Maria do Sol

Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

Maria15475 28/03/2024

Muito bom !

Pedrinho teve uma infância solitário, os pais sempre ocupados deixando-o aos cuidados da babá Milena.
Em uma festa na fazenda da avó, Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina esperta e alegre, mas um incidente faz com que percam o contato. Este incidente torna o menino ainda mais retraído e um adulto cheio de traumas.

Com uma escrita leve e fluída a trama se desenvolve mostrando a importância do diálogo e da atenção dos pais. Como é importante ter ajuda de um profissional para sua saúde mental.

Carla1153 28/03/2024

Processos psicológicos complexos
Nesta obra a autora mostra que de uma hora para outra o destino de uma pessoa pode mudar completamente.
Através de um drama psicológico, mostra como a vida de Pedrinho muda depois de um fato que pra ele foi terrível.
Vinha de infância feliz, ainda que tímido e introspectivo. Depois do evento, deste trauma que sofreu, sua vida mudou completamente. Sofrendo com a culpa que sente até ficar adulto, convive com seu drama pessoal. Mas sofrer muito até ser obrigado a dividir a causa com um psicólogo.
O livro vai todo num clima de mistério e suspense até que vamos desvendando esse mistério junto com o protagonista.
Com o plot twist maravilhoso no final, vem a tão sonhado equilíbrio!

Esse livro nos deixa alguns alertas:

1- A vida passa muito ligeiro e devemos dar atenção aos nossos . Principalmente filhos.

2- Conversar. Falar o que nos aflige. Por pior que pareça, dividindo, a visão pode ser outra.

3- Nosso sofrimento, quando dividido, a carga é menor

4- Ajuda profissional capacitada ajuda e muito.

No caso do Pedrinho, o profissional e o amigo ajudaram bastante

Recomendo e que sirva de alerta para os assuntos abordados

Jessica.Cacko 28/03/2024

Uma leitura rápida mas com muitas reflexões e lições.
De uma leitura sensível, o livro traz no enredo a importância com a saúde mental e sentimental e traumas de infância que podem causar danos na vida adulta.

O livro aborda sobre um suposto "cr1m3" que Pedrinho cometeu quando criança e a culpa o acompanha por alguns anos até que tudo se esclareça.

Com esse sentimento em sua mente e coração, fazendo sua consciência pesar a cada dia mais, vi no decorrer da leitura o quanto a falta de diálogo prejudica na formação de uma criança, o quanto a negligência de pais como os de Pedrinho fizeram com que traumas pelo qual ele passou interferiu em sua vida emocional e mental quando adulto.

Sejamos sinceros, quem dera a raça humana saber dialogar, tudo seria mais fácil.

Este drama traz muitas reflexões e lições para todos que ler, é uma leitura fluida, envolvente e que em muitos trechos chega a ser poética, o final abraça o leitor e vale a pena ter essa experiência.

Amorim Cunado 26/03/2024

Maria do Sol
Leitura rápida e envolvente! O livro aborda temas sensíveis como a depressão na infância, adolescência e vida adulta. Também o comportamento errado dos pais durante a situação. A obra estimula o diálogo parental.

Leiturascomdaia 25/03/2024

Que perfeito este livro
Que leitura maravilhosa!
Gostei muito muito da leitura e da escrita e do Pedrinho
E tem muitas situações momento reflexães
Leitura muito rápida e fluída
Qual será o desfecho de tudo isso?
Qual o Destino de Pedrinho?
O quê aconteceu com Maria do Sol ?

Juliane 24/03/2024

Uma lição de vida
Sabe aquele livro que te prende do começo ao fim?
Maria do Sol é um desses
Para quem é pai, é uma lição de vida, prestem atenção na vida de seus filhos, às vezes uma pequena conversa pode salvar a vida dele

Um final surpreendente, confesso que esperava um fim muito triste, mas amei o que encontrei ao fim das páginas

Eliane-Lita 24/03/2024

O Maná no deserto
Livro adorável, poético em seu cotidiano, com situações inesperadas, momentos de muitas ansiedades e de reflexões.
Gostei muito da sensação de suspense que o enredo trouxe. De como umas circunstâncias mal elucidada pode nos escravizar mentalmente para a vida. Adorei a presença carinhosa da fala regional, enriquece e embeleza a obra.
E o quanto os pais os ensinamentos são apreendidos pelos filhos. Digo isso, pois é tocante quando Pedrinho fala a frase do Maná do deserto. Citando sua mãe. Achei de um carinho isso.
Muito satisfeita, obrigada Autora

Ellen516 29/10/2023

Drama cheio de reflexões maravilhosas!
Esse livro conta a história de um menino que carrega para si a culpa da morte de sua amiguinha. Ele realmente se sente culpado e depois de adulto descobre que ela está viva e si deixa perdoar por seus erros.

Lelen 16/01/2023

Drama cheio de reflexões maravilhosas!
Pedrinho sempre foi uma criança solitária, não tinha contato com ninguém a não ser sua babá Milena. Os país de Pedrinho justifica a ausência com desculpas falam que precisam trabalhar muito para dar tudo o que o filho precisa.
Esse livro conta a história de um menino que carrega para si a culpa da morte de sua amiguinha. Ele realmente se sente culpado e depois de adulto descobre que ela está viva e se deixa perdoar por seus erros.

Rosiana.Silva 09/08/2022

Eu achei o livro legal, gosto muito da autora e dos seus trabalhos, mas confesso que eu achei um pouco difícil de ler por causa da organizaqção dos parágrafos e diálogos.
Achei o livro bom, mas pequeno, por isso acho que para esse em especial, o formato digital é o ideal.
Eu li rapidamente kkkkkk eu já sabia o que aconteceria no final, mas achei legal mesmo assim.
Acho que os acontecimentos poderiam ser melhor retratados para gerar mais suspense.

Samantha.Baggio @leiturassa 09/08/2022

Amo como todos os livros da Alice fazem um alerta pra algo que deixamos passar batido.
Nesse livro conseguimos sentir na pele o que o descaso dos pais pode fazer com uma criança e que isso pode ser levado pra vida.
Vicentinho sempre foi cobrado pelo pai sobre alguns assuntos um deles era não se comprometer com ninguém antes de ter estabilidade financeira, porém ele conhece Sofia e os dois acabam tendo um filho, o Pedrinho.
O que eles não tinham no início buscam no decorrer do tempo, só que essa busca incessante por ter mais dinheiro, acaba fazendo com que os dois não tenham tempo pro próprio filho. A babá Milena acaba fazendo o papel de pai e mãe, ela escuta, brinca e tenta ajudar o menino.
Acontece que em uma festa algo muito sério acontece e os pais não dão a devida atenção e explicação a Pedrinho e isso acaba afetando a vida dele até quase se tornar adulto.
No fim as escolhas dele acabam dando a resposta que ele tanto procurava e se atormentava.
O final tem um Plot que eu comecei a desconfiar no decorrer do livro, mas mesmo assim o modo como a autora escreve me deixou de queixo caído e muito pensativa.
O grande alerta que ficou na minha cabeça é " nunca deixe de perguntar como uma pessoa está, ou nunca deixe de falar os detalhes de alguma coisa que essa pessoa possa ter feito e passado despercebido por ela".

@leiturasdadudis 02/12/2021

Muito reflexivo!
Como você se sentiria se carregasse uma culpa por toda a vida?

Em Maria do Sol, conhecemos a família de Pedrinho, que cresceu sem amigos, já que seus pais não eram presentes.

Mas, no aniversário de sua avó, ele conhece uma menininha, a Maria do Sol, que logo se torna amiga dele. No entanto, como não estava acostumado a ter amigos, quando viu a menina com outros sentiu muito ciúmes e acabou empurrando ela na piscina.

"Pedrinho, seu doido... Você matou a menina"

Inconsolável, Pedrinho cresce se culpando pela morte da menina e seus pais não percebem como ele acabou desenvolvendo ansiedade e depressão.

Narrado em terceira pessoa, e numa leitura rápida, acompanhamos a criança se tornar um adulto que carrega uma grande culpa. Mas a autora faz um ótimo trabalho nos mostrando que, muitas vezes, o fantasma de nosso erro é muito maior que o erro em si e que podemos enfrenta-los para que possamos seguir em frente.

Índico muito!

Thais645 22/11/2021

RESENHA " MARIA DO SOL "
"Um crime, uma culpa, um fantasma..."
Maria do Sol é um drama com um clima de suspense.

Pedrinho na sua infância foi um garotinho muito sozinho, tinha sua babá, que foi muito importante para ele , mas sem muitos amigos , pais ausentes e morava longe de seus demais parentes.

Até que no aniversário de sua avó , Pedrinho faz uma amiga chamada Maria do Sol , os dois se tornam amigos e passam horas brincando juntos , mas só basta a garotinha fazer novos amigos que Pedrinho já se sente rejeitado e fica totalmente irritado. O menino furioso arrasta Maria do sol até a piscina e acaba a empurrando , vendo o que acontece , ele corre para longe dali e se esconde no mato.

" Pedrinho, seu doido... Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho, seu doido.... Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina... "

Assim, o garoto cresce com o peso desse acontecimento trágico de sua infância, a memória de Maria do sol o perturba e o faz se sentir totalmente fora de si , mas tudo que Pedro vê é apenas ilusão,  tudo que Pedro sabe talvez não seja a verdade.

? | E essa verdade vem de supresa no finalzinho do livro , o que pra mim foi um pouco confuso e apesar de ter gostado do final, eu me senti tapeada kkkk. Acho que o final deveria ter sido um pouco mais explorado e detalhado pois fiquei mega curiosa.

? 4/5 ?

SáSá 18/10/2021

Maria do sol
Em Maria do sol, acompanhamos a história de vida de Pedro, um menino que passou a vida toda atormentado por um ato que ele pensou ter cometido na infância e todas as implicações negativas que que isso trouxe para seu crescimento e amadurecimento.

O livro não trata somente de um ato cometido sem querer por uma criança, mas sim tudo o que o abandono familiar (não ao pé da letras, mas sim a ausência constante, a falta de atenção e o abandono sentimental dos pais para com seus filhos) acarreta na vida sentimental e mental de uma pessoa.

Tudo começou quando Pedro (Pedrinho), ainda criança, conheceu Maria do Sol, uma menininha mais ou menos da sua idade, quando foi visitar sua avó em uma fazenda no interior. Por impulso, egoísmo, mimo infantil e falta de uma criação acompanhada, Pedrinho acaba empurrando Maria do sol na piscina e pensa que matou a menina. Nós e Pedrinho, ficamos sem saber o que realmente aconteceu, pois aí entra outro erro gravíssimo: os pais, sabendo do fato nunca ficaram no assunto com o garoto e saíram da fazenda sem nunca lhe questionar nada sobre o ocorrido nem lhe dar alguma explicação que aquilo foi errado, tudo isso permaneceu na cabeça de Pedro para sempre, afinal, ele sempre se considerou um assassino que ceifou a vida de uma menina inocente tão cedo.

Os pais por serem ausentes da vida e criação do filho, por causa da correria do dia a dia em razão de seus empregos importantes, nunca perceberam o que estava se passando pela cabeça do menino e todos os pensamentos negativos e atitudes esquiva que transformavam sua vida num inferno, sempre sozinho e quietinho. Para compensar suas ausências, tentavam mimar e presentear ao máximo o filho, nunca o reprendendo para nada. Somente sua babá e avó pareciam perceber que o menino não estava bem, mas os pais nunca ligaram para os avisos, dizendo que o menino era perfeito e não precisava de ajuda profissional. E assim Pedrinho se torna uma homem e tudo continua. Até quando isso seguirá assim? Até quando ele irá aguentar? E o mais importante até que ponto a imprudencia dos pais em criar um filho pode prejudicar a vida de uma criança? O que fazer quando um filho da sinais de não estar bem? Como perceber? O que fazer? Que tipo de adulto essa criança pode vir a se tornar?