Churchill - Uma Vida

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Homerix 29/10/2019

Churchill - O Cara
Terminei a primeira metade de uma missão que assumi quando comprei, na Bienal de São Paulo, em agosto, a biografia de Churchill em dois volumes, um box muito maneiro.

Comecei a ler o primeiro volume no começo de outubro, portanto antes de saber que era também o livro que o presidente eleito estava lendo, vamos deixar isso claro!

O fato é o seguinte: que figura sensacional!

As pessoas que não têm acesso à vida dele imaginam-no com aquela cara já de idoso, na época em que era primeiro-ministro da Grã-Bretanha, liderando o país a uma vitória na segunda guerra mundial. Agora eu sei que aquele era somente o ápice de uma carreira já brilhante!

Ele começou sua carreira política muito cedo mas antes disso foi um militar de combate. Saía cavalgando destemidamente com seu cavalo à frente das tropas rumo às hordas inimigas, nas guerras das colônias do Império Britânico. Foram dezenas as vezes em que ouviu o zunir de balas passando próximas a seus ouvidos. Ele dizia, em cartas que escrevia a sua mãe e aos seus amigos, que ele tinha essa confiança toda porque sabia que um dia seria algo muito grande para o seu país. E atuava como correspondente de guerra, ganhando muitas libras. Esteve também nas trincheiras comandando batalhões na França, durante a primeira grande guerra.

Na política, começou no Partido Conservador mas migrou para o Liberal, depois voltou ao Conservador, ele ia se movendo conforme eram suas convicções no momento. Primeira mudança de partido dele se deu de maneira espetacular. Depois de ser conservador por alguns anos, ficou descontente com algumas posições até que chegou um momento, no meio de uma sessão parlamentar em que ele simplesmente pegou suas coisas de sua cadeira, levantou-se e passou para o lado da oposição. Quem conhece o Parlamento inglês, sabe do que estou falando.

Foi o mais jovem ministro da história da Inglaterra. E ocupou outros três cargos do mesmo nível antes de ser primeiro-ministro. Na primeira guerra, era Lord do Almirantado, e fez com que a armada britânica mudasse seu meio de propulsão de carvão para petróleo, o que foi fundamental para o sucesso da Inglaterra. Depois, já na época das trincheiras, defendeu insistentemente o desenvolvimento daquele trator com esteiras, que viria a ser chamado de tanque.

Na vida pessoal, estudou sempre em colégios internos, como ocorria com todas as crianças de famílias ricas na Inglaterra. A família era uma coisa assim meio distante pra ele: apesar de amar profundamente pai e mãe, havia anos em que ele voltava para casa para passar as férias de fim-de-ano, mas a mãe estava viajando, em compromissos políticos com marido, Lord Randolph, e ele ficava só com sua querida ama.

Na vida amorosa, casou-se relativamente tarde, aos 34 anos, com Clementine, que foi sua companheira até o fim da vida, durante 56 anos. Essa demora toda em se fixar era por conta de uma paixão que ele tinha por um certo ser, que o impedia de dedicar seu tempo a qualquer outra pessoa que fosse. Esse ser era ele mesmo. Ele declarou isso para algumas de suas pretendentes.

Toda essa vida política e militar extremamente ativa, e ele ainda arrumava muito tempo para escrever. Escreveu muito. Além das cartas (é impressionante como escrevia cartas para todos e por isso sabemos muito de sua vida), escrevia muitos livros, que lhe rendiam muitos recursos. Ele ganhava muito mais dinheiro como escritor do que na vida parlamentar ou mesmo como ministro. E percorria também o Império e os EUA ganhando dinheiro com palestras sempre muito admiradas. E ainda encontrou talento para a pintura. Admirável, sem dúvida!

O primeiro livro desta biografia acaba com ele sem cargo ministerial, mas firme na política, agora de volta ao Partido Conservador, e batalhando para que a Inglaterra se rearmasse, devido a nova ameaça alemã. Mas poucos acreditavam nele...

site: https://blogdohomerix.blogspot.com/2019/03/churchill-o-cara-volume-i.html

Arthur Nowakowski 28/12/2023

Acredito que Churchill seja uma das pessoas mais famosas do mundo, mas o livro peca demais em ser prolixo e pouco objetivo. Leitura arrastada e difícil. Não recomendo, devem existir outras biografias mais sintetizadas.

Antonio Curi 25/07/2017

LIDO.
Lido.

Lucas.Soares 06/08/2017

Uma biografia imersiva de um homem inspirador
O livro conta a história do importante político britânico: Winston Churchill. O livro é constituído por diversas cartas e registros históricos, costurados pelo comedido autor Hartin Gilbert, que tece apenas pequenos comentários sobre os documentos para conectar os pontos. O livro beiraria o chato com tantas cartas, mas o resultado final é na verdade incrível. Nunca pensei que me divertiria tanto com a história de um político. Isso porque Churchill não era um político qualquer. Evoluiu de uma criança doente, para um estudante mediano, tornando-se um condecorado militar e exímio escritor, até se tornar finalmente um notório político. No decorrer do livro é impossível não se sentir inspirado com a lucidez e inteligência de Churchill frente às mais difíceis decisões tomadas pelo Reino Unido na Primeira e Segunda guerras mundiais. Foi injustiçado várias vezes e forçado a tomar decisões difíceis ao custo de vidas humanas, graças aos infortúnios da guerra. O mais interessante do livro é que ele beira uma Auto-biografia já que grande parte das cartas são redigidas pelo própio Churchill. O livro é um passeio na história e um mergulho na mente de um dos mais importante homens da história moderna. Não se engane, o livro é de fácil leitura e muito bem traduzido. Com certeza um dos livros mais importantes da minha vida. Um must-read pra quem ama história.

Guynaciria 04/01/2019

Essa biografia maravilhosa, composta de 2 volumes, sendo esse o primeiro, nos agracia com a história de vida de um dos maiores estadistas/ político da humanidade.

Mesmo que muitos não concordem com as decisões tomadas por Churchill ao longo dos anos, é impossível não reverencia-lo com um homem de inteligência ímpar, que fez tudo o que era humanamente necessário para deixar o seu país em uma situação política, militar e econômica, confortável.

Churchill, como muitos homens que influenciaram a história mundial, não era na infância e adolescência alguém que se destacava nos meios escolares, chegando a ser objeto de preocupação de seus pais, que não viam para o garoto um futuro promissor.

Mas quando ele encontrou o tema que lhe agradava, se dedicou a esse com tal empenho, que o resultado assustou até mesmo os mais crédulos.

Esse livro é uma verdadeira aula de história, contendo cartas, documentos históricos, fotos e registros militares, o que comprova a dedicação que Sir Martin Gilbert , teve ao elaborar esse trabalho.

Nesse primeiro volume vemos retratada a vida de Churchill desde a infância, até o final dos anos 1934. Podemos observar sua preocupação com a ameaça nazista que se instalava na Europa, assim como as diversas tentativas que fez para alertar seus pares, mas esses por divergências politicas acabaram por ignora-lo.

É interessante observar como Churchill apesar de ser filho de um famoso político conservador, acabou por se tornar um dos maiores políticos liberais de todos os tempos, lutando por causas sociais, livre comercio, competição aberta, direitos trabalhistas ( seguro desemprego, pensão para idosos e viúvas), chegando mesmo a intervir muitas vezes a favor dos sindicatos que lutavam pra adquirir melhores condições de trabalho, na  Inglaterra do inicio do século XX.

Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ele assumiu diversos cargos ministeriais, dentre eles o ministério da fazenda, onde aplicou diversas reformas. Logo após esse período, ele experimentou um afastamento forçado das decisões governamentais, aproveitando então para escrever mais um de seus livro ( que lhe garantiam um bom acréscimo as suas finanças anuais) e a pintura ( sua nova paixão), chegou mesmo a inaugurar uma exposição sobre pseudônimo.

Clementine Spencer-Churchill ( sua esposa) e seus 5 filhos, foram seu ponto de apoio durante toda a vida. Quando se via deprimido por conta das perseguições politicas e calunias diversas, era sua esposa que o acalmava e lhe mostrava a direção a seguir, sempre com conselhos sábios e sensatos.

Churchill era um homem justo e ponderado, que sempre tratou bem seus funcionários e adversários políticos. Isso fez com que ele fosse respeitado em todos os meios, mesmo entre aqueles que o odiavam por ir de encontro a suas ideologias.

Espero que o próximo volume seja tão enriquecedor quanto esse. Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer um pouco mais da história mundial.

Bjos!

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Como foi a vida de um dos políticos mais emblemáticos da história moderna?
Escrito pelo biógrafo oficial de Churchill, o historiador mundialmente consagrado Martin Gilbert, este livro é a mais completa biografia já escrita sobre um dos estadistas mais importantes de todos os tempos – um homem de inteligência sublime e personalidade explosiva que esteve no centro de acontecimentos fundamentais do século XX. Elaborado a partir de anos de pesquisa meticulosa e documentação exclusiva, e repleto de material apenas recentemente descoberto, Churchill – uma vida é o casamento perfeito entre a dureza dos fatos da vida pública e os detalhes íntimos de um homem que exerceu papel preponderante para a divisão do mundo como o conhecemos hoje.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788544103517

walkyria89 29/03/2019

Que homem!
Inspirador. Essa é a melhor palavra pra descrever esse livro, na minha opinião. Foi bem difícil não compartilhar a visão do autor (que, sem dúvida, admira Churchill), e durante vários momentos da leitura minha vontade era simplesmente parar tudo e contar pras pessoas o quão GENIAL o Winston era.

O cara trabalhava obsessivamente em todos os cargos que ocupou. Fosse como soldado nas trincheiras, Ministro do Interior, Primeiro Lorde do Almirantado ou simples parlamentar. Era daquelas pessoas que colocam a mão na massa e fazem acontecer, dão ideias e argumentos para sustentá-las. Visitou as cadeias do país e questionou o sistema carcerário britânico da época, propôs padrões de segurança mais estritos para o trabalho nas minas, deu a ideia para a invenção dos tanques de guerra (!), procurou eliminar os abusos dos trabalhos mal remunerados, enfim, a lista é grande (e isso apenas para ficar no período pré-Segunda Guerra). Além de tudo ainda sabia pilotar aviões, jogava polo, escrevia biografias e memórias e pintava com frequência.

O melhor de tudo é ver a paixão que Churchill tinha por seus ideais. Suas fortes convicções a respeito de diversos assuntos o levaram a mudar de partido mais de uma vez ao longo da carreira: ele aceitava ficar onde pudesse colocar suas ideias em prática. Nada de endeusar partidos e de manter uma “fidelidade cega”, nada de se vender por preço de banana. Apenas convicção.

A leitura é fascinante, mas lenta. Isso porque a todo momento era preciso parar pra pesquisar sobre acontecimentos e pessoas que eu não conhecia ou sabia pouco a respeito (e que no livro são citados sem muitas explicações). No fim das contas isso foi bom, aprendi bastante e me familiarizei com nomes como Asquith, Bonar Law, Lloyd George, Balfour e outros políticos britânicos (é evidente que só vale a a leitura se há interesse na área). Só não dei 5 estrelinhas porque achei algumas pequenas partes um pouco cansativas, como as narrativas das guerras na Índia e na África do Sul. Provavelmente é só porque não estou acostumada com o assunto.

Sir Martin Gilbert construiu uma biografia que expõe, a todo momento, trechos da extensa correspondência de Churchill com diversas pessoas. Assim, lemos em quase todas as páginas suas próprias palavras ou de seus contemporâneos. Isso, ao menos pra mim, contrabalanceia a possível parcialidade da obra.
Um último adendo: não, é óbvio que Churchill não era perfeito e que tinha ideias que hoje soam escandalosas e absurdas, enfim. Mas é preciso lembrar que ele nasceu em 1874: o mundo era completamente outro, for god’s sake. Então não creio que seja razoável cobrar dele posicionamentos que, para nós, são básicos.

Pensando aqui que talvez eu devesse ter esperado pra resenhar, porque li apenas o primeiro volume de uma obra que foi originalmente pensada como volume único. Na edição brasileira resolveram dividir em dois. Mas enfim, né, como eu disse no início, precisava vir escrever sobre como esse cara é genial e apaixonante. Que venha o segundo volume!
Edson 09/07/2019minha estante
Que bom que resolveste resenhar ao final do primeiro volume. Muito boa essa sugestão de pesquisar sobre personagens citados no livro. É realmente entusiasmante ver um homem cheio de ideias, energia e coragem para lutar por elas.

Zeantonio 26/02/2022

A história de uma forma muito bem escrita e cativante de um homem que moldou o mundo moderno como conhecemos hoje.

Reserva 30/01/2022

Ótimo livro
Um livro incrível sobre Churchill, conta boa parte de sua trajetória no governo e antes dele. A forma de escrita e o fato das páginas serem brancas pode fazer com que o livro fique um pouco cansativo. Ainda sim, é indispensável pra quem gosta de história e tem interesse sobre a vida de Winston

Brunno 05/01/2022

Só o gold
Olha, essa é minha primeira biblio e não me decepcionou em nada. Mais parece uma ficção. O livro traz seus primeiros anos na escola, sua vida agitada e emocionante no exército, suas truculência politicas. Mas, sobretudo, traz um político que não abre mão do que pensa ser o certo para uma nação. Rejeitado pela classe política, churchill mostra como salvar o mundo de um nazismo deplorável.

Victor Rammon Gama 12/07/2021

Além do seu tempo.
Incrível biografia, rica em detalhes e documentos. Obra merecida ao maior político do século XX.
Churchill demonstra conhecimento histórico profundo, mas também uma visão futura absurda. É interessante observar que uma criança tida como "problemática" se tornou um grande governante, graças ao seu temperamento antes considerado "indesejável".
Para aqueles que amam uma boa biografia, e desejam aprender com personagens históricos, a mente e vida de Churchill é um parque de diversões.

Arthur 01/07/2021

estou aguardando a parte 2, fiquei um pouco a desejar nessa parte 1, coisa desnecessária é irrelevantes foram postas aqui, não sei com que intuito.

Gabriel Castro 08/06/2021

Enriquecedor
Volume 1 ilustra desde a infância de Churchill até prévia da segunda grande guerra.

O livro relata não só as grandes vitórias, mas também momentos de dificuldades e de constrangimento de Churchill.

Texto agradável e rico em fala e escritas de Churchill, amigos, familiares e outros personagens!!

Mellhsz 02/06/2020

Maginifico
Sempre ouvi muito sobre churchill, mas nunca de fato me interessei muito. E me aprendendo de não ter me aprofundado em sua história antes. Me falta palavras pata descrever, simplesmente magnífico!

1 | 2 | 3 | 4