Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Paulo 15/04/2023

Um livro que aborda crenças
Ler essa obra do Neil Gaiman só confirmou, para mim, o sucesso do mesmo. Os capítulos da primeira parte do livro são bem arrastados e até mesmo confusos em diversos aspectos, já que a maioria das respostas surgem somente nas últimas 100 páginas. Mas isso não foi um problema para mim que já conhecia essa dinâmica utilizada em outras obras do autor.

O nosso herói, Shadow, é um personagem bem cativante e acompanhá-lo em toda a trama foi bem dramático mas estranhamente divertido também, porém, sinto que desde o início ele sempre foi um personagem muito apático a tudo que estava acontecendo. Em certos momentos dava vontade de dar um sacode nele para ver se ele acordava pra vida.

O final é completamente inesperado, achei que o Neil usou a saída mais simplória possível e quebrou várias expectativas criadas ao longo do livro, mas ainda assim foi inesperado. A leitura do livro é super dinâmica e eu sinceramente não senti dificuldade de prosseguir em momento algum, pois a curiosidade do que estava por vir era muito maior do que qualquer descontentamento que eu tive.

Eu recomendo esse livro para geral, alertando para serem pacientes e não droparem no início, pois valerá muito a pena.

Cacau105 22/01/2022

Arrastado
Adorei as formas e situações em que os deuses são encontrados, a maneira como vivem no "mundo real". Realmente é uma infinidade de personagens, mas fazer o que. Gostei dos plots, porémmm, tudo é muito demorado, lento, e algumas partes são muito confusas.
Bia 22/01/2022minha estante
Tentei gostar da adaptação em seriado, mas não rolou não.

ThayAvalon 14/01/2022

Estranheza, e reflexão!!
Em 2001 lançava-se American Gods(Deuses americanos) lá fora, mas só veio pra cá em 2016, pela intrínseca! E eu tinha ele encalhado na estante desde 2017, devido a um sorteio que eu ganhei o exemplar, e devo confessar que eu esperei esse tempo todo e eu estava certa, acredito que agora eu estou mais madura pra absorver o que foi essa viagem lendo esse livro e na época talvez eu não tivesse curtido tanto. Essa edição é especial, esse livro virou série na Amazon.

Bom, a história fala sobre Shadow que esta na prisão logo no início e que um dia antes de cumprir o ultimo dia da pena, ele descobre que sua mulher Laura morrera em um acidente de carro. Nisso ele é dispensado no mesmo dia, e é abordado pelo Sr. Wednesday ( senhor quarta-feira), um cara estranho que quer contratá-lo para seus serviços. A partir dai, os dois viajam juntos por vários lugares dos USA. E logo ele se encontra entre uma guerra entre os NOVOS e os ANTIGOS DEUSES, em uma disputa por poder, mas embora seja o título Deuses Americanos, existem deuses Nórdicos, Africanos, Gregos, Europeus, e os primeiros Deuses que vieram com os colonizadores da América, e a ideia deles é completamente diferente dos outros deuses, de que o "surgimento deles veio com base na adoração das pessoas, as pessoas os criaram, eles não surgiram por eles mesmos mas sim foram inventados a partir da fé e oferendas e sacrifícios em seus nomes", deixando assim que com a crença destas pessoas eles surgiram e criaram forças para influenciar a capacidade humana. E, o contrário também acontece e está acontecendo no dado momento, se as pessoas "deixam de fazer oferendas e acreditar nos deuses, eles perdem a sua força e deixam de existir" ,essa ideia a gente já ouviu falar, que isto acontece em algum lugar, mas o pulo da história aqui , é que se os Nórdicos vieram para a América e trouxeram Odin, e na Europa algum povo adora Odin, pelos mesmos motivos, lá vai existir um "outro Odin que não será o mesmo da América que vai ser adorado pelos europeus, assim como Maomé, Buda, Anúbis... em fim , em diferentes povos e diferentes lugares serão criados outros deuses. E é nesse fato que vamos acompanhar esta guerra junto com o Shadow.
O enredo e o cenário aqui não é lá, essas coisas, mas a estranhes dele me prendeu. Eu sei que muita gente não curte por conta de como ele abordou o fato dos deuses nórdicos, mas acredito que isso vem bem mais do pessoal da pessoa que lê e acredita, do que de fato na abordagem do ator. Shadow aqui é um cara que é um pobre humano comum que enfrenta situações inexplicáveis e diferentes coisas que ninguém sonha conhecer, e se você para pra pensar nos novos deuses, eles alegam que são hoje em dia a "comunicação, internet, televisão, celular, hoje as oferendas são diferentes, são o tempo de vida perdido em frente a uma tela, etc...em fim uma reflexão, sobre os tempos atuais e deuses.

martem 07/04/2021

Neil Gaiman, meu filho.... o que foi isso?
Decidi ler Deuses Americanos por duas razões - a primeira delas foi porque eu queria finalmente imergir na leitura de uma obra de Neil Gaiman, pois até o início deste ano tudo que eu já havia feito era assistir a adaptações de suas obras e gostado bastante delas (Stardust, Good Omens), então eu precisava conferir o universo dele no papel; a segunda era porque, assistindo à série Deuses Americanos, acabei chegando num ponto em que eu não conseguia mais continuar a ver... logo, achei que seria apropriado partir pro livro que SEMPRE é mais denso e profundo do que a série!

Comecei a leitura no início deste ano e terminei hoje - o que demonstra que série e livro conseguiram me arrancar os mesmos sentimentos... Tanto na adaptação quanto no livro, há pontos em que a história se prolonga e se arrasta a ponto de eu não fazer ideia de pra onde eu estou sendo levada e, por muitas vezes, eu precisei me desgarrar dessa viagem de destino tão incerto e jornada tão entediante e desinteressante.

Quando eu me comprometi a continuar a leitura mesmo com essa sensação, eu fiquei impressionada com minha determinação - eu não sou essa pessoa, eu não me mantenho atada a uma história que não está me agradando. Ler é prazer e se não estou sentindo isso, perco o que me motiva a continuar.

Mas continuei. Gostava dos deuses que apareciam vez ou outra, achava interessante o conflito, a guerra para a qual estávamos nos encaminhando, queria saber o que aconteceria com alguns mortais e achava incrível (uma das coisas, se não a coisa mais incrível da história) a diversidade de deuses e culturas presentes na história - minha parte favorita era a vinda dos deuses à América, explicitando o quão forte são as crenças e também o quão poderosas elas são, capazes de aniquilar, criar e fortalecer divindades.

As partes em que não havia deuses, só Shadow ou Shadow com Wednesday eram partes que testavam a minha paciência: Shadow não é uma água límpida que o fundo e sua imensidão são visíveis, não. Eu sentia Shadow opaco... impenetrável. Se ele nada quisesse me revelar sobre si, eu nada dele conseguiria saber. Como se não bastasse isso, ele estava sempre acompanhado de uma criatura esquiva, escorregadia, que se recusava a revelar qualquer coisa, a menos que fosse da forma mais misteriosa possível.

A guerra estava acontecendo, mas acontecia fora das minhas vistas e da de Shadow, de modo que eu praticamente estava ignorando sua existência e, assim como Shadow, curtindo minha estadia na pacata Lakeside. Queria conhecer um pouco mais de Marguerite, de Chad, mas atambém queria entender o que diabos tinha de tão interessante em "As Minutas da Câmara Municipal de Lakeside 1872-1884"!!!

E, a partir desse ponto da história, eu não entendia porque eu estava lendo o que eu lia. O livro começou a se parecer com a vida: uma série de acontecimentos sem propósito e importância, completamente dissociados um do outro, que simplesmente ocorrem e existem. Passei um dia inteiro acompanhando a vida nem um pouco atrativa de outras pessoas, pensando "meu deus, quando voltaremos a ver os deuses e o conflito entre os velhos e novos?????"

Até que lá pra mais da metade do livro, a história deu uma guinada surreal! O conflito entre os deuses e a iminente batalha final me envolveram tanto que só me foi possível largar o kindle de madrugada quando finalmente acabei a história!

Tudo acabou se encaixando perfeitamente e eu nem lembrava mais do quão chato foi o caminho para chegar até aqui! Eu adorei o desfecho, não fiquei nem um pouco decepcionada, tudo fez bastante sentido e foi condizente com a essência das personagens.

Fecho a porta do universo de DA, sem remorso, tristeza ou mágoa, apenas resignação e contentamento.

Obrigada, Neil Gaiman!

Peterson 13/09/2020

Terei que reler!
Cheguei com tanta expectativa e desejo de ler esta obra, mas infelizmente escolhi o momento errado. Estava em uma ressaca literária onde não conseguia ler nada. Comecei a ler Deuses Americanos e logo fiquei envolvido com a história de Shadow, porém ao longo do livro fui travando e foi um sacrifício terminá-lo.
Depois de alguns meses me arrastando cheguei ao final... E QUE FINAL É ESSE? SENSACIONAL!!! Sinto que perdi muita coisa ao longo da história e fiquei empolgado para reler, mas com certeza esperarei o momento mais oportuno.

sabados 19/07/2022

muito bom! demorei um pouco para terminar de ler esse, mas isso foi por estar ocupada. é um livro forte, a história é envolvente e em nenhum momento desanimei com a leitura.

o plot twist foi um susto kkkkk muito bem construído. não esperava aquela virada no jogo, fui desconfiar só quando já tava prestes a acontecer. é uma experiência sensacional e me deixou curiosa para pesquisar e entender mais sobre outras religiões e culturas.

dei 4,5 porquê não gostei tanto do final. não é ruim, mas esperava mais.

maria 15/07/2022

Confesso que eu esperava mais. Quem me recomendou o livro foi meu pai e confio muito no gosto dele mas parece que dessa vez não foi compatível. Não é que o livro é ruim, longe disso, mas ele tem muitas informações desnecessárias pro desenvolvimento, o famoso ?encheção de linguiça?.

Vinny Britto 25/05/2017

Guerra dos deuses
Confesso que esperava um pouco mais desse livro, principalmente por causa da hype atual,com a chegada da série, porém deixo claro que está longe de ser um livro ruim.

Essa é minha primeira leitura do Gaiman, e apesar da história ser boa, achei arrastada em certos momentos. Gaiman se preocupou mais em contar o dia a dia de Shadow, mostrar o que ele come, o que veste, onde dorme, o que dirige, com quem conversa, essas coisas, e sempre melhorava quando Wed aparecia

Não sei se faz diferença, mas eu li a ""edição preferida do autor", que contém cerca de 12 mil palavras a mais do que a edição lançada no início. Em breve lerei outros livros do autor.

Malu 11/11/2020

Deuses...
Uma viagem pelos Estados Unidos, acompanhando Sahdow Moon e suas descobertas sobre os deuses (antigos e novos).
Neil Gaiman nos mostra como os deuses antigos podem deixar de existir e como os deuses modernos podem levar as pessoas a mudarem suas crenças.
Numa tentativa desesperada de sobrevivência, Wednesday faz de tudo para unir forças com outros deuses antigos e guerrear com os novos.
E Shadow, no meio de tudo isso, não sabe de nada e nem entende porque os deuses têm tanto interesse nele.
Uma baita história, que conta como os deuses antigos chegaram na América e como estaríam vivendo em nosso meio sem sabermos...
Recomendo...

Isadora.Brito 01/07/2021

Thank You Next
Perdi a conta de quantas vezes tentei essa leitura. Pelo que soube, o autor fez um estudo impetuoso para o livro, mas acho que foi tanto estudo que ele se perdeu um pouco na história. Apesar de o tópico ser bastante essencial, abordando diversas culturas, mitos e contos, o personagem principal é a pessoa mais morta (como o próprio livro cita) e perdida, e, infelizmente, nós também ficamos. O livro é cheio de referência e trocadilhos que não acrescentam tanto no enredo( e sinceramente não são pra lá de interessantes e trazem apenas uma alegria momentânea). Os contos no meio do livro se tornam melhores do que o próprio livro (essa parte admito que gostei bastante). Alem de criar- se uma expectativa gigante para no final acabar com um: ?é só isso??. Fiquei feliz que não fui a única a achar isso, mas espero ler outra obra do autor. Não leria este novamente e desejo ao Shadow um pouco de personalidade.

Ronan 27/11/2022

Eu amei cada segundo dessa leitura!!!

Neil Gaiman nunca me decepciona, esse livro tem uma ótima ideia muito bem desenvolvida, amei ir descobrindo os deuses e acompanhar essa jornada do Shadow. É um livro extremamente envolvente apesar de ter alguns momentos lentos, mas nem isso desacelera a leitura.

mhcavalcante 10/12/2020

Esta terra não é boa para deuses
Li esse livro já com uma idéia do que esperar. Com "Os filhos de Anansi" ainda um pouco fresco na memória, sabia que iria encontrar nesse livro personagens marcantes, toques de humor, referências a beça e mitologia muito bem escrita.

Deuses Americanos tem tudo isso. Shadow e Wednesday são personagens fáceis de se apegar. A dinâmica dos dois funciona muito bem. Os personagens secundários também são muito bem escritos, principalmente os "novos deuses".

A jornada, no entanto, é um pouco cansativa. Em muitos momentos me peguei voltando a página pra reler e me concentrar. Esse livro também me causou certa ansiedade. Quando parecia que iria revelar quem Shadow era ou o que ele fazia, logo esfriava de novo e eu ficava sem respostas. Fora que tem muitas coisas de mitologia específicas que Gaiman não explica e que me deixaram um pouco desnorteado.

Tudo ficou acumulado pro final, mas as revelações foram surpreendentes pra mim, não esperava a maioria das coisas que aconteceram.

No geral, o final melhorou um pouco esse livro para mim. Talvez seja a expectativa que criei após ter lido Anansi (que foi um livro que me divertiu mais) que me deixou um pouco em dúvida sobre esse, mas também foi uma boa leitura.