Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Quequel 03/08/2021

Curti mais que a leitura original kkk
Peguei pra ler a HQ porque eu li American Gods e gostei muito do plot, mas achei a leitura arrastada, achei bem legal em quadrinhos, a história não perdeu muitos detalhes, continua ótima, mas achei a leitura melhor!

Cesar Garcia 04/09/2022

Um livro arrastado
O livro tem uma boa premissa, mas é muito arrastado, praticamente nada acontece e você fica lendo capítulos infinitos que não levam a lugar algum.
Esperava mais.

Mariguima 04/12/2021

Favoritinho
Deuses americanos é um daqueles calhamaços que dificilmente esqueceremos. A história é envolvente, a narrativa me conquistou demais, me apeguei muito ao protagonista e é uma pena que seja um livro único, pois gostaria de ler mais sobre ele haha, mas entendo e aprovo a proposta. Tornou-se um dos meus queridinhos da vida!
Pessoal, deuses americanos é um livro de Neil Gaiman, de quem eu gosto muito. Simplesmente amo seu livro chamado O Oceano no Fim do Caminho e suas HQs do Sandman estão entre meus favoritos da vida. E para não me decepcionar, Gaiman entregou mais um livro perfeito.
É uma ficção, baixa fantasia, envolvendo deuses antigos, como os pagãos, e deuses atuais, que seriam basicamente entidades que são muito veneradas atualmente, como por exemplo, a televisão. Sim, a televisão é um deus, por isso o título ?Deuses Americanos?, por que a narrativa acompanha os deuses cultuados e abandonados nesse país, Estados Unidos.
Se os deuses antigos foram abandonados pela crença da população, como eles se sentem? Os deuses novos e poderosos gostam dos antigos e fracos? Essas são duas das muitas questões abordadas nessa ficção de qualidade.
No meio disso, acompanhamos a vida de Shadow, um presidiário que está quase para sair da cadeira, ao qual sua esposa está o esperando em casa. Mas tragédias acontecem e sua vida muda drasticamente. É tudo puro e extremo azar? Ou faz parte de um plano maior? Enfim, essas questões só serão respondidas se vocês lerem o livro haha Eu adoro o Shadow, ele é quieto, sossegado, alguns até o chamam de bobão (mas eu discordo), ele é o que é, um querido. Muito corajoso, ele vai até o final com suas promessas e missões e ama muito sua esposa Laura.
Laura é uma personagem que não gostei no começo e bem no final do livro passei a gostar dela. Outro personagem muito importante nessa narrativa é o Wednesday, um enigmático senhor safado e muito ganancioso. Há muitos deuses nessa narrativa, dentre eles egípcios, nórdicos, africanos, entre outros. No entanto, as religiões atuais que mais são seguidas por fiéis no mundo atual, não aparecem no livro, como o cristianismo.
Além de acompanharmos as aventuras de Shadow, temos também histórias aleatórias com a temática de deuses que vieram para a América, ou seguidores dessas religiões que vieram para a América. São histórias extraordinárias, para vocês terem noção, umas delas é sobre um mulçumano homossexual (que é linda a história!!). Uma outra história que eu amei foi sobre um casal de gêmeos africanos que foram separados e vendidos para a escravidão, me emocionei muito.
O plot twist do final é muito bom, não esperava, foi realmente um susto para mim, mas fez total sentido. Para mim esse livro é quase um Percy Jackson, mais adulto e bem mais desenvolvido (o livro é de 2001). Não tem romance no livro, pessoal. Só esperava um pouquinho mais de guerra ao final do livro, mas sem problemas. Recomendo fortemente a leitura!! A introdução do autor nessa edição da @intrinseca é maravilhosa também.
Enfim, recomendo fortemente esse livro, sei que o @primevideo fez uma série chamada ?American Gods?, nunca assisti, mas pretendo ver logo.

Andy.Vasconcellos 09/08/2020

Top 5 da vida!!!
Minha primeira leitura do autor e já fiquei apaixonada. O livro me prendeu do início ao fim (mesmo eu tendo assistido a série primeiro). Alguns dizem que é um pouco lento, mas isso realmente não me incomodou.

Tamirez | @resenhandosonhos 17/10/2018

Deuses Americanos (Sombras #1)
Depois de ter lido o livro que dá origem a esse quadrinho no ano passado, fiquei fascinada pela engenhosidade de Gaiman ao desenhar sua narrativa. Apesar de sempre achar a escrita do autor bastante densa e os livros sempre serem mais lentos de ler, acabei por gostar bastante da proposta e, portanto, quando vi que ela seria lançada em quadrinhos fiquei logo interessada. Ano passado também tivemos a adaptação para série pela Amazon Prime, porém eu ainda não assisti e vai ser tarefa para riscar da lista esse mês, já que estou curiosa para comparar os três formatos e descobrir onde a trama funciona melhor.

Como já mencionei o estilo de escrita e como ele se apresenta pra mim, digo a vocês que me iludi imensamente em achar que por se tratar de um quadrinho, teríamos uma condução mais fluída. É claro que as ilustrações ajudam a dar vida e uma leitura nesse formato acaba sendo mais leve, porém, parece que a carga de Deuses Americanos reside muito mais na sua história do que na forma como ela é contada. Também foi denso caminhar por esses quadros que representam apenas um terço da história, já que serão três volumes ao todo. Decisão essa que achei bem acertada, pois proporciona que a trama seja melhor explorada e não haja tanta necessidade de pular partes para que se encaixe em um número aceitável de páginas.

Deuses americanos é uma história adulta que nos apresenta um protagonista afro-americano, nos seus trinta e poucos anos que estava cumprindo pena por um crime que se arrepende. Ele tem uma vida esperando do lado de fora e está otimista em recomeçar. Porém, nem tudo caminha nessa direção e seu caminho se cruza com Wednesday, um misterioso sujeito cheio de segredos. É fácil perceber que há algo “fora do normal” com ele. E ir, aos poucos, descobrindo a mitologia desse universo é a parte realmente sensacional.

Termos Deuses vivendo entre nós, sejam eles velhos ou novos, apresenta um questionamento bem legal que vai de encontro também a certas crenças de uma figura singular e inalcançável baseada somente em histórias e mitos que são recontados e repassados. Esses pontos são o recheio principal da narrativa, além de tentarmos descobrir exatamente de quem estamos falando, já que os Deuses variam dentro das diversas culturas. E também o fato do que é apresentado aqui estar relacionado diretamente com outras obras do autor através de ligações que podem ser bem explícitas e outras nem tanto.

Por ser uma história adulta e com um protagonista mais velho, passamos longe dos questionamento mais juvenis ou das milhares de perguntas. Shadow tem uma personalidade fechada e, após a perda da mulher, apenas aceita o que o destino lhe impor, seguindo em frente um dia de cada vez. É claro que ele se questiona sobre Wednesday e as muitas coisas estranhas que vão acontecendo ao seu redor, que beiram a insanidade em alguns casos, mas tudo isso com uma certa frieza e distanciamento. Para quem prefere narradores mais próximos, pode causar certo desconforto, porém gostei de ter essa perspectiva, pois meio que ela reflete um pouco da postura total da personalidade de Shadow, uma indiferença controlada.

Por termos apenas um terço da história há um limite sobre até onde vamos, porém acho que acaba em um ponto interessante que já deu tempo do leitor adentrar bem a trama e ficar intrigado pelo que está acontecendo. A narrativa em si não é cheia de ação, mas há vários picos de acontecimentos marcantes que ajudam a marcar o ritmo.

O traço é muito bonito e vária bastante também já que temos várias pessoas envolvidas no projeto. Há partes que retratam alguns mitos onde temos uma apresentação bem diferenciada e bastante cor, em outras partes temos uma visão mais opaca, e em geral são arte muito bem feitas e que encantam aos olhos do leitor. No final há vários extras para complementar também a experiência.

Acho que, por ter a história bem completa, o quadrinho possa ser uma boa opção para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram avançar com o livro ou preferem esse tipo de apresentação. Eu, particularmente, acredito que algo sempre se perde ao migrar de plataforma, mas fiquei muito satisfeita com o que encontrei aqui, principalmente em termos de fidelidade. Mesmo já tendo lido a história, ver tudo agora ilustrado me deu uma nova perspectiva sobre várias coisas, além de relembrar pontos importantes, já que faz quase um ano que li o livro.

Já estou ansiosa para dar continuidade a leitura e espero que os demais volumes não demorem tanto a sair por aqui. Com essa publicação também fiquei mais empolgada a encarar a série, que tinha ficado esquecida e também a trazer a resenha do livro que acabou ficando pra trás.

Então, se a história lhe interessa, acho que vale super a pena dar uma chance a apostar no quadrinho, pois mesmo não sendo uma edição em capa dura, está muito bonita e traz uma trama incrível de um dos autores mais queridos ai da atualidade.

site: http://resenhandosonhos.com/deuses-americanos-sombras-1-neil-gaiman/

Marcelle Silva 16/08/2021

Um dos meus favoritos!
Eu amei tudo nesse livro! A escrita, a historia, os personagens, as reflexões, tudo! É tudo simplesmente maravilhoso. O universo que Gaiman cria aqui é fantástico. É tão profundo e envolvente que certamente relerei. Uma leitura incrível!

paulo 11/10/2020

Mais um do Neil Gaiman que me encantou. Comecei na expectativa de ler algo similar a Harry Potter ou coisa do tipo, e terminei com a mesma sensação de quando finalizo um PKD.
Uma história que se movimenta a todo momento, que traz uma narração sensorial, e que, ao mesmo tempo, anda lentamente, de modo que você aprecie e esteja a par de tudo.

Deisy 24/04/2021

Não acredito que esse livro foi premiado
Quem merecia um prêmio por ter lido esse livro sou eu, um prêmio de paciência. Cheguei a abandonar a certa altura, depois resolvi insistir, mas acho que não foi uma boa decisão. É um livro com muitos problemas e como se não bastasse os enormes problemas de enredo ainda é um livro chatissimo.
Para começar o argumento principal do livro não se sustenta. No livro os deuses antigos estão em decadência, pois a humanidade perdeu a fé neles e deuses se alimentam de fé, os deuses antigos vivem pelas ruas dos Estados Unidos como pobres cidadãos, sobrevivendo em condições miseráveis. Inicialmente, o leitor compra esse argumento, eu também comprei, até que lá pelas tantas, Neil Gaiman, fala sobre como o deus da guerra teve que se sacrificar para sobreviver nos EUA. Neil Gaiman?! Kkkk Amado?! Você tá meio por fora da política estadunidense. Desconheço pais ocidental que mais entrou em guerra e conflitos nos últimos 100 anos. Se tem um povo no ocidente que tem fé na guerra esse povo é o povo estadunidense.
A mesma lógica poderia ser aplicada a outros deuses antigos em relação ao comportamento atual como a deusa da luxúria que poderia ser alimentada pela enorme indústria pornográfica ao invés de ser um pobre prostituta, por exemplo.
Outro problema do livro é o racismo presente no mesmo. De todas as formas que o autor poderia ter escolhido para representar o protagonista negro ele escolheu o estereótipo do negro grande, forte e burro. Essa não é uma interpretação minha, é uma característica colocada de forma insistente e desconcertante em todos os capítulos. Não é exagero meu, em todos os capítulos, alguém diz que Shadow é burro. Ele foi representado de forma tão servil que me incomodou. Ele simplesmente obedecia todas as ordens sem questionar. Em 2021 não dá pra passar pano nesse racismo estrutural, não é coincidência uma pessoa negra ser representada dessa forma.
Por fim, o livro tem capítulos e mais capítulos de pura encheção de linguiça. É um calhamaço que poderia ter sido um conto. Os personagens são muito mal construídos, a história de alguns deuses é fraca, a mitologia é mal explorada. É um livro de fantasia com pouca fantasia, o universo criado pelo autor nesse livro é um universo paupérrimo.
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Neil Gaiman e talvez seja o último porque fiquei meio traumatizada, foi um dos piores livros que li na vida.
Livia.Villela 26/06/2021minha estante
Meu deus esse comentário disse TUDO. Lendo o que vc escreveu e o que pensei, só consigo pensar numa coisa: esse livro foi obviamente escrito de uma perspectiva liberal! O que você diz das guerras e da indústria pornográfica é o ponto certeiro!

Talita 29/08/2021minha estante
Nossa, finalmente alguém mandou a real sobre esse livro, parabéns! E que livro chato da porra, socorrooooo

sabados 19/07/2022

muito bom! demorei um pouco para terminar de ler esse, mas isso foi por estar ocupada. é um livro forte, a história é envolvente e em nenhum momento desanimei com a leitura.

o plot twist foi um susto kkkkk muito bem construído. não esperava aquela virada no jogo, fui desconfiar só quando já tava prestes a acontecer. é uma experiência sensacional e me deixou curiosa para pesquisar e entender mais sobre outras religiões e culturas.

dei 4,5 porquê não gostei tanto do final. não é ruim, mas esperava mais.

luvrrcch 27/03/2020

Atemporal na contemporaneidade
Que Neil Gaiman marca de diversas formas as últimas décadas do sec XX e o que vivemos do sec XXI com sua escrita não é segredo, de Sandman a Coraline, de Oceano no fim do caminho a contos como Os Outros, Deuses Americanos chama de volta o adolescente que engoliu os livros de Rick Riordan para uma narrativa mais crescida, carregada de simbologia, com plot twists que estavam em sua cara o tempo todo, chamando atenção para um mundo antigo que perece diante os novos deuses. Gaiman critica o sistema com a sutileza de seu ser e a escrita fácil, com palavras que derretem em seu cérebro. Costura com facilidade narrativas mitológicas conflitantes como se tivessem nascido para serem contadas juntas. Gaiman te leva por recantos do submundo do nosso mundo como se você já os conhecesse.
Talvez esse tenha sido o livro que me levou de volta pra História. Obrigada, Neil.

Monica Quintal 17/07/2022

Incrível!
Que livro sensacional, sério. Tem uma riqueza absurda de detalhes, trama muito bem elaborada, com uma carga gigante de informação (principalmente pra quem é meio leigo no assunto, tipo eu), personagens que deixam aquela curiosidade/ansiedade pra saber o que vem por aí.
Apesar de ter visto algumas resenhas criticando o protagonista, entendo demais esse personagem. Mesmo a "apatia" ou a "indiferença" são formas de agir, na minha humilde opinião, ainda mais no universo do livro.
Adorei o desenrolar, o mistério e a tensão que são colocados desde o início da história.
Recomendo muito!!!

maria 15/07/2022

Confesso que eu esperava mais. Quem me recomendou o livro foi meu pai e confio muito no gosto dele mas parece que dessa vez não foi compatível. Não é que o livro é ruim, longe disso, mas ele tem muitas informações desnecessárias pro desenvolvimento, o famoso ?encheção de linguiça?.