A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Germano Dutra Jr 28/06/2022

Ótima leitura para quem não prestou muita atenção nas aulas de história, como eu, porque não tinha muita noção naquela época. Agora tenho mais de 30 anos, amadurecendo, resolvi conhecer um pouco mais profundo da história do Brasil. Depois de terminar o livro, isso me deixou triste e melancólico. O autor descreveu perfeitamente que o Brasil é orrintornico. Mais erros, poucos acertos, a elite privilegiada sempre se beneficia e a população se ferrando. Desigualdade berrante. Nem se fala sobre desgoverno atual (2018-2022), não vejo a hora de acabar isso logo. Lula 2022!

Lucas.Amorim 08/05/2022

Navegando a fundo na história
A obra é um mergulho de cabeça nos acontecimentos principais do Brasil. Desde dos desdobramentos dos planos para vinda, ate os dias atuais que vivemos. Nunca aprendi tanto, em poucas folhas.

Larissa3225 03/05/2022

A proposta desses livros "para quem tem pressa" é interessante, porém alguns funcionam melhor do que outros e acredito que isso também varie de leitor para leitor.
Esse, História do Brasil, foi o primeiro desse tipo que li. É um livro legal que apresenta um grande resumo da nossa História. É bom para quem quer recapitular aspectos gerais da História ou para alguém que não tenha nenhum conhecimento de História do Brasil.
Como a maioria de nós (acredito eu) estudou esses assuntos de forma muito mais profunda na escola, o livro acaba sendo bastante superficial. Foi interessante ter lido e poder tirar minhas conclusões. E acho que, pelo menos para mim, é uma proposta que funciona melhor com tópicos que eu desconheço (a leitura do História do Mundo foi muito mais proveitosa justamente por isso).
Uma última observação. Achei muito engraçado (triste, mas engraçado) o pessimismo do autor em certos momentos. Em várias partes ele reflete sobre os inúmeros problemas do país e como eles se repetem, as questões políticas, etc. O coitado não fazia ideia de que, por mais que em 2015 as coisas não estivessem boas, em 2022 o cenário seria ainda pior.

Viane 01/05/2022

Resumidamente, gostei do livro apesar dele me deixar triste
"Era mais uma vez o conservadorismo, o fisiologismo e o estamento cobrindo com seu manto obscuro a sociedade brasileira."

É uma história repleta de retrocessos. Às vezes quebrava meu coração ao ver o quão imbecil os homens no poder foram capazes de ser para proteger suas preciosas elites.

Esse livro é essencial pra quem quer relembrar sua história, pra quem quer saber como chegamos aqui; onde foi que erramos. Bem, nós ? o povo ? na verdade fomos vítimas de erros cujo grandes nomes cometeram. O mais triste é ver a verdade nua e crua: o povo ignorante a tudo que acontecia. Isso porque somente uma ou duas vezes antes dos anos 2000 que o estado realmente tomou decisões pensando no povo. Isso em mais de 500 anos.

Escravidão, ignorância, ditadura, opressão, mais outra ditadura...

O pior é ver que não mudou muito, falando da ignorância popular. Parece que algumas pessoas, no contexto atual, ainda são tão imaturas com a própria democracia quanto foram em 1989. E pensar que hoje ainda há acéfalos no poder, dando créditos exagerados para as forças armadas, concedendo perdão às ameaças da democracia, usando do populismo e do falso discurso patriota... Tudo isso para massagear o clitóris das elites. Dos brancos engravatados obesos e calvos que assediam mulheres e fazem da pobreza um escárnio, um motivo para rir em seus banquetes avantajados.

Nada mudou, se olharmos bem. Nada nunca muda para as pessoas da parte mais baixa dessa sangrenta hierarquia. Muitos trabalham sem folga de segunda a segunda pra ganhar um salário mínimo, e ainda fingem não ver o verdadeiro culpado pelo fato desse salário mínimo não ser o suficiente para comprar um almoço; criam fantasias e histórias xenofóbicas para acreditarem e assim, não verem o verdadeiro culpado dos 600.000 mortos por esse vírus. Lambendo as bolas de, não só um, mas vários assassinos que vieram um após o outro para governar o país.

E assim vamos em frente, com um passinho na frente e uma maratona para trás.

"Entre o que somos como nação e o que queremos ser, existe um abismo. Para se chegar até lá é preciso que sejam construídas algumas pontes ? com alicerces sólidos ?, que podem ser traduzidas como projeto de nação. Sem esse projeto, o país e seu povo vão permanecer divididos entre duas realidades perversamente distantes. Somos, enquanto nação, uma espécie de ornitorrinco social cujo habitat se localiza em algum lugar entre o Principado de Mônaco e o Haiti." ? A história do Brasil pra quem tem pressa.

William LGZ 30/04/2022

Prático e esclarecedor
Embora eu tenha sentido falta de certas questões e achado que alguns assuntos foram passados bem mais superficialmente que outros, o livro cumpre perfeitamente sua proposta: história do Brasil para quem tem pressa.

Além disso, o autor trouxe alguns interessantes pontos que pouco, ou nunca, são abordados em sala de aula, e mesmo sem muito aprofundamento nos dá uma boa noção sobre como as coisas funcionam em nosso país desde sempre.

Eu indico demais a leitura, até mesmo para quem já tem um bom conhecimento sobre o tema porque pode fazer relembrar ou pensar sobre tópicos que não deu tanta atenção anteriormente! Como um "resumão", a obra é ótima.

Alisson Serigy 26/04/2022

Faz jus ao título
Como o título diz História do Brasil para quem tem pressa. Realmente nesse quesito ele cumpre o que promete.

O livro narra os fatos históricos do país de forma extremamente resumida e simplista, não aprofunda em absolutamente quase nada dos fatos ocorridos, mas passa pelos principais pontos históricos de nossa terra.

Contudo para um embasamento maior não é recomendável, se você for usá-lo para embasar um diálogo acho que vai levar uma surra literária kk.

Por fim creio que muitos que querem a volta da ditadura devem ter lido este livro, para não entender os horrores que aconteceram á época.

Heyitsab 26/04/2022

Recomendo bastante.
Gostei muito da leitura. Ele não se aprofunda tanto nos períodos, obviamente, mas informa bastante sobre cada um deles. O livro é muito bom, te situa bem sobre cada período da história do nosso país. Enfim, muito bom.

Ruanna 23/04/2022

A História do Brasil de forma clara e objetiva!
Um excelente livro pra quem deseja conhecer um pouco da História do Brasil de maneira rápida e prática. Um dos pontos que achei muito interessante foi o próprio autor se posicionando dentro do cenário político retratado em cada época. Ele deixou em cada capítulo um pouco das suas próprias impressões sobre a questão política brasileira desde o período colonial até o atual, sendo cirúrgico em várias de suas colocações.

Pra quem quer se aprofundar mais um pouco dentro da nossa história é uma excelente opção!

Celso 23/04/2022

Ótimo resumo da nossa história
É um ótimo livro, que sintetiza bem a história do Brasil desde o descobrimento até a crise de 2015. Aliás, crises, reviravoltas, intere$$e$ e picaretagens não faltam em pouco mais de 500 anos. Achei este livro da série melhor que aquele que conta a história do mundo, até por ter um período mais curto para ser relatado e analisado.

Elizeu.Barros 22/04/2022

Resumido mas completo
Se a História do Brasil fosse uma maratona, esse livro seria uma corrida de 100 metros. Mas não se engane: a leitura se mostra completa pra quem deseja um guia para compreender nossa trajetória até o ponto que chegamos.
Marcola_0023 23/04/2022minha estante
Lá na livraria leitura, vi outros livros com essa mesma pegada, leitura para quem tem pressa, achei bem interessante

Elizeu.Barros 03/05/2022minha estante
Pretendo ler os outros da série

Clari 17/04/2022

Achei bem interessante. Realmente bem sucinto, bem escrito, com destaque para as partes mais importantes

lbronski 15/04/2022

Para quem já sabe, é ótimo
O livro é bom para relembrar o que já se sabe (pra quem já leu livros com a história mais rica em detalhes), visto que é um resumão sobre toda a história brasileira.

Yasmin395 14/04/2022

A historia do Brasil em 168 páginas
O livro não é rico em detalhes, ele é interessante para quem já tem algum conhecimento do Brasil, pois ele é bem ?resumão?, ele vai fazer você relembrar tais temas, mas os novos temas que eu ainda não cheguei a ouvir e estudar foi confuso, pois não é muito aprofundado.
O livro em si é bom para quem já tem conhecimento sobre a historia, eu gostei, pretendo ler ele quando terminar de estudar a política brasileira, creio que vou ter uma melhor experiência.

Juliani8 10/04/2022

Porque o Brasil é como é?
O livro “História do Brasil para quem tem pressa” traz os principais fatos ocorridos na história brasileira desde o “descobrimento” até o ano de 2015, de forma resumida e objetiva. Gostei muito do livro, pois além de ser uma porta para se aprofundar no assunto futuramente também organiza os fatos de modo que seja possível compreender o todo. Através desse livro pude entender algumas questões históricas arraigadas em nosso Brasil e outras mais recentes que me eram obscuras e confusas. Esse livro também despertou minha curiosidade para pessoas cujos nomes estão em toda a parte como forma de homenagem, desejo buscar mais sobre esses nomes e descobrir a história por trás dos mesmos. A linguagem brasileira cotidiana utilizada também dá um caráter intimista e facilita a compreensão do texto.