Maria do Sol

Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

umadissertadora 03/11/2016

Quero continuação ??
O livro é bem curtinho e apresenta uma linguagem boa e fácil, acho que o li em duas horas.
A história é sobre Pedrinho. Um menino que não recebia muita atenção dos pais, não possuía muitos amigos e sua única companheira era a babá Milena, que sempre foi como uma irmã mais velha. Um dia quando estava na casa de sua avó Pedrinho conhece Maria do Sol e é bem rápida a forma como se tornam amigos, porém Pedrinho é tomado por ciúmes e empurra a menina na piscina da casa de sua avó, o que o atormenta durante anos, pensando ser uma pessoa ruim.
Por anos Pedrinho vive atormentado por esse fantasma do passado, sem conversar com ninguém, se privando ainda mais da interação social com todos (pois assim ele achava que iria fazer mal a alguém). Fiquei triste por ele se culpar tanto em relação a um erro de criança, e fiquei mais triste ainda por ver como os pais eram ausentes na vida do menino. A babá e avó tentavam fazer de tudo para ajudá-lo e os pais não as levavam a sério quando diziam que algo estava errado com Pedrinho.
O final foi surpreendente para mim. Me fez refletir como às vezes acontecem coisa que não temos certeza, e como a falta de diálogo pode nos prejudicar. O que mais fiquei atenta nesse livro é em relação aos pais que insistiam que o filho não precisava de psicólogo quando na verdade essa era a melhor coisa que deveriam ter feito. Isso mostra como muitas vezes as pessoas têm aquele pequeno preconceito em ir ao psicólogo, "meu filho é completamente normal" "eu sou completamente normal, não preciso de psicólogo, não sou maluco, estou bem" são coisas que as pessoas insistem em repetir para não ter que procurar ajuda profissional e isso é algo que tem que acabar. Ir ao psicólogo é algo que todos deveriam fazer, afinal não temos que pensar em nos cuidar apenas fisicamente e sim psicologicamente também, quando a cabeça está ruim todo o resto também está.
Então deixo minha indicação para essa leitura agradável e a minha reflexão para tentar desconstruir um pouquinho esse preconceito em relação a procurar uma ajuda profissional para nos ajudar.

Marina Mafra 06/11/2016

Amei! *-*
"Um crime, uma culpa, um fantasma..."
Pedrinho possui pais ocupados com a correria da vida. Vicentinho e Sofia não planejaram Pedrinho, o menino foi o motivo de acelerarem seus planos. Seu Felinto e Dona Carlota são os pais de Vicentinho, muito acolhedores e queridos. Porém Seu Felinto sempre foi muito claro com o filho, primeiro ele deveria se estabilizar e depois viria a família. Quando souberam do neto que estava chegando, não puderam fazer muito, então ofereceram apoio e já amavam o neto. O tempo passou, Pedrinho cresceu e fazia muitas atividades além da escola, pois os seus pais achavam importante para ele. Mas a criação dele ficou por conta de Milena, a babá e única amiga. Havia algo de diferente em Pedrinho. Ele era muito sozinho e quieto, não se esforçava para fazer amigos. Os pais achavam que era da idade, não prestavam atenção. Milena se preocupa e avisa Dona Carlota, que tenta inutilmente alertar o filho. Para os pais, Pedrinho era um menino normal. Quando adulto, Pedrinho continua solitário. A verdade é que ele guardava um segredo e esse segredo o atormentava e assombrava desde a infância. Dedicado aos estudos por uma vida inteira, a faculdade exige que Pedrinho faça terapia. Como psicólogo ele precisaria também cuidar de si. É quando ele tem a oportunidade de falar para alguém, de finalmente desabafar, falar do que mudara ele desde a infância e ninguém notou. Ele percebe que tudo estava relacionado a um fato, uma tarde, um acidente e um nome: Maria do Sol. Seria real? Você vai precisar mergulhar nessa história para saber.

O livro é tão pequeno que parece um conto. Leitura leve, gostosa. Um alerta para o cuidado com os filhos, a importância do acompanhamento dos pais. Alice me fez refletir sobre os meus fantasmas, sobre como eu venho encarando eles. Todos temos segredos, no fundo da alma e isso não nos torna ruins, apenas nos certifica de que somos humanos. Por favor! Leiam essa fofura!

Amanda.Partenazi 07/11/2016

Resenha de Maria do sol Por Amanda Partenazi
"A vida aqui nesta terra é curta e a única certeza que temos é a morte. E todos aqui sabemos que para a vida depois desta não levamos nada que o dinheiro possa comprar."
Dona Carlota

Já no início do livro existe uma série de acontecimentos, que precede a chegada de Pedrinho, uma criança solitária e sem amigos.
Pedrinho e seus pais vão ao sítio da família comemorar o aniversário de 50 anos de Dona Carlota, e lá Pedrinho conhece Maria do Sol.
Uma menina que imediatamente o encanta, e os dois desatam a brincar.
No meio da festa Maria do sol também brinca com outros amigos, mas Pedrinho sente ciúmes da menina e acaba a empurrando na piscina.

"-Ele também é meu amigo. Você também pode ser amigo dele.
- Eu não quero, sua chata. - Pedrinho empurra Maria do Sol na piscina e sai correndo.
O menino se esconde... "

Não sei se alguma vez na vida você já ouviu alguém dizer " Fantasmas do passado que voltam pra nos assombrar", pois bem, o menino Pedrinho cresceu e depois desse fatídico dia ninguém de sua família tocou mais no assunto.
Ele se torna um rapaz belo mas emocionante abalado. O que você faria se durante anos pensasse estar sendo assombrado por um fantasma?
Eu viveria correndo assustada de um lado pro outro ( siiiim, sou extremamente bundona ?).
A minha perspectiva sobre o livro é que as vezes temos que enfrentar os nossos medos, mesmo que eles pareçam extremamente assustadores, o enredo é leve e tem diversas situações que te fazem parar pra pensar. E se fosse comigo? A leitura é fluida, agradável e rápida.
Após o final do livro eu fiquei imaginando o destino de Pedrinho e seu "Fantasma"... Ficou curioso??? Corre lá e garanta o seu exemplar, pode ter certeza que não vai se arrepender ?

Marriete 09/11/2016

Maria do Sol - Resenha Autora: Alice Raposo
Maria do Sol é um livro que fala sobre a relação dos pais com os seus filhos. Principalmente quando essa relação não é satisfatória, quando em busca de dinheiro e estabilidade os pais esquecem da atenção e do carinho que toda criança necessita.
Não adianta dar presentes, a melhor educação e todas as facilidades materiais se não incute na criança a autoconfiança, o respeito e o senso de dever. O bem material é necessário mas o carinho e a atenção é indispensável. Muitas vezes só o fato de parar para ouvir os filhos já evita que eles carreguem para seu futuro traumas que poderiam ter sido solucionados facilmente.
Maria do Sol é um livro de linguagem simples que deixa explícito que nem sempre nos atentamos para o que parece não ter importância para um adulto, mas que, para uma criança pode transformar-se num evento catastrófico e isso pode acarretar sérios problemas em um futuro próximo.
Leiam Maria do Sol e compreenda porque o jovem Pedrinho vive sendo perseguido pelo fantasma de Maria do Sol.

silvia 23/11/2016

"Os dois riem,os olhos se fecham e as bocas se encontram."
O livro Maria do Sol é espontaneamente gracioso em suas ilustrações, enredo e personagens reais. Uma estória sobre culpa, um crime e uma amizade inocente. Pedrinho e , um menino solitário, Maria,uma menina alegre e espontânea;os dois são enlaçados pelo destino e não há como retroceder em suas consequências desastrosas em seus atos tortuosos.
Um enredo leve intrincado em reflexões importantes sobre a vida, numa companhia agradável de ilustrações bonitas e, para mim, dão uma nova perspectiva para o leitor.
Os personagens são compostos com tanta desenvoltura, que nos permite acreditar que estão no mundo real. Portanto, um bom livro para desfrutar numa tarde ensolarada preenchida por uma brisa fresca.

site: https://www.instagram.com/sonhadorap/

Ilkeline Radiche 20/12/2016

Quase uma resenha de Maria do Sol

O livro Maria do Sol e da parceria com @alicenopaisdapoesia  autora nasceu no Maranhão. Estudou até a quarta série quando veio passar férias no Piauí e recebeu a notícia que não mais voltaria. Escreveu peças de teatro apresentadas na igreja sob sua direção. Fez cursos de teatro e participou de grupos de teatro. Cursou até o quinto período de Odontologia na UFPI. Depois cursou direito no Instituto Camillo Filho. Atualmente é servidora do judiciário trabalhista.

O livro começa com
O crime
 Dona Carlota e Vicentinho entraram na casa e observam a todos da janela do primeiro andar:
- O Pedrinho estava indo tão bem, até o Thiago chegar e levar a Maria do Sol.
-É, mamãe, mas ele ainda está lá perto observando.
- Estou vendo! Meu neto está me surpreendendo hoje.
- Mamãe, olha só meu menino! Pegou na mão da menina e está levando-a para conversar próximo da piscina.
- É verdade... Tomou coragem... Que bom que meu neto está fazendo amigos. Meu filho!Que tumulto é aquele?
- Não sei. Pedrinho saiu correndo.
- Não vejo a menina.
   Pedrinho empurra Maria do Sol na piscina,  sai corre se esconde de trás de uma árvore, coloca as duas mãozinhas no rosto e se encosta na árvore.
  Ele olha para festa e percebe que há um tumulto em volta da piscina.
  - Meu Deus!  Eu machuquei a menina!
Em sua direção vêm dois meninos gritando.
  - Pedrinho, seu doido... Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina...
 Um crime, uma culpa, um fantasma...

O livro contar um pouco de como os pais de Pedrinho se conheceram e o nascimento de Pedrinho e como foi sua vida depois do que ele fez com a Maria do Sol tudo aconteceu na festa na Fazenda da avó e sua vida mudou depois de empurrar a menina na piscina.
Os pais de Pedrinho não deram a mínima para o que aconteceu não lhe perguntam nada e o menino não esquecer do que fez com a pobrezinha da menina. O menino ficar cada vez mais isolado e se torturado pelo que fez.
Pedrinho não falar com ninguém o que aconteceu e viver com a culpa é o fantasma da menina.. Na faculdade decide fazer o curso de Psicologia para poder se ajudar e ficar em paz.
Você acha que os pais de Pedrinho tinha que ter falando com ele? Foi certo Pedrinho corre em vez de ajuda a menina? Será que Pedrinho conseguiu a se libertar do fantasma?

O livro contém algumas imagens de cenas do livro o que o torna bem legal e uma leitura bem rápida pois o livro tem só 127 páginas.
Venha também conhecer Pedrinho e sua fantasma 👻 tenho certeza que você vai se surpreende com o final do livro.

site: Viverparaler18.blogspot.com.br/?m=1

Cami @leiturizar 16/01/2017

Amei!
A história acontece na fazenda de Dona Carlota, avó de Pedrinho, que completa 50 anos e decide dar uma festa para comemorar. Lá Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina cativante, sapeca e rapidamente viram amigos. Porém o menino tem dificuldade em se relacionar com outras pessoas devido à criação que recebeu dos pais e não aceita o fato de a menina ser amiga de outras pessoas na festa e comete uma imprudência na qual passa anos arrependido.

O livro tem uma leitura leve e envolvente. Prende a atenção do início ao fim. Eu o li em algumas horas e não desgrudei do mesmo até saber o final.

A história relata o que a maioria das famílias do século XXI, após a era digital vem fazendo com seus filhos e chama a atenção para nos desprender desse ciclo vicioso.

Maria do Sol é uma personagem cativante, meiga, divertida e muito animada. Pedrinho é mais retraído, mais fechado, mas também não perde o seu charme, fazendo com que ambos se combinem e se completem. Posso dizer que sofri um pouco e depois veio aquele alívio sabe? E sabe o que eu achei mais legal? O fato de que ao longo da história aparecem alguns desenhos (muito bem feitos por sinal!), como que ajudando a instigar ainda mais a imaginação. É um livro rápido, mas não sai do contexto em momento algum. A história segue o rumo natural dos acontecimentos, a autora não deixa nenhuma ponta solta, o que facilita bastante a compreensão da narração. Esta última é feita na terceira pessoa. Eu me diverti muito com a leitura, principalmente com o final. Dei boas risadas com algumas cenas e me comovi com outras. Valeu muito a pena a experiência.

site: https://leiturize-se.blogspot.com.br/

Brenda_Guedes 16/01/2017

Vamos falar um pouco sobre o livro nacional da escritora parceira Alice Raposo.

Uma história que te surpreende e te engana pela capa. Confesso que jurava ser uma história infantil, mas na verdade é repleta de ensinamentos e nos ensina a lidar com coisas como a culpa.
Em uma leitura simples e sem muitos rodeios, a história flui naturalmente. Infelizmente, senti um pouco de falta de exploração da autora em relação a personagens secundários, o que acaba tornando as opiniões dos mesmos irrelevantes em algumas situações. Em contrapartida, gostei muito da forma que o Pedrinho e a Maria Do Sol são apresentados e o desenrolar.

Durante grande parte do livro, somos induzidos a crer naquilo que nosso protagonista acredita, e isso é muito interessante, colocando-nos no mesmo nível de conhecimento dele.
Acredito que a escritora tenha falhando em não explorar diversas situações promissoras, mas que essa fez um belo trabalho, mostrando-nos e fazendo-nos sentir a culpa carregada por Pedrinho.

site: http://livroseumcappuccino.org/livros/resenha-maria-do-sol/#.WH0SiPkrLIU

FanaticaPorLivro 19/01/2017

Maria do Sol
O livro Maria do Sol nos mostra um problema que está intrínseco na nossa sociedade e na nossa forma de viver a vida, e nos faz parar para pensar sobre isso. A necessidade de trabalhar juntamente com o desejo de acumular riquezas, nos faz deixarmos de viver as coisas realmente importantes.

"O passado é um abismo que se abre e não temos como voltar".

Pedrinho é uma criança solitária com pais ausentes, estes consumidos pelo trabalho acabam negligenciando a devida atenção para com o filho.

Na festa de aniversário de sua avó ele conhece Maria do Sol, por ciúmes e por não querer dividir a atenção de sua nova amiga com outras crianças ele a empurra na piscina e acredita que ela morreu. Com isso, Pedrinho cresce e acaba vivendo num deserto de solidão com muros construídos por ele próprio sendo corroído por essa lembrança.

Durante a sua vida ele é absorvido pela culpa e rodeado por fantasmas do seu passado, e para lutar contra isso tem que enfrentar aquilo que ele passou a vida tentando esconder de si mesmo e dos outros. E uma das formas de conseguir isso é através do diálogo, para que seja possível compreender verdadeiramente a realidade. Aqui a gente ver que uma conversa muitas vezes pode evitar inúmeros problemas.

"Todos nós, as vezes, somos atormentados por fantasmas que criamos e só existem em nossa cabeça. Os monstros que vivem dentro de nós são os piores".

A leitura é leve e flui facilmente, é uma daquelas histórias que de tão intrigante você só consegue largar quando chega ao final. E quando isso acontece você fica maravilhado, porque o final não poderia ter sido melhor. O livro possui gravuras que nos deixam encantada pelo modo como se encaixam na história. Enfim, estou apaixonada por cada vírgula desse livro.

Fábbio (@omeninoquele) 19/01/2017

Leitura Rápida
"Pedrinho, seu doido... Cadê você? Você matou a menina..."

O livro conta a história de Pedrinho, filho de Vicente e Sofia, um casal de cidade grande que tiveram um filho cedo e agora lutam para dar o melhor pro filho.

No aniversário de cinquenta anos de sua avó Dona Carlota, eles vão para a fazenda, e lá o menino introvertido conhece uma garotinha da vizinhança, chamada Maria do Sol e eles brincam o dia todo. Só que a menina dá atenção pra outros amiguinhos e Pedrinho por nao ter amigos na cidade sente ciúmes de sua única amiga.

Acontece que ele com ciúmes empurra a menina na piscina e corre pra se esconder, pensando que matou-a afogada. E ele acabou crescendo com aquela culpa na cabeça. E o engraçado é que os pais nem deram a mínima pelo fato ocorrido com o garoto. Será pura invenção da cabeça dele?

Os pais sempre muito ocupados não conversam com o filho, o que só faz piorar a situação. A avó até tenta intervir, mais não consegue nada. Quando cresce Pedrinho cursa psicologia para tentar entender aquilo que acontecia com ele.

Logo no primeiro capítulo temos a cena do suposto crime cometido por Pedrinho, o que nos faz passar o livro todo pensando como aquilo pode ter ocorrido e os pais nem seram importância. Chega a ser angustiante.

Será que tudo o que aconteceu é de fato verdade, ou apenas fruto de sua imaginação, do seu sub consciente?

A lição que obtive através da leitura desse livro que é curtinho, mais que aborda um tema tão complexo é que os pais devem ter tempo para os seus filhos, muitas vezes eles só precisam de conversa, incentivo e carinho. E que os bens materiais não suprem essa falta.

Li em dois dias, a leitura é agradável e fácil, recomendo que leia!

site: https://www.instagram.com/p/BPdi9KGAlFI/?taken-by=omeninoquele

Gabii 29/01/2017

Maria Do Sol
No livro Maria Do Sol vamos conhecer Pedrinho, uma criança tímida, solitária e com poucos amigos. O menino e filho de Vicentinho e Sofia, mas ele fica mais tempo com sua babá, Milena. Os pais do menino quase nunca dão atenção para ele, pois eles vivem trabalhando.

O menino Pedro vai para fazenda de seus avós, para comemorar o aniversário de sua vovó Carlota. Lá o menino conhece Maria Do Sol, uma menina de cabelos longos dourados pelo sol, olhos da cor mel e pele levemente bronzeada. A menina logo deixa Pedrinho cativado.
Eles acabam criando um laço de amizade com a garotinha, eles passaram quase toda a (festa) juntos, brincando. Logo aparece uns amigos da menina, Pedrinho se senti enciumado e puxa a menina até a piscina, onde ele a empurra?

Depois desse fato, Pedrinho fica um bom tempo sem saber noticias de Maria Do Sol, tempo que virou anos e com esses anos vieram também o pensamento de que ele teria matado a menina. Pedrinho cresce e resolve fazer faculdade de psicologia para ajudar a ficar mais tranquilo com a culpa de ter matado (Maria) Do Sol.

A leitura do livro é leve de leitura fácil e cativante, queria um pouco mais do livro. Gostei muito do jeito que a Alice escreve.
O livro merece estar na lista de leitura de cada um de vocês leitores.

Isa - @livros_em_mente 02/02/2017

{Resenha} Maria do Sol - Alice Raposo
"Ele era um menino comum. Com a peculiaridade de ser o único filho de Vicentinho e o único neto de Dona Carlota. O menino foi criado pela babá, não julguem os pais."

Pedrinho está sempre sozinho ou com a babá (Milena), ele gosta muito dela, e é a única que está sempre do seu lado. Seus pais estão sempre trabalhando (para dar o melhor pra ele), nunca tem tempo para o filho e também não permitem que ele brinque com ninguém. Sua avó mora na fazenda, não tem como ver sempre e seu avô faleceu as alguns anos.
Em uma festa na fazenda, Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina linda e toda empolgada pra brincar. Ela pega Pedrinho pela mão e saem pra brincar lá fora, passam a maior parte do tempo juntos, porém quando Maria do Sol resolve dar atenção para as outras Crianças, Pedrinho não gosta, fica com ciúmes e empurra Maria do Sol na piscina.

"- A Maria do Sol tinha que ser só minha, não pode ter outros amigos. Eu não quero mais falar com aquela menina.
Ele resolve olhar para a festa e percebe que há um tumulto em volta da piscina.
-Meu Deus! Eu machuquei a menina!"

Daí em diante o tormento em sua vida começa, Pedrinho pensa que matou a menina, e será que matou mesmo? Ela vive aparecendo pra ele, e dizendo que ele a matou e tirou seus sonhos... Será a imaginação de Pedrinho? Ou será mesmo real?

Eu só sei que ele não consegue falar isso pra ninguém, seus pais nunca tem tempo, a sua única companhia é Milena, mas mesmo pra ela, ele tem medo de contar e em meio a tudo isso vive por muito tempo atormentado. Milena vê o sofrimento do garoto e tenta falar com os pais "ocupados demais", mas eles não dão atenção (dizem ser coisa da idade). Pedrinho se afasta das pessoas com medo de machuca-lás (na cabeça dele, ele é ruim e faz mal a todos que ama). Uma criança não deve se sentir assim e nem passar por isso.

"- A vida é assim mesmo: o que é bom e faz bem dura pouco. Milena, eu aprendi que tudo um dia acaba. E eu tenho o azar de não ter quem gosto perto de mim. No final das contas, é até bom ser assim mesmo, pois faço mal as pessoas que amo."

Um livro tão pequeno e que nos deixar várias reflexões. Nessa leitura Alice tenta nos passar como uma conversa com nossos pequenos podem os fazer bem e nos fazer bem também, que o dinheiro é bem vindo, mas não é tudo. Não podemos deixar a infância de uma criança passar assim, só regrada a estudos e a ficar sozinha. Brincar, dialogar, ter amigos faz muito bem também.

Os pais tem que passar confiança aos filhos, se eles não contarem as coisas que guardam, as curiosidades que tem para os pais (que são quem deveriam ouvir), vão contar pra quem?

Bom Alice, saiba que você fez o seu trabalho super bem aqui nesse livro, passou exatamente o que queria.

E para os pais que pensam que dinheiro é tudo, que brinquedos caros e estudar o dia todo faz bem para uma criança. O livro da Alice esta ai pra isso, pra mostrar que não, se os pais de Pedrinho tivessem dado mais atenção ao filho, deixado ele brincar mais e tirado um tempo nem que pequeno para uma conversa todos os dias, ele não teria sofrido tanto como sofreu.

Ai você fala, mas Maisa é só um livro... Mero engano seu, isso se passa todo dia no mundo, a toda hora tem uma criança necessitando de carinho, cuidados e uma conversa. E não é só crianças que tem um lar, que tem os pais ali ôni(presente), tem aquelas criança em orfanatos, nas ruas, que as vezes precisam de uma conversa, ganhar um brinquedo (não precisa pegar e levar pra casa, até porque nem todos tem condições -se eu tivesse, com certeza faria-, mas só de você dar uma bala que for, uma palavra amiga, talvez esteja salvando uma vida, enchendo de alegria).

"Cara, tem gente ai que só julga o outro. Não enxerga que todos nós somos seres humanos, com defeitos e qualidades. Se quem podia alterar nosso discernir nos deu o livre-arbítrio, quem somos nós para querer que o outro seja igual a nós?"

O livro é narrado em terceira pessoa, confesso que no começo o livro estava meio massante, mas quando pegou o embalo, foi com tudo e eu amei. Entendi cada ponto que a Alice quis nos mostrar, até porque eu sou mãe, e vou levar esse aprendizado pra vida toda.

Super recomendo a leitura desse livro tão lindo...

Quer ver mais resenha??? Acesse meu blog. Link abaixo:

Beijinhos e até a próxima!!! ???

Blog com V 04/02/2017

Resenha – Maria do Sol
A narrativa começa de forma não-linear, apresentando um diálogo entre Dona Carlota e Vicentinho, que observam o comportamento de Pedrinho, filho de Vicentinho. Pela primeira vez, o garoto parecia ter feito uma amizade, porém, juntamente com a alegria de ter uma companhia, Pedro também foi tomado por outro sentimento, o de ciúmes. Sem querer que Maria do Sol tivesse qualquer outro amigo, empurrou-a na piscina de adultos e fugiu assustado. Desde então, evitava de todas as maneiras as lembranças e qualquer coisa que remetesse a situação, por isso, voltou para a cidade e não visitou mais a fazenda onde tudo havia ocorrido.

Nos demais capítulos, a história se desenvolve mostrando a infância de Pedrinho, como a culpa afeta o psicológico dele até se tornar um adulto e de que forma consegue lidar com isso. A escrita de Alice Raposo é simples e leve, o que facilita a leitura e também complexa, por trazer uma reflexão sobre como a ausência dos pais e a vida solitária de uma criança pode influenciar em suas atitudes. Além disso, os capítulos são curtos e por isso, não há descrições desnecessárias, pois é uma linguagem muito objetiva.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/02/04/maria-do-sol/