A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Mila 26/12/2022

Bom para revisar
É um bom livro para revisar rápido a história do Brasil, trazendo alguns pontos que não são ensinados na escola

Murilo 16/12/2022

Ótimo livro pra uma leitura rápida antes de dormir, apesar dele se passar muito rápido, principalmente no período pós golpe

luisa302 15/12/2022

forçada não tem graça
Se eu leria se nao tivesse desesperada pra prova da puc? claramente nao. Mas nao foi uma leitura desagradável, da uma boa resumida pra quem ja sabe a matéria e quer dar uma boa relembrada. O livro é bem escrito mas pula uns eventos históricos bem marcantes na minha opinião, dando um enfoque social e econômico, e menos político.

Edson Camara 12/12/2022

Finalmente entendi o Brasil
Confesso que fiquei surpreso com a leitura deste livro, o autor me esclareceu de uma forma muito clara, didática e bem humorada as razões, finalmente entendi, do porque nosso pais é do jeito que é.
Também entendi qual o papel dos portugueses no que o Brasil é hoje e porque um pais tão rico em recursos naturais, com um clima excelente e tão vasto não consegue seu lugar entre as grandes potências.
Entretanto, a conclusão que cheguei e me deixou frustrado, é que com base no que li neste livro, nunca o Brasil conseguirá ser uma nação prospera e perene ao contrário teremos sempre que conviver com esta montanha russa de emoções política, financeira e cultural decorrentes da grande aventura de ter nascido brasileiro.
Mas não se iluda, apesar de tudo, amo o Brasil e torço sempre para que tudo dê certo, sempre.

thalymfs 01/12/2022

muito bom, esclarece muita coisa além de ser um resumo bem resumido de toda a história desde as grandes navegações

Sl@ck 23/11/2022

Livro é muito bom, aborda de forma prática a história do Brasil. Incrível como o passo repercute o nosso presente, de forma bem resumida consigo entender o porque do Brasil hoje ser desse jeito, o povo nunca fez questão de tentar mudar as coisas e sempre a elite estava a frente para seus próprios interesses. O incrível é que as únicas vezes que uma parte do território iria prosperar, não estava mãos dos português. Reclamante o golpe de 1889 fui muito trágico e repercute nos dias de hoje.
Isso só mostra o quanto nós hoje em dia devemos evoluir para melhorar esse nação tão sofrida.

SIMONE 16/11/2022

A história do Brasil para quem tem pressa
O livro é muito bom e com a leitura rápida traz de uma forma bem resumida e de fácil compreensão vários pontos da história.

Gigi.Simoes 09/11/2022

Mto bom
Admito que já tinha começado e abandonado uma vez mas me forcei a terminar porque precisava de um bom resumo da história do Brasil. E é isso que o livro oferece: um resumo informal, com fatos contados de forma crítica. Cumpriu bem o papel e me explicou mto do que eu precisava saber.
PS: inclusive, é bem melhor que o História do Mundo Para Quem tem Pressa. Sem comparação. Se quiser ler um dos dois, leia esse.

Damaris 08/11/2022

Não é o meu tipo de leitura favorito mas é uma leitura necessária para entender a história do nosso país.

ca ;) 03/11/2022

O livro faz jus ao título, o livro é totalmente pra quem tem pressa. É EXTREMAMENTE resumido, o que pode ser bom para quem quer ter uma visão geral sobre toda a história do Brasil bem resumidamente, sem detalhes, ou ruim se você está buscando por um livro com detalhes da história brasileira. Pra quem não sabe muita coisa sobre a história do Brasil, esse é um bom livro para você, mas se você já sabe várias coisas da história, como é o meu caso, é um livro apenas para ?revisar? os principais fatos de uma maneira superficial.

EduardaMarquess 31/10/2022

O nome já diz tudo, é apenas um resumo, não obstante o autor cumpre o que se propõe a fazer: apresentar rapidamente a história desde a chegada dos colonizados até o Brasil atual (no caso, até o governo Dilma dado o ano que o livro foi escrito). Para quem quer começar e não tem muito hábito, quem quer revisar ou simplesmente quem quer ter o conhecimento por cima do apanhado geral, eu recomendo o livro. Um ponto positivo que notei, foi a divisão dos períodos, ora em governos, ora em eventos marcantes.

Deixo aqui uma citação que encontra-se no finalzinho do livro: ?Nada justifica tal distância, a não ser o único projeto de nação no Brasil: aquele que mantém de forma sistemática e planejada todo um povo na ignorância, para que o estamento que se apodera do poder, de forma recorrente ? eleição após eleição, independentemente de partido ?, possa aparelhar o Estado para o usufruto exclusivo de seus beneficiários.?

Finalizo dizendo que amo meu país e é triste ver que desde o princípio, a busca é por interesses daqueles detentores de poder. O Estado forte às custas de um povo que o próprio Estado faz questão de manter fraco. Muda-se forma de governo, partido, época, mas continuamos a ver ?o futuro repetir o passado.?

Jackson 22/10/2022

O livro realmente faz jus ao seu título, pois ele aborda a história do Brasil de modo conciso e com uma linguagem bem acessível.

A impressão que temos ao lê-lo é realmente como se tivéssemos correndo pelas páginas, assim, de repente saímos do período colonial e já chegamos na época contemporânea, porém, isso não é um problema para o entendimento do conteúdo

Desse modo, é um ótimo livro para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto, e procura uma maneira rápida de entender um pouco sobre a história do nosso país, todavia, não o recomendado para quem já tem esse conhecimento prévio e deseja se aprofundar mais no tema.

Ademais, é observável que cada vez menos brasileiros lêem livros sobre a história do nosso país, algo tão necessário para entendermos os dias atuais, e com isso, acabam confundindo e propagando muita desinformação.

Então, este é um bom livro para você que deseja começar a caminhar nessa história de tanto sofrimento, injustiças, revoltas e golpes o qual tornaram o que o Brasil é hoje.

Sheila131 17/10/2022

Se fosse maior...
Se fosse maior seria o livro Historia geral do Brasil de Maria Yeda. No entanto gostei muito desse livro. Como historiadora consigo dizer que resumiu bem.

Lo Souza 16/10/2022

Maravilhoso
Sabe tudo aquilo que vc aprendeu na aula de história durante seu periodo escolar e hoje em dia vc simplesmente não lembra de mais nada? Rsrs Pois entao: esse livro eh maravilhoso por isso, vc relembra tudo numa leitura suave e objetiva. Já vi críticas sobre a escrita dizendo q muitas coisas importantes foram passadas por alto na construção do texto, mas o tema já diz: "História do BR pra quem tem pressa", portanto não dá pra exigir detalhes (ou contexto completo) em cada momento histórico que o país viveu.
Amei o livro e super recomendo pq me surpreendeu.

Lilian_89 06/10/2022

Muito resumido
O livro tem uma proposta interessante, resumidamente apresentar a história do Brasil. O livro passa pelos momentos mais impactantes de nossa história embora de maneira extremamente superficial.

Embora não mencione alguns momentos igualmente importantes, e seja muito, mas muito resumido, é uma boa leitura, principalmente se você quiser ter um bom resumo para estudar.