O código da febre

Revelações
Só isso mesmo, fiquem com essa \_( ?-?)_/

Carol Costa 21/12/2017

Acabou...
Esse com toda a certeza é o livro que eu menos gostei de toda a coleção. Demorei pra ler. Abria, folheava, lia dois parágrafos e parava. Eu não conseguia me concentrar. Mesmo em momentos de tensões que o livro apresentava eu viajava e acabava tendo que reler tudo. Claro que em alguns momentos o livro me prendeu atenção - como no final - mas foram poucos momentos. Eu estava arrastando o livro e não via a hora de acabar logo.

Gostei do desenvolvimento dos personagens e de como foi mostrado a vida deles antes do labirinto. Gostei principalmente da relação entre os personagens e fiquei morrendo de fofura com o Thomas e o Chuck juntos.

Deu pra perceber as intenções de cada pessoa envolvida no CRUEL e saber quem era essa pessoa de verdade, um exemplo disso foi a Dra. Ava Paige.

O final é de deixar qualquer um com a boca aberta, eu não esperava. Sabendo disso, muita coisa nos outros livros muda.

Bia 21/12/2017

Desnecessário, mas bom
Sendo um livro da série Maze Runner, que é absolutamente maravilhosa, não tinha como ser ruim. Matei saudades de personagens tão queridos e algumas pontas soltas foram corrigidas. No entanto, achei bem desnecessário. As reviravoltas acabam sendo quase as mesmas da trilogia original, explora acontecimentos que eu acho que não precisavam ser explorados e é um pouquinho forçado em certas partes. O final foi o único acontecimento que eu senti que realmente me agregou algo. Fiquei mais confusa do que esclarecida, na verdade, mas realmente me surpreendeu.
Em suma, é um bom livro. Os fãs vão gostar. Porém, não se perde nada se não ler.

Erikinha 20/03/2017

Final perfeito
Esse último livro da serie, conta a história doa meninos desde quando estavam com seua pais, desde a primeira impressão no cruel e os primeiros convívio.
É também um livro que da tapa na cara, de tanta mentira e as últimas páginas dizem tudo o que sempre suspetei. Meu quando li as últimas páginas eu quase quis ter um treco, como pode ter tanta manipulação e mentira junta.

Paulo 08/03/2017

O início de tudo
O livro é bom, tem um enredo que se desenrola bem e explica muitos pontos que ficaram perdidos. Não tem muita ação já que é o início de tudo, mesmo assim consegue nos prender na leitura e nos deixar curioso.

Nana 06/03/2017

O Código da Febre conta sobre a construção do labirinto do primeiro livro e aí sim temos todas nossas perguntas respondidas. É incrível como apesar das dúvidas que eu tinha, muitas coisas que eu pensava estavam certas. Às vezes as respostas são mais simples do que parecem. Enquanto eu lia, pensei em dar 3 estrelas apenas já que estava achando a história meio parada, mas algumas respostas dadas no final me fizeram escolher 4 estrelas. Essas respostas não me surpreenderam, mas eu gostei muito de como tudo fez sentido.
Aos que ainda lerão, aconselho ler os Arquivos depois deste aqui.

site: https://confessionsbookaholic.wordpress.com/2017/03/06/precisamos-falar-sobre-maze-runner/

Rafa - @espaco_dos_livros 19/01/2017

Cruel é bom
Nossa. Sem fôlego para esse livro. Sem dúvidas um dos melhores da série. O mais legal é que mesmo a gente sabendo de todo o desenrolar da história ainda assim, consegui me surpreender. Li o livro em dois dias de tão empolgada que estava. Aos grandes fãs da série esse livro não pode faltar na prateleira. Claro que teve algumas coisas um pouco sem sentido mas Dashner conseguiu ser coerente e explicar inúmeros fatos em 90% da história. Excelente

Cristiane 09/12/2016

“Um dia nós vamos ser maiores”

Depois de quase dois anos da notícia que o autor ia escrever mais um livro, finalmente terminei a leitura de um livro muito esperado, e que correspondeu a todas as minhas expectativas. Assim que saiu a pré-venda eu tratei de garantir o meu exemplar. Contei os dias para receber o livro, e assim que chegou, já comecei a leitura.

Eu confesso que estava morrendo de saudades de Thomas, Newt, Minho e claro o fofo do Chuck. É gente, eu não gosto da Teresa. Acredito que muita gente se identifica com esse meu sentimento por essa personagem, que é a mais falsiane que eu já vi. Enfim, esse livro esclareceu muitas coisas que tinham ficado em aberto e me deixou com uma vontade gigantesca de ler novamente todos os livros.

O livro retrata cinco anos antes dos nossos clareanos irem para o labirinto. Mas pelo que pude perceber, parece que é bem mais do que isso. Posso estar bem enganada, mas foi com essa a impressão que eu fiquei. Acompanhamos todo o desenvolvimento e construção do Labirinto, mas nada muito maçante.

Vamos conhecer sobre o passado dos clareanos, principalmente sobre a vida de Thomas. O livro foi escrito pelo ponto de vista dele, então vamos descobrir muitas coisas que o CRUEL fez para colocar em prática seu experimento: o labirinto.

Fiquei bem surpresa com a forma que os integrantes do CRUEL tratavam Thomas e Teresa. Os dois mesmo ajudando no experimento deles, não tinham acesso a todas as informações. E tem mais, Thomas passou vários anos sem ter contato com ninguém além do pessoal do CRUEL. Ele não conhecia ninguém, não tinha amigos só cumpria suas obrigações que eram: fingir ser quem não era, frequentar as aulas, comer, tomar banho, dormir, acordar e começar a sua rotina novamente.

A verdade era que Thomas foi condicionado a viver assim. Sempre que ele demonstrava resistência a alguma ordem, o fato dele ser imune ao Fulgor e o fato dessa doença estar acabando com a raça humana, isso era jogado na sua cara, como se ele fosse culpado por ser imune e as outras pessoas não serem.

Ele se sentia na obrigação de ajudar. Tinha presenciado os efeitos dessa doença, e sabia o quanto ela era terrível. A doença ia levando a pessoa aos poucos á loucura até chegar a completa insanidade. Mesmo assim, ele não tinha completa confiança no CRUEL. Muitas mentiras foram contadas para ele, então como ele poderia confiar naquela instituição que usava crianças em um experimento para ver se por um acaso conseguiam a cura para aquela doença terrível.

Teresa e Thomas se tornam amigos e colegas de trabalho no CRUEL. Mas, o que ele acha muito estranho é que Teresa aceita na maioria das vezes, tranquilamente as ordens que são dadas a ela. Segundo ela, na sua condição de imune, ela tem que se esforçar ao máximo para conseguir finalmente achar a cura, e afirma ainda que Tom (apelido carinhoso que ela da para Thomas) devia pensar da mesma forma.

Só que, até que ponto as informações que o CRUEL havia passado para eles era verdade? Eles podiam confiar neles? Mesmo depois de anos dedicados àquela instituição, Thomas não se sentia parte dela, e sim, sentia raiva, por tudo o que já tinha passado, e sabia que fugir, não seria a solução.

Vamos lidar com muitas reviravoltas nesse livro, segredos serão revelados, mentiras e mais mentiras serão contas. Até que ponto o CRUEL foi capaz de ir para conseguir por em prática seu experimento?

Como eu disse, depois que terminei esse livro, meu ponto de vista sobre a história TODA mudou e fiquei com muita vontade de reler tudo. As lacunas que estavam em aberto foram preenchidas e com sucesso. Uma pena esse ser o último livro de Maze Runner. Por mim, o autor podia continuar escrevendo e eu continuaria lendo com o maior prazer. Pense com carinho, James Dashner!

Para quem estava à procura de respostas, esse livro encerra perfeitamente a história. E, guardem isso: “CRUEL é bom”.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/11/resenha-o-codigo-da-febre.html#.WEq62rIrJdg

Jemilly 05/12/2016

Definitivamente CRUEL não é bom.
"CRUEL é bom"

~ Para aqueles que ainda não leram Maze Runner~
Ordem de lançamento: Correr ou Morrer, Prova de Fogo, Cura Mortal (essa é a trilogia principal), Arquivos Maze Runner (extra bem curto), Ordem de extermínio (que conta o inicio de tudo, da propagação do vírus, muito antes da CRUEL existir), e por ultimo Maze Runner O Código de Febre.
Ordem cronológica: Ordem de extermínio, Maze Runner O Código de Febre, Correr ou Morrer, Prova de Fogo, Cura Mortal, Arquivos Maze Runner.

Maze Runner O Código de Febre é o novo livro de James Dashner que se passa antes dos acontecimentos da trilogia principal, e depois do livro 4 Ordem de Extermínio, ele vai contar a vida de Thomas, Teresa, Newt, Chuck e Minho dentro do laboratório da CRUEL com as memórias deles intactas ou quase isso , fala de toda a preparação para o labirinto e sua construção e nos dar uma visão completamente diferente da história, com muito mais detalhes.

"E assim, dentro de sua mente, ele repetiu uma expressão familiar inúmeras vezes. Embora não conseguisse identificar ao certo o que era, alguma coisa parecia diferente.
Thomas. Thomas. Thomas. Meu nome é Thomas."

Se você já leu os livros anteriores, tenho quase certeza que no final desse você vai ficar com vontade de reler a trilogia, é incrível a forma que explode sua mente para pequenos detalhes que você deveria ter percebido. James Dashner na minha opinião é um dos melhores autores no quesito de saber trabalhar com essas voltas da narrativa original, quanto mais ele te apresenta novidades sobre esse universo, mas você quer ler sobre ele.

"O garoto observava, o vazio se abrindo sob ele enquanto seus dois pais caíam. Um longo momento se passou no qual ninguém se mexeu, principalmente a mãe e o pai. Eles nunca mais se mexeriam."

Esse livro tinha tudo para ser repetitivo, e cansativo, mas ele conseguiu o contrario, ele te chama para a releitura de Maze Runner, tirando alguns pequenos spoilers, nada de muito grave, eu não vejo problema nenhum se alguém quiser começar por esse livro, ou melhor ainda por Ordem de extermínio e seguir todo esse universo cronologicamente. (Quando eu tiver tempo e oportunidade pretendo fazer isso, tenho certeza que vou ter uma experiência completamente diferente da minha primeira leitura.)

"Ele apertou os dedos dela com todo amor que conhecia, sem acreditar em uma palavra do que dissera."

Eu recomendo demais a leitura!!! Fique cada vez mais apaixonada por esse universo, com toda certeza Maze Runner mais que consolidou entre minhas distopias favoritas, então indico toda a Saga e espero que venha mais por aí. Então é isso... Boa leitura.

" - Um dia nós vamos ser maiores."

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/11/resenha-maze-runner-o-codigo-de-febre.html

Markarroni 12/06/2018

A ação literalmente não para.
Sabe aquele livro que você começa a ler e só tem vontade de parar depois que acaba? E mesmo quando acaba, tem vontade de reler várias vezes? Foi o que senti com O Código da Febre. Eletrizante da primeira à última página.

Era uma vez o fim do mundo. Florestas foram queimadas, lagos e rios secaram, oceanos transbordaram. Uma peste febril chamada Fulgor se espalhou pela Terra, dizimando famílias inteiras. A violência reinou. Não havia mais lugares seguros. Então, surgiu o Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal, mais conhecido como CRUEL. Pesquisa após pesquisa, o CRUEL não mediu esforços para encontrar a cura. Fez testes em crianças. Algumas delas, além de imunes, eram especiais, como Thomas e Teresa. Juntos, foram designados a trabalhar em um experimento: o Labirinto. Mas, ao que parece, nem tudo foi dito. Segredos e mentiras irão perturbar Thomas.

❝É preciso conhecer o problema melhor do que a solução, ou a solução se torna o problema.❞

O Código da Febre é a aguardada prequel da saga Maze Runner. E nesse livro, todas as respostas são reveladas. Somos levados a uma maior concepção de alguns fatos. Meu desejo agora é reler todos os livros, com essa visão que foi proporcionada.

O prólogo é de partir o coração, pois é sobre Newt. Já no livro em si, conhecemos o passado de Thomas e dos demais Clareanos antes do Labirinto. Acompanhamos, quase que ano a ano, o crescimento de Thomas depois que ele foi levado pelo CRUEL, como ele se desenvolveu e acabou ajudando a criar o Labirinto.

Algumas pessoas vão me odiar com o que vou dizer, mas nesse livro eu gostei de Teresa. Lidamos com muitas reviravoltas no livro, segredos são revelados, mentiras e mais mentiras são contadas. Até que ponto o CRUEL foi capaz de ir para conseguir a cura do Fulgor? Fica a pergunta: CRUEL é bom? Já tenho a minha opinião sobre ele. E você?

OBS. 1: Quem não conhece a saga, fala nos comentários que eu vou adorar falar mais dela pra você.

OBS.: 2: Se James Dashner não for meu autor favorito, não sei quem é.

site: https://www.instagram.com/p/Bj26HG7nwY7/

Ludmilla Silva 26/09/2018

" O CRUEL nunca iria parar. Eles nunca, nunca iriam parar."
Um dos motivos que me fez gostar tanto deste livro foi o fato dele ter me surpreendido bastante, foi uma surpresa deveras positiva e agradável. Eu comprei o livro sem ter muita ideia sobre o que era a história especificamente, eu sabia que era uma prequel, isto é, uma história que se passaria antes da trilogia original de Maze Runner, porém, imaginei que seria algo parecido com o quarto livro da série: Ordem de Extermínio, que conta a história no mesmo universo de Correr ou Morrer mas com personagens diferentes. Sendo assim, fiquei bastante feliz, ao descobrir que o livro mostra a história dos nossos personagens favoritos, do Thomas, do Newt, da Teresa, do Minho e de todos os outros personagens quando eles ainda eram bem pequenos, na mesma época que o Fulgor estava começando a se alastrar pelo mundo.

A dúvida que talvez fique para aqueles que pretendem ler este livro e já leram todos os livros anteriores da saga é: será que compensa ler esta história mesmo eu já sabendo de tudo o que acontece no futuro? será que é possível se surpreender com alguma coisa? E eu afirmo com toda veemência que sim, vale bastante a pena ler o livro, e apesar de já sabermos o futuro dos personagens a história é arrebatadora e instigante a todo instante. Um problema que eu via nos livros de Maze Runner é que tinha inúmeros e inúmeros mistérios e dúvidas na história que nunca foram propriamente revelados e respondidos. E um ponto bastante favorável em Código da Febre é que ele preenche muito bem essas diversas lacunas deixadas pelos livros anteriores, muitos dos pontos abordados na trilogia original, por exemplo, passaram a fazer mais sentido para mim após a leitura dessa prequel.

Um aspecto que me agradou bastante no livro foi a especificação de tempo feito pelo autor antes de cada capítulo. Ele sempre colocava data, mês, ano e horário (apesar de serem um pouco diferente do nosso) antes de narrar, e isso foi um ponto muito positivo que acrescentou bastante a história, tanto para a gente poder compreender melhor o que estava acontecendo dentro do complexo do Cruel, quanto para ver a evolução dos personagens que vão crescendo junto com a leitura. Amei bastante ver meus personagens favoritos crianças, ver o que eles passaram e perceber a transformação que eles foram tendo ao longo de toda a narrativa.

No meu ponto de vista este livro foi muito importante também para entendermos o caráter e a motivação de cada personagem, algo que talvez não tenha sido possível construir nos livros anteriores, por falta de informação ou também por falta de tempo. É compreensível ver alguns personagens concordando com o que o Cruel fazia, concordando que a motivação deles era boa e que eles realmente pretendiam encontrar uma cura; pois o Cruel manipulou os personagens desde crianças, fizeram lavagem cerebral neles (metaforicamente e literalmente), então, eles eram de certa forma a única figura “paterna e materna” que eles tiveram ao longo de sua formação como pessoa. Mas é compreensível ver também os personagens odiando o Cruel pelos seus ideais altamente distorcidos e falsos e também enxergar aqueles que ficavam na dúvida sobre confiar ou não confiar plenamente no Cruel.

Nesta história temos bastante background da personagem da doutura Ava Paige que me interessou bastante. Apesar de eu odiar a personagem foi muito bom conhecer um pouco mais sobre seu passado e suas verdadeiras motivações. Foi muito envolvente também conhecer os segredos do CRUEL e das vidas anteriores dos diversos personagens, como a família de Newt e o nome verdadeiro do Thomas. Eu amo bastante o fato de termos uma trilogia incrível do universo de Maze Runner mas termos também mais dois livros que contam um pouco mais sobre este universo, sobre essa doença e mais especificamente sobre como tudo começou. Isto faz o leitor se encantar pela história e se tornar interessado por qualquer informação adicional que o autor tiver para dar a respeito deste mundo distópico.

Eu amo com força todos os personagens, porque peguei muito amor por eles quando li a trilogia a alguns anos atrás, e digo que foi muito bom conhecer mais sobre eles, sobre como eles se conheceram, como se relacionavam e como foram crescendo sobre a influência desta instituição Cruel. O livro tem um ar bastante nostálgico, mas ao mesmo tempo bastante inovador sobre este universo, é incrível de se ler. Não imaginava que fosse possível mais consegui me apaixonar ainda mais pelo Thomas e pelo seu coração grandioso e bondoso, ele e todos os outros mereciam mais do que viver neste mundo devastado, mas ainda bem que vivem, pois, caso contrário não teríamos estas histórias maravilhosas.

Eu recomendo bastante a todos a leitura deste livro, quem nunca leu a saga Maze Runner e tem vontade de começar acho que este é um bom ponto de partida; e quem já leu e já ama todos os personagens e o universo em si, deve, sem sombras de dúvidas, ler O Código da Febre, pois a qualidade é garantida. Uma característica que me deixou muito feliz foi o fato de os capítulos serem bastante curtos, e das letras serem grandes e espaçadas, assim a leitura flui bem mais velozmente e o leitor sente mais vigor para terminar logo o livro. James Dashner acertou em cheio com esta história da infância dos Clareanos, é um must read.