Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

Emanuele.Bolzani 30/04/2023

Interessantíssimo
Nesta novela o autor Afonso Cruz conta o dia a dia de uma família vivendo em uma sociedade dominada pelo materialismo, que ao invés de animais de estimação possuem artistas. Neste caso, um poeta. E que incrível é ver o autor trazendo a importância da cultura com uma narrativa que faz refletir sobre utilitarismo, o papel da arte em um mundo capitalista. Passagens que fazem no mínimo refletirmos:
?O pai disse que os indivíduos de outras etnias furtavam muito. O poeta disse que banqueiros e mercados financeiros é que roubavam.?

Alana 29/04/2023

Amei! Não sabia o q esperar e me vi apx pela leitura. Curtinho, da p ler numa sentada. Eu é q tava numa semana cheia e não consegui. Te faz refletir a sociedade q vivemos o tempo todo.

Malu 27/04/2023

Num mundo onde tudo tem valor, ter um poeta de estimação é considerado uma inutilidade. Mas ter/ser arte é realmente inútil ou apenas deixamos com que o capital delineie o que consideramos importante?

Carol851 27/04/2023

Um livro delicado, mas com uma mensagem avassaladora
Vamos Comprar um Poeta é um livro delicioso de ler, a história e a escrita são tão poéticas e delicada que passam um ar de paz e aconchego ao leitor, enquanto passam um mensagem forte, necessário e avassaladora.

O livro se passa em um mundo meio distopico no qual todos os pensamentos e atitudes da sociedade é voltada apenas a economia, todas as atitudes são metrificadas e tudo é patrocinado por grandes multinacionais. Nesse universo, as pessoas tem artistas invés de animais de estimação.

Nesse mundo, um poeta e a poesia transformam a vida de uma menina e sua família. A história não se foca na realidade dessa sociedade, mas sim no papel da poesia na vida dessa família.

A partir dessa história, o livro joga luz em um tema que sabemos, mas muitas vezes esquecemos que é a cultura e a arte são essenciais para o seu humano. Sem a magia da arte não somos capacidade de sobreviver com sanidade a nossa realidade.

Amei muito a história e a leitura. O livro é curto e bem rápido de ler.

Recomendo a leitura a todos. Por favor, tire um tempinho para ter contato com essa obra e depois me agradeça

fer:) 26/04/2023

"Esse mundo que nos rodeia é produto da cultura."
"Göring disse: 'Quando ouço a palavra cultura, saco o revólver'. É assim que muita gente olha para a cultura. Não é mau, é sinal que é tão importante que pode ser ameaçadora, pode fazer sacar as armas. Se a arte e a literatura não tivessem importância, ninguém se preocuparia em incendiar a biblioteca de Alexandria (repetidas vezes), destruir os budas de Bamiyan ou as ruínas de Palmira. Se a cultura não fosse verdadeiramente importante, Göring não sacava o revólver."

O conto se passa em uma realidade alternativa em que as únicas coisas que importam para as pessoas é o que gera lucro monetário ou que tenha ligação econômica. Nesse contexto, as artes são desprezadas e desvalorizadas, uma vez que não geram um valor econômico expressivo de fato, mas sim sentimental e cultural. O livro levanta de forma sutil e leve criticas bastante profundas e necessárias para a sociedade sobre tratamento que damos as artes e nossa cultura.

InfinitaTBR- Jana 26/04/2023

Divertido e belo
Eu amei a experiência de leitura de ?Vamos comprar um poeta?. Ri um bocado e fiquei encantada com a narrativa do autor.
Em uma sociedade apenas preocupada com o consumo, a arte se tornou algo extremamente banal. Tanto que poetas, artistas, escultores, pintores etc, se tornam objetos de consumo também. Aliás, parecem mais animais de estimação.
E no meio de tudo isso, uma garota de 13 anos pede ao pai para comprar um poeta e este ser ?exótico? vai deixar tudo mais bonito.
Livro curtinho e com um conteúdo excelente.

Mariana 26/04/2023

Eu nem sei como analisar esse livro kk adorei a construção, fiquei meio louca com a adolescente tão de exatas e feliz que o poeta trouxe tanta clareza pra essa família tradicionalmente e amorosamente falida. as falas sobre a importância da cultura são emocionantes. se vc leu e fez uma comparação com lares (e pessoas) bolsonaristas, bate aqui ?

Livia 23/04/2023

Tenho milhas a percorrer antes de dormir.
Um livro curto e leve que me prendeu do início ao fim (inclusive, fiquei bem triste por ter acabado). Amei ver a mudança de perspectiva da família em relação o poeta e suas "inutilidades", amei ver eles se desprendendo de um mundo resumido a lucros e enxergando um sentido na poesia e principalmente amei as pequenas lições de moral que podemos tirar dessa leitura mesmo que tão simples. Apenas leiam.

Renata 22/04/2023

Diferente e surpreendente
Li umas cinco páginas e achei que não ia gostar muito, mas para minha surpresa não consegui me desgarrar do livro. Há passagens que são de uma delicadeza só e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre o valor da poesia na vida de cada um. Longe de qualquer inutilidade, a arte (em geral) amplia nossa forma de conhecer o mundo e de interagir com ele.

GiuLaganá 21/04/2023

Contar cultura
Adorei o livro. Nos faz refletir sobre o papel da cultura na sociedade, incluindo a chatice que ela se torna quando deixamos de observar o belo e passamos a olhar o mundo sob a perspectiva dos números e fatos não ficcionais.
Leitura rápida, cheia de humor, mas com muitas verdades para analisar e não esquecer.

Luiza1497 19/04/2023

Vocês não percebem que estou a acumular cultura?
Um dia a gente acorda e se questiona da dificuldade de enumerar coisas preferidas. No outro, a gente encontra um livro preferido: esse!

Com uma escrita leve e sarcástica essa obra de poucas páginas me tirou alguns risinhos despretensiosos e sutis. Foi delicioso de ler, foi péssimo ter acabado. Eu queria ler por horas sobre como a cultura é necessária através desse conto!

Gilberto Gil já dizia ?a cultura é ordinária e deve ser posta à mesa? e Afonso Cruz delineia isso com seus versos.
Lindo de lê, lindo de vê. Que surpresa boa ler esse livro.

E quero dormir e acordar pensando sempre: como é que um mar tão grande cabe numa janela tão pequena?

Crisinha 15/04/2023

?Tenho milhas a percorrer antes de dormir?
Um livro pequenino, singelo e emocionante que nos convida a uma profunda reflexão sobre o cotidiano.

?O que este poeta faz?
Poemas, eu respondi
Para que servem?
Para muitas coisas. Há poemas que servem para ver o mar?

Pandinha 12/04/2023

Estranho bom
Essa leitura foi totalmente fora da minha zona de conforto.
Ao mesmo tempo que eu entendia logo em seguida eu já não estava entendendo nada haha
Mas no fim valeu a leitura e consegui entender o que o autor queria passar.
Como a cultura, as artes, a poesia é tão importante.

belle 11/04/2023

O livro ?vamos comprar um poeta? do escritor Afonso Cruz é uma leitura rápida e dinâmica, já que o livro conta com apenas 96 páginas. Apesar de apresentar uma linguagem mais complexa, a obra tem fácil entendimento. Grande parte do livro contém o ponto de vista econômico, numérico, e de valor material, porém ainda há um pouco de poesia, arte e sentimentos que são timidamente colocados em meio a realidade distópica da sociedade do romance.
É uma obra que faz o leitor parar e refletir o que realmente importa na vida, será apenas o lucro em dinheiro? Ou os humanos também precisam de sentimentos para alcançar a felicidade? Durante o desenvolvimento do livro a protagonista cria apego pelo seu poeta, o que mostra aos leitores, que sim, precisamos tanto da área lógica nossa vida quanto precisamos da área das emoções.
Além de que a obra literária tem uma divisão de capítulos muito bem marcados, ao fina da leitura conseguimos nos lembrar dos acontecimentos em ordem cronológica facilmente. Os capítulos são curtos e bem estruturados, oque facilita a compreensão e deixa a leitura mais divertida.