A Court of Wings and Ruin

A Court of Wings and Ruin Sarah J. Maas

Resenhas - A Court of Thorns and Roses

Florencia Hidalgo 04/03/2021

O que falar desse livro?
Sarah J. Maas conseguiu fechar o arco desses três livros muito bem, a conclusão foi muito boa.
Recomendo muito as pessoas lerem os livros dessa autora.

Bia || booktwt: @bia_whitethorn 14/02/2021

SJM- ACOWAR
Esse livro é absolutamente tudo! Cada livro q eu leio da Sarah me surpreende. Esse final foi tudo esse livro foi tudo! Eu recomendo essa série DEMAIS
10000/10

Xanda 14/02/2021

Melhor guilty pleasure
A palavra chave para essa série na minha opinião é catarse. O enredo, apesar de passar longe de ser ruim, é na verdade um tanto simples e muito pouco inovador. Mas a evolução dos personagens (não só da principal) é incrível. O livro é sustentado pelos personagens, que passam por tantas evoluções, e são tão bem construídos, que é literalmente impossível não se apegar a leitura. A autora desenvolveu-os com maestria, sensibilidade, cuidado e realismo. Os primeiros capítulos desse livro representaram pra mim literalmente uma das mais satisfatórias transformações que eu já vi em YA/NA independente de ser fanfiqueira e baixo nível, a evolução da Feyre durante os três livros é maravilhosamente tecida e sua personalidade é moldada e remodelada com cuidado, sempre com justificativa e excelente desenvolvimento. O êxtase que me trouxe em ver a nova Feyre foi no nível de voltar a ser adolescente e saltitar. Eu adoro a sensação de pegar o primeiro livro de uma série, conhecer uma personagem, e ao final do último livro eu me deparar com uma personagem completamente diferente daquela que começou a jornada e ainda assim sentir na pele que é a mesma pessoa e que esse resultado final sempre esteve lá, oculto nas entrelinhas desde a primeira página do primeiro livro, sem precisar que o autor(a) mastigasse demais isso para mim.

O enredo continuou simples e leve, mas extremamente satisfatório. Os plots twists funcionam perfeitamente e dá pra sentir que a autora planejou tudo desde o primeiro volume, então mesmo não sendo surpreendentes e chocantes, fazem perfeito sentido na história e fluem super bem. O talento da autora em tecer a narrativa prevaleceu, acho que ela foi honesta e sem altas expectativas, comprometida com o que queria e deveria entregar, o que gerou o bom resultado. Em alguns pontos não atingiu o mesmo nível do volume anterior, mas não teve grande decadência de um livro para o outro. Esse livro tem um dos melhores casais de apoio/secundário para mim, NADA diminui o meu amor por Cassian e Nesta. Passo pano para ela e fico choramingando quando vejo o Cassian, falando que o mundo é cruel demais para ele igual uma adolescente.

No volume anterior achei bom que haviam ficado ponteiras soltas sobre como a magia funciona nesse universo, pois achei que na continuação seria explicado mais a respeito, no entanto muitas regras e funcionalidades dos poderes dos personagens ainda estão em branco, talvez para autora desenvolver depois e vender mais livros. No entanto, a forma dela de relevar verdades e desenvolver personagens é tão fluida, fazendo parecer que tudo acontece quando deve acontecer, nenhum segundo antes ou depois, que não me importaria nem um pouco de ler mais livros dela a respeito. Fiquei um pouco incomodada com algumas passagens clichês, mas nada além do esperado. Também me incomodou bastante a grande quantidade de vezes que Rhys e Feyre estavam no ato, porque parecia ser apenas para "encher linguiça" para o livro ficar tão volumoso quanto os anteriores. Se não for do gosto pessoal de alguém, deve se preparar para pensar coisas como "De novo? Vocês fizeram a menos de um capítulo atrás. De novo? Tem gente morrendo nesse momento da história..."

Apesar de um tanto "fanfiqueiro" funciona maravilhosamente bem. Essa série é basicamente aquele tipo de história onde os personagens são tão interessantes que você quer cair dentro do livro e viver com eles, cada célula do teu corpo está ansiosa para saber o que eles vão falar um pro outro, e quando eles estavam machucados tudo que eu queria era proteger e consolar pessoalmente. Mesmo os personagens que eu não gosto, a autora conseguiu fazer com que eu me importasse o bastante com eles e suas histórias de vida. As cenas de barraco e lavação de roupa suja são hilárias também, meu lado dramático e baixo nível pediu para avisar que vale muito a pena. Eu altamente recomendo essa série para qualquer um que goste de se perder em universos fantásticos e que esteja disposto a ceder horas e mais horas de submersão em algo leve, gostoso, divertido, mas que ainda assim não é absolutamente nada raso, pelo contrario, super bem elaborado.

Madu 10/02/2021

saudades
reli depois de três anos e apenas saudades. Um bom fechamento para uma trilogia que acabou ganhando meu coração. Apesar de algumas coisas que não gostei os personagens desse mundo continuam sendo um dos meus favoritos, ansiosa para o próximo.

Nana 03/02/2021

a gift. all of it.
Eu não tenho palavras... O que eu posso dizer é que é impressionante e admirador como a Sarah J Maas é simplesmente o significado de ?desenvolvimento?. Do primeiro ao terceiro livro é claro o desenvolvimento de cada personagem e da história em si e é maravilhoso, incrível. Não foi uma, não foi duas, não foi três, foi INCONTÁVEIS vezes que eu me peguei de queixo caído e tendo que parar para respirar. Eu me senti lá. Esse livro, essa série, é tudo que almejo quando pego um livro, uma fantasia: fuga. Fuga da realidade, sonhar com os olhos abertos. Eu amei cada palavra. contém: choros, lágrimas e surtos

Maria18724 22/01/2021

Muito bom!!! Só estou dando 4,5 estrelas em vez de 5 pq depois de acomaf eu esperava um livro um pouquinho mais agitado. A leitura foi um pouquinho lenta durante os capítulos iniciais (só um pouco mesmo, já que li todas as 700 páginas em só 4 dias) mas mesmo assim foi perfeito!
Plots incríveis, que me surpreenderam demais e não me deixaram largar o livro!

Sophia1534 21/01/2021

O finale
Depois de duas semanas arrastando para ler esse livro, enfim terminei a saga (ou, pelo menos, o arco principal) da Corte de Espinhos e Rosas. Algumas pontas ficaram soltas, provavelmente para que a autora vendesse mais livros depois rs

O livro é um pouco lento no início e só fica emocionante mesmo no final. Isso fez minha leitura se arrastar, pois poucas coisas interessantes aconteciam.

A escrita, como nos outros livros, é focada no ponto de vista da Feyre, o que limita muito o que nos é mostrado. Muitas partes interessantes acontecem ?fora da tela?, porque Feyre não está lá para ver.

Falando nela, um detalhezinho besta que me incomodou: esse arquétipo todo da Feyre ser uma artista para mim não serviu de nada. O único traço artista dela é falar, em momentos aleatórios: ?hm, isso daria um boa pintura? e pronto.

O sistema de magia desse universo é uma bagunça. Alguns personagens tem poderes extremamente fortes sem explicação nenhuma, os poderes se esgotam em poucos segundos e voltam logo depois... Parece uma mistureba de Winx, Avatar, X-Men e Tinker Bell. E nem vou falar do conceito do Caldeirão, né? Um pouco patético KKKKKK

As últimas 100 páginas subiram a nota do livro para mim, porque de fato foram bem emocionantes e envolventes. Muitos plot twists (talvez até de mais), mas confesso que foram plantados estrategicamente desde o início, então gostei. Algumas pontas soltas sobraram e me deixaram insatisfeita, mas, como disse, acho que Sarah irá abordar isso em livros futuros.
adomelo99 23/01/2021minha estante
Noice

nana 19/11/2020

Perfeito!
Para mim, o melhor livro da saga, o "término" perfeito e épico que merecia ACOTAR.
Nessa obra, a Sarah aprimora ainda mais seus personagens (um dos pontos fortes da série toda, com certeza), trazendo um aprofundamento intenso a eles. Trabalhando ainda mais a Feyre, que tem aqui seu ápice, ela está incrível
Esse é aquele tipo de livro que você não vai conseguir largar e vai te deixar grudado na cadeira querendo saber logo o que vai acontecer, tem o equilíbrio perfeito entre tensão e ação, as duas muito bem trabalhadas pela autora. Inclusive, as batalhas foram umas das melhores que já vi em livros, gostei muito.
De modo geral, eu amei, para mim foi incrível ver esse "desfecho" (entre aspas porque tem mais coisa pela frente) tão bem feito.

Bia 21/09/2020

a grande guerra final, esse livro me deu tudo que eu queria e mais um pouco, ri, chorei, fiquei aflita, fiquei esperançosa, completamente incrível

sgwbane 01/09/2020

eu to...
gente do céu eu to sem palavras pra esse livro, tanta gente morre e mesmo assim no final ele dá aquele sentimento de final feliz, pqp mt bom leiam