Todas As Sextas

Todas As Sextas Paola Carosella

Resenhas - Todas as Sextas

tomperadinha 11/01/2021

meu tudo
A Paola é um bocado de coisas. E é tão gostoso ver isso no livro dela. Ela é poesia, afeto, cuidado, luta e resistência. Acho incrível a forma como a existência dessa mulher é uma dança dentro de tanta coisa boa que existe.

"Felicidade se encontra quando aquilo que somos se parece com aquilo que sonhamos ser."

"Batalho por uma conexão maior com o nosso alimento. Seja ele o que for. Um frango ou um quiabo. Comer é um ato político. Somente sabendo de onde vem a nossa comida, como ela é feita e o impacto que causa na nossa sociedade é que poderemos ser agentes ativos de algum tipo de mudança."

Cláudia - @diariodeduasleitoras 03/02/2023

Todas as sextas
?porque sem desejo nao atravessamos nem a rua?

Nada mais clichê que a postagem de hoje?! Sextou! E com autobiografia + receitas de influência mediterrânica e argentina da chef mais amada desse Brasil: Paola Carosella.

Eu sou apaixonada por programas gastronômicos (mesmo quando eu não sabia cozinhar nem arroz). E o master chef foi mais que só um programa de entretenimento. Paola se destacava e chamava minha atenção. Uma pessoa que emana luz. As duras críticas e exigências aos participantes, a delicadeza dela na cozinha, a elegância, o amor aos alimentos, a preocupação em não desperdiçar nada. As palavras incentivadoras e o choro emocionado. Nossa.. aquilo tudo me cativou. Ali (não lembro ao certo o ano que começou) eu despertei o interesse em cozinhar na minha casa e dar o meu melhor.

E, claro, queria conhecer um pouco mais dessa grande mulher!

Argentina descendente de italianos e radicada em sao paulo há 15 anos, Paola é uma cozinheira que acredita na gastronomia como ferramenta para educaçao, cidadania e ética. Sua cozinha é simples e tem como princípios básicos a valorizaçao e respeito ao ingrediente.

Essa obra é de uma generosidade ímpar. Qualquer cozinheiro meia boca guardaria o segredo de suas receitas a sete chaves, mas Paola não. Em ?Todas as sextas?, além de narrar de forma poética um pouco da vida, ela ainda compartilha as receitas de seu restaurante.

Paola Carosella é proprietária e chef do restaurante arturito, localizado no Pinheiros, São Paulo. E também sócia do la guapa empanadas, cafeteria.
Quero ter a oportunidade de visitá-los.

Mara146 31/01/2017

Livro para chefes de cozinha
Tenho como hobby cozinhar. Na minha estante de livros há uma prateleira para os livros de gastronomia. Por isso comprei o livro da Paola: para fazer companhia à Rita Lobo, Oliver, Carolina e etc. E ele permanecerá lá. Um livro lindo com histórias humanas de uma chef famosa. A delicadeza de suas palavras já é motivo para o livro. Mas sejamos sinceros? Não é uma obra para os amantes da cozinha. É uma obra para chefes de cozinha. Receitas com ingredientes caríssimos, para muita gente e algumas, bem complicadas de serem feitas.
Dica: dá para fazer uma receita uma sexta por mês, caso contrário vamos ficar todo nosso tempo na cozinha e vamos deixar todo nosso dinheiro no supermercado.

@juliaavictorino 01/10/2020

Um bom livro para quem gosta de uma culinária afetiva
Nunca havia visto um livro de culinária que fosse tão engraçado e sentimental. O jeito simples de escrever e os comentários, por muitas vezes bem sinceros, tornam cada receita uma experiência.
Paola tem o dom de cativar os leitores, falando sobre a origem das receitas e sua ligação com sua historia de vida.
É bom vê-la defender os alimentos orgânicos e enfatizar a preocupação que devemos ter com a origem dos alimentos que consumimos.

mrsdalloway0 05/12/2021

A Paola disse que livros de receitas [boas receitas] existem aos montes, se questionando, assim, se havia necessidade de mais um. A resposta, no entanto, se encontra no decorrer da história, que não é um compilado de receitas [boas receitas] e sim a costura impecável da vida. Vida em pleno sentido, porque a história da Paola [filha, mãe, cozinheira] está contida de uma forma franca e sedutora e triste e generosa. Contudo, há vida no ato de cozinhar, na dinâmica de respeitar o alimento, cuidar do preparo e transmitir sabor na ponta final. A comida se transforma, curiosamente, em sentimentos e ações afetuosas. Foi o que a Paola mostrou para a mãe ao esperá-la todas as noites com flores à mesa e preparos que ela reproduzia dos programas de tevê. E é o que ela continua mostrando, sobretudo nessas páginas quando, ao tentar passar uma receita, ela narra os preparos como se fossem poemas. E são.

Tenho muitas impressões dessa leitura, mas acho que já falei o suficiente.

santanche 17/12/2016

Um Dia Uma Cozinheira
Quando eu comecei "Sinto saudades dos tempos em que tudo o que eu tinha a fazer na vida era cozinhar.", eu sabia que estava lendo algo diferente. Paola tem um raro perfil de combinar talento na cozinha e na escrita. Na primeira metade do livro ela o conduz para a experiência da sua vida, com uma voz narrativa aconchegante de uma contadora de estórias. Muito mais do que aprender receitas ou escolher ingredientes, ela mudou a perspectiva da minha relação com a cozinha e os alimentos; deslocou minha atenção do glamour dos chefs para a experiência íntima e multissensorial de uma cozinheira. O espaço da cozinha ganhou uma dimensão diferente, mais parecida com o ateliê de um artista e a sua relação com o mundo.

site: http://100-linguagens.blogspot.com.br/2016/12/um-dia-uma-cozinheira.html

alicia 09/06/2021

um livro de culinária
se você como eu, comprou pois é fan da Paola, talvez se decepcione. uma pequena parte do livro é dedicada à história da autora, contando apenas detalhes profissionais da sua vida. a história é incrível, mas nada que ja nao tenha sido dito por ela em entrevistas e podcasts. o livro é totalmente voltado para a culinária e receitas, então se você nao vai aproveitar essa parte, nao vale a pena comprar o livro (pois não é muito barato).
Kevillyn.Eduarda 09/06/2021minha estante
A resenha que eu estava procurando

Bella.Novaes 10/06/2022

forte
a Paola é um exemplo enorme de mulher pra mim, apesar de eu não querer seguir a área da gastronomia, ela me ensinou a ter muita força e não desistir. ela mostra o quanto foi duro e complicado chegar onde chegou, ainda mais por ser mulher. e por ser cozinheira. ser mulher e cozinheira. como ela escreveria.

??é sempre uma grande satisfação quando alguém reconhece o seu trabalho e acha que você merece um livro.

isso tem mais a ver comigo, na verdade. autores nacionais são muito desvalorizados, e reconheci muito bem essa parte difícil e esse momento de falta de acolhimento ao escrever um livro.

??aprendi que ainda tinha um mundo inteiro para aprender.

eu acho que muitas vezes a gente se prende a algumas coisas tão pequenas e banais, e caramba, tem tanta coisa pior no mundo, tem coisa maior acontecendo, não que os sentimentos devem ser banalizados e ignorados, mas o mundo é gigante e se a gente permitir ele pode estar ao nosso alcance.

??será que se pode ser tão talentoso e tão brilhante sem uma dor profunda rasgando por dentro?

apesar de ser um livro sobre a vida da Paola, esse começo, é tapa na cara após tapa na cara. a gente vivencia a dor dela mas também se conecta com nosso eu.

??quando alguém de quem você não gosta rejeita o que você faz, é sinal que você está no caminho certo.

Samanta.Caberlon 09/06/2023

Uma honra poder ler a história de uma mulher tão forte e inspiradora. Além de uma biografia parcial, o livro traz receitas incríveis! Um presente ?

Lud 27/05/2017

Um bom livro
Totalmente diferente dos demais livros de culinária que já tive em mãos.
Traz em uma primeira parte relatos autobiográficos, interessantes e bem escritos, com aquele tipo de enredo que prende a gente.
O restante são as receitas: básicas, entradas, pratos principais e sobremesas. A maioria delas sei que nunca serei capaz de fazer. Alguns ingredientes e mesmo as próprias receitas estão, para mim, fora de questão, para obtenção e consumo. Nem por isso as desconsidero, é algo cultural e bastante pessoal acredito eu, havendo disposição é possível tentar e se aventurar. Na descrição dos ingredientes e modo de preparo há pontuações interessantes a cerca dos mesmos, de uma forma que eu ainda não havia visto, são instigantes.
Apesar de não obter aproveitamento total imediato sobre as receitas, é um bom livro, com muita sabedoria embutida nas entrelinhas, recheado de sabedoria por assim dizer. Todo livro de uma forma ou outra nos ensina algo novo. E se desperta em nós certas emoções, pensamentos e reflexões, antes esquecidos ou ainda desconhecidos, trata-se de um bom livro.

Mara.Sousa 27/07/2017

Paola é amor, respeito, e força
No início ela nos presenteia com a sua estória de vida (que bom!) e também com o seu estilo de viver , cozinhar e pensar (pra mim encantador) e depois vem as receitas consagradas.
Mas tem mais que isso...a forma como ela registra, como ela vê e sente tudo...
Me emocionei em vários momentos.

Rafael 17/06/2018

Me gusta mucho
Sabe quando você ler algo escrito por alguém e parece que a voz dela doa na sua cabeça? Cara, foi o que percebi enquanto lia esse livro. Até nas receitas há o jeito Paola de falar.
Uma linda história de vida que te inspira e receitas que, com certeza, devem ser uma delícia (só fiz algumas e afirmo).
É uma de minhas obras favoritas (acredito que seja por conta do meu xodó pela Paola... Vai saber).

anavpoetic 27/02/2021

perfeito em cada detalhe.
"acho que foi na frança que aprendi que todos somos ridículos, que todos erramos e ficamos perdidos, que precisamos de ajuda, que devemos aprender a rir de nós mesmos. pois, para quem de fato se aventura naquilo que não conhece, a capacidade de rir dos próprios erros é a mais forte ferramenta para continuar no caminho." pág 29. paola é arte e poesia em forma de gente. é o melhor livro de receitas junto à uma biografia que já li na vida. como é bom saber que vivo no mesmo tempo que uma mulher tão forte e inspiradora como paola carosella. que as melhores coisas a cerquem sempre. ela merece o melhor e você ganhará muito lendo esse livro! :)

Amanda 05/11/2023

Além de receitas...
Um livro lindo que, além de receitas, traz memórias de Paola, sua infância, o começo na cozinha... Incrível pelas histórias e didático pelas receitas muito bem explicadas. Vale muito a pena!

gabie21 17/03/2024

- ela é a minha queridinha, sou fã! o livro é de receitas mas ela conta a história de vida dela de uma forma muito especial. o ex dela é um boboca. precisava falar desse pois = minha diva.