Maria do Sol

Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

umadissertadora 03/11/2016

Quero continuação ??
O livro é bem curtinho e apresenta uma linguagem boa e fácil, acho que o li em duas horas.
A história é sobre Pedrinho. Um menino que não recebia muita atenção dos pais, não possuía muitos amigos e sua única companheira era a babá Milena, que sempre foi como uma irmã mais velha. Um dia quando estava na casa de sua avó Pedrinho conhece Maria do Sol e é bem rápida a forma como se tornam amigos, porém Pedrinho é tomado por ciúmes e empurra a menina na piscina da casa de sua avó, o que o atormenta durante anos, pensando ser uma pessoa ruim.
Por anos Pedrinho vive atormentado por esse fantasma do passado, sem conversar com ninguém, se privando ainda mais da interação social com todos (pois assim ele achava que iria fazer mal a alguém). Fiquei triste por ele se culpar tanto em relação a um erro de criança, e fiquei mais triste ainda por ver como os pais eram ausentes na vida do menino. A babá e avó tentavam fazer de tudo para ajudá-lo e os pais não as levavam a sério quando diziam que algo estava errado com Pedrinho.
O final foi surpreendente para mim. Me fez refletir como às vezes acontecem coisa que não temos certeza, e como a falta de diálogo pode nos prejudicar. O que mais fiquei atenta nesse livro é em relação aos pais que insistiam que o filho não precisava de psicólogo quando na verdade essa era a melhor coisa que deveriam ter feito. Isso mostra como muitas vezes as pessoas têm aquele pequeno preconceito em ir ao psicólogo, "meu filho é completamente normal" "eu sou completamente normal, não preciso de psicólogo, não sou maluco, estou bem" são coisas que as pessoas insistem em repetir para não ter que procurar ajuda profissional e isso é algo que tem que acabar. Ir ao psicólogo é algo que todos deveriam fazer, afinal não temos que pensar em nos cuidar apenas fisicamente e sim psicologicamente também, quando a cabeça está ruim todo o resto também está.
Então deixo minha indicação para essa leitura agradável e a minha reflexão para tentar desconstruir um pouquinho esse preconceito em relação a procurar uma ajuda profissional para nos ajudar.