A gigantesca barba do mal

A gigantesca barba do mal Stephen Collins

Resenhas - A Gigantesca Barba do Mal

voaveronica 12/01/2022

Como você acha que a sociedade reage/recebe o diferente?
Dave vive em uma ilha chamada "Aqui", seu formato é perfeito assim como tudo o que a integra. As pessoas de Aqui temem e rejeitam o mar, pois ele conduzia até o "Lá" (segunda foto). O "Lá" era o oposto de Aqui, ou seja, desordem, caos, e mau. Já em "Aqui" tudo é perfeitamente organizado, simétrico e por isso tudo funcionava bem. Tudo muda quando Dave sai da sua zona de conforto, ao ser questionado sobre o motivo de fazer o que fez.
A reflexão trazida neste quadrinho é muito sutil, porém imensamente importante. Mesmo que nós não estejamos em "Aqui" vivemos em um mundo que funciona a partir de padrões, um mundo tomado de pessoas perfeitas que se encaixam no conceito aceito como "certo" (entre aspas porque é relativo), que possuem uma rotina, que realizam suas atividades meio que no automático, e não sabem muito bem o motivo/razão pelo qual o fazem, apenas fazem. Nesse mundo, tudo aquilo que foge do padrão é tratado como desordem, e como tal, é automaticamente interpretado como ruim. Nós não somos abertos àquilo que é estranho a nós, instintivamente rejeitamos, mas ao mesmo tempo, ficamos curiosos. .

Adorei a leitura, quadrinho super rapidinho e leve!

Danda 14/10/2021

Eu gostei bastante do livro, e achei bem interessante o fato de que ele mostra que todos seguem o padrão da sociedade e julgam aqueles que não dentro desse padrão.

Gabez 15/09/2021

Não adianta querer se livrar do que é diferente e Aqui descobriu isso com a grande barba, talvez Lá não seja tão distante e temível como eles pensaram.
É uma leitura rápida e reflexiva e devo dizer que esperava um final um tanto quanto mais feliz mas isso não quer dizer que seja ruim o final muito pelo contrário.

Zihane 10/07/2021

Que livro mais lindo!
A Gigantesca Barba do Mal traz vários aprendizados e reflexões. Só mesmo lendo para descobrir o quão especial é essa narrativa. Amei esse quadrinho!

Ingrid 09/07/2021

Divertido, com metáforas maravilhosas e mais uma edição impecável da Nemo. É um quadrinho que te força a ler no ritmo dele - ainda bem, porque nos faz aproveitar cada pequeno detalhe.

Joaquim 08/06/2021

Sensacional!!!
O enredo é bastante inovador e reflexivo, o que, em conjunto com os desenhos que possuem extrema qualidade, faz dessa obra uma obra-prima que merece ser lida por todos ?

Gih 21/03/2021

A Gigantesca Barba do Mal ????
???????: Eu li esse livro para escola, acho que se não fosse por isso, eu não leria, não porque eu não gostei, e sim porque não faz meu estilo.
O livro faz uma grande reflexão sobre as diferenças na sociedade, sobre se tornar sua diferença e deixar de ser alguém e se tornar algo. É um livro muito rico, traz pontos importantes para a sociedade atual, acho que todos deveriam ler.

lubschi 21/03/2021

não é ruim, mas...
Não me conquistou. Da pra perceber que tem um ensinamento por trás de que o diferente também é bom, mas mesmo assim nn gostei mto nn.
Bom, achei legal ser em hq.

Lali 19/02/2021

Não gostei muito porque não entendi nada???. Mas eu achei legalzinho. Não leria de novo

Edu 19/11/2020

Bonito, mas enfadonho.
O livro tem tudo para ser uma boa obra. A qualidade do desenho certamente cativa a gente a conhecer essa história, mas o avançar dela é muito monótono. Sinto que só gastei dinheiro comprando esse livro.
Uma estrelinha e meia.

andersongump 26/09/2020

O simples complexo
Quantas analógias e questionamentos surgem a partir de 240 páginas, neste caso diversas, a idéia que existe um padrão, molde e fórmula certa de existir e pensar sempre será utópica, em um universo tão complexo e caótico quanto as nossas invidualidades a barba surge de dentro para fora como um grito de protesto contra o senso comum.
A quebra do comum logo se torna transgressor e deve ser evitado ou exterminado como no longo da nossa história, porém o tempo e composto de mudanças, até o que um dia foi transgressor pode se tornar admirado e exaltado. Com metáforas simples Stephen Collins conversa de forma complexa com o leitor sobre diversos temas atuais.

Carmem 04/09/2020

Um dos melhores livros que eu li na minha vida.
apenas isso.

Matheus Gonçalves 22/06/2020

Bonitinho
Foi o primeiro quadrinho que li na vida, uma boa experiência.

Vanessa Silveira 21/04/2020

A Gigantesca Barba do Mal
Em tempos de isolamento, que homem não está aproveitando (ou sofrendo) para manter uma barba de respeito no rosto? A indicação de HQ de hoje tem tudo a ver com o momento. "A Gigantesca Barba do Mal" é a estreia em graphic novel do premiado ilustrador e cartunista Stephen Collins (@stephencollinscomics), com tradução de Eduardo Soares, e conta a história do pacato Dave, morador da ilha de Aqui.

O personagem é extremamente organizado e metódico. Além de tudo, tem um emprego que lhe permite colocar tudo isso em prática, Principalmente, permite fugir dos pensamentos indesejáveis, achando que através da rotina poderá viver de forma segura, longe do que há além do mar que rodeia a ilha de Aqui... Lá.

Em um fatídico dia, a raiz de todos os problemas (ou solução) aparece. Um fio inofensivo, que logo torna-se uma gigantesca barba. Aparentemente algo comum mas que, sem aviso, torna-se incontrolável e, inclusive, uma questão de segurança pública.

"A Gigantesca Barba do Mal" pode te proporcionar diferentes interpretações, já que os fios descontrolados que saem dos poros se encaixam em diversas questões dos tempos em que vivemos: conformismo, medo, valores sociais, preconceito, segregação e muito mais. Através de traços fortes, Collins brinca com a diagramação e te fará refletir de uma forma leve, divertida, e até um pouco ingênua, sobre largar uma vida ordinária e não seguir padrões.

Yansha 21/07/2019

Aventura que prende. Leitura rápida e agradável!
Essa história em quadrinho é sensacional pelo simples motivo de você viajar para um mundo totalmente diferente embora com algumas peculiaridades do mundo contemporâneo não fictício.

Junto do personagem principal, enquanto lia, sentia que o autor do livro conseguiu criar uma conexão espetacular para ficar do começo ao fim na leitura.

Declaro, portanto, a indicação desta história para entreter-se e experimentar um mundo alternativo provocativo.

Abraços.