A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Daniel288 07/02/2023

Cumpre o que promete
História do Brasil para quem tem pressa é o livro que faz exatamente o que seu título sugere. Num grande resumo dos mais de 500 anos da nossa nação, o autor resume os fatos mais importantes da nossa trajetória de Brasil Colônia, até os dias atuais.
Apesar de ser, em vezes, muito resumido, a proposta é ser assim mesmo, porém, ainda há espaço para desenvolver ideias, traçar paralelos com o nosso presente.
Realmente, a história é cíclica e se não estudarmos estamos condenados a repeti-la

MArcio183 07/02/2023

A obra traz os principais acontecimentos no ponto de vista político desde o descobrimento do Brasil até 2015, apesar de ser resumido o conteúdo e muito esclarecedor e te dá um norte pra pesquisar caso tenha interesse em se aprofundar em determinado tópico.

Little Mary 27/01/2023

A história do Brasil não é nem um pouco bonita
Quando temos um panorama geral de todos os eventos histórico que sucedaram a história da nossa sociedade, é difícil não sentir raiva e rancor por todos os erros cometidos, os golpes e os governantes sem caráter que ditaram nosso pais e nós levaram a ser o país que somos hoje. No meio da leitura era impossível não pensar e se... E se a Holanda tivesse conseguido tomar o Brasil de Portugal? E se... Não tivesse ocorrido o golpe de 37 ou de 64? E se... O João Goularte tivesse sido eleito ao invés do Vargas?

Enfim, é um ótimo livro e entrega exatamente o que promete, pode ser difícil e um processo lento ler livros de não ficção mas, leituras como essa deveriam ser de conhecimento básico para a maior parte dos brasileiros.
Como sempre diz Eduardo Bueno : "povo que não conhece sua história está condenado a repti-la". " Povo que não sabe da onde veio não sabe para onde vai".

Mateus 25/01/2023

O livro atende o propósito de passar pelos principais ponto da história do país. Porém, boa parte do livro gira entorno de lideres políticos e os feitos de suas respectivas épocas. Acredito que valha a leitura.

patrikfonseca 23/01/2023

"o homem é o lobo do homem"
acho que essa frase nunca definiu TÃO BEM como funciona o sistema político e histórico do nosso país...esse livro vai até o ano de 2015 maas olha, se ele for atualizado para uma nova versão daqui alguns anos, vai ser ainda mais chocante quanto foi até esse ponto da nossa história como país!!!!
sempre fui uma pessoa que não teve taanto à par de política, fui começar a me interessar por esse assunto de uns poucos anos pra cá, e olha...esse livro me abriu ainda maiis os olhos pra inúmeros pontos; um deles foi que, deeesde a expansão marítima que levou ao ""descobrimento"" do nosso país e tudo oq rolou com a colonização, nosso país sempre teve desinteresse por parte dos políticos que, de olho nas grandes remunerações que recebiam da classe elitista e econômica, esqueceram-se do que realmente importa: o povo...a tal ponto que chega a nossa história, o livro nos faz a seguinte pergunta: "Que povo?"
que os próximos anos sejam melhores, temos voz, sempre tivemos!!!!

Dark Lady 22/01/2023

O livro narra os fatos ocorridos no Brasil, desde seu descobrimento até os anos de 2015.
Nem sei o motivo de ter lido esse livro. A história do Brasil é interessante, mas o modo como esse livro é escrito faz com que a leitura seja cansativa.
Black Flower 31/03/2023minha estante
Você não gosta de história? Acho que o que torna cansativo não é a história, mas como é narrada. Depois dê uma lida sobre a biografia de Olga Benário. Vais gostar. E sobre livros de história, o 1808 é um que relata o período colonial, suponho que será mais atraente. Já que a narração é bem didática.

Dark Lady 01/04/2023minha estante
Acho que me expressei mal, eu adoro história, o livro que é cansativo. Já li um livro sobre a biografia de Olga Benário e amei.

Black Flower 02/04/2023minha estante
Sim. É extremamente top. Eu li esse ano tal livro. Que era para eu ter lido no 6 ano, mas só vim ter maturidade de lê-lo este ano. História é minha matéria favorita. Eu vivo e estudo história o tempo inteiro.

Ronaldo102 20/01/2023

História pra não ficar boiando na história
Simplificado mas bem explicativo.
Há relatos que nunca tinha ouvido nas salas de aula.
É preciso fazer uma viagem no passado, pra tentar entender um pouco do nosso presente momento em que estamos vivendo.

FernandaVazKrieger 19/01/2023

E ainda tem gente assistindo novela...
Em livros como este, percebemos o quanto a história do nosso país é pouco estudada no ensino regular, e quantas reviravoltas, traições e golpes já fizeram parte dessa caminhada.
Em termos de sentimento, é uma leitura que gera uma indignação, um forte desejo de mudar o mundo (nem que seja seu o seu próprio).

Amanda.Oliveira 18/01/2023

Brasil Resumido
Um resumo prático pra relembrar a história do Brasil até meados de 2015.
Seria interessante a publicação de uma segunda parte, para descrever o momento atual, do Brasil.
Leitura fácil e de bom entendimento.
Recomendo!

Nathaliacostad 16/01/2023

A História do Brasil
O livro realmente cumpre o que propõe e passa pelos acontecimentos da história de forma básica e resumida. Muito bom para quem deseja apenas refrescar a memória sobre os acontecimentos do país.

Line 13/01/2023

O livro gira em torno dos líderes políticos do Brasil, seus principais feitos e problemas que enfrentaram durante seus governos. Em poucos momentos traz a participação social como foco de discussão.

profa_ana_paula 07/01/2023

Um plano para o Brasil?
Achei o livro bacana e foi uma boa revisão das já há muito passada aulas de história. Gostei dos pontos de vista do autor, a linguagem é bem simples e crítica. Acho que o drama de escrever um livro de história é que esta não para, então como eu assisti os últimos acontecimentos, discordo de alguns pontos de vista. Como o livro só vai até 2015, as conclusões foram apresentadas com o que se sabia até então, e todo o processo de impeachment da Dilma ainda não tinha acontecido. Seria legal que o livro tivesse uma atualização.

Lets | @callmealasca 04/01/2023

bom
assim como o "história do mundo pra quem tem pressa", esse livro é uma leitura fácil com palavras pouco difíceis e de fácil entendimento

Bianca 02/01/2023

Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.

Inlectus 28/12/2022

Bom.
Bom livro para leigos, bem articulado sem superficialidades acadêmicas sem gosto ou sedução intelectual.