O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Valério 06/03/2018

Jesus como homem
Não sem razão, Jesus é quase sempre visto como uma Divindade.
Mas ateus, agnósticos e até mesmo aqueles que crêem, mas mantém-se afastados, já pararam para analisar Jesus como homem - e não como Deus.

Se não acredita em Jesus como Deus, ao menos já parou para ouvir o que Ele tem a dizer - como homem?
Se deixar o preconceito que muitos tem contra religiões de lado e analisarem as lições de Jesus como o filósofo que foi, muitos ateus certamente o admirariam e seguiriam sua lições.
E "O homem mais inteligente da história" segue este caminho.
Um grupo de estudiosos, sendo dois ateus e dois religiosos, se propõem a fazer uma análise criteriosa da inteligência de Cristo.

Afirmo que não se deve ouvir a Cristo por ele ser Deus.
Mas basta analisar com critério suas lições e a conclusão a que se chega dificilmente será diferente.
Se não é Cristão, tente entender as mensagens. Mesmo que não vire Cristão, é impossível não reconhecer a perfeição dos preceitos Cristãos. Não os preceitos religiosos - pois religiosos muitas vezes deturpam os conceitos Cristãos. Mas uma análise sincera, uma imersão na filosofia de Jesus.
Se podemos estudar outras grande mentes que habitaram o mundo, porque não analisar a mente de Jesus com o mesmo propósito? Determinar o alcance de sua filosofia, sua aplicabilidade na vida diária e os efeitos que adviriam?
Há coerência em suas palavras? Conseguimos imaginar os efeitos de segui-las? Podemos estudá-las como estudamos o que disse Sócrates, Platão?
No livro, a análise foca mais na inteligência emocional de Cristo. E este é o primeiro de três volumes programados.
Achei a escrita descomplicada, especialmente para quem ainda não tem muito contato ou não se aprofundou no Cristianismo. Para quem já fez análises e reflexões profundas, o livro pode às vezes parecer um pouco superficial - mas nunca supérfluo.
Traz insights preciosos. E leva à uma análise de Jesus como homem, que é como ele se apresentou a nós.
Ansioso pelos próximos volumes.

Ana 26/03/2018

Incrível
Temos tanto a aprender com Jesus... Se não pela religião pela sua inteligência emocional!

Amei o livro e espero ansiosamente pela continuação - sobre o Sermão da Montanha!

Denis Oliveira 11/06/2018

Super recomendo
Ao analisar a mente e as emoções de Jesus, Maria entre outros personagens históricos, através do livro do Dr. Lucas escritor do evangelho de Lucas, Marco Polo um Psiquiatra e Gestor da emoção, nos leva a uma viagem extraodinária pelo planeta emoção.
Mergulhando profundamente nas águas da emoção, somos levados a assuntos extremamente impactantes que transformam as vidas de quem as contempla!
Jesus não é apenas nos ensina que Ele era filho de Deus, mas tbm nos mostra que é filho da humanidade!
Ele sem dúvida foi e é o homem mais inteligente que já passou por essa terra!!
Leitura indispensável para quem deseja viver uma vida cheia de alegria, paz e intensamente a vida em todos os seus aspectos!
Estou ansioso para ler o segundo volume desta obra prima!

Su 23/07/2018

O homem mais inteligente da história é um livro que aborda a vida de Jesus sob a ótica sociológica e psicológica. Sempre me interessei pelo livros do Augusto. Sendo assim, não poderia deixar de ler esse.
Marco Polo é um psiquiatra bastante conceituado, graças a isso é convidado para participar como ouvinte de uma reunião na ONU – Organização das Nações Unidas, cujo objetivo é encontrar soluções viáveis para estancar a violência ao redor do mundo. Após várias considerações, principalmente de ministros, presidentes e parlamentares, ele decide se manifestar. Marco Polo afirma que, para não nos tornarmos uma espécie inviável, precisamos aprender a caminhar no planeta emoção. A educação necessita ensinar as futuras gerações a gerir as suas emoções, precisam educar o Eu. Questionado se os grandes pensadores da história sabiam gerir suas emoções, Marco Polo diz que todos aqueles que ele já estudou apresentavam problemas na área emocional. Após isso, um líder do Parlamento britânico pergunta se Jesus sabia gerir as suas emoções. Ao que Marco Polo responde que, por ser ateu, não discute questões religiosas. Devido a sua resposta evasiva, uma psicóloga o desafia a estudar a mente de Jesus sob a ótica das ciências humanas. Essa psicóloga acaba por ser sua esposa, Anna.
Algum tempo após isso, Anna contrai uma doença pulmonar que acaba sendo mais grave do que eles pensavam a principio. O filho do casal, Lucas, está passando férias com o avô, Amadeus. Ao pegar o celular para lhe informar sobre o estado de sua mãe, ela pode morrer a qualquer momento, Marco Polo recebe outra noticia desagradável, Lucas foi preso por porte de drogas. Devido ao estado grave de sua mãe, ele é liberado, tendo que apresentar-se a um Tribunal posteriormente. Assim que Lucas e o avô chegam no Hospital, o médico os informa que Anna faleceu.
Após seu discurso na conferência da ONU, Marco Polo se tornou consultor da organização. Dessa forma, ele é convidado para falar sobre o planeta emoção em um congresso internacional em Jerusalém. Assim como na reunião da ONU, ele foi questionado se Jesus sabia gerir suas emoções. Após muita resistência, Marco Polo decide formar uma mesa-redonda para estudar a personalidade de Jesus. A mesa seria formada por dois teólogos e dois neurocientistas ateus, Marco Polo e um amigo.
Augusto Cury fala com muita propriedade sobre a psique de Jesus, afinal ele estudou o assunto por quinze anos, de acordo com o afirmado no prefácio. Ainda assim, como já li a sua série Análise da inteligência de Cristo, achei o assunto bem repetitivo, esse livro não traz nada novo. A única diferença é a forma da abordagem, agora Cury traz o assunto dentro de um romance. Vale lembrar que Augusto Cury é um psiquiatra escrevendo um romance. Sendo assim, não esperem muita fluidez da história. Ainda assim, acredito que ele conseguiu passar a sua mensagem - Jesus Cristo foi um personagem histórico riquíssimo do ponto de vista psicológico.

“Mas, por incrível que pareça, o próprio Michael, que sempre fora tão cético, resolveu tecer comentários filosóficos sobre essa tese:
– Seria fascinante se o personagem que estamos estudando não fosse fictício, mas real: um homem que tivesse nas mãos o poder político e religioso que os líderes jamais tiveram, mas que os recusasse cabalmente, desejando apenas ser humano.
E como ser humano desejasse transformar a humanidade... Muitos que aderem às mais diversas religiões querem ser deuses. Mas Jesus tinha fome e sede de ser humano! – argumentou o teólogo estadunidense.”

paulo_Wt 23/07/2018

Vale a pena
Li pela segunda vez, pois, eu gostei muito do livro desde a primeira vez que o li, recomendo muito a leitura.

Carol Souza 04/08/2018

Interessante
O livro é uma análise interessantíssima da mente de Jesus, não Jesus como Salvador, ou cristão, mas o Jesus quando ser humano que foi vitorioso em suas provações simplesmente por ter sabedoria para gerir suas emoções..
O livro é riquíssimo, gostei da forma de abordagem que Augusto Cury utilizou, com a história dos estudiosos e da mesa redonda..

Claudinei 10/10/2018

É Primordial administrarmos bem nossa mente e emoção!
Encerro mais um livro de Augusto Cury, provavelmente seja o autor nacional que mais li até o momento , e mesmo este livre sendo mais do mesmo, não me canso de admirar a simplicidade com que esse renomado pesquisador e explorador do "Planeta Emoção" nos cativa e nos faz refletir com seus textos! É como um estalar de dedos e seus jargões do tipo "O dinheiro compra a cama, mas não o sono ..." te fazem observar a vida e o ser humano em uma perspectiva diferente.
Nesse 1° livro do que acredito ser uma trilogia, vemos um personagem já conhecido criado pelo autor, o Psiquiatra Marco Polo, aquele mesmo do livro "O futuro da Humanidade" do mesmo autor, porém aqui já mais experiente, alcançou sucesso internacional na carreira e o sucesso na vida familiar, porém a vida sempre trás reviravoltas, a eterna roda gigante e mesmo sabendo lidar de maneira racional com essa inconstância da vida, o protagonista dessas páginas ao viver um drama familiar irá aceitar um desafio e se aventurar a estudar a mente de um dos personagens mais enigmáticos da história, Jesus Cristo, deixando claro, que o faria sob a perspectiva da ciência humana, mais precisamente a psicologia e a psiquiatria , o famoso pesquisador vai surpreendendo a sei mesmos e seus companheiros de estudo a medida que vai descobrindo um alguém tão humano quanto nós todos, cheio de qualidades que o tornam o maior homem da história e que ainda assim não queria holofotes, apenas doar-se em amor pela humanidade, vemos que mesmo não seguindo a direção imposta pela religião (Isso não é uma critica negativa, pois também sou religioso) é possível seguir seus passos e exemplos para se tornar um ser humano melhor a cada dia!
Como eu disse no começo , a escrita do autor é simples, algo que sempre sinto falta em seus livros é a descrição mais detalhada dos personagens, talvez o autor por sempre incentivar a liberdade da imaginação criativa faça isso de propósito, mas particularmente falando é algo que eu gosto nos livros. Compensa e muito viajar nessa leitura.

Glaucip 30/04/2020

A obra de Augusto Cury, narra a história de Marco Polo. Um psiquiatra ateu que é especialista em análise do funcionamento da mente. Marco Polo foi desafiado inúmeras vezes a estudar a mente de Jesus Cristo. Depois de muita resistência ele aceita o desafio, e é realizada uma mesa-redonda com os mais renomados homens da ciência e da teologia. E é a partir desses encontros que os participantes e espectadores se surpreendem com o homem que até então era conhecido apenas pela pespectiva religiosa

Yyyy 03/06/2020

É um livro bom, porém demorei muito para terminar de ler. Mesmo me sentindo instigada pela leitura, sentia que era uma leitura meio maçante.

Juliene 23/06/2020

Surpreendente
O livro me surpreendeu muito, aprendi muito sobre inteligência emocional e sobre o homem Jesus como gestor da emoção

jessyoliveraes 11/07/2020

Não é auto ajuda
Eu a muito tempo me afastei das leituras desse autor. Faz tempo que não me encontrava numa vibe de livros de auto ajuda. Porém, quando apareceu gratuita no Kindle pela Amazon resolvi que deveria dar uma chance. De primeira achei que fosse uma auto ajuda, para nos mostrar o perfil de Jesus Cristo e para que pudéssemos seguir esse seus passos. Mas ele me surpreendeu ao fazer disso uma história. Se trata de uma aventura, uma aventura gostosa de ser imaginada, e que não termina aqui nesse livro (sim, tem um segundo livro para continuar a história iniciada nesse). Para mim, valeu muito a pena eu ter decido dar uma chance a leitura. Pois me intriga MUITO a análise feita pelos personagens. Você que gosta de teorias e releituras sobre os livros da Bíblia, no mínimo achará curioso cada ponto levantado aqui. Gostei.

Gabriela 01/12/2021

Muito emocionante
A história e otima, me envolveu muito! Tem otimos questionamentos e me fez pensar muito sobre muitas coisas

luiza 25/05/2024

Nunca tinha lido nada de cunho religioso mas me surpreendi.
Com certeza vou ler mais livros do autor e terminar esses livros de Marco Polo

Ju_limma 20/03/2022

Gostei muito!
Difícil solta-lo...
Me prendeu, intrigou e encantou!
Quero muito ler a sequência...
Amei os dois pontos, os estudo sobre Jesus, e a vida de Marco Polo..
Impossível não se identificar e se emocionar com a questão do filho...