Maria do Sol

Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

@dudis_book 02/12/2021

Muito reflexivo!
Como você se sentiria se carregasse uma culpa por toda a vida?

Em Maria do Sol, conhecemos a família de Pedrinho, que cresceu sem amigos, já que seus pais não eram presentes.

Mas, no aniversário de sua avó, ele conhece uma menininha, a Maria do Sol, que logo se torna amiga dele. No entanto, como não estava acostumado a ter amigos, quando viu a menina com outros sentiu muito ciúmes e acabou empurrando ela na piscina.

"Pedrinho, seu doido... Você matou a menina"

Inconsolável, Pedrinho cresce se culpando pela morte da menina e seus pais não percebem como ele acabou desenvolvendo ansiedade e depressão.

Narrado em terceira pessoa, e numa leitura rápida, acompanhamos a criança se tornar um adulto que carrega uma grande culpa. Mas a autora faz um ótimo trabalho nos mostrando que, muitas vezes, o fantasma de nosso erro é muito maior que o erro em si e que podemos enfrenta-los para que possamos seguir em frente.

Índico muito!

Thay 22/11/2021

RESENHA " MARIA DO SOL "
"Um crime, uma culpa, um fantasma..."
Maria do Sol é um drama com um clima de suspense.

Pedrinho na sua infância foi um garotinho muito sozinho, tinha sua babá, que foi muito importante para ele , mas sem muitos amigos , pais ausentes e morava longe de seus demais parentes.

Até que no aniversário de sua avó , Pedrinho faz uma amiga chamada Maria do Sol , os dois se tornam amigos e passam horas brincando juntos , mas só basta a garotinha fazer novos amigos que Pedrinho já se sente rejeitado e fica totalmente irritado. O menino furioso arrasta Maria do sol até a piscina e acaba a empurrando , vendo o que acontece , ele corre para longe dali e se esconde no mato.

" Pedrinho, seu doido... Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho, seu doido.... Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina... "

Assim, o garoto cresce com o peso desse acontecimento trágico de sua infância, a memória de Maria do sol o perturba e o faz se sentir totalmente fora de si , mas tudo que Pedro vê é apenas ilusão,  tudo que Pedro sabe talvez não seja a verdade.

? | E essa verdade vem de supresa no finalzinho do livro , o que pra mim foi um pouco confuso e apesar de ter gostado do final, eu me senti tapeada kkkk. Acho que o final deveria ter sido um pouco mais explorado e detalhado pois fiquei mega curiosa.

? 4/5 ?

SáSá 18/10/2021

Maria do sol
Em Maria do sol, acompanhamos a história de vida de Pedro, um menino que passou a vida toda atormentado por um ato que ele pensou ter cometido na infância e todas as implicações negativas que que isso trouxe para seu crescimento e amadurecimento.

O livro não trata somente de um ato cometido sem querer por uma criança, mas sim tudo o que o abandono familiar (não ao pé da letras, mas sim a ausência constante, a falta de atenção e o abandono sentimental dos pais para com seus filhos) acarreta na vida sentimental e mental de uma pessoa.

Tudo começou quando Pedro (Pedrinho), ainda criança, conheceu Maria do Sol, uma menininha mais ou menos da sua idade, quando foi visitar sua avó em uma fazenda no interior. Por impulso, egoísmo, mimo infantil e falta de uma criação acompanhada, Pedrinho acaba empurrando Maria do sol na piscina e pensa que matou a menina. Nós e Pedrinho, ficamos sem saber o que realmente aconteceu, pois aí entra outro erro gravíssimo: os pais, sabendo do fato nunca ficaram no assunto com o garoto e saíram da fazenda sem nunca lhe questionar nada sobre o ocorrido nem lhe dar alguma explicação que aquilo foi errado, tudo isso permaneceu na cabeça de Pedro para sempre, afinal, ele sempre se considerou um assassino que ceifou a vida de uma menina inocente tão cedo.

Os pais por serem ausentes da vida e criação do filho, por causa da correria do dia a dia em razão de seus empregos importantes, nunca perceberam o que estava se passando pela cabeça do menino e todos os pensamentos negativos e atitudes esquiva que transformavam sua vida num inferno, sempre sozinho e quietinho. Para compensar suas ausências, tentavam mimar e presentear ao máximo o filho, nunca o reprendendo para nada. Somente sua babá e avó pareciam perceber que o menino não estava bem, mas os pais nunca ligaram para os avisos, dizendo que o menino era perfeito e não precisava de ajuda profissional. E assim Pedrinho se torna uma homem e tudo continua. Até quando isso seguirá assim? Até quando ele irá aguentar? E o mais importante até que ponto a imprudencia dos pais em criar um filho pode prejudicar a vida de uma criança? O que fazer quando um filho da sinais de não estar bem? Como perceber? O que fazer? Que tipo de adulto essa criança pode vir a se tornar?

Leitora frenética 13/10/2021

Importância de um bom relacionamento
A Alice ja deixou bem claro que gosta de passar alguma lição com seus livros. E com esse nao foi diferente!
Vemos a estória de Pedrinho,um menino que nao tem uma relação regada a diálogos com os pais,que sempre arrumam alguma desculpa para não dar esse suporte ao filho.
Nesse contexto,temos Maria do Sol,uma menina do interior que Pedrinho conhece em uma festa e acaba brincando a noite inteira com ela.
Porém,um incidente acontece e pedrinho acaba empurrando Maria do Eol dentro da piscina e escutando palavras pesadas de outras pessoas

O que ppderia ser resolvido com um dilogo,se estende para a vida adulta de Pedrinho,o fazendo ir em busca de sua cura.

A Carol nas Nuvens 12/10/2021

Li em um dia. Gostei muito.
Um conto curtinho e bem fluido de ler!

Com diálogos e ilustrações lindas!

E entre um capítulo e outro possui poemas lindos que enriquece ainda mais a história.

Venha conhecer Pedrinho, um menino muito na dele. Mas que quando conhece Maria do Sol e por sorte ou azar, acaba criando um certo trauma!

Uma atração que começa na infância, um ciúmes que ocorre sem querer. E um acontecimento que traumatiza até sua adolescência. Até que... O destino 'trabalha' para tudo se encaixar e recomeçar como deve acontecer.

Ivone.Sousa 12/10/2021

Esse é aquele tipo de livro que nos mostra que um diálogo pode mudar muita coisa.
Pedrinho é um jovem atormentado e carrega consigo um peso enorme, precisando até de terapias depois de adulto. ???????

Edivania.Borges 11/10/2021

Nessa história vamos conhecer Pedrinho, Uma criança solitária, tímida e sem amigos. Ele é filho de Vicentinho e Sofia... Pedrinho passa mais tempo com sua babá Milena do que com seus pais, que estão sempre ocupados trabalhando " para da uma vida melhor ao filho". Um dia Pedrinho vai para o aniversário da sua vó na fazenda, onde conhece Maria do Sol.
Pedrinho passa a tarde brincando com Maria do Sol, até outros meninos aparecerem e ela resolver da atenção a todo mundo. Pedrinho não queria compartilhar a amiguinha com ninguém, ele briga com a menina e acaba empurrando ela na piscina.

Depois desse dia a vida de Pedrinho não foi mais a mesma. Pedrinho Cresceu e passou praticamente toda sua infância e juventude assobradada pelo fantasma de um crime.

Isabella.Silva 11/10/2021

Livro maravilhoso ❤️
No livro Maria do Sol, através da história de Pedrinho, um menino de oito anos somos levados a refletir sobre a nossa própria realidade...
Muitas vezes nos torturamos com pensamento antigos, sobre erros cometidos e sobre arrependimentos, e em Maria do Sol vemos que mesmo que tenhamos errado no passado devemos encarar o nosso futuro de cabeça erguida, não podemos desanimar...

Renata.Nascimento 09/10/2021

Uma história reflexiva
Mais uma história da Alice que conseguiu me fazer pensar e refletir. Pedrinho é um menino solitário até que conhece Maria do Sol, por quem ele começa a sentir um grande carinho, mas acontece algo que marca Pedrinho pelo resto de sua vida, e a falta de diálogo com seus pais e a solidão que o cerca aumenta, e a partir dai começamos acompanhar a vida dele até ele se tornar um jovem adulto. Uma história que fala sobre depressão, e como a falta de diálogo pode afetar nossas vidas por anos afora. Apesar de tratar assuntos mais densos a história é fluída e leve.

Kelly 05/10/2021

É bom...
Mas não é um dos melhores da autora. Sou apaixonada pelas criações da Alice, mas eu senti que nesse livro faltou um pouco de evolução, ligação e até construção de alguns fatos... O texto também me incomodou em alguns pontos, mas são detalhes mais técnicos e que não atrapalham em nada o andar da carruagem. No geral, eu gostei da intenção e da mensagem.

"Todos nós, às vezes, somos atormentados por fantasmas que criamos e só existem em nossa cabeça."

Adriana.Aparecida 05/10/2021

Maria do Sol
Um livro exuberante que nos leva de volta a infância, fase que éramos felizes e não sabíamos, só olhando para trás é que nos damos conta disso.
O livro me mostrou que o amor por nossos filhos, não é só prover bem materiais e sim ter tempo para conversar , ouvir, abraçar, brincar com eles. Tudo passa tão rápido e são nesses pequenos gestos que podemos ajudar nossos filhos a superarem algo mal resolvido e que pode atrapalhar a vida deles para sempre .
E que o diálogo é o melhor remédio para evitar muitos problemas e também um alívio para as pessoas.
Em Maria do Sol,você encontrará Pedrinho, um menino tímido que na maioria das vezes fica com a babá do que com os pais, que trabalham muito para prover bem materiais, se esquecendo de dedicar um tempo ao filho.
Um certo dia na fazenda de sua avó, Pedrinho conhece Maria do Sol uma menina encantadora e logo fazem uma amizade , brincam bastante até certo momento que aparecem os outros amiguinhos da menina e ele fica enciumado e a empurra na piscina e saí correndo por causa do acontecido, uns meninos vão atrás dele gritando que ele matou a menina.
Pedrinho volta para casa bem tarde, não conversa com ninguém sobre o acontecido.
A partir daí Pedrinho muda totalmente seu comportamento por tudo que aconteceu na fazenda.
Qual será o desfecho de tudo isso?
Qual o Destino de Pedrinho?
O quê aconteceu com Maria do Sol ?

Ana & Isabella /@corujinhabook 03/10/2021

Resenha: Maria do Sol
No livro Maria do Sol conhecemos a história de Pedrinho, um garoto de oito anos, quieto e sem amigos, que praticamente foi criado por sua babá. Seus pais Vicentinho e Sofia viviam ocupados demais com o trabalho, e não davam o amor necessário para o filho.

A história ganha vida na festa de aniversário de Dona Carlota, avó do menino, é nessa festa que Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina linda e cheia de energia que logo ganha a atenção de Pedrinho, já que ele nunca teve amigos, dividir não era uma opção, e quando outros amigos se aproximam de Maria do Sol, Pedrinho a empurra na piscina. Assustado e com medo de ter matado a menina, Pedrinho se esconde e não comenta nada com ninguém. Anos se passam e o passado dele o persegue o tornando cada vez mais recluso ao mundo.

Maria do Sol é um livro leve e rápido de ler, em minha opinião a autora faltou trabalhar mais a história, pois em alguns momentos precisava de mais detalhes. Mas em um todo o livro nos ensina que toda ação há uma reação. Devemos andar com orgulho das nossas próprias ações, não com peso na consciência, mas agindo sem ter arrependimentos. Não podemos ter vergonha dos monstros que nos assombra diariamente, pois todas as pessoas têm medos e pesadelos, mas é acreditando em nos mesmo que tudo um dia poderá passar, pois esses obstáculos só a gente pode atravessar.

Esse livro é para aqueles que gostam de histórias encantadoras. E você já leu Maria do Sol? Se sim, me diz o que você achou, e se ainda não leu, você pode aproveitar essa maravilha no Kindle Unlimited.

site: https://www.instagram.com/corujinhabook/

Estersinha 30/09/2021

Maria do Céu
Um livro de prosa com um pézinho na poesia que conta a história da vida de um menino desde sua infância até a fase adulta e tudo que ele teve que infrentar durante esse tempo.
Pedrinho passa por uma situação traumática e mostra como é complicado encarar os problemas do dia a dia e quais as consequências de não lidarmos cuidadosamente com os sentimentos.

?? Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o destaque pra importância da terapia mesmo pra crianças. Indentificou um problema com seu filho? Busque ajuda.

?? Um bom livro pra te trazer reflexões psicológicas e abrir a mente para uma autoanálise de como andam as prioridades da vida.

?? A autora tem um toque pra questões sentimentais que fica explícito durante a escrita trazendo uma sensação mais humana e realista para o livro.

No geral, um romance psicológico não tão pesado que te faz pensar!!

Frase marcante:
?? original: ?Você nunca ouviu que é no deserto que o maná cai??

?? Gatilhos: Estresse pós traumático, ansiedade, depressão.