ao meu ver só confundiram a trajetória transcrita. Agora esse "Prometida" :////

Jaque 16/11/2016minha estante
Tentando falar desse livro ,quando eu pensava que a Carina não tinha como escrever um casal mais perfeito ou uma historia mais linda ela me surpreende #Prometida tem amor suspense confusão emoções e tudo de melhor que a Diva autora favorita poderia ler .... Livro perfeito valeu a espera desde de destinado até esse novo livro :)

Aline 17/11/2016minha estante
Eu ainda não li Prometida, mas vou ler um dia rs. Sou muito fã dessa história, amei Perdida e Encontrada, porém, acho que derrapou um pouco em Destinado (um livro que tinha tudo para ser bom mas me irritou com os relapsos de memórias do Ian exageradamente descritos). O que está me irritando MUITO na Carina ultimamente é que ela desconstrói todos os personagens que ela faz. Pelo visto, em Prometida, a doce Elisa virou uma personagem totalmente descaracterizada do que ela era nos livros anteriores e isso é algo que me deixa muito chateada. Carina fez a mesma coisa com o Marcus de Procura-se um marido, ele se tornou um personagem totalmente diferente em Mentira Perfeita! Ele era um personagem leve e engraçado e se tornou um cara um pouco arrogante, simplesmente para que ele se parecesse com os mocinhos bad boys bonitões que encantam as moiçolas. Da mesma forma Elisa em Destinado, ela que era um poço de amor e paciência, ficou muito irritante e chatinha. Sei que as pessoas evoluem e mudam um pouco, mas Carina tem descaracterizado seus personagens em prol de histórias clichês. Não sei se é porque ela está tendo pressão da editora e escrevendo muito rápido mas sinto falta da originalidade que ela tinha antes. Uma pena.

Gabrielle106 17/11/2016minha estante
Nossa, eu concordo com quase tudo que vc escreveu. Me peguei muito irritada com a Elisa na maior parte do livro. Parecia coisa de adolescente todos aqueles desentendimentos baseados em tanta mentira e omissão. Tudo bem querer proteger a Sofia, mas caramba, o que pensava sobre o lucas? que ele era um bosta em que não se podia confiar? Senti falta de muitos momentos engraçados, românticos. Senti falta de uma Elisa madura e divertida. Tive foi dó do Lucas e praticamente o apoiei em quase todas as besteiras que ele fez, pq ela pediu por isso.

Gabriela Veiga 21/11/2016minha estante
Sinto q a Carina esta mudando o foco focando em uma narrativa adolescente! Tb achei q deixou a desejar e enrola muito! Uma pena!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 21/11/2016minha estante
Ahhhh Gabi, me abraça, não me sinto tão diferentona. Realmente, mudou o foco mesmo, espero que o próximo não seja assim :(

Kennia Santos | @LendoDePijamas 04/12/2016minha estante
Aline, também sinto isso!
Desde Destinado, que foi mesmo excessivamente descrito e com um desfecho totalmente fora de realidade, eu fiquei meio assim com a Carina. Mas aí veio Mentira perfeita, nesse eu não vi desconstrução, porque não havia Marcus propriamente dito antes desse livro, só uma pequena aparição em Procura-se um marido, mas nada que valha dizer que foi marcante. Agora em Prometida a desconstrução foi explícita, a Elisa, de personagem impetuosa e forte, se tornou uma sonsa sem personalidade, e o Lucas, de galês e extremamente gentil, se tornou um *&%# que prefiro nem descrever. Não senti romance, nada. É uma pena isso, estou sentindo essas diferenças na Carina que você citou também :(

Emi 09/04/2017minha estante
Não entendi as 4 estrelas se o livro te desagradou tanto. Que cotação é essa de uma história que foi tão ruim pra vc? Ficou incoerente.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 13/05/2017minha estante
Emi, se você ler a resenha vai entender o motivo.

Jeziely 15/02/2017

Já entendi que vc está Prometida, agora pula toda essa enrolação e vai direto ao assunto?
Antes de mais nada preciso ressaltar que sou fã devota da Carina, amo seus livros e me divirto muito, e exatamente por isso que eu fico me perguntando o que a Carina pretendia ao escrever Prometida? Porque 90% do livro não se parece em nada com os amados livros dela.
Prometida não é divertido, e na maior do tempo não é romântico, mas sim melancólico! O que nos deixa super, mais super irritada e em um nível de frustração incalculável.
Eu não vou ficar aqui contando a história em si porque me deixaria louca, mas o que posso adiantar é que odeio mal entendido, e me irrita essa lenga lenga do car****. Nunca em um livro da Carina eu quis que terminasse, mas nesse eu ficava contando as páginas para ver o quanto estava próximo do fim, pra ver se aquela budega resolveria logo. Perdi as contas de quantas vezes revirei os olhos tamanha a enrolação.
Pra mim, Prometida foi um livro desnecessário na série Perdida. A história do Lucas e da Elisa era simples, duas pessoas doces se apaixonam e pronto. Final feliz! Agora me coloca um monte de desavenças e atitudes bem cruéis só pra ter o que falar, pra mim não deu. Se a intenção era criar um história estilo cão e gato, passou longe disso...Elisa poderia ter crescido, se libertado do papel boa moça e o Lucas se tornado um grande médico sem toda essa algazarra terrivelmente frustrante.
Apesar de toda essa crítica considero Prometida um livro mediano (ou regular? Ah não sei!) porque Lucas e Elisa são perfeitos juntos e o final, esse sim parece mais Carina. Mas nem só de finais vivem um leitor...

Amantes da Carina leem Prometida, mas já vão cientes que ela foi possuída enquanto escrevia, porque essa é a única explicação que obtive.
Bjs.
Laine 15/02/2017minha estante
Eu já fiquei com dor de cabeça na sinopse, vou passar esse livro da Cari, espero que ela escreva outros logo

Izzy Ferrer 15/02/2017minha estante
Senti a mesma coisa lendo, eu esperava outra coisa da história desses dois. Tô falando de que desde Destinado ela perdeu a mão, fora que tentei ler mentira perfeita 2x e não consegui chegar na metade.

Jeziely 15/02/2017minha estante
Bom Laine, não estará perdendo muito coisa kkkkk

Jeziely 15/02/2017minha estante
Pois é Izzy, mesmo eu amando eternamente o meu Ian, em Destinado já me decepcionei um pouco. Em mentira perfeita, o que me incomodou era que o Marcus me aparentava ser mais divertido, mas continua eu gostei =D

Jessica 15/02/2017minha estante
Me decepcionei com esse livro,não tiver paciência de terminar ..Afff,amava os livros dá Carina,mas a escrita dela tá muito diferente! :/

Jeziely 15/02/2017minha estante
Concordo Jess. Ela mudou bastante, a diversão se perdeu e ficou a melancolia. Eu quase perdi minha paciência tb =/

Jessica 15/02/2017minha estante
Isso Jeizy :(

Kennia Santos | @LendoDePijamas 15/02/2017minha estante
Isso mesmo, falou tudo.

lua 05/03/2017minha estante
Eu espera que livro Lucas e Elisa não tivesse tanta enrolação, me irritou os desencontro deles . Eu espera que fosse só romântico sem drama e isso me decepcionou muito , não um dos melhores livro Carina e o final foi linda mas não compensa o livros enteiro.

Jeziely 06/03/2017minha estante
Exato Lua. É um enrolação só, uma chatice. O final foi bom, mas ler mais de 400 páginas só pelo final não dá. Triste =[

Erika 25/03/2017minha estante
Definiu meu sentimento com está leitura. Amo de paixão a série perdida. Apostei que prometida seria igualmente bom. Mas não. Uma lenga lenga. Uma caça de gata e rato. Não curti.

Jeziely 27/03/2017minha estante
Muito chato Erika. Decepcionante =(

Erika 27/03/2017minha estante
Vdd. Também achei. Que pena!

juulianneee 03/04/2017minha estante
Me identifiquei muito com seu comentário.. estou lendo Ainda Prometida, mas fiz o que vc falou: como eu já tenho mania de ler praticamente a última página, tive que fazer isso, pois a enrolação foi imensa.
Pensei que depois de tudo pelo o que a Elisa passou, ela tenha crescido e confesso que senti e Ainda sinto uma falta enorme da Sofia, das suas gírias e situações que só ela causava.
Espero gostar do final, pois concordo que esse livro está sendo mediano. ?

Bruna 05/09/2018minha estante
fico triste em dizer que estou lendo ele... mas que nem você... louca pra que acabe!!!!

Joyce Oliveira 08/12/2016

Uma história muito bem escrita.
Nunca imaginei que a Elisa pudesse amadurecer tanto.
Tive um caso de amor e ódio pelo Lucas, tive vontade de bater nele, mas a Elisa fez por mim...kkk
Chessuss que orgulho Clark é esse meu Deus, nunca vi tanta teimosia em um lugar só.
A história da Sofia foi um mar de rosas em comparação com a da Elisa...
Recomendo mto essa leitura.
#Quero a história do Saulo
Fran 08/12/2016minha estante
aimeudeus! QUERO!

*-*

Jane 08/12/2016minha estante
OMG, eu tenho, mas ainda nem tirei do plástico.

Jessica 08/12/2016minha estante
Tô adiando a leitura :( Me preparado psicologicamente *-*

Joyce Oliveira 08/12/2016minha estante
Vcs precisam ler, mais assim, eu peguei um tempo livre pra ler direto. Li em 8 horas, n ia aguentar a ansiedade de ficar fazendo pausas kkkkk

Jessica 08/12/2016minha estante
Desse jeito! Acho que pego de amanhã pra sábado :)

:D

Jane 09/12/2016minha estante
Joyce eu quero ler direto também, por isso ainda não li....preciso arrumar esse tempo sem que seja o meu horário de dormir kkkkk

Joyce Oliveira 09/12/2016minha estante
Ashuashuas

Fabi129 03/08/2017

MAIS CHATO DA SÉRIE
''Lia tanto que me flagrei pensando em qual dos mundos eu passava mais tempo: o real ou o imaginário.''

Desde a primeira vez que eu vi a capa deste livro, eu me apaixonei por ela. Acho que ela é a mais linda da série.
Porém, eu discordo em relação à história.=/
Sério, como achei tão sem graça, mega enrolado e cheio de drama Prometida. Coisa que não precisava.
Neste livro, não vá esperando momentos leves e descontraídos não. Ao contrário, ele é devagar e angustiante, pois você fica cansado com tantas brigas entre o casal. Dá vontade de juntar a cabeça dos dois e bater, para ver se eles se entendem.
Não estou exagerando não, mais da metade do livro é eles brigando, Lucas de cara feia e Elisa triste pela situação em que se colocou. Sim, ela que se colocou nesta situação, não contando a verdade para o Lucas, sobre a viagem no tempo. Tá, que é o segredo da Sofia, mas mesmo assim, fazer o noivo dela sofrer e ela também, é muito exagero.
O livro começa com Elisa dizendo que está cansada de não ter um propósito de vida, que todos ao seu redor estão casados e com filhos e ela sozinha com um noivo que não liga para ela.

''Às vezes eu sentia que não tinha exatamente uma vida. Eu respirava, meu coração batia — apenas isso. Eu queria mais! Queria poder ser de alguma importância para alguém, fazer a diferença no mundo, deixar ao menos uma marca nele.''

Até aí, você entende ela. Todos queremos ter algo que dê sentido em nossa vida.
Como há meses não leio nada da Carina Rissi, no começo do livro, eu estava lendo bem devagar para desfrutar da escrita dela. Foi bom ter novos momentos de Ian, Sofia, Marina e também da pequena Ana Laura. S2
O que faz a leitura começar a ficar entediante é o fato do casal central do livro brigar à beça. Lucas não é o mesmo com Elisa. Ele não é mais sorrisos a ela, mas sim cara feia. Conversas descontraídas. E tudo porque além dela não contar a verdade sobre seu sumiço, Elisa inventou uma história que fez Lucas não vê-la como antigamente. Burra, burra, burra.
Elisa e ele brigam tanto que durante a leitura, não consegui sentir nada por eles. Sabe quando um casal não te causa nenhuma emoção? Este aqui me causou esta sensação. =/
Metade do livro Elisa narra o que aconteceu durante os 3 anos e meio de noivado em que Lucas a deixou e viajou em busca de se aperfeiçoar em sua profissão. Ela conta o que aconteceu, dizendo como ela estragou de vez a relação dela com ele, assuntos do passado, tudo que houve desde Destinado.
Não pense que o livro parte logo para o casamento dela não. Demora muito, devido ela ficar nos relatando tudo que aconteceu. Como estava com preguiça de ler estas partes do livro. Queria o presente, não ficar lendo flashbacks. Desnecessário na minha opinião.
A autora também traz um momento de suspense; quem matou quem. Também não gostei.
Resumindo tudo isso: A autora escreveu muita coisa irrelevante. Já que ela escreveu este livro, custava ele ter apenas umas 300 páginas? Pra quê 476? :(
Considero este livro, o pior da série e arrisco dizer o mais detestável que ela já escreveu. Me perdoe quem gostou, mas Prometida me custou muita força de vontade para ler tudo. O livro gira me torno de brigas que poderiam ter sido resolvidas, com apenas uma conversa entre os dois.
Se eu releria? Quero passar longe dele, muito menos um dia comprar. Para mim, a autora podia ter finalizado a história em Perdida. Esse negócio de escrever continuação, muitas vezes não vale a pena. Perdida é perfeito, e os outros acabam sendo cansativos de se ler.
Recomendo Prometida? Se você não liga pra muito enrolação e brigas sem sentido, leia. Caso não goste, não faz muita vantagem você ler este aqui.

''Mas a verdade é que sonhos são apenas isto: fantasias que nos ajudam a tolerar a realidade.''

''Creio que o amor seja feito disto: liberdade. Todos os dias ter diante de si inúmeras alternativas, mas acabar fazendo sempre a mesma escolha. E eu o escolhia. Escolhi no passado, escolhia agora e escolheria no futuro.''

''Desde você, tudo é superlativo.''

''A base de qualquer relacionamento é a confiança. Não se pode amar pela metade, da mesma maneira que não se pode confiar pela metade.''

''Precisava que ela respirasse para que ele pudesse respirar. Que o coração dela batesse para que o dele voltasse a pulsar.''

''Nunca procurei notoriedade. Jamais desejei fama ou ambicionei reconhecimento. Tudo o que eu queria era deixar algo meu no mundo, uma marca que provasse minha existência, que lhe desse sentido. [..] Não é preciso ser um herói ou uma heroína e salvar o mundo todo. Basta mudar o mundo de alguém.''

''Por muito tempo eu me senti vazia, incompleta e tão pequena quanto um grão de areia, tentando entender onde era o meu lugar neste mundo. Agora eu sabia. Não era feito de paredes nem tinha mobília, muito menos era um pontinho marcado no globo. Era onde eu me sentia segura e protegida, onde era aceita e amada da maneira que era.''
Mi 03/08/2017minha estante
"brigas que poderiam ter sido resolvidas, com apenas uma conversa entre os dois. " Qual foi a pessoa que quando escreveu uma resenha disse a mesma coisa ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O lucas é tão perfeito, o casal era ótimo, mas a Carina conseguiu estragar isso.

Flávia | @baixinhasleitoras 04/08/2017minha estante
Condordo que o drama foi grande, nem precisava. Mas eu amei o livro em si. Estava muito ansiosa pra ler a história da Elisa e já esperava que o Lucas estivesse com raiva dela.

Fabi129 05/08/2017minha estante
Este foi mais um livro q fica na lista imensa, dos que poderiam ter sido melhores =/

Stefani 05/08/2017minha estante
Nunca curti muito a Elisa quando ela aparecia nos outros livros da serie, agora q sei q nesse livro ela é a protagonista me da ate preguiça de ler... personagem chata affff, só quero ler pra ver como estao os outros personagens kkk

Fabi129 05/08/2017minha estante
kkkkk eu adiei meses pra ler este livro e fiz foi bem kkkk
só os momentos entre Sofian valem a pena =/

Stefani 05/08/2017minha estante
Sofian S2 ! por eles vou me sacrificar e ler esse livro kkkk

Pâmela 06/08/2017minha estante
Realmente é o pior livro da série. Li pq gosto mto da autora, mas foi perda de tempo. Chato demais

Fabi129 07/08/2017minha estante
Disse tudo Pâm, a maioria leu por ser escrito pela Carina, mas ela decepcionou e mt neste livro =/

Célia 14/03/2018minha estante
Comprei esse livro logo q lançou e só comecei a ler hoje. Tô passando uma raiva tão, MAS TÃO GRANDE com esse Lucas! Li todos os outros livros da série, mas como não lembrava fiquei pensando "Por que esse babaca tá sendo tão escrotão com a Elisa?" Lendo a sinopse atrás do livro foi q eu lembrei, mas me desanima muito continuar a leitura agora q sei q eles passam 80% do livro só no bate e boca :/

Mi 27/01/2017

Carina vou te mataaaaaaar
" Você deixou tudo muito claro há três anos, quando destroçou meu
coração depois que eu o coloquei a seus pés. E, se está se perguntando por que ainda mantenho esse acordo infernal, a resposta é porque, apesar de tudo o que fez e da opinião que tem sobre mim, eu não pretendo ser aquele que irá transformá-la em uma piada maior do que já é."

Elisa e Lucas foram sempre apaixonados um pelo o outro, mas durante a festa de aniversário , dos 17 anos de Elisa , os dois não resistiram a beleza daquela linda noite e se beijaram.
Só que o que era para ser um dos momentos mais lindos da vida dela, seu primeiro beijo, se tornou um dos mais constrangedores.
Ian, viu toda a cena, e obrigou na frente de todos, o joven à pedir a mão de sua irmã em casamento.
Elisa, observando toda a cena, foi espairecer a mente, e acabou indo parar no séc XXI ( como virmos no livro, O Destinado )

Quando voltou, Lucas estava desolado achando que ela tinha fugido propositadamente para não casar com ela , que não o amava.
Quando pediu explicações, Elisa não pode lhe contar a verdade, e acabou partindo o coração da ultima pessoa que gostaria.
Sem conseguir colocar um ponto final em toda essa confusão, Lucas foi embora do país, e abandonou o seu jeito doce, romântico, o seu antigo eu.

O que Elisa não esperava era que Lucas estaria voltando ao Brasil novamente.
O que esperar agora com a volta de seu noivo, que a rejeita e a despreza tão imensamente.
Como conviver com o amor de sua vida, que parece não amá-la mais.
Que a ignora.
Será que os dois conseguiram superar os segredos, as mágoas do passado, e se daram uma chance de serem felizes um ao lado do outro. Ou o orgulho falará mais alto ?
Duas almas destinadas a ficarem juntas, mas separados por seus corações.

Assim que eu vi a sinopse de prometida eu pensei : " É sério? "
Particularmente eu não via a necessidade de um livro pra resolução do drama iniciado no livro "O Destinado ", só uma conversa sincera entre os dois teria resolvido o problema dos dois tranquilamente, na minha humilde opinião.
Sinceramente o livro é praticamente um tentando magoar o outro, cheio de mimimi, tendo que pra mim, a maior culpada é a Elisa. Ok..que ela tava tentando proteger o irmao e a cunhada, mas ela não deveria ter mentindo da forma que mentiu pro Lucas. O fazer acreditar que não o amava.
(To nem aí se estou sendo imparcial kkkk Ela machucou o meu bebê )
Parti o coração do próprio coitado.
Ele sempre foi louco por ela.
Doeu de mais ver a forma como ela o machucou.
Sabe quanto odio eu senti ao ver como ele era , comparado com o presente?
MUITO. Dava vontade de chorar de ódio. Ela destroçou o homem mds kkk
Uma conversa.
Uma conversa
Teria resolvido esse dramalhão mexicano.
Por isso que quase não assisto novela mexicana. Não tenho muita paciência.
É angustiante demais kkkk
Da vontade de entrar no livro e bater na cara dos dois mano.
Gostei? Sim. Mas cara...mais da metade do livro, ver os dois tentando convencer um ao outro, e a si mesmo que não se amam..é tenso.
Pra quem gosta de um dramalhao, sofrência é uma ótima alternativa de leitura.
Mas pra mim é dificílimo de ler um livro desse tipo. Eu me envolvo muito emocionalmente kkkk
Eles ficavam se insultando, e sou eu que saía magoada kkkkkkkk
Misericórdia kk tenho psicológico e coração pra isso não kkkkk
Gostei bastante do livro, mas cara...pulei muita página. Kk
Gosto de sofrer não, minha gente. Kkk
Quando tudo começou a entrar nos eixos eu quase saltei fogos pela casa , e saí pela rua dando pulinhos. Kkk

"Irrevogavelmente apaixonada. Eu o escolhi quando não passava de uma menina e o escolho agora. Eu sempre vou escolher você."
fernanda.hahne 27/01/2017minha estante
Concordo com tudo que você disse, também sofri horrores lendo esse livro. Não conseguia parar de ler porque precisava ver alguma coisa sendo resolvida no meio de tanto drama. Mas é lindo e a escrita da Carina super envolvente, então, valeu cada capítulo!

Mi 27/01/2017minha estante
Bem isso kkk
So sei que não tenho coragem de rele-lo não kkkkk

fernanda.hahne 28/01/2017minha estante
Só se for da metade para o final....kkkkk!

Lu @adreamyromantic 28/01/2017minha estante
Aff, odeio livros dramáticos kkkk

Mi 28/01/2017minha estante
Concordo com vcs kkkkkkkkkkkkkk

Fabi129 30/01/2017minha estante
Nossa, este to no direito de adiar kkkkkkkkkkk
eu confesso que gosto de livros de dramas, mas ultimamente, casais jovens que vivem brigando e tal.... to sem ânimo p/ aturar eles kkkkk

Mi 30/01/2017minha estante
Kkkkkkk fuja então por enquanto kkkkk
Mesmo amando o Lucas (só o Lucas kkk) Não é um livro que eu tenha um ânimo pra reler kkk *.*

Fabi129 30/01/2017minha estante
kkkkkk Carina decepcionou entao hein kkkkkkkk

Mi 30/01/2017minha estante
Nao totalmente
É mais que ..Não faz o meu estilo de leitura , o dramalhao kkk
Sei la kk sou prática.
Eu ja teria resolvido tudo em 100 páginas de livro, e o resto seria só love kkk
O próximo livro da série que eu não vejo um pingo de necessidade de ser escrito.
Um da Marina e Raphael seria mil vezes mais interessante.

Vero 04/05/2020

No quarto livro da série deixamos Sofia e Ian (saudades) um pouco de lado e embarcamos na história de Elisa.
Particularmente eu amei esse livro, meu preferido da série junto com Perdida.

Elisa sempre foi apaixonada por Lucas e ele por ela. Porém para proteger a cunhada (Sofia), Elisa precisou (não precisava, Elisaaa!) mentir para seu noivo e desta forma destruiu o coração do rapaz e o que ele sentia por ela. Ele então foi estudar em outro país e pouco falou com Elisa. De qualquer forma, para cumprir sua promessa e honrar seu compromisso, quando Lucas retorna ela se ve obrigada a casar com ele. Da pra ver que os dois se amam, mas estão muito machucados e orgulhosos.

Nã vou dar mais detalhes para não perder a graça, mas vale muito a pena a leitura.
Paloma.Moreno 17/06/2020minha estante
Pra mim é o melhor livro da serie. A história de Lucas e Elisa me cativaram de uma forma impressionante. Me vejo apegada em tudo deste livro. Amo muito ?

Natalia1442 21/07/2020minha estante
Também acho o melhor da série, tão lindo ???

Mayhara 07/08/2021minha estante
A trilha desses dois: dois corações, Melim ?

Paolla 07/06/2022minha estante
Quero muito começar essa leitura, mas ainda não li nenhum dos livros anteriores dessa série, será que tudo bem começar por esse?

Vero 08/06/2022minha estante
Oi Paolla. Olha, por mais que seja uma história a parte, tem algumas conexões que tu só vai entender lendo na sequência. Te sugiro começar por ?Perdida?

Paolla 09/06/2022minha estante
Obrigada, Vero! Vou seguir o seu conselho ??

Rosangela.Cavalcante 19/01/2024minha estante
Gente, se eu ler esse vai ficar confuso eu ñ ter lido a sequência de Perdida?

Thaiane.Renaux 28/01/2024minha estante
Creio que sim, você pega apego aos personagens e entende realmente a história. Lendo a série do início, com perdida. Até porque nos livros anteriores fala um pouco a história de Elisa e Lucas, mas pelo olhar de Sofia e depois pelo olhar de Ian (no terceiro livro). Então é importante ler do início ?

Liz 29/10/2016minha estante
Eu quero muito ler, mas não sei se é preciso ler todos os livros da série antes... Até agora só li Perdida.... Eu tenho que ler os outros 2 para conseguir acompanhar Prometida ?

Karina Andrade 29/10/2016minha estante
Liz, é necessário sim, mas se você não quiser não tem problema, você ainda vai entender. Mas é que tem algumas coisas que acontecem nos outros livros que fica bem resumido em Prometida, é melhor você lê-lo para entender melhor! Bjss!

Assistente Literária 29/10/2016minha estante
você consegue acompanhar sim, mas seria bom ler os outros.

Dani Paiva 30/10/2016minha estante
Elisabete, bacana saber que conheceremos a versão dos dois em cada período de tempo... tipo.. em #1 Perdida que lemos quando a Sofia vê a Elisa dançando com o Sr. Lucas no baile... ou em #3 Destinado que lemos quando o Ian flagra o beijo desses dois no escurinho do jardim... OMG... mal posso esperar pra ler!!!! Acho que vou sofrer muito lendo esse livro... pq aquele livreto que a Carina disponibilizou na Bienal já deixou claro que o Lucas pensava horrores da coitada da Elisa... ai ai ai... #SouTrouxa #GostoDeSofrer

Liz 30/10/2016minha estante
Obrigada Elisabete !!!

Joyce Oliveira 31/10/2016minha estante
Elisabete, n vai ter outro mocinho querendo disputar o amor da Elisa não né??

Assistente Literária 31/10/2016minha estante
Concordo com você Dani. Esse livro se torna mais esclarecedor... tem hora q dá vontade de entrar na história e surrar tanto a Elisa quanto Lucas kkk

cris.leal 26/06/2017

Paixão arrebatadora...
"Prometida: Uma Longa Jornada Para Casa", de Carina Rissi, é o quarto volume da série Perdida e eu preciso dizer que não li os outros três volumes. Entretanto, isso não me impediu de acompanhar a história de Elisa Clarke. Uma boa moça, nascida em uma família influente, cumpridora das normas sociais, mas, devido a um pequeno descuido, acabou protagonizando um escândalo. Ela e o jovem médico Lucas foram flagrados se beijando. Um beijo apenas e Elisa acabou noiva. Essa era a regra no século 19: beijou, tem que casar!

Apesar de ficar claro para o leitor que os dois se amam, vai demorar e muito para que eles se entendam e cheguem a um final feliz. E o motivo da demora é a insegurança dos noivos. Eles sabem que amam, mas acham que não são amados. As circunstâncias do noivado é a razão de toda a confusão. Elisa tem convicção de que Lucas pensa que ela fez tudo de caso pensado, na intenção de arranjar um marido. Lucas, por sua vez, acredita que a noiva só o atura por obrigação. E, assim, entre segredos, orgulho excessivo, mal-entendidos e uma paixão arrebatadora, a história de Elisa e Lucas vai acontecendo.

Gostei do livro, mas teria apreciado se ele fosse mais sucinto. Me dispersei algumas vezes nas suas quase 500 páginas.

site: http://www.newsdacris.com.br/2017/01/eu-li-prometida.html
Janice 08/08/2017minha estante
Pois corre pra os outros 3 S2

cris.leal 09/08/2017minha estante

Janice 09/08/2017minha estante
Você disse que não havia lido os outros três livros

cris.leal 09/08/2017minha estante
Janice, eu copiei e colei uma carinha piscando o olho em resposta ao seu comentário e aí foi substituída pelo ponto de interrogação e eu nem tinha reparado! Estou querendo ler os outros livros sim. Estão na fila. rsrs

Janice 10/08/2017minha estante
Ah Sim, hahahaha. É pq não aceita emojis aqui

Inae 04/10/2021

"Prometida" ?
Eles me fazem passar raiva e querer jogar o livro longe a cada 2 minutos! Eles me fazem querer entrar no livro e bater neles! Eles me fazem querer um romance assim! Eles são o meu tudo! ??

Não consegui parar de ler até chegar ao final (mesmo sendo a segunda vez que eu leio).

Eu amo muito o Lucas e a Elisa. Confesso que torci muito para o casal ficar junto mas a enrolação me deu vontade de socar a cara dos dois e fazer eles simplesmente sentarem, conversarem e explicarem as coisas. Toda a história e o drama (drama a cada 2 capítulos) seria resolvido com cinco minutos de conversa.
Tirando isso amei o final e amei os dois juntos.
Amo livros assim que me fazem passar raiva, tudo que eu queria era esquecer essa história para conseguir ler de novo como se fosse a primeira vez.
Fabio 16/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Inae!

Analu. 16/10/2023minha estante
Amiga eu nunca tive vontade de ler esses livros por achar que era meio teen, ou preconceito por ser livro de epoca nacional mas você me deixou com muita vontade de ler.

Inae 16/10/2023minha estante
@fabio obrigada ?

Inae 16/10/2023minha estante
@analu amiga eu recomendo, amo demais ?

TraumadaAyA 04/04/2023

Será que ele/ela me ama?????
Gosto muito dos personagens da série perdida, apesar de eu achar a escrita da auto um tanto quanto forçada (???), gosto muito da história em geral..

O plot é bem previsível, como sempre.

Espero que em algum dos livros a história do casal não gire em um mal entendido ou na falta de comunicação, pq acho que nem a Carina é capaz de criar um que preencha mais de 400 páginas e que seja bom! ???

Lucas e Elisa merecem um final feliz e com o que aconteceu nas últimas páginas eu acredito que o próximo livro pode ser bem interessante e legal!

Friends to enemies to lovers com casamento de conveniência!
Bruna396 06/04/2023minha estante
Passei raiva lendo esse kkk

TraumadaAyA 12/04/2023minha estante
Aí amiga, sempre a mesma coisa com a Carina!! Esse slow burn e falta de comunicação dos personagens me deixou bem irritada também! ??

Bruna396 13/04/2023minha estante
Quase desisti kkk estou terminando a série, mas nao se compara aos primeiros com sofia e ian

TraumadaAyA 15/04/2023minha estante
Podia ser muito um livro só.. os outros eu gostei, mas nada comparado ao primeiro! ?

Evellyn.Laise 15/08/2023

Gostei bastante da história da Elisa, apesar dela me estressar em alguns momentos kk. Senti falta do Ian e da Sophia apesar de aparecer bastante deles, imagino q no próximo vai aparecer menos ainda ?. Mas no geral estou empolgada pra continuar a saga, sou bem apegada aos personagens, não tanto a Valentina mas vamos ver como vai ser conhecer mais dela no próximo livro.
Mariana_ 15/08/2023minha estante
Esse e o anterior não curti muito. Mas o 5 compensou DEMAIS PARA MIM! Pra depois desandar no sexto de novo ????

Evellyn.Laise 15/08/2023minha estante
Poxaa ? kkkk o segundo foi o que menos curti até agora, foi um sacrificio terminar ?

Mariana_ 15/08/2023minha estante
Espero que você goste dos próximos, aproveite as leituras!!!

Mariana_ 15/08/2023minha estante
Acho que você vai se surpreender positivamente com a Valentina... SEM SPOILER NOS COMENTÁRIOS, GALERA!!!!

Hilária Selma 07/11/2016

Irresistível!!! Sensacional!!! *Spoiler leves.*
Acabei de terminar a leitura, depois de deliciosos 4 dias acompanhando a história de Elisa e Lucas e novamente (como acontece com qualquer livro da Carina Rissi) eu me encontro sem palavras.
Carina Rissi tem o maravilhoso poder de nos envolver completamente em suas histórias e definitivamente é impossível dizer qual de seus livros é o melhor.

[Antes de mais nada, aviso que esta resenha pode conter SPOILES LEVES, nada grave, mas se você que está lendo ainda não leu o livro e não quer saber nenhum detalhe sobre o mesmo, considere-se avisado(a), pois é praticamente impossível escrever uma resenha sem alguns detalhes. Caso contrário eu só copiaria a sinopse oficial.]

Prometida - Uma longa jornada para casa intercala seus capítulos narrados em 1ª pessoa por Elisa Clarke com alguns em 3ª pessoa, acompanhando os afazeres de Lucas e devo admitir que adorei essa mudança, já que podemos acompanhar paralelamente os dois personagens.
A história se inicia 3 anos após o final de Destinado, mas conforme nos aprofundamos, somos apresentados aos flashbacks dos acontecimentos desses anos.
Elisa agora é uma "mulher" de vinte anos de idade, forte, decidida e corajosa. Deixou para trás a menina doce de 5 anos antes que apaixonara por Lucas Guimarães. Seus dias se resumem a mimar suas sobrinhas (isso mesmo, no plural), aos entendiantes bailes que não lhe trazem mais prazer nenhum e a ignorar os comentários maldosos direcionados a seu longo noivado, já que seu noivo (que agora a despreza) preferiu morar em outro continente há três anos e muito pouco lhe dá notícias.
O que Elisa logo vai descobrir é que Lucas finalmente está de volta, para cumprir a promessa de se casar com ela. Agora também um homem formado e bem sucedido.
Porém, a vida de casada é de longe o conto de fadas que Elisa sempre sonhara. Apesar de estar ciente que a maioria dos casamentos de sua época exista apenas por conveniência, ela sonhara com os felizes para sempre, assim como o de seu irmão, de sua amiga e também de seus pais.
E é em meio a um turbilhão de acontecimentos que Elisa e Lucas embarcarão em uma jornada difícil, cheia de mágoas, segredos do passado, intrigas, mas também de uma arrebatadora paixão que marcará seus lugares não só no mundo, mas também - e principalmente - em seus corações.

O que mais amei em todo o livro foi o emadurecimento dos personagens. Apesar de não pensar duas vezes para ler qualquer história que Carina escreva, quando fiquei sabendo que ela escreveria a história de Elisa e Lucas, confesso que fiquei um pouco apreensiva, pensando no que poderia haver de envolvente nesta história, já ambos ainda eram muito jovens e principalmente porque já conhecíamos o destino dos dois. Porém, como sempre, essa autora linda e talentosa de superou. Ela nos fez conhecer o outro lado de Elisa (o verdadeiro), o lado maduro, decidido e forte que a personagem sempre possuiu, mas que escondia dentro da face de boa menina que fora ensinada a ser. E Lucas? Bom... Ele se tornou homem... Deixou de ser apenas o jovem medico apaixonado e até um pouco acanhado, para se tornar um adulto bem sucedido, renomado, mentor, conquistando seu lugar no mundo, além de claro, amar sua esposa irrevogavelmente e descobrir que o amor nunca morre e que quando é verdadeiro, sobrevive a tudo e dura a vida toda.

"Eu jurei a mim mesmo que faria tudo o que estivesse ao meu alcance para você ser feliz. Mesmo que eu não faça parte desta felicidade [...] Mas, se existir uma chance, Elisa... qualquer chance, mesmo que ínfima... de que eu possa reconquistar sua afeição, por favor, me diga." - Lucas Guimarães. (Confesso que chorei com isso... kkkkkkkkk)
Manuella.Galdino 04/01/2017minha estante
tem esse livro em pdf?

mariacmoura 11/01/2017minha estante
Queria saber se você tem ele em PDF também ;)

Kinha @ericapadovani 04/09/2018minha estante
Essa citação, quando ele se declara pra ela, é de derreter o coração mesmo!

Mah corazza 13/12/2018minha estante
AMEI! é um livro maravilhoso que me despertou muitas emoçoes mas acredito que a palavra que melhor descreve essa história para mim é surpreendente, um casal bastante problematico mais que no fundo se ama demais, carina arrasou.

Cici 26/07/2018

Prometida, o livro 4 dessa série MA-RA-VI-LHO-SA da queridíssima Carina Rissi. Este livro é contado pela doce Elisa Clarke (sabe a Elisa, aquela que a gente tem vontade de colocar num potinho?!).
Elisa sempre foi uma perfeita dama da sociedade do século 19, doce, educada, comportada. Nos 2 primeiros livros conhecemos essa Elisa, no livro 3 ela fica em apuros se transforma, sem deixar a essência pra trás. Em "Prometida" vivemos as angústias de Elisa em relação ao seu noivado e casamento, em relação aos amigos e a família. O orgulho e a lealdade que todo Clarke possui, coloca a vida da Elisa fora dos trilhos, de tudo o que a Sofia tinha vislumbrado no futuro dela.
A Elisa se descobre nesse livro, podemos ver o amadurecimento do personagem, ela passa a se conhecer melhor, a descobrir que há algo "borbulhando por baixo" de toda essa doçura. Temos a chance de conhecer melhor o Lucas e podemos ver pelos olhos da Elisa, uma menina do século 19, como é difícil mudar e se tornar mulher e dona de si, especialmente numa época em que as mulheres eram simples enfeites.
Esbarramos em Samuel um menino esperto e doce que tem um papel muito importante no meio de tudo isso.
O legal nesse livro é que podemos ver a Elisa, mas, podemos também acompanhar o Ian, a Sofia, a Nina e a Analu, personagens que amamos e que são tão reais que às vezes tenho a sensação de vou esbarrar em algum deles por aí.
O livro é recheado de aventuras, emoções, lágrimas e risos, brigas, tiros, acidentes e muito mais. É de ler intensamente.
Você precisa, muito, ler essa série maravilhosa. .
Agora acabaram as releituras, vamos ao livro 5! Muito ansiosa!
Jennifer.Rosangela 04/11/2018minha estante
Lindolfo bem assim que estou me sentindo... como se fosse esbarrar em algum deles por aí... Amo demais está série!!

Jennifer.Rosangela 04/11/2018minha estante
Lindolfo não eu quis dizer lindoooooo

Cici 06/11/2018minha estante
hahahhah....eles são personagens muito reais!!!

Jennifer.Rosangela 20/11/2018minha estante
Sim verdade!

Dani 17/02/2021minha estante
Chorei com o final deles kkkkk pq ele me fez passar mta raiva ai aquele final lindo não aguentei kkk chorei

Luiza2286 18/02/2021minha estante
Ai eu tbmmm! Mas quase infartei com o clima deles viu? Kkkk

Dani 18/02/2021minha estante
Kkkk acho q se não tiver um pouco de emoção não tem graça kkkk

Luiza2286 19/02/2021minha estante
Tbm acho kkkkkkkkkk