Sway Kat Spears

Resenhas - Sway

Danii 25/12/2016

"Nada é bom ou mau, o pensamento é que torna as coisas assim. Foi Shakespeare quem disse isso."
Sabe quando você começa a ler um livro sem esperar nada dele? Então, foi assim que comecei a ler "Sway", esperando um livro mediano já que a nota média dele no Skoob não é das melhores (o que espero que mude porque não entendo a média ser menos que 4,0). Mas estou feliz em poder dizer que eu me enganei, pois, fui surpreendida e nem preciso dizer que amo como isso acontece.

"A verdadeira riqueza é medida em segredos, segredos dos outros e os meus próprios. Segredos são poder."

"Sway" é um livro surpreendente, inteligente, engraçado e sarcástico escrito pela autora Kat Spears e publicado aqui na nossa terrinha pela Globo Alt. É narrado em primeira pessoa pelo jovem Jesse, o "Sway", um cara que nenhum pai iria querer como genro, é um cara que "consegue" o que quiserem, desde que paguem por isso, seja com dinheiro ou com algum "favor" em troca.

"Sway não é algo que se possa definir. Um cara que tem sway é o cara, não precisa tentar ser descolado, apenas... é."

Quando eu li a sinopse imaginei que o Jesse conseguia coisas simples, ou melhor, coisas dentro da lei ou ilegais leves. Mas ele é traficante! (Isso não é spoiler, descobri bem no começo). Ok, ele não consegue apenas drogas, mas só por isso você já percebe que ele não é lá um mocinho do tipo príncipe de cavalo branco. Na verdade, ele é um belo estrategista e é bom de lábia, do tipo que venderia alho para vampiro e prata para lobisomem. Porque tudo que pedem para o Sway, se ele quiser, ele consegue. Quer pegar uma guria? Pede para o Sway. Quer que alguém seja expulso, pede para ele também. Quer algo para a sua festa? Bom, o Jesse consegue.

"Quanto mais se diz às pessoas que elas não podem ter algo, mais elas querem. É uma dessas leis do universo."

O Jesse é tão bom nisso que é "respeitado" e quase todos conhecem sua fama. E sabendo dessa fama o jogador Ken Foster contrata o Jesse para que consiga que a linda jovem Bridget Smalley saia com ele. Até aí tudo fácil para o Jesse, ele já conseguiu isso antes mesmo. Mas o que ele não imaginava era que essa guria conquistaria o seu coração também, coração que muitos pensavam sem ser sentimentos, ser de pedra. O problema é que ele já concordou em ajudar o Ken, e, além disso, a Bridget é uma boa garota, boa filha, boa aluna, é voluntária em uma instituição para deficientes, é uma guria que sorri de verdade para todo mundo, seja rico, pobre, lindo, feio, não interessa, é uma garota que mostra que se importa com você, simplesmente por ser boa. Então é claro que o Jesse acha que não a merece, porque, bom, olha o histórico dele! Ele lida com pessoas perigosas, não age dentro da lei, ele é do tipo que pessoa que os outros acham que não está nem aí, que não se importa com quase ninguém. Como um cara assim conquistaria uma garota como a Bridget? Ou será que é melhor nem tentar conquista-la e se manter afastado?

"No mundo real, a Fera transa com a Bela. A Fera quebra o coração da Bela. A Bela entra num comportamento autodestrutivo como dormir demais nas aulas da faculdade, aumentando assim o impacto emocional negativo provocado pela Fera. Era uma história triste."

Uma das coisas que amei nesse livro são os personagens secundários, como o Peter, que tem paralisia cerebral e é irmão da Bridget, que meio que se torna amigo do Jesse (gostei tanto que se a autora resolvesse escrever um livro para ele, eu iria querer ler o rascunho); ou como o Sr. Dunkelman também, que finge ser avô do Jesse (melhor avô falso literário, que junto com a Jesse rende ótimos diálogos). Ou até alguns dos outros personagens que nos conquistam cada um do seu jeito. Enfim, os personagens são ótimos.

"As pessoas não se importam em mentir, trapacear, roubar... desde que consigam algo que queiram ou precisam, sempre estão dispostas a justificar isso."

E fora isso tem diálogos maravilhosos, sério! Raramente sinto que preciso falar dos diálogos, mas desse livro é preciso, porque é uma das melhores coisas desse livro viciante; tem sarcasmo, tem um humor ácido que é uma coisa. O Jesse tem uma língua afiada que nos faz rir e que, às vezes, nos faz achar ele um tremendo babaca, porque ele não costuma medir palavras, e por mais que fale a verdade, acaba machucando, parecia que doía até em mim, principalmente quando era com o Pete, porque diferente da maioria das pessoas o Jesse não o trata como coitado, não passa a mão na cabeça dele; fala o que acha que ele merece ouvir, fala na cara dele todos os seus problemas, mostra a realidade, o faz vivenciar coisas novas (nem todas legais), e, às vezes, eu queria dar uns tapas nele para ver se ele pegava mais leve, por mais que o entendesse (eu entendendo um traficante, quem diria).

"Às vezes o que queremos e o que o mundo espera de nós são duas coisas diferentes."

Por mais que pareça, Sway não é simplesmente um livro adolescente sobre um cara meio bad boy que se apaixona e acha um jeito de se redimir para tentar conquistar a guria. Não é simplesmente sobre um cara que deixa de ser o vilão para virar príncipe encantado simplesmente pelo milagre do amor. Não é simplesmente um livro adolescente com um triângulo amoroso que a guria fica indecisa entre dois caras daquele tipo que quando lemos dá vontade de revirar os olhos toda hora.

"Todo mundo está fazendo um showzinho o tempo todo. Ninguém é real. Talvez você não possa esconder coisas sobre si como o jeito que você anda ou fala, mas todo mundo está mentindo o tempo todo sobre quem é, o que sente."

"Sway" é um livro que aborda a realidade de uma forma viciante, é leve, mas é a puramente real ao mesmo tempo, sabe? Não totalmente porque é uma ficção, óbvio, mas aborda temas sérios como deficiência, preconceito, drogas, conflitos familiares, e até o que se sente por si mesmo, a raiva, a decepção que todos sentimos... E mesmo abordando tudo isso, não parece ser exagerado, parece realista. Os personagens parecem pessoas que encontraríamos por aí, na rua, na vida; pessoas que tem problemas, que enfrentam suas dificuldades do jeito que podem, mesmo não sendo perfeitos o tempo inteiro ou, muitas vezes, passando longe da perfeição. O próprio protagonista, Jesse, é perfeitamente imperfeito, e por mais que ele não parecesse um cara perfeito, é um personagem que nos faz torcer por ele, nos faz torcer que ele "melhore", não acabe sendo preso e fique com a Bridget, nos enchendo de questões sobre o que aconteceu e o que vai acontecer com ele. Será que ele não merece mesmo a Bridget? Será que ele é algo além do que o cara "mau" que aparenta ser? Por que será que ele é assim? Será que ele pode melhorar? Não posso te responder nenhuma dessas perguntas, então para descobrir as respostas você vai ter que ler o livro e se surpreender com ele também. Até!

"Não havia razão para eu pensar que tudo iria mudar. É como a vida acontece, razão por que você deve ser capaz de ver todos os ângulos toda vez que faz uma escolha. O que é verdade hoje pode não ser amanhã."

site: https://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sway.html

cássia 20/01/2023

Senti nada
Achei q ia ficar puta ou sla mas esse livro nao me despertou nada, nao é ruim mas realmente nao é bom e eu só terminei rápido pq realmente não tinha mais nada pra fazer e queria terminar, o personagem principal é um babaca e gosta de uma menina, tem muita enrolação, nenhuma redenção da parte dele e um passado mal trabalhado no livro, não releria

arislover 26/03/2021

popular (mas solitário)
uma lição sobre amizade, amor e lealdade.
o jesse é um daqueles que você sente compaixão porque sabe que tem uma história totalmente horrível por trás, o jeito dele com o pete e quando ele percebe que ta apaixonado é tudinho!!

? ? e agora você carrega isso com você.
? no lugar onde o Mágico colocaria um coração, se ele me desse um.?

?quando há envolvi em meus braços e a puxei para perto, Paul Mccartney começou a cantar ?Maybe I'm Amazed? na minha cabeça, e de alguma forma eu sabia que era aquilo. Aquilo é que era o amor?

I.amgab 17/05/2021

Sway
Não é um dos melhores livros que já li...
Mas gostei, não é horrível mas também não é incrível, é bom.
Algumas partes chorei? Chorei! Mas eu choro por tudo!
Eh isto
Ana 18/05/2021minha estante
Eu dei 4 estrelas, será que você tá ficando mais crítica do que eu?!

I.amgab 18/05/2021minha estante
Provável kkkkkkk mas acho que não

Estante da lyz 21/05/2021

Bem mais ou menos...
O livro passa o tempo todo só contando a vida deles e o jeito como o Sway é babaca, o romance só aparece nas últimas 3 páginas do livro e sem falar que o jeito que o Sway se refere as crianças especial é ridícula...

Julia3607 29/05/2023

Sway
Assuntos muito fortes e delicados o longo do livro para mim a única coisa que salva o livro são as falas do casal BRIDGET e SWAY ,achei que passaram muito pano para ele e que acabou de uma forma muito simples

Karen Sales 05/01/2017

Resenhas: instagram.com/kahbooks
Jesse Aldeman é um garoto de 18 anos conhecido em toda a escola como Sway. Ele é chamado assim por causa do seu "talento" para conseguir qualquer coisa para qualquer pessoa, desde trabalhos escolares a coisas ilegais.

Quando Ken Foster, capitão do time de futebol, requisita os serviços dele, Sway se depara com um trabalho um tanto controverso: Ken quer sair com Bridget Smalley e para isso Sway terá que descobrir tudo sobre a garota que possa facilitar as coisas para o jogador.

Porém o que parecia uma tarefa simples, na verdade se mostra algo bem complicado, pois quanto mais conhece Bridget, mais ele se encanta pela garota e sufocar todos os sentimentos que ela desperta nele, será o trabalho mais difícil que Sway terá que encarar.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Sway e ele é um personagem bastante peculiar, tanto que até agora eu não sei dizer se gostei dele ou não. Em virtude do seu histórico familiar, o garoto desenvolveu uma personalidade apática e uma forma distorcida de ver o mundo, o que também me fez acompanhar a história de forma distante.

Outros problemas observados na narrativa foram a falta de desenvolvimento dos personagens e a sensação de ausência de um objetivo na história. Quanto mais eu lia, mais eu me perguntava onde tudo ia acabar, e quando enfim acabou, não fez diferença alguma, não acrescentou nada.

Quando eu recebi Sway e soube a sua premissa, eu fiquei super animada, pois via um grande potencial nessa história. Até existiu alguns pontos bacanas que poderiam ter sido mais explorados, como o âmbito familiar do protagonista e os problemas psicológicos desenvolvidos por ele, mas a decepção mais uma vez deu as caras e o livro prometeu mais do que cumpriu.

Dianxia S2 08/01/2022

Meio meh
Sinceramente comprei pela lombada bonita e ja nn tinha muitas expectativas. Nn sri se é pq n gosto desse genero de High school, relacionamento hetero e afins mas nn me prendeu nada. Nao é ruim nem bom é meio meh

hully edson 21/07/2020

Um romance atípico
Com um protagonista nada perfeito e que deixa a desejar, Sway é com certeza um clichê nada regular. E talvez seja exatamente por isso que gostei tanto. O Jesse nunca mostrou que era perfeito, muito pelo contrário, tomado pela dor e pela angústia, pela vulnerabilidade do que era saber sentir, e, consequentemente, se entregar ao sentimento, ele não queria amar ninguém de verdade. Assim como não queria que o amassem também (objetivo alcançado por muitos leitores, pelo que percebi). Mas apesar de tudo, é bastante perceptível que ele é somente mais uma vítima da vida.
?Nada é bom ou mau, o pensamento é que torna as coisas assim.?
Eu amei ter conhecido o Jesse. E amei ter lido Sway. Entrou pra listinha de meus romances favoritos.

Ana 18/05/2021

A primeira vista só consegui pensar que Jesse era um psicopata.
Com o desenrolar da trama continuei achando que ele era doido, porém um doido aceitável kkkk
Jesse claramente é um badboy porém não te prende como na maioria dos livros que lemos por aí
O livro não é ruim, eu gostei e até me surpreendi no decorrer da leitura pois comecei não curtindo muito.
Poderia ser melhor? Poderia! Mas não é um livro ruim, acho que o leria novamente

https_skywalker 04/05/2022

Sway é um livro extraordinariamente bom por mais que tenha esse humor ácido que te faz rir de determinadas situações mesmo você não querendo, é um livro que conta sobre a vida solitária e independente de Jesse um adolescente que ainda está cursando o ensino médio e que tem um talento peculiar de conseguir coisas para quem o paga bem.

Joice (Jojo) 13/03/2017

Fraco
Comprei este livro de Kat Spears esperando ter a mesma experiência positiva que tive com Duff, de Kody Keplinger. A premissa é boa - um personagem que parece fazer questão de ser um anti-herói -, contudo, o desenvolvimento da trama deixa bastante a desejar.

Jesse Alderman, mais conhecido no mercado negro como Sway (literalmente aquele que "se vira"), não quer ser popular ou ter amigos. Ele parece andar à margem de todos os grupos da escola, não se envolvendo com ninguém, mas sempre à disposição daqueles que precisam de algo, seja um simples engradado de cerveja ou a expulsão de um aluno da escola. O preço, claro, depende da complexidade do pedido, e Sway parece satisfeito com o poder que todo esse conhecimento dá a ele. Isso muda no dia que ele aceita entregar informações sobre Bridget Smalley a um dos playboys do colégio. Enquanto se aproxima de Bridget, o insensível Jesse se flagra apaixonado pela garota.

A história podia seguir essa linha, mas se perde miseravelmente. No processo de se aproximar de Bridget, Jesse conhece Peter, o irmão caçula da garota e também um deficiente mental, que gruda em Jesse e decide aprender a ser como ele. A relação dos dois, na verdade, toma boa parte do livro, deixando Bridget completamente em segundo plano. Somente no último terço da trama a autora parece perceber que deveria estar escrevendo um romance sobre um desajustado, coloca Peter para escanteio e corre atrás de jogar várias informações sobre Bridget. No final, o livro não é nem um romance nem sobre uma (bonita) amizade entre dois garotos.

A autora também falha no desenvolvimento dos personagens secundários. O sr. Dunkelman, o espirituoso e desbocado velhinho do asilo, só serve à autora quando lhe convém, sendo deixado de lado sem cerimônias. O mesmo acontece com Joey, melhor amiga de Sway, ou o pai de Jesse, que mau aparece em toda a trama (apesar de sua influência ser perceptível no garoto). Várias tramas paralelas também não são desenvolvidas, o que resulta num livro fraco.

Realmente não recomendo.

Monica Calazans 06/12/2016

Sway
O skoob nao gravou o meu histórico enqto eu lia, Então cá estou eu fazendo resenha para este livro, não gosto de fazer resenhas pq pra isso teria que fazer um resumo da leitura... Segue minha resenha-opiniao ;)
Sway foi uma grande decepção pra mim, talvez tenha sido minha culpa por ter criado Expectativas demais... Mas durante a leitura não consegui me concectar aos personagens, a escrita da autora é boa, mas faltou algumas informações, não era muito conclusivo... O personagem determinado momento estava num lugar com alguem de repente já não estava...fiquei meio perdida...
Não quero dizer que o livro não tenha valido a pena, toda leitura é valida, talvez o livro não seja pra mim mas provavelmente alguém gostou e tenha achado a obra completa, mas infelizmente pra mim deixou a desejar, enfim como disse talvez pelo fato de eu ter criado expectativas e o livro não chegado nem perto do esperado, achei meio infantil até.
É isso... Acho que quem tem interesse em uma leitura rápida, leve e sem muita enrolação... deve ler e tirar suas próprias conclusões.
Abç

Lenny 19/09/2021

Eu não indicaria, no começo até que a história prende um pouco depois parece que tudo fica meio repetitivo seguindo o mesmo rumo pra nada.
O protagonista não e nada de novo e até babaca em algumas horas, a protagonista feminina e retratada como um anjo na terra praticamente, pra mim o livro no final nem foi muito legal nem um horror e um livro pra passar o tempo

Luise 14/07/2021

Leitura leve porém previsível.
Este livro foi um daqueles que te tira da ressaca literaria, algo que não seja pesado e que te traga uma certa leveza.
O livro é um romance daqueles bem previsíveis, onde o menino badboy desajustado da sociedade, faz besteira pra caramba e no final sempre conquista a amada.
Adorei a construção do irmãozinho da protagonista, entretanto os outros personagens foram de uma construção um tanto quanto rasa.
Nao é um livro ruim de maneira alguma, achei uma leitura muito dinâmica e uma escrita muito gostosa de ler, mas nao me surpreendeu nem um pouco, sendo mais do mesmo e sem nenhuma reviravolta inesperada.