A gigantesca barba do mal

Resenhas - A Gigantesca Barba do Mal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Siegfrito 27/01/2023

Leitura Leve, mas muito interessante
É curioso como um fato sobre nós mesmos é capaz de alterar a nossa perspectiva sobre a vida e até mesmo a forma como algumas pessoas ao nosso redor passam a ver o mundo.

Nessa novel, o que se torna de início aterrador e estranho aos moradores, logo passa a ser visto como uma dádiva, uma espécie de libertação do lugar comum.

É antes de tudo, uma história sobre mudanças e revoluções internas.

Bellaarsego 08/11/2022

A GIGANTESCA BARBA DO MAL
Não gosto muito de hqs mas essa é BOA DEMAIS a mensagem que esse livro passa é incrível as imagens são lindas.

Priscila 06/11/2022

Uma distopia leve mas que nos faz pensar
Esperava uma distopia mais incisiva, com críticas mais fortes ao nosso modo de vida atual porém achei leve. Entretanto, ainda há um posicionamento crítico e uma análise filosófica sobre como os homens lidam com seus próprios medos e aonde uma sociedade com medos pode chegar na tentativa de se proteger. Vamos criando uma empatia por Dave e sua complacência, admirando suas tentativas de se adaptar àquela barba e suas observações sobre o mudo se modificando ao seu redor. A diagramação é bem interessante, as páginas cheias são encantadoras e muito propícias, onde há recortes nos quadros, diagonais, diminuição ou aumento da largura dos quadros, tudo parece ser muito bem planejado para causar-nos determinadas sensações. Apesar de ser todo em preto e branco, há muitos sombreados que reforçam a sensação de apatia. E vários desses sombreados são meio rebuscados, achei o estilo incrível. todos em seu mundo viviam mas poderia ser um pouco mais envolvente para o leitor, achei Dave raso, queria que ficasse progressivamente mais inquieto diante de sua situação. No fim é uma ideia muito boa que poderia ter sido levada um pouco mais além. Talvez tenha sido uma opção proposital do autor baixar um pouco o tom. Talvez tenha feito pensando num público mais jovem. Talvez tenha intencionalmente evitado questões mais polêmicas. Ou ainda talvez tenha sido escrito pensando mesmo num tom bem apático. Não conheço outros trabalhos do autor para poder comprar.

Mary Jane Holland 29/09/2022

É interessante
Gostei bastante, mas talvez eu estivesse esperando um pouco mais. As ilustrações são lindas e a mensagem que a história passa é interessante, com certeza nos faz refletir.

Rafa 31/08/2022

Minha amiga aleatoriamente me ofereceu "leia esse quadrinho, tem uma metáfora legal". Eu despreocupadamente aceitei, e não me arrependo. To pensando muito sobre. Tantas reflexões. Não é uma simples barba, nunca é uma simples barba. Recomendo se você quiser, e estiver disposto a pensar sobre. E se um dia sua amiga oferecer esse hq, nao hesite. É uma decisao certeira.
jhecarolina 31/08/2022minha estante
EU SOU A AMIGA

Rafa 01/09/2022minha estante
Não é não.

RobertoMCF 23/08/2022

Barbas, barbas e barbas
Mais que um simples leitura, essa graphic nov é uma experiência! E se você chegar no final dela sem se questionar alguns dos pontos levantados ali, você certamente leu errado!

Só posso dizer: pobre Dave! Mas não tema! Seu legado estará para sempre conosco!

Ana 30/03/2022

Fofo
Achei bem fofo!
Uma boa crítica como as pessoas reagem aquilo que é diferente em uma sociedade padrão. Só achei algumas partes meio monótonas e talvez um pouco vazio.

Alice 01/02/2022

A gigantesca barba do mal
Li esse livro pra escola, a história é bastante simples mas a mensagem é muito importante. O livro apresenta uma forte crítica a sociedade ?padrão?, Aqui é uma ilha de organização extrema, onde tudo é igual e o que é diferente é errado e temido. Ao longo do livro vemos a sociedade desmistificar o diferente e abraçar as mudanças. Os quadrinhos são de ótima qualidade, mas eu não gosto muito de HQs por isso as 3 estrelas.

voaveronica 12/01/2022

Como você acha que a sociedade reage/recebe o diferente?
Dave vive em uma ilha chamada "Aqui", seu formato é perfeito assim como tudo o que a integra. As pessoas de Aqui temem e rejeitam o mar, pois ele conduzia até o "Lá" (segunda foto). O "Lá" era o oposto de Aqui, ou seja, desordem, caos, e mau. Já em "Aqui" tudo é perfeitamente organizado, simétrico e por isso tudo funcionava bem. Tudo muda quando Dave sai da sua zona de conforto, ao ser questionado sobre o motivo de fazer o que fez.
A reflexão trazida neste quadrinho é muito sutil, porém imensamente importante. Mesmo que nós não estejamos em "Aqui" vivemos em um mundo que funciona a partir de padrões, um mundo tomado de pessoas perfeitas que se encaixam no conceito aceito como "certo" (entre aspas porque é relativo), que possuem uma rotina, que realizam suas atividades meio que no automático, e não sabem muito bem o motivo/razão pelo qual o fazem, apenas fazem. Nesse mundo, tudo aquilo que foge do padrão é tratado como desordem, e como tal, é automaticamente interpretado como ruim. Nós não somos abertos àquilo que é estranho a nós, instintivamente rejeitamos, mas ao mesmo tempo, ficamos curiosos. .

Adorei a leitura, quadrinho super rapidinho e leve!

Danda 14/10/2021

Eu gostei bastante do livro, e achei bem interessante o fato de que ele mostra que todos seguem o padrão da sociedade e julgam aqueles que não dentro desse padrão.

Gabez 15/09/2021

Não adianta querer se livrar do que é diferente e Aqui descobriu isso com a grande barba, talvez Lá não seja tão distante e temível como eles pensaram.
É uma leitura rápida e reflexiva e devo dizer que esperava um final um tanto quanto mais feliz mas isso não quer dizer que seja ruim o final muito pelo contrário.

Ziane.Silva 10/07/2021

Que livro mais lindo!
A Gigantesca Barba do Mal traz vários aprendizados e reflexões. Só mesmo lendo para descobrir o quão especial é essa narrativa. Amei esse quadrinho!

Ingrid 09/07/2021

Divertido, com metáforas maravilhosas e mais uma edição impecável da Nemo. É um quadrinho que te força a ler no ritmo dele - ainda bem, porque nos faz aproveitar cada pequeno detalhe.

Joaquim 08/06/2021

Sensacional!!!
O enredo é bastante inovador e reflexivo, o que, em conjunto com os desenhos que possuem extrema qualidade, faz dessa obra uma obra-prima que merece ser lida por todos ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5