Churchill - Uma Vida

Churchill - Uma Vida Sir Martin Gilbert

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

JuarezFerreira 14/04/2017

Criança arteira e por vezes considerada desleixada. Na escola um aluno médio para medíocre em algumas matérias, porém reconhecido por seus professores pela sua inteligência e potencial. Já na adolescência para fase adulta serviu em três conflitos. Trajetória politica cheia de altos e baixos – nem cem por cento liberal nem cem por cento conservador – mas sempre provocando. Impressiona como ainda que trabalhando ativamente na politica consegue criar uma vasta obra literária, pintar e se dedicar a família.

O biografo se alimentou dos inúmeros registros em cartas, telegramas, documentos em arquivos e as obras do próprio Churchill. Neste primeiro volume acompanhamos a vida de Winston Churchill do nascimento até os 54 anos.

Leitura agradável e enriquecedora, repleta de momentos históricos memoráveis: seu posicionamento pacifista antes da primeira guerra mundial e posteriormente seu empenho pela vitória. Churchill conhecendo Lawrence da Arábia, Charles Chaplin e a ainda criança Elizabeth II. Seu posicionamento contrário ao de Gandhi com relação a independência da Índia...

O que nos deixa curiosos para o segundo volume é o último capítulo, que mostra os momentos que precedem a segunda guerra mundial.

Weslley 06/09/2018minha estante
undefined

Hester1 26/03/2021

O livro é tão detalhista que torna a leitura extremamente chata. Não gostei. Até parece um diário. Odeio diários... E ainda tem o segundo volume...

Renatinha 08/04/2021

Uma vida sem precedentes
Churchill foi, sem dúvidas, uma das pessoas mais importantes para o Ocidente durante a primeira e segunda guerra mundial. As consequências de suas ações permitiu que o caos nazista não fizesse estragos ainda maiores ao mundo.

Vanildo 31/12/2020

Churchill
Sempre que posso leio uma biografia sobre algum personagem histórico que eu conheci na época da escola.
Neste primeiro volume temos alguns fatos bem detalhados sobre sua infância, adolescência, sua fase no exército, a entrada na vida política e seu desempenho como soldado na 1ª Guerra Mundial. É notável sua inteligência e vontade em fazer as coisas, sem falar nas outras facetas como escritor, pintor e orador.

Jessica858 25/04/2021

Um livro arrastado no começo, mas que se desenvolve do meio ao fim. Bibliografia de um dos políticos mais importantes do mundo, mostra sua trajetória desde a infância até o fim da Primeira Guerra.

Felippe.Fagotti 16/01/2022

Viveu intensamente
Um homem com uma história de vida fantástica. Fez por merecer para ter seu nome nos livros de história. Aos 24 anos já tinha vivido mais que pessoas com 80 anos.
Larissa 16/01/2022minha estante
tenho esse livro mas nunca me interessei em ler, é bom? vc foi o primeiro que já vi falando sobre

Felippe.Fagotti 16/01/2022minha estante
Sim. A viva dele é muito agitada. Um homem com muita ambição. O livro tem muitos detalhes da vida dele, com base em cartas pessoais dele. Ainda não li o II. Esse acaba antes de começar a 2 guerra mundial.

Dalmo 18/10/2017

Churchill é o cara
Impressionante biografia de um dos maiores políticos e estadistas da humanidade. Uma acurada e extensa pesquisa documental que se traduz numa verdadeira aula de história, sobretudo a respeito da primeira metade do século XX. Este primeiro volume trata da vida de Churchill desde sua infância, no final do século XIX, até o final de 1934, quando, fora do governo, mas não do Parlamento, alertava o povo britânico sobre a necessidade de preparar o país para a crescente ameaça nazista.

Churchill, nascido de uma família aristocrática, cujo pai era um famoso político conservador, era um liberal por natureza, defensor ferrenho do livre comércio e da competição aberta. Apesar disso, iniciou sua vida política no partido do pai, sendo eleito pela primeira vez para o Parlamento em 1900, com 25 anos de idade. Em 1904, manifestando descontentamento pela política protecionista do governo conservador, ingressa no partido liberal e se torna oposição pela primeira vez. Os liberais se tornam governo em 1905, e em 1908, com 33 anos, Churchill assume seu primeiro cargo no gabinete do governo, a presidência da Junta de Comércio. Logo depois se torna Ministro do Interior e em seguida primeiro lorde do Almirantado. Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ocupa outros cargos ministeriais, mas logo após a volta dos conservadores ao poder no final de 1922, e com o enfraquecimento do partido liberal, Churchill retorna ao partido conservador por considerá-lo o único com base forte o suficiente para derrotar o socialismo. Em 1924 é nomeado Ministro das Finanças. Após a derrota dos conservadores nas eleições de 1929 para o partido trabalhista, ele experimenta um pequeno período fora das questões de governo.

Orador brilhante e escritor talentoso, Churchill era um amante da democracia. A tirania, para ele, era uma inimiga da raça humana. Preocupado com as questões sociais, defendeu a implementação do seguro-desemprego e da pensão para idosos e viúvas na Inglaterra do começo do século, nação ainda assolada por profundas divisões entre ricos e pobres. Visionário, alertava para os perigos que a vitória dos bolcheviques em 1917, na Rússia, representaria para a Europa e para o próprio país, além de prever a predominância da aviação nas guerras futuras. Lutou nas trincheiras da frente ocidental durante a Primeira Guerra Mundial, um interlúdio entre o almirantado e sua nomeação para o Ministério das Munições. Envolvia-se com afinco e extrema dedicação em todos os projetos e cargos que ocupava. Apesar disso, sabia apreciar seus momentos de lazer com luxo e conforto, sempre viajando pela Europa e pelo mundo para curtir férias ou mesmo compromissos não oficiais.

Pai de 5 filhos (4 meninas e 1 menino), sendo que um deles, uma menina chamada Marigold (chamada carinhosamente de "Duckadilly"), morreu de meningite com apenas dois anos e meio de idade, era casado com uma liberal por educação e convicção, Clementine Spencer-Churchill (antes Clementine Hozier). Ela era sua base de apoio, apesar do pouco tempo que passava com a família devido à incessante dedicação a tudo que resolvia empreender.

A riqueza e complexidade de suas experiências quase sempre vinham acompanhadas com um certo humor e reflexões filosóficas. Para Churchill, grandes coisas devem ser feitas em vida por aqueles que atingem certa escala de compreensão e de poder, e enquanto tivermos saúde, devemos realizá-las da melhor maneira possível, não nos contentando senão com as melhores e mais verdadeiras soluções.

E que venha o segundo volume.

Wanessa 12/10/2023

Ansiosa pelo próximo
Este é o primeiro livro do gênero que eu leio e com certeza não será o último (além do segundo volume, é claro). Adorei a forma como o livro é bem escrito, detalhado sem ser maçante.
E amei descobrir tantas coisas sobre a vida do Winston.

Bruna 20/03/2023

Sempre fui curiosa para ler uma biografia sobre Churchill e imagino que devo ter escolhido a mais completa e detalhada que já escreveram. É uma leitura difícil, minuciosa e que exige atenção constante para não se perder literalmente na ?história?. A impressão é que Churchill foi um homem que viveu 300 anos em 50. Ele esteve envolvido (e muitas vezes presente) na grande maioria dos fatos relevantes da história mundial recente. Não foi um político que flertou com a idolatria e nem unanimidade em grande parte da sua vida política (pelo menos até os seus 60 anos, visto que essa biografia tem o vol. 2), foi sim um homem extremamente resiliente e corajoso, pois nunca teve problema em se posicionar. Me incomodou um pouco o fato do autor minimizar os defeitos e erros políticos ao longo do texto. Alguns momentos parece até que Churchill era imune aos tropeços históricos. Enfim, de qualquer forma acho que vale a leitura e vale julgar a essa altura do campeonato alguns posicionamentos desse notável (como a forma abordada em cada guerra ou embate de uma colônia britânica lutando por sua independente).

Pretto 26/06/2020

Infelizmente, não gostei do estilo de escrita do autor. Apesar de ser louvável o aspecto jornalístico que o mesmo dá para o texto, sempre usando citações dos próprios personagens, isto faz com que a leitura não flua, tornando-se extremamente maçante em diversos pontos, principalmente nas épocas iniciais da vida de Churchill, para as quais, na minha opinião, ele gastou muito mais tempo que deveria. A nota 3 fica por conta do conteúdo do livro, um mérito muito maior do próprio Churchill do que de seu biógrafo. De qualquer modo, lerei o segundo volume pois muito me interesso por conhecer melhor esse brilhante personagem histórico, principalmente por conta do fato de que o próximo livro se inicia durante a 2ª Guerra Mundial.

Danápi 08/05/2020

Excelente livro
Bastante interessante saber que Churchill nunca foi uma unanimidade e que penou bastante, com muito estudo para chegar onde chegou. Este primeiro livro retrata desde sua infância até o fima da primeira guerra.

João Victor 23/12/2019

Churchill: Uma Vida - Volume 1
Impossível pensar em grandes estadistas e não lembrar de Winston Churchill. Acompanhar sua evolução política, cheia de altos e baixos, ajuda a entender momentos importantes da história do século XX.
Se quiser aproveitar ao máximo a leitura e não conhecer o suficiente do período abordado na obra, prepare-se para fazer várias pesquisas enquanto lê.

João 14/01/2023

Uma boa primeira parte da biografia que cobre a vida dessa figura tão emblemática do século XX.

Aqui conhecemos mais da infância de Churchill, seu relacionamento um pouco frio com os pais, sua luta para seguir na carreira militar, o começo da sua vida política e sua participação na primeira guerra.

Churchill sempre foi um figura controversa, conquistando algumas inimizades pelo caminho. É interessante ver a sua determinação e crescimento ao longo dos anos, mesmo esse livro não cobrindo o período em que ele foi primeiro-ministro.

Léia Viana 23/10/2021

Churchill
Como meu objetivo era saber mais sobre ele como pessoa e político, o livro, mesmo sendo uma obra compacta, permitiu que eu - como leitora, conhecesse um pouco mais da vida pessoal e política de Churchill. Era uma pessoa excepcional, apaixonado pelo trabalho mas que também sabia aproveitar os momentos de repouso.

Neste primeiro livro é narrado os primeiros anos de Churchill, sua infância e adolescência e início de juventude, seus primeiros passos no exército e o começo de sua carreira.

Churchill foi um menino bastante doente, com um temperamento forte e muito inteligente . Leu Ilíada, de Homero, no original - Grego - na adolescência!

Entretanto, isso é apenas um detalhe da pessoa que Churchill se tornou e pelo que fez. Não a toa se tornou o grande estadista que foi.

Leitura recomendada!

1 | 2 | 3 | 4