A filha perdida

A filha perdida Elena Ferrante

Resenhas - A Filha Perdida

2046 encontrados | exibindo 196 a 211

Lucas Leite 25/01/2022

Borboletas e socos no estômago
Elena Ferrante realmente é tudo o que dizem, autora contemporânea que escreve com maestria.

É impossível não se compadecer das dores da maternidade quando são construídas personagens tão complexas. Além de tudo, mostra de forma às vezes sutil e outras nem tanto, que ser mulher e ser mãe podem entrar em conflito.

Excelente!
Lucas990 25/01/2022minha estante
Demais! Quero ler também

Juliane 11/09/2020

A filha perdida foi o primeiro livro que eu li da Elena Ferrante e posso dizer que entendi todo o "burburinho" por tra?s desse nome. Definitivamente essa na?o sera? a minha u?ltima leitura da autora.???
???
O livro conta a histo?ria de Leda, uma mulher divorciada, com duas filhas ja? adultas que resolve passar sozinha as fe?rias em uma praia no litoral sul da Ita?lia.???
???
Durante o primeiro dia de fe?rias ela ja? nota na praia uma grande fami?lia italiana que passa todos os dias ali e tem sua atenc?a?o prendida logo por uma jovem Ma?e chamada Nina. ???
???
Nina, e? para Leda , inicialmente um exemplo perfeito do que uma ma?e deve ser e isso faz com ela se identifique e aos poucos relembre de sua juventude, de todas as suas experie?ncias e tambe?m de todos os seus segredos.???
???
E? um livro sobre a ambivale?ncia da maternidade.???
???
Eu ainda na?o sou ma?e, mas todas as discusso?es levantados sobre a maternidade me parecem muito reais nesse livro.

Philipe 07/11/2023

Elena Ferrante como sempre nos prende do início ao fim, com sua leitura fácil e ao mesmo tempo tocante .

Alice Nunes 12/01/2022

Sou Ferranter
Apaixonada pela escrita de Elena. Curioso ver que alguns nomes e apelidos se repetem em seus romances.
Ela sempre pincela questões sobre a maternidade e nesse livro ela aprofunda.
Verdades indigestas que ditas por ela são belas de ler.
Sigo querendo ler tudo de Elena!
Estante.Naiara 12/01/2022minha estante
Apaixonante!

Garbulio 12/01/2022minha estante
Pronta pro filme ?

Aliel 09/09/2020

Meu primeiro contato com a autora, não esperava muito e nem algo tão cru, a escrita é fluída com a vantagem de poder iniciar e terminar de uma vez, foi uma leitura válida mas não gratificante. Não tive qualquer tipo de afeição por nenhum personagem, todos pareceram superficiais quase como bonecos fazendo sempre as mesmas coisas.

Djulia Azevedo 24/04/2020

Boa narrativa
A história é apresentada do ponto de vista da personagem principal. A história é forte e cheia de dramas pessoais. Apesar do livro ser curto, a autora consegue desenvolver bem uma história no momento presente enquanto apresenta o passado da personagem. Não é um super livro. Mas vale a leitura. Com certeza lerei mais livros da autora.
Geórgea 24/04/2020minha estante
Eu amei esse livro. :)

Maria 14/12/2022

maternidade e outros surtos
Maravilhoso! Uma querida mostrando que, quando o assunto é maternidade, o buraco é mais embaixo. Ela se espelha na outra querida que acabou de conhecer e a construção do livro vai e volta no passado e no presente sem perder o sabor. Adorei.

Drico 03/01/2024

A FILHA PERDIDA ? ELENA FERRANTE
[RESENHA OFICIAL]

O Livro acompanha os sentimentos conflitantes de uma professora universitária de meia-idade, Leda, que, aliviada depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta toda a sua atenção para uma ruidosa família de napolitanos, em especial para Nina, a jovem mãe de uma menininha chamada Elena que sempre está acompanhada de sua boneca. Cercada pelos parentes autoritários e imersa nos cuidados com a filha, Nina parece perfeitamente à vontade no papel de mãe e faz Leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, no entanto, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças da própria vida ? e de segredos que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.

[RESENHA PESSOAL]

O suspense em cada capítulo desse livro fecha com chave de ouro a escrita maravilhosa da Elena. Além de ter uma ótima ambientação servido em detalhes, Elena entrega sentimentos em seus personagens, dos quais você ficará com raiva, com medo e com pena.

Que leitura, meus amigos.

Bia.cp 25/12/2023

Acho que não é pra mim kkkkk
Peguei esse livro pq tava disponível no plano da audible e eu ja tinha visto mts booktubers falar dele. Não sabia nada sobre o plot e ate agora não sei se sei, também. Mas é curtinho entao foi ate rapido de ouvir, prendeu bastante minha atenção.
Isso não significa que amei, mas tem suas reflexoes pra quem quiser refletir...
Marcia Seabra 25/12/2023minha estante
Eu amei esse livro!!!! Acabei me vendo em algumas situações.

Jéssica Balzon 19/05/2020

Bem real
Um livro que retrata bastante o pensamento de muitas pessoas.
Não posso dizer todas e nem todos os pensamentos, mas quem já é mãe ou até filha já passou por algumas das situações presentes nesse livro.
É um livro bem forte pois vemos o pensamento mesmo da personagem e como ela se sente com todas as escolhas e as situações que passou na sua vida.
Um livro super rápido de ler e que eu recomendo sim! ?
Wanessa Karine 19/05/2020minha estante
Li este livro há poucos dias. É bem pesado em algumas partes, pensei até em desistir no início, mas depois que começamos a nos colocar no lugar da protagonista, entendemos que suas atitudes são tão humanas, que nós mesmos já passamos ou poderemos passar.

Ana Luiza 01/06/2020

Elena Ferrante é tudo
O livro tem a mesma simplicidade que faz parte do estilo da Elena Ferrante e que eu já tinha lido na série napolitana, mas também tem a mesma força e impacto desses fatos e reflexões sobre o dia a dia.

Nesse, a maternidade e a relação mulher-mãe é o ponto principal, e as reflexões da Leda sobre o seu papel e sua vida são incríveis.

Mais uma obra incrível dessa autora que capta a vida e a vivencia da mulher de um jeito que eu nunca vi em nenhum outro livro.

Debora.Andrade 30/01/2022

Mexe
Eita Ferrante que sabe fazer a bonita contradição de escrever fácil sobre coisas difíceis de se reconhecer. Neste livro, o ponto duro da vez está no despedaçamento da mulher quando se torna mãe, no apagamento da sua personalidade e na coragem [ou missão?] de tentar fugir disso.
Olhar para as personagens de Ferrante é sentir como se você estivesse diante de um espelho incômodo, mas seguro, no qual falar em voz alta sobre temas proibidos, impróprios ou politicamente incorretos é tão natural como respirar.
Neste livro, uma mãe reencontra, em suas férias na praia, uma família que a faz reviver sentimentos ambíguos que teve em relação a suas filhas, quando estas eram pequenas, e que a motivaram empreender uma ?fuga? de casa [e delas] por quase 3 anos.
Ainda que eu não seja mãe, me revi ali como uma das filhas da personagem, porque, na minha visão de criança miúda, tive períodos em que eu me sentia como um verdadeiro fardo pra minha mãe [e como não dizer que eu efetivamente não era?]
Acontece que as mulheres são tão silenciadas sobre os pesos que carregam que acreditamos que elas não podem reclamar, muito menos sentir a ambivalência que é a maternidade, sem deixar de amar seus filhos.
O livro é ótimo pra mães, é excelente pra se pensar sobre maternidade compulsória, é maravilhoso pra pensar sobre o papel sexista da mulher na sociedade e se realmente a ?felicidade? de uma mulher passa necessariamente por casamento e filhos.
E depois de ler, de quebra, ainda tem um filme homônimo lançado em janeiro na Netflix para assentar a bagunça que é ler Ferrante.

eduarda 26/04/2023

Uma agradável surpresa
Esse livro é uma surpresa para mim. Comecei a ler despretensiosamente por não conhecer a autora e apenas ter ouvido falar do livro superficialmente. Não sei identificar o que tanto me conquistou na história, mas a escrita da Elena Ferrante é bem envolvente, e os personagens, apesar da estranheza, são intrigantes e nos convidam a sempre conhecer um pouco mais de suas historias e personalidades. Logo no início, nos deparamos com a personagem "encasquetando" com um grupo de pessoas que ela encontra na praia e disso, surge uma espécie de relação conturbada permeada pela obsessão de Leda com uma jovem mãe, e um confronto de questões e ressentimentos do passado da personagem.

carolina :) 29/06/2023

Ferrante aluga mais um triplex na carol
Eu sou doida por essa autora, depois de ter lido a tetralogia napolitana, tenho uma vontade imensa de devorar tudo que for de sua autoria. que história forte, sempre muito presente as relações humanas e como são complexas, como idealizamos pessoas e elas se mostram diferentes. a personagem principal desse livro me trouxe muitos sentimentos, dentro de sua confusão e ardor, me senti interessada e atraída por seus pensamentos, sua solitude meio perdida e vazia. ferrante sempre traz uma narrativa desafiadora, não entrega nada mastigado, traz a matéria sólida para que o leitor tire sua experiência a partir de suas particularidades, por isso sinto que sua escrita e envolvimentos me atraem tanto, a forma que escreve me agrada imensamente.
maternidade. ponto mais alto dessa narrativa, fala sem os estigmas e desmitifica a romantização que envolve esse assunto. me ocorre que todos acontecimentos desse livro estejam de alguma forma ligados à maternidade e no esperam quando uma mulher se torna mãe, que lugar ela assume e como é difícil criar um filho, como entra em camadas pessoais e como é complexo misturar isso às relações sociais que essa mulher tem.
tem algo que me encanta aqui, talvez seja como é palpável os personagens de elena, são humanos, reais. sentimos suas decepções, tristezas, felicidade, inveja, expectativa. ainda estou tentando formular minha metáfora para toda aquela trama da boneca, acho que sua mensagem está muito mais no quesito figurado.
foi uma leitura especial e muito querida por mim.

Mandi 06/04/2024

Não foi pra mim
Não é uma leitura ruim, e a escrita de Elena Ferrante passa longe de ser medíocre. No entanto, não é um livro pra mim. Acho que o tema maternidade não tem muito apelo comigo, por falta de identificação e de experiências pra relacionar com o tópico, ainda assim sinto que existem leituras melhores com o mesmo tema.

Não consegui me comover com os sentimentos da personagem, e de uma forma geral acredito que a autora não seja pra mim, apenas quis dar uma chance por ter ouvido falar muito bem da mesma (compreensível, pois sua escrita é realmente bela).

2046 encontrados | exibindo 196 a 211