A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Keit Larrama 19/09/2022

História do Brasil pra quem tem pressa
Um verdadeiro resumão da extensa história do nosso país. Ótimo pra quem quer dar uma relembrada em alguns fatos.

lipelimma 30/08/2022

Cumpre seu propósito. Em alguns momentos achei raso demais, deixa você com gosto de quero mais hahaha mas é um bom apanhado geral, gostei.

Marcos 29/08/2022

Sensacional
Confesso que me surpreendi com esse livro.
O autor consegue resumir 500 anos de história em 200 páginas de uma forma compreensível.
Tiro o meu chapéu.
Para aqueles que desejam aprender a história do nosso país, eu recomendo.

Sarah.Almeida 25/08/2022

Livro maravilhoso, essencial para entendermos de onde viemos verdadeiramente.
Todos deveriam ler, pra além da escola!!

Michel.Nascimento 13/08/2022

O livro atinge ao objetivo que se propõe: contar, resumidamente, a história do Brasil desde pouco antes da descoberta do Brasil até o primeiro mandato da Dilma.

Beatriz Botelho 06/08/2022

Cumpre oque promete
É um livro simples e superficial, acho que ele cai melhor para estudantes pq te dá uma boa noção geral do assunto que fala. É um livro bom pra resumir 500 em 200 páginas. A edição também é muito bonita.

Patrick 06/08/2022

Um bom resumo
A História do Brasil para quem tem Pressa é um livro que cumpre razoavelmente bem sua proposta. Aborda desde o contexto de Portugal anos antes da vinda ao Brasil em 1500 até a reeleição da presidente Dilma Rousseff (que no livro é escrito com um "f" a menos). Como o título sugere, o livro é curto, a leitura é rápida e fluida e o leitor tem um panorama geral dos principais acontecimentos do Brasil.

Considerando a proposta do livro, é completamente sem sentido reclamar que muitos assuntos não são explorados a fundo. Ainda assim, alguns assuntos poderiam ter uma menção mais relevante, coisa de um parágrafo a mais (alguns mal têm uma frase no livro). Há muito pouco detalhamento sobre a Revolução Constitucionalista, sobre os presidentes da República Velha, o Período Regencial e alguns outros episódios.

O livro é um pouco confuso quando tenta explicar algumas coisas de economia, porque a tentativa de resumir o impacto econômico de alguma política muitas vezes é apressada até demais. Alguns episódios da história nacional não tiveram o destaque devido. Não me lembro, por exemplo, de a Revolta da Chibata de 1910, Revolta da Vacina de 1904, ou qualquer coisa relacionada aos quilombos a partir do século XVI terem sido citadas. Não sou nenhum conhecedor profundo de história do Brasil, então acredito que haja outros exemplos do tipo.

Em suma, um livro interessante, que conta alguns dos principais acontecimentos do país. Não é um resumo definitivo da história do Brasil e não vai satisfazer quem busca um conhecimento mais aprofundado sobre isso. Mas, para quem tem pressa, vai servir.

Ana 31/07/2022

Interessante
Gostei, deu um panorama geral dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil - que não deixa também de ser a história da política brasileira - desde o ?descobrimento?, até o impeachment de Dilma. Nele vemos como o Brasil pouco evoluiu na maneira como os líderes governam, sempre priorizando os seus interesses e os interesses dos seus beneficiários, deixando o povo sempre a mercê da sorte. E como o título mesmo propõe, é um resumo para quem tem pressa, ou seja, nas poucas páginas nenhum dos acontecimentos é muito aprofundado.

Jardelsouzaa 28/07/2022

Esclarecedor e direto ao ponto
O autor esboça a história do Brasil desde a época em que Portugal tinha o objetivo de descobrir o caminho para as Índias e suas especiarias. No entanto, com as navegações descobre o Brasil e daí temos os pontos principais abordados pelo autor. Do período colonial a era republicana (dias atuais) o Brasil é um pais, no qual, quem governa são as elites polico e econômicas que despresam o povo e olham apenas seus próprios interesses desde a época da colonização. É importante observamos que os anseios básicos do povo, como educação, saúde e segurança são os últimos na lista de importância do governo.

Gustavo 21/07/2022

Um breve resumo dos principais fatos da história do Brasil, são apenas 200 páginas para contar mais de 500 anos de história então não dá para exigir muito, mesmo com tudo isso na minha opinião o livro consegue entregar bem a proposta de contar a história de forma resumida e rápida trazendo os fatos mais importantes.

Camilly 16/07/2022

Tenho ressalvas
É bom, didático e de fácil entendimento, mas tenho a impressão que houveram falas que do MEU ponto de vista não vem a calhar. Eu como uma alucinada pro história do Brasil, senti falta de alguns momentos e tramas (o que nunca vai faltar), embora entenda perfeitamente que não de pra falar em detalhes toda essa patifaria de história em tão poucas páginas.

jsilveira 12/07/2022

Recomendo
Estamos em um momento importante para ler, conhecer e relembrar a nossa história.

O autor consegue, de forma satisfatória, resumir os momentos mais importantes do nosso país nesta obra introdutória.
Jardelsouzaa 13/07/2022minha estante
Realmente.

William LGZ 13/07/2022minha estante
Assino embaixo, fiquei bem satisfeito com a leitura também

lice46 29/06/2022

o livro conta a história >literalmente< bem resumida, mas o livro é ótimo para entender a história do Brasil

Lous.Paulin 29/06/2022

Realmente o título diz tudo. Foi praticamente uma grande revisão do ensino médio. Muito bom para relembrar de forma leve e didática