O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Victor.Lobo 02/08/2021

Muito forte!
Um livro essencial para aqueles que buscam ao Senhor Jesus, muitos pontos extraordinários que nos leva a ter uma imersão muito maior na palavra de Deus!

Pedro 05/08/2021

Obrigado Cury!
Cara, que livro bom! Cury une ficção com estudo bíblico, suspense e ironias de um protagonista muito bem desenvolvido. Eu adorei esse livro do começo ao fim e aprendi muito com ele.

cindybeverly.ro 03/08/2023

Boa leitura
Essa leitura me surpreendeu, apesar de em alguns momentos me incomodar com algumas metáforas e acontecimentos sempre com uma lição para o momento exato dos personagens. No geral é uma boa leitura, fácil e envolvente.

Karol 21/09/2021

Uma das histórias mais lindas que já li.
Nunca me emocionei tanto com um livro! Essa leitura me trouxe um turbilhão de emoções, me fez refletir sobre os mais diversos parâmetros da minha existência e principalmente, me fez enxergar Jesus por um ângulo ao qual eu nunca tinha pensado: de um ser humano para outro ser humano. Me tornei ainda mais apaixonada pela mente humana, pela mente do homem mais inteligente da história. ?

kethelyn 05/10/2021

Finalmente!!
Eu tô quase chorando de alegria por ter finalmente terminado esse livro, ele em si é curto, mas acabei no meio da leitura me interresando em outro livro, mas a história dele é bem boa, se vc é cristão principalmente vai gostar bastante, o meu tá cheio de marcações.

Apesar da minha demora pra voltar a ler os capítulos, isso foi bom de certa forma pois acabava absorvendo mas os assuntos.

É um livro que fala sobre vários assuntos apesar de ter foco no estudo da mente de jesus.

Bella.Sprengel 13/10/2021

O conteúdo discorrido no livro foi muito bom e interessante. Porém é difícil ter que lidar com a escrita do autor. Faz com que o livro seja cansativo de ler. Porém indico para quem quer entender Jesus de uma outra perspectiva.

Carlos.Abreu 26/10/2021

Imersão
A mais completa imersão que eu já tive ao ler sobre Jesus. Com certeza a melhor apresentação de uma possível história plausível e que de fato nós faz pensar que foi a realidade. Se isso não veio de uma inspiração divina, digo que Cury acertou em cheio nos seus trilhos e letras.

Di Morais 27/11/2021

O homem mais inteligente do mundo
Conta a aventura de um médico psiquiatra pesquisador e ateu que aceita o desafio de analisar o comportamento de Jesus, a partir da perspectiva da ciência.

Sales 14/01/2022

Como lidar com as emoções.
É um livro que merece ser lido.nos traz uma sabedoria muita significa. Nós faz pensar em nós ;nas nossas formas de encarar as adversidades da vida.de lidar com situações difíceis .de filtrar nossos estresses ; de reinventar de nós recriarmo s diante de situações caóticas. De comteplar o simples o belo.

LE 06/02/2022

O tema central é Jesus porém fora da perspectiva religiosa e sim com o olhar da ciência... O personagem Marco Polo é desafiado a estudar Jesus voltado para sua visão científica e reúne outro colega também ateu e mais dois religiosos para, em uma mesa redonda, analisar os acontecimentos dos quais temos conhecimento. Jesus homem é o foco e faz com que os próprios debatedores passem a ter uma nova visão de suas vidas a partir da vida de Jesus...vale a leitura.

Thalyta Viana 26/05/2017

Fascinante
Que livro estupendo! Já li vários livros do autor, e a sua capacidade de se reinventar é assombrosa. Impressionante, a capacidade com que nos leva a analisar Jesus por aspectos jamais imaginados. Quanto aprendizado, um livro gostoso de se ler.

luiza 25/05/2024

Nunca tinha lido nada de cunho religioso mas me surpreendi.
Com certeza vou ler mais livros do autor e terminar esses livros de Marco Polo

Su 23/07/2018

O homem mais inteligente da história é um livro que aborda a vida de Jesus sob a ótica sociológica e psicológica. Sempre me interessei pelo livros do Augusto. Sendo assim, não poderia deixar de ler esse.
Marco Polo é um psiquiatra bastante conceituado, graças a isso é convidado para participar como ouvinte de uma reunião na ONU – Organização das Nações Unidas, cujo objetivo é encontrar soluções viáveis para estancar a violência ao redor do mundo. Após várias considerações, principalmente de ministros, presidentes e parlamentares, ele decide se manifestar. Marco Polo afirma que, para não nos tornarmos uma espécie inviável, precisamos aprender a caminhar no planeta emoção. A educação necessita ensinar as futuras gerações a gerir as suas emoções, precisam educar o Eu. Questionado se os grandes pensadores da história sabiam gerir suas emoções, Marco Polo diz que todos aqueles que ele já estudou apresentavam problemas na área emocional. Após isso, um líder do Parlamento britânico pergunta se Jesus sabia gerir as suas emoções. Ao que Marco Polo responde que, por ser ateu, não discute questões religiosas. Devido a sua resposta evasiva, uma psicóloga o desafia a estudar a mente de Jesus sob a ótica das ciências humanas. Essa psicóloga acaba por ser sua esposa, Anna.
Algum tempo após isso, Anna contrai uma doença pulmonar que acaba sendo mais grave do que eles pensavam a principio. O filho do casal, Lucas, está passando férias com o avô, Amadeus. Ao pegar o celular para lhe informar sobre o estado de sua mãe, ela pode morrer a qualquer momento, Marco Polo recebe outra noticia desagradável, Lucas foi preso por porte de drogas. Devido ao estado grave de sua mãe, ele é liberado, tendo que apresentar-se a um Tribunal posteriormente. Assim que Lucas e o avô chegam no Hospital, o médico os informa que Anna faleceu.
Após seu discurso na conferência da ONU, Marco Polo se tornou consultor da organização. Dessa forma, ele é convidado para falar sobre o planeta emoção em um congresso internacional em Jerusalém. Assim como na reunião da ONU, ele foi questionado se Jesus sabia gerir suas emoções. Após muita resistência, Marco Polo decide formar uma mesa-redonda para estudar a personalidade de Jesus. A mesa seria formada por dois teólogos e dois neurocientistas ateus, Marco Polo e um amigo.
Augusto Cury fala com muita propriedade sobre a psique de Jesus, afinal ele estudou o assunto por quinze anos, de acordo com o afirmado no prefácio. Ainda assim, como já li a sua série Análise da inteligência de Cristo, achei o assunto bem repetitivo, esse livro não traz nada novo. A única diferença é a forma da abordagem, agora Cury traz o assunto dentro de um romance. Vale lembrar que Augusto Cury é um psiquiatra escrevendo um romance. Sendo assim, não esperem muita fluidez da história. Ainda assim, acredito que ele conseguiu passar a sua mensagem - Jesus Cristo foi um personagem histórico riquíssimo do ponto de vista psicológico.

“Mas, por incrível que pareça, o próprio Michael, que sempre fora tão cético, resolveu tecer comentários filosóficos sobre essa tese:
– Seria fascinante se o personagem que estamos estudando não fosse fictício, mas real: um homem que tivesse nas mãos o poder político e religioso que os líderes jamais tiveram, mas que os recusasse cabalmente, desejando apenas ser humano.
E como ser humano desejasse transformar a humanidade... Muitos que aderem às mais diversas religiões querem ser deuses. Mas Jesus tinha fome e sede de ser humano! – argumentou o teólogo estadunidense.”

Carol Souza 04/08/2018

Interessante
O livro é uma análise interessantíssima da mente de Jesus, não Jesus como Salvador, ou cristão, mas o Jesus quando ser humano que foi vitorioso em suas provações simplesmente por ter sabedoria para gerir suas emoções..
O livro é riquíssimo, gostei da forma de abordagem que Augusto Cury utilizou, com a história dos estudiosos e da mesa redonda..