Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Fernanda.LeAncio 12/08/2020

Intrigante
Achei uma temática muito legal, essa disputa de deuses antigos e novos, mas penso que vou fazer uma releitura em algum momento, fiquei com a sensação que deixei passar alguma coisa.kkkkk

mystxxrio0 08/09/2020

Gostei, mas...
Então. Essa leitura foi pra mim cheia de altos e baixos. Muito gente idolatra essa história e eu fui cheio de expectativa porque realmente muita gente falava bem. Me decepcionei muito porque achei a leitura arrastada e os capítulos enormes não contribuíam nem um pouco. Acabou que consegui pegar o ritmo da leitura mas ainda assim não achei o livro nada demais. O final não me surpreendeu e eu acho que a história não é tão memorável quanto dizem. Apesar disso gostei muito de como o Gaiman aproveitou bastante das mais diversas mitologias para construir a história. Sou fissurado em mitologia, qualquer que seja, e o uso dela nesse livro é espetacular. Foi meu primeiro contato com o Neil Gaiman depois de ter ligo algumas revistinhas de Sandman. Agora lerei Lugar Nenhum mas já estou indo sem expectativas por conta da experiência com este aqui. É um livro ok, e só isso.

Larissa Bispo 06/09/2020

Deuses, cuidado com o inverno
Esse foi meu primeiro contato com o autor e preciso dizer que o que me motivou a ler foi a série da Amazon Prime Vídeos. Comecei a história sem me aprofundar muito porque queria ler antes de assistir a série de TV e me SURPREENDEU DEMAIS, eu jamais imaginei o rumo que a história tomou, como também não pensei que fosse me afeiçoar tanto ao Shadow. Gostei tanto da narrativa, dos personagens, das intrigas e do PLOT no final que virei fã. E cuidado novos Deuses, os antigos podem está esquecidos mas ainda são perigosos...

Elvia 01/08/2020

Deuses do Panteão mundial. Brilhante, incrível, estranho.
Poucas vezes terminei um livro me sentindo assim: acabei de deixar um amigo. Isso aconteceu com IT e agora com American Gods. Fico repetindo pra mim. "Que livro, que livro". Sinceramente me faltam palavras, mas ao mesmo tempo sinto como se fosse escrever sobre ele infinitamente. Livro lindo. Capítulo 16 minha gente, chorei litros. Mas isso tem a ver com quem sou e com as coisas que gosto. Eu não lia um livro de ficção tão cheio de mitologia hà anos. Lembro que o ultimo que me deixou assim foi "The mummy", escrito pela Annie Rice, mas ainda assim tinha sido um mergulho raso. Amo mitologia, especialmente a egípcia e a Hindu, li um pouco de mitologia Nórdica com ele também, Neil Gaiman, e vi que é tão especial quanto divertida. Ler mitologia Nórdica e Deuses Americanos juntos me abriu a mente. Tem gente que não gostou do Shadow, mas ele é muito especial. Mas de todos os deuses gostei mais do Anansi, o aranha, vou ler mais sobre ele. Os deuses egípicios são incríveis, fiquei muito fascinada e certamente eu revisitarei meu amigo em um futuro próximo, li o livro 19 anos depois da primeira edição e faço parte dos leitores que esperam para rever o shadow. Enquanto isso não acontece vou ler The Sandman, e com certeza tudo que ele escreveu que eu conseguir por as mãos.

belless 19/02/2023

Deuses americanos
Em Deuses americanos seguimos a história de Shadow, um ex presidiário que se junta a Wednesday, um Deus que se prepara para uma batalha de deuses antigos e novos.

Uma leitura complexa e bem escrita, nos deixa intrigados do começo ao fim. Personagens muito bem construídos e narrativa espetacular.

Ler esse livro foi uma mistura de emoções e e puro choque com o decorrer dos acontecimentos. Definitivamente uma leitura que recomendo.

Neil Gaiman nunca decepciona.

Kérolin 06/06/2021

Livro para nunca ser esquecido
Eu sabia que iria gostar do livro, até porque é o Neil Gaiman, mas confesso, que me hipnotizei pelo livro muito mais do que poderia esperar. Mesmo sem nunca ter pisado nos Estados Unidos, senti um pingo de realidade, foi uma viagem incrível (não posso ignorar o fato que vivemos no mesmo continente, no ?mundo novo?).
Eu sou muito leiga em relação a história dos deuses, conheço só alguns. Fui pesquisando sobre eles conforme eles iriam aparecendo na narrativa. E que experiência. O Neil Gaiman me deixou fascinada pelo assunto, sempre querendo ler mais sobre. E a forma como ele foi colocando os deuses durante a história, como foi criando os deuses novos, tudo fazendo tanto sentindo, parecendo assustadoramente real, foi incrível.
Outro detalhe, que me fez querer roer as unhas, foi o plot twist nos últimos capítulos. A história de Lakeside, era óbvio que tinha algo errado lá, mas toda ansiedade que isso me causou e o fim que acarretou foi magnífico.
Que livro!

Fabius 03/01/2023

Neil Gaiman em forma
Para mim, a obra máxima de Neil Gaiman é e sempre será Sandman. Mas gosto muito de suas experiências na literatura, com sua criatividade fora do comum, sua cultura "pop" que sempre proporciona ótimas obras de ficção, com destaque para os contos de "Coisas frágeis".

Mas voltando a Deuses americanos. Este livro contém: viagens pelo "fundão" dos EUA e a beleza das cidadezinhas americanas; truques de mágica; pessoas que voltam do túmulo; lutas pelo poder; e deuses, claro.

A questão a que o autor se propõe: se [digamos que] há, ou havia deuses na Europa, o que acontece quando as pessoas de lá migram para outro continente? Elas trazem [a ideia d]esses deuses consigo? E, passando a existir tais deuses na América, e não havendo a veneração que no Velho Continente havia (sua verdadeira fonte de poder, já que a crença no símbolo torna o símbolo real), o que acontece com esses deuses por aqui?

Essa talvez seja a questão principal, mas ao longo da trama conhecemos personagens carismáticos, cheios de nuances, começando pelo protagonista Shadow.

Atenção para os trocadilhos (que o tradutor tentou manter o máximo possível, conforme nota ao final desta edição), os nomes, as dicas ou referências que povoam a narrativa e a tornam mais rica.

Um romance cheio de reviravoltas que nos prende do começo ao fim.

Livia.Villela 26/06/2021

Err..
Depois de mais de quinhentas e cinquenta páginas, confesso que não sei bem como começar essa "resenha". Acho que posso começar falando que não gostei do livro, caso não seja óbvio por conta da nota que dei. Eu dei 2,5 quase que de raiva. Poderia muito bem dar um 3, penoso, mas dava; mas como pode alguém ter uma ideia tão magnífica e executa-la de forma tão incompleta e insatisfatória?

Como disse, não gostei do livro, mas entendo o que leva alguém a gostar. Para começar, a idéia é incrível. Incrível, mas muito difícil de se executar e mais difícil ainda de não se perder no meio dela. Há tantos deuses. Tantas tradições. Tantos mitos, histórias, tantas culturas. Trazer todos numa só história parece, no mínimo, difícil. Nem mesmo quinhentas páginas conseguiriam sustentar desenvolver todas essas tradições e culturas. Por conta disso, senti que ficou um pouco confuso e um pouco vazio. Como falar de uma mitologia, sem realmente falar dela? Colocá-la como protagonista?

Outro problema de falar de tantas mitologias ao mesmo tempo, é se perder nelas. Tanto eu, lendo, quanto Neil Gaiman, escrevendo, sinto que ambos nos perdemos eventualmente nessa narrativa. Talvez uma melhor ideia fosse estreitar essa narrativa. Selecionar um pequeno número de mitologias. Acho que, para o autor, pareceu algo coeso, já que ele entende de todas as tradições que procurou falar sobre, mas realmente parece caótico e sem sentido para quem conhece pouco. Toda hora um novo deus era inserido, e eu entendia tão pouco dele, como dos outros.

Outro ponto interessante é como o autor trata de todas as tradições, povos e culturas que estão envolvidas na formação dos Estados Unidos. Ninguém nunca se aprofunda na discussão dos EUA a partir da visão multicultural e isso eu posso apreciar nesse livro. Gosto das histórias desconexas, mas que tem sim conexão com a principal, que falavam sobre momentos do passado, quando certos deuses foram trazidos à América. Mas mesmo essas às vezes se tornavam um pouco confusas. Talvez dar nome aos bois ajudasse um tanto.

No início, como disse, eu até poderia dar um 3 para esse livro por causa de tudo isso que estou dizendo, mas então o livro se tornou totalmente massante, lento. Por momentos parecia mais um romance sobre vida cotidiana do que um livro de ficção sobre mitologia, regionalidade e tradição. Se tornou extremamente lento, arrastado.

Outra coisa que enfraqueceu tudo isso para mim foi esse protagonista sem personalidade, sem pontos fortes, sem presença. Eu me senti exatamente como Laura em relação a Shadow: sequer dá para sentir que ele estava vivo. Ele parecia não ter opinião própria, pensamentos próprios, aceitava tudo que era jogado em seu caminho, era estagnado, vazio, morto. Parece até um personagem escrito de maneira preguiçosa e conveniente, já que tudo poderia acontecer a ele e ele nem ligaria. Nem quando algo parece mudar no interior dele eu senti qualquer mudança. Para mim, continuava completamente morto.

Muitas cenas eu não consegui decodificar, muitas coisas pareceram ficar sem resposta e o final, para mim, foi abrupto e vazio demais. Personagens demais, alguns sem explicação de ser. Sequer houve um aprofundamento nos ditos novos deuses, eu me senti realmente desamparada.

Enfim, consigo ver como alguém possa gostar dessa obra. Consigo mesmo, mas não consigo sentir o mesmo. Posso apreciar alguns pontos, mas não consigo dizer que esses pontos superaram todos aqueles de que não gostei.

Enfim. Enfim. É uma opinião um pouco polêmica, porque é um livro bem amado. Mas enfim.
De qualquer forma, foi uma leitura interessante. Apesar de, depois da metade, sentir que estava só me forçando a continuar para entender o final.
Isadora.Brito 01/07/2021minha estante
representou tudo que eu senti, de uma forma ótima! acho que o Neil estudou tanto para o livro, que ele esperava que nós soubéssemos o mesmo que ele e tirássemos nossas próprias conclusões! Sendo que era pouca informação sobre tanta coisa. E laura foi a melhor personagem

Guilherme909 15/04/2023

O Livro do Conto de Fadas
Três podem guardar um segredo, se dois estiverem mortos (Ben Franklin).
Não confie em Wednesday. Antes mesmo de começar a ler este livro
Recebi esse intrigante conselho estou na pagina 300 e não sei porque Shadow ainda acredita nele. Mas let's go

Finalmente concluir essa leitura a dois dias atrás. Achei muito interessante, O anonimato da identidade de Shadow e a maneira como o autor incorpora a personagem na história
Faz com que nossa personalidade se mescle a dele. O autor meio que induz que você se questione em 1° pessoa, na pele do próprio personagem. Ainda não assisti a série mas pelo que li em fanpages. American God trás para as telas detalhes que no livro só sendo exímio leitor para perceber. Algo positivo fora sobre a cor de pele do Shadow. No livro já momentos que ele é chamado de homem branco. Talvez pelos "traços finos". Mas o autor descreve Shadow como alguém de pele morena cor de café. Algo voltado para o marrom. E a produção da série levou em consideração esse detalhe escolhendo um ator negro para o papel principal achei muito positivo. Amei a maneira como o Gaiman mescla as diversas religiões ao redor do mundo

João 08/03/2018

Um feijão dentro de um pote de sorvete
Sabe aquele pote de sorvete maravilhoso que você vê quando abre o congelador e sem saber que dentro dele está o feijão guardado para conserva? Pois é, eu senti essa decepção ao terminar de ler Deuses Americanos. Isso tudo por conta da maneira como o desfecho da história foi conduzida.
O autor foi muito feliz durante o decorrer da história com personagens cativantes, misteriosos e com muita carga cultural. Seja ao descrever a história dos escravos que foram traficados para América, seja pelos imigrantes europeus e africanos que procuraram o ''Novo Mundo '' para terem uma segunda chance ou mesmo para ampliarem seus negócios. A história de Shadow e Laura foi sempre o ponto mais baixo de toda a história. Os dois personagens não conseguiram me cativar, embora tenham sido de grande importância para o enredo.
Durante toda a leitura foi inevitável destacar as comparações feitas com a série, e nesse ponto me surpreendeu justamente o fato de a série ser melhor construída, pelo menos até onde ela parou. Não sei o que está por vir na série, mas na comparação direta, alguns personagens do livro já deveriam ter morrido e justamente essas mortes no livro também deram um caráter duvidoso a leitura. Personagens estes eu foram bem utilizados na série.
Até o final, a história me prendeu bastante, mas no ápice, a partir da ''vigília'' de Shadow, o livro perdeu o rumo e a qualidade dando um desfecho aquém daquilo que foi apresentado na história que foi construída. Nem a reviravolta final salvou o tropeço que foi o não-acontecimento da parte da história a qual fomos preparados durante todo o livro. Nesse momento me lembrou bastante o final da Saga Crepúsculo, onde todo esperavam a batalha final e o que foi entregue foi, na verdade, uma grande piada.
Laura Regina - @IndicaLaura 24/05/2018minha estante
Concordo contigo, João. Também tive a sensação de um final corrido, sem muitos detalhes sobre as resoluções. Fique até mesmo confusa em alguns pontos, como se o autor tivesse corrido para acabar logo. Também senti falta de mais descrições da batalha - passamos tanto tempo esperando por ela, mas não sabemos quase nada dela em si...

Paula 12/06/2018minha estante
Nem cheguei ao final, pois li metade do livro e não senti que nada me cativava. Acredito que sejam os personagens principais dele, são sempre muito entediantes, li alguém que escreveu na resenha que era um personagem que aceitava coisas bizarras sem nenhum questionamento, sinto que seja isso.

c a r o l 08/08/2018minha estante
undefined

Lettuce 15/11/2020

Deuses americanos é simplesmente uma obra de arte Neil Gaiman conseguiu misturar várias mitologias e ainda fazer um livro incrível

Tawane.Sudan 14/03/2023

Uma proposta muito boa mas...
A proposta do livro sem sombra de dúvidas é o que tem de melhor nele.

Pensar numa guerra entre deuses antigos e novos é muito interessante, tendo em vista a maneira como as pessoas e o planeta tem adoecido.

A linguagem do autor é fácil, ler sobre deuses e histórias mitológicas é bem legal mas acaba ai. Nenhuma emoção, nem mesmo na guerra tão prometida. O desenvolvimento do livro é lento quase parando, mas tem suas partes boas e por isso um 2.5, mas nem mais nem menos.

Lilian 03/10/2021

Eu já tinha assistido a série e tinha me apaixonado..porém agora que li o livro estou completamente encantada?é um tipo de leitura que te prende e surpreende!! Vale muito a pena a leitura.