Café Da Manhã Dos Campeões

Café Da Manhã Dos Campeões Kurt Vonnegut

Resenhas - Café-da-Manhã dos Campeões

Luigi.Pimenta 24/01/2021

É isso ai
No geral é um livro bem interessante, o modo como é escrito juntamente com os desenhos é bem interessante, porém acho que me perdi um pouco em meio a confusão criada pelo autor, principalmente no final.
Enfim acho que não é um livro pra se começar a ler Vonnegut, mas é um livro bem bacana.

de Paula 24/01/2021

Não espere pelo politicamente correto
Bem, o que dizer deste livro que acabei de ler, mas já considero pakas? Não se assuste com essa forma de escrever, caso contrário, você não estará pronto para essa experiência que é ler o Café da manhã dos campeões. Se você for sensível a críticas sociais, apresentadas com muito sarcasmo e de maneira até cruel, não leia esse livro, você não está pronto para se despedir de segundas-feiras tristes.

Imagine que você tem acesso a um livro de ficção científica, onde o Criador te informa que o mundo, o universo e tudo o mais foi criado para você, pois você é o único ser com livre arbítrio, por isso todas as músicas, romances, guerras, filmes, enfim, toda e qualquer ação de outro "ser humano" é para te impressionar, encantar, decepcionar, ou qualquer reação que seja, afinal, todos são robôs criados e disponíveis para você. Tudo não passa de um experimento, e você já foi ressuscitado por volta de 23 vezes, então está tudo bem. O que você faria? Acreditaria nisso? Dwayne Hoover acreditou e essa história é como chegamos ao clímax do encontro do autor com esse leitor e o que essa obra vai causar na vida de uma cidade do interior dos Estados Unidos.

O livro é composto de críticas mordazes e da banalidade que alguns assuntos tem em nosso tempo, que se analisarmos de fora, veremos o quão cruel é a nossa sociedade e o nosso estilo de vida. Tem momentos que a verdade é tão absurdamente explodida na sua cara que você simplesmente não sabe se ri ou levanta do sofá e tenta mudar o mundo, ou talvez concorde com tudo e isso se torna um grande problema para todos ao seu redor. O autor não poupa palavras para falar de absurdos históricos, da cultura falocentrica (inclusive, muitos personagens serão descritos pelas características de suas genitálias), estupro, suicídio, homofobia, racismo, misoginia, cultura armamentista, dieta nada saudável, poluição, fake news, temas que fazem parte da vida humana e estão normalizados que precisamos mudar a perspectiva e enxergá-los novamente com a devida importância, afinal o livro é de 1973 e ainda vivemos neste tipo de sociedade.

Você é partido no meio, assim como sua cabeça fica pesada de tanto pensar sobre o que de fato é ser humano, enquanto acompanha a aventura dos protagonistas até o malfadado encontro, cujo spoiler é dado nos primeiros capítulos do livro. Uma obra maravilhosa, fluída e extremamente reflexiva, onde você ri da simplicidade dos eventos transcritos, ao mesmo tempo que se choca pelo absurdo de não viver embasbacado na vida real com os assuntos trazidos à tona.

A minha grande reflexão foi sobre o tema de sermos robôs a serviço de uma vontade superior: será que as reações químicas e biológicas dos nossos corpos não são o centro de comando de nossas vidas? Afinal, nossas escolhas e caminhos são realmente nossas, ou depende de inúmeros fatores químicos e de microorganismos, vírus e bactérias? Talvez sejamos de fato máquinas subordinadas a própria natureza e sem livre arbítrio. Tudo pode ser uma grande ilusão. Ou, as segundas-feiras sejam de fato tristes, pois neste dia voltamos a rotina. Fica o convite a participar desta loucura que é ler Vonnegut.

Day 21/01/2021

Um livro pra encher sua cabeça de ideias absurdas e ao mesmo tempo te assustar com a realidade mais pura. Aquele tipo de confusão que depois de ler te deixa admirando o nada e refletindo sobre tudo. Marcante? Talvez. Confuso? Com certeza.

Sra.Flowers 19/01/2021

Resenha - Café da Manhã dos Campeões
Conheci o autor Kurt Vonnegut com o livro 'Cama de Gato', o humor ácido que me lembrou muito os livros de Douglas Adams me cativou nestes primeiro momento.

No Café da manhã dos Campeões, Kurt volta a empregar o seu humor ácido, realizando críticas aos Estados Unidos. Alguns questionamentos é como se fossem pontuados pela atualidade e fazem sim o leitor realizar associações com este momento que estamos passando, políticos que só se importam com eles, a disparidade social e todas as questões que envolvem o racismo.

O autor que na época estava completando os seus 50 anos, resolveu escrever este livro como um marco da sua vida e também conversar com os leitores de uma forma mais direta.
Em alguns momentos é difícil ficar na história, por conta dos pensamentos que em forma de texto passam por diversos pontos. Quase um fluxo de consciência despejado no leitor. É possível ficar um pouco mais próximo do autor.

Alguns techos me distanciaram da história, mas é porque alguns temas foram duros, algo que Kurt precisava falar, mas eu não estava preparada para receber naquele momento.

site: https://contandoestrelasblog.medium.com/

Elo 18/01/2021

é daora
esse tem um começo bem estranho, mas do meio pro final é bem fluido.

ronaldojr15 13/01/2021

?Adeus, segunda-feira triste!?
O estilo rápido e o humor ácido de Kurt Vonnegut estão sempre presentes nessa sátira alucinada sobre a sociedade moderna. Uma pena que a força inicial do livro não seja o suficiente para mantê-lo excelente até o final.

LisboaPB 05/01/2021

Que livro BIZARRO.
Que final louco!
Eu enlouqueci lendo esse livro.
Não consigo nem me expressar em palavras.
Fala de racismo de uma forma única.
Critica a sociedade de um jeito... Na verdade de vários jeitos...
E ainda coloca umas coisas óbvias.
Muito louco essa história. Louca mesmo.
Difícil até de avaliar.
Betega 05/01/2021minha estante
Sem maldade, cada comentário parcial seu me deixou com vontade de ler esse livro, agora mais ainda. Eu ia esperar ler (ouvir) o Matadouro 5 antes de colocar esae na lista, mas acho que já vou colocar agora

LisboaPB 05/01/2021minha estante
Kkki boa sorte por que esse livro me deixou doido

Sanny 28/12/2020

Eu gostei
Sinceramente, eu acabei lendo sem saber da história, e acabei me surpreendendo. Não esperava a maneira que o autor iria escrever a história, cheia de explicações sobre a humanidade e etc.

Lucas 18/12/2020

Imperdível.
A trágica comédia conta com a história de dois homens que levavam suas vidas de maneiras muito diferentes, Kilgoure Trout e Dwayne Hoover. O primeiro é um escritor mal sucedido que já escreveu muitos histórias de ficção científica, mas que não são publicados no formato de livros e sim em revistas pornográficas que utilizam suas obras apenas para preencher buracos. O segundo é um homem rico, dono de uma agência automobilística e muito mais; o seu único problema é estar à beira da loucura, precisando de pouca coisa para levá-lo à total perda de sã consciência.
Acontece que Dwayne descobre um dos contos de Trout onde o autor fala que apenas uma pessoa possui o livre arbítrio e essa vive em meio à máquinas que foram programadas para cumprir determinadas funções. Isso o leva a pensar que só ele possui a consciência humana e assim se desencadeia sua insanidade. O livro é sobre o início, meio e fim desse encontro.
O livro é recomendado para alienígenas desde o seu prefácio, como um manual, e por isso o autor dá ênfase à significados óbvios das palavras. Além dessa loucura, o livro tem diversos desenhos originais do Kurt, que vem para completar essas palavras.
Temas como guerra, sexo, política e racismo viram críticas durante a narrativa. O autor traduz o estilo de vida americano e sua política racial de maneira que o leitor se sinta mal por escapar uma risada, mas que seja impossível não o fazer. O humor distorcido é, sem dúvidas, o destaque do best-seller, dotado de piadas muito inteligentes que Kurt traz em forma de protesto.
De uma simplicidade inigualável, o autor não trabalha com segredos nas entrelinhas, tudo é exposto de maneira nua e crua, o que facilita o seu reconhecimento por um público novo. O mesmo se intitula o Deus daquele universo, bem como narrador da história. Isso com certeza o aproxima dos leitores, que se divertem enquanto Vonnegut fala sobre o futuro do personagem com o próprio personagem.
Café da manhã dos Campeões é de uma leitura rápida e reflexiva, diferente de tudo o que já se viu. O livro é dividido em blocos que separam as histórias principais de sub-histórias que são contadas pelo caminho. Suas páginas são de folhas amareladas, apesar do corte branco. A capa é dura com a arte bem parecida com a do livro anterior.

Arthur 17/12/2020

O livro é bom confuso, mas as críticas presentes durante a história me fez refletir de como era a sociedade na década de 40

Maikel.Rosa 14/12/2020

"o pequeno príncipe" pra adultos calejados
sabe quando tu abafa aquela risadinha pelo nariz, tentando não rir alto de um deboche que te pegou em cheio? comigo foi assim o tempo todo, com "Café da manhã dos campeões".

o sarcasmo desconcertante de Kurt Vonnegut não poupa a guerra, o racismo, a misoginia, o egocêntrico estilo de vida americano e nem mesmo a ideia de que existe alguma ordem nesse planeta.

em alguns trechos - talvez por causa das explicações e ilustrações "ingênuas" - foi como se eu estivesse lendo uma versão cínica e niilista d"O pequeno príncipe", de Saint-Exupéry, mas onde todos os personagens eram uma versão ainda mais bizarra do que as que o menino encontrava pelo espaço.

a narrativa beira o absurdo, mas é salva pela crítica ácida e a criatividade infinita do autor pra inventar detalhes estapafúrdios, que quase te fazem acreditar que algumas coisas são verdade.

recomendo muitíssimo pra alimentar o repertório de argumentos contra a humanidade, mas já aviso: talvez achem um tanto indigesto como desjejum matinal ?.

Gustavo Ayres 06/12/2020

E assim por diante
Kurt vonnegut tem a sua escrita extremante esquizofrênica (como ele próprio cita), e aqui ele consegue entregar livro com um humor ácido, criticando uma sociedade extremante problemática, a sua forma de narrar as coisas nunca vai perder o charme , pra mim , o escritor é simplesmente genial.

Lucianalg 30/11/2020

Sarcasmo
O livro é cheio de tiradas sarcásticas sobre o mundo e os Estados Unidos.

Erika Toretto 29/11/2020

Releitura finalmente concluida
Eu acho muito bizarro como essas viagens de ácido, levam a um sentido no caos. O ser humano é... todo errado e bizarro. Como Vonnegut

Andre.Trovello 23/11/2020

Muito bom! Extremamente sarcástico, sendo uma crítica, sem escrúpulos, da sociedade norte americana.

Muito sem sentido em algumas passagens, ao ponto de me fazer questionar de onde o autor tirou aquilo kkkkkk, porém todo o enredo se encaixa, em algum ponto do livro, de uma forma divertida e muito inteligente.

Muito ansioso pra ler outras coisas do autor!
DeBem 25/08/2021minha estante
Desse ou

Desse autor eu li MATADOURO 5....Um dos melhores livros de toda minha vida de leitor.

Andre.Trovello 25/08/2021minha estante
Quero dms ler esse tb, dizem q é uma obra prima!