Trabalhe 4 Horas por Semana

Trabalhe 4 Horas por Semana Timothy Ferriss

Resenhas - Trabalhe 4 Horas por Semana

Dionathan 09/01/2023

Estudo de caso com vários insights
Mais uma obra do Tim Ferris que fica de apoio para insights, possibilidades de vida e, principalmente, fundamentos pra dar o ritmo que a gente quer na nossa própria vida!

Apesar do livro trazer muitas ideias que hoje não se adequam ao que eu espero da vida, ou ao que a minha profissão exige, me sinto representado quanto ao sentimento de dono da sua própria vida essas ações proporcionam!

Recomendo a leitura pra quem tem a curiosidade de enxergar outras possibilidades além do tradicional!

Karla Serra 10/09/2023

Uma bom livro!
Leitura muito interessante para quem tem o interesse em trabalhar em home office com qualidade de vida e organização, muitas dicas podem ser adaptadas a essa nova realidade no mundo corporativo

Zaqueu 28/02/2021

Liberdade
Nessa leitura aprendi que não importa como que as pessoas vivem suas vidas, se você quer alcançar algo diferente tem que fazer as coisas de maneira diferente, pois se só quiser e não estar disposto a pagar o preço o tempo vai passando e as coisas não mudam.Gostei bastante das fontes que Tim Ferris passou ao decorrer da leitura e das dicas de como podemos trabalhar de maneira mais organizada e com prioridades da forma organizada.Grandes empresas já estão ciente o quanto a importância do trabalho remoto nesses dias difíceis que estamos passando.Fugir da rotina, trabalhar de uma forma mais leve e viver o presente acima de tudo estar feliz com nossas escolhas de vida.

João 18/05/2021

Recomendo, porém..
Ótimo livro, cumpre muito bem com seu propósito: ser um guia prático para mudanças imediatas na sua vida. Tim utiliza a filosofia estóica em seu livro trazendo pontos que considero bem relevantes, no entanto o livro passa a ficar repetitivo e até um pouco cansativo no final e em seu andamento quando Tim passa a fornecer sites para situações extremamente específicas e repetir coisas que veio martelando durante todo o livro. Apesar disso recomendo a leitura, penso
que se o leitor buscar entender a filosofia que Tim tenta passar, e não necessariamente se tornar um nômade, o ?Trabalhe 4 horas por semana? pode nos trazer algumas reflexões valiosas.

Bruno.Rocha 12/06/2021

Não se preocupem, nenhum sinal de "coaching barato" por aqui
É um excelente livro pra quem busca liberdade financeira, geográfica e não se contenta com a velha idéia de tolerar uma vida amarga em um emprego entediante, com a esperança de um dia, já com cabelos grisalhos e dores nas costas, poder finalmente "viver".

O livro te dá passos simples e objetivos, de acordo com cada situação (empregado ou empreendedor), ilustrando-os sempre com muitos casos reais.

É recheado de truques, life-hacks e artimanhas de persuasão, negociação e gestão empresarial (entre outros temas), que beiram a malandragem de tão espertos. E o engraçado, é que lendo, fui reconhecendo os mesmos truques no comportamento de antigos companheiros de trabalho.

As experiências e ensinamentos contidos nesta obra são de grande valia para qualquer pessoa, mesmo para aquelas sem grandes ambições.

Obs: É muito interessante também como tudo o quê se vê sendo vendido na maioria dos cursos e e-books pela internet, de forma viral, já havia sido explicado detalhadamente neste livro, publicado lá atrás, em 2007.

Zurlin77 14/07/2021

Trabalhe 4 horas por semana
O livro traz muitas dicas valiosas pra melhorar nossa produtividade no trabalho e como conseguir mais tempo para a vida pessoal e lazer. No começo alguns relatos pareciam ser difíceis de acreditar, mas conforme avancei na leitura percebi que não é nenhum bicho de sete cabeças. O próximo passo é praticar esse conhecimento!

Amanda 19/07/2021

Aproveite a vida
Pelo nome do livro, achei que ele fosse uma furada, mas fui surpreendida positivamente. O autor traz a ideia de novos ricos que são pessoas que nem sempre são realmente ricas (de grana), mas que vivem para aproveitar a vida enquanto ainda se é jovem... Ele dá muitas dicas para que as pessoas façam e aconteçam, para que se desapeguem de empregos ruins, que empreendam mais... tem muita ideia boa... Mas é preciso ter em mente que nem tudo é tão viável para nós, brasileiros, pois algumas ideias pressupõem a moeda dólar e o idioma inglês... Teve coisas tb que me incomodaram, ex. a forma que ele trata a mão de obra barata... Mas isso pode ser um probleminha meu com o capitalismo selvagem... Rsrsrs

FkSiqueira 08/09/2023

Um ótimo livro para aprender a organizar sua vida
"Não trabalhe mais quando a solução é trabalhar melhor"
Livro: Trabalhe 4 horas por semana

Não se trata apenas de trabalhar só 4 horas por semana, trata-se de trabalhar se forma mais inteligente, o que por consequência gera menos esforço. O livro também traz técnicas de como melhorar seu trabalho e vida, além de indicar algumas empresas para alguns serviços terceirizados, muitas não iremos reconhecer ou usar aqui no Brasil, mas podemos pegar a ideia e procurar por empresas semelhantes por aqui.

Tauã 01/08/2021

Mais tempo livre
O livro é um completo tutorial de como ter uma boa qualidade de vida, uma vida além dos extensos horários de trabalho, Tim aborda que podemos ter mini aposentadorias ao longo da vida, apresenta uma forma de liberdade e autonomia que seguindo passo a passo ou até mesmo poucas lições o resultado será visto de imediato, sem contar que ainda apresenta depoimentos que mudou as próprias vidas depois de terem sido apresentadas ao livro.

Mariana 20/12/2022

Legal
O livro é legal, te incentiva a ter uma empresa, com dicas muito boas, porem o autor é americano e muitas dicas não servem, mas é legal

a.cafreire 16/04/2024

Muitas dicas boas para serem aplicadas na vida.
Esse foi minha primeira experiência com audiobook, e foi um tanto surpreendente a forma que me adaptei com essa forma de consumir um livro.
Sobre o conteúdo do livro, existem muitas dicas importantes e que podem ser aplicadas, principalmente para quem procura uma melhor produtividade em seu dia a dia. Seja em uma empresa, no caso de e-mail e telefonemas. Ou em como organizar uma viagem com várias dicas legais.
Algumas coisas que eu achei legal foram as recomendações sobre terceirizar algumas demandas (isso seria um sonho) para ter tempo para coisas mais importantes.
Os conceitos de automação abriram minha mente para coisas que eu posso automatizar em minha vida, e realmente faz sentido quando falamos em questão de produtividade.

André 21/12/2018

Bom, porém com váaarias ressalvas
Pontos positivos
Vários textos com o título "como...", dando passos práticos para realizar certas tarefas.
A explicação da Distribuição de Pareto e a Lei de Parkinson foram bem esclarecedoras e parecem fazer sentido para aumentar a produtividade.
O autor faz boas piadas, e possui uma opinião forte e clara, com personalidade.

site: http://lerempreender.com.br/trabalhe-4-horas-por-semana/

Jonatas lemos 16/01/2019minha estante
Concordo 100% com o seu review.

André 01/02/2019minha estante
Obrigado Jonatas ;)

André 22/12/2018

Bom, mas com vaaarias ressalvas
Pontos positivos
O autor faz boas piadas, e possui uma opinião forte e clara, com personalidade.

Pontos negativos
O autor se aprofunda demais em alguns assuntos, o que faz você se perder no plano geral e não saber nem em qual capítulo está.
Muitas páginas contendo apenas nome, link e descrição de algumas ferramentas digitais.

Fluidez de leitura
O livro é cheio de histórias para tornar tudo mais fluído.
A única coisa que deixa a desejar na fluidez de leitura de Trabalhe 4 horas por semana é exatamente o excesso de páginas que se aprofundam em um tema, da forma que destaquei nos pontos negativos.

Conteúdo absorvido
Por causa dos vários ?como?s? que o autor nos apresenta, é possível afirmar que tem muito conteúdo bom para absorver.

Extensão do livro
Até por volta da página 330 bastante conteúdo já foi falado. Nisso, estão incluídas aquelas páginas com link?s de ferramentas digitais, ou seja, poderia ser menor.

Avaliação final
Analise bem se você faz parte do público de Trabalhe 4 horas por semana, ou seja:

Um empreendedor que quer tirar suas miniaposentadorias;
Um funcionário que quer trabalhar remotamente e ter mais tempo para fazer suas coisas, inclusive viajar;
Alguém que valoriza não apenas quanto dinheiro se ganha, mas também quanto tempo se tem;
Está disposto a literalmente pagar para ter mais horas livre (usando assistente remotos, por exemplo).

Se você se encaixa na maioria dessas condições, vá em frente porque há muito o que aprender para evoluir em sua vida.

Caso contrário, a maioria das ideias farão sentido, mas não serão de grande valor. Nesse caso, recomendo que procure outro livro focado mais nos seus objetivos.

site: http://lerempreender.com.br/trabalhe-4-horas-por-semana/

Jonatas lemos 16/01/2019minha estante
Concordo 100% com o seu review.

André 01/02/2019minha estante
Obrigado Jonatas ;)

Ana Paula 22/01/2020

Conceito interessante, execução nem tanto
O conceito principal do livro não é ruim. Muita gente quando ouve falar em "produtividade" entende isso como "trabalhar ainda mais", quando o que você procura é fazer mais em menos tempo, te deixando livre pra fazer suas vontades. Nesse ponto o livro acerta em cheio; faça o máximo pra que você não tenha que lidar com coisas que te tomam tempo demais sem um bom retorno (emails, ligações muito extensas, reuniões que não precisam ser reuniões...), ainda que a sua solução não seja exatamente a sugerida (afinal, a realidade brasileira não permite que qualquer um de salário mais ok contrate um assistente virtual). Eficiência não é um objetivo pra dar mais lucro pro teu chefe, é pra te dar o que todo mundo mais quer e nem percebe: tempo.
Mas esse comentário sobre o assistente virtual já começa a exibir o principal problema do livro como um todo: a ideia de que qualquer um pode sim fazer todas essas coisas, basta querer. De vez em quando aparece um disclaimer, quase como pra se proteger desse tipo de crítica, mas o tom do texto anula essas passagens. Quase como se a culpa de não ter aplicação real pra várias dicas fosse unicamente da covardia do leitor, que só precisa se livrar das "amarras" que o prendem.
Outro problema pra mim foi a sensação de que inúmeras de suas dicas eram apenas instruções de como "trapacear" o sistema. Não são poucas as vezes em que a recomendação é fazer de tudo pra ignorar pessoas que ajam do mesmo jeito que é recomendado que você aja. Você deve evitar pessoas que te tomam tempo com coisas inúteis, mas você também deve ficar questionando cada detalhe mínimo de uma prova na sala do professor pra que, na próxima vez, ele só te dê uma nota mais generosa pra não ter que lidar com você de novo. Essas passagens me deixaram com um gosto amargo na boca.
O resto das críticas são menores, mas ajudaram a criar uma impressão mais negativa sobre o livro; por exemplo, a parte sobre virar um expert em algo e fazer cursos e dvds pra vender parece um manual de instrução para coaches. Não vejo problema nenhum em você ser expert e decidir vender seu conhecimento, mas a sugstão é o caminho oposto; vire um expert apenas para vender o conhecimento. Pelo menos os exemplos dados não foram assim. Outro detalhe que me incomodou foram os quotes escolhidos pra início de capítulos, muitas vezes são "profundos" demais pro assunto sendo discutido. Parece uma crítica boba (e é), mas me dava a impressão de que o autor considerava seu texto muito mais importante e grandioso do que realmente é. Junte a isso a ideia que o livro passa de que qualquer um pode ter essa vida maravilhosa independente de onde começou e a impressão fica ainda pior.
Mas como eu disse no início, o conceito base não é ruim. Existem sim vários pontos úteis do livro, com a intensidade da aplicação variando entre "totalmente fazível, arruma isso agora" e "muito arriscado, requer planejamento e até uma dose de sorte". O quão válidas são as dicas fica a critério de cada um (não consigo concordar com a ideia de "eliminar leituras inúteis" nem de "não se informe ativamente, o que for importante chega em ti"), mas não nego que tem no mínimo uma dica pra cada um aplicar em sua vida e ter resultados melhores em sua vida.
Mas francamente, pra isso não precisa de um livro inteiro.