J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Richard.Scherdien 22/02/2020

Erros de tradução e erros de digitação.
A história da vida de Tolkien é fantástica! Entretanto, esta edição apresenta erros de português imperdoáveis!
Sel Silva 22/02/2020minha estante
Bom saber, ia compra já vou procurar uma outra edição...

Richard.Scherdien 22/02/2020minha estante
Humphrey Carpenter é o melhor biógrafo.

Sel Silva 22/02/2020minha estante
Opa valeu

Gustavo Pinheiro 05/06/2020

Livro muito bonito e bem feito, aprendi muito sobre a vida de um dos maiores escritores da história, J.R.R.Tolkien!! Uma história de batalhas, erros e conquistas, simplesmente sensacional!! As imagens que contém na obra nós ajuda a imaginar o cenário da época.

Douglas.Bonin 02/08/2023

WHITE, Michael. J.R.R.Tolkien: o senhor da fantasia. Tradução: Bruno Dorigatti. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2013.
Bilbo Bolseiro é um inglês de classe média que, assim como Tolkien, olha com desdém o progresso e a inovação. BIlbo gosta do seu cachimbo e da sua cadeira aconchegante e é apenas lentamente persuadido a entrar em qualquer tipo de aventura. Mas, quando se envolve, torna-se um herói, o sangue de Somme corre em suas veias. (WHITE, 2013, p. 143)

Essa descrição de Tolkien, ou melhor dizendo, de Bilbo, revela o liame que une autor à obra. O escritor, que não se curvava aos avanços tecnológicos e era adepto de uma linha de pensamento ecológica, construiu um universo totalmente afastado das geringonças modernas, uma terra de dragões e castelos. Uma terra onde, de tempos em tempos, homens comuns são mandados para linhas de batalha a fim de defender toda uma sociedade.

Outro ponto que merece destaque nesta biografia escrita por Michael White é a amizade entre Tolkien e Lewis. Ambos nutriram uma relação de troca de críticas acerca de seus escritos, o que se mostrou imprescindível para a construção de seus universos particulares: Terra Média e Nárnia. Entretanto, as posturas de Tolkien acerca da religião acabaram distanciando-os.

Por fim, é imprescindível mencionar o destaque que o biógrafo constrói sobre o caráter perfeccionista que Tolkien tinha sobre sua obra. Ele via em cada livro um pedaço de um universo maior. Por conta disso, muitas de suas obras só foram concluídas por seu filho após sua morte.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, África do Sul, em 3 de janeiro de 1892. O autor se consagrou com a publicação das obras O Hobbit e Senhor dos Anéis, para além, construiu uma sólida carreira como professor de Língua Inglesa.

Lívia Gomes 30/03/2020

Esse foi o primeiro livro que quando finalizei a leitura fiquei deitada em posição fetal, só refletindo e apreciando a obra de arte que eu acabara de contemplar.
Me faltam palavras pra falar sobre esta obra, sobre o quanto ela pesou na minha vida.
Eu não era fã de carteirinha de Tolkien, li "O hobbit" e me apaixonei perdidamente, mas ainda não tive a oportunidade de ler a trilogia do Anel, apenas vi os filmes. Mas após essa leitura aprendi a admirar e respeitar a pessoa que foi Tolkien e o esforço que ele dispensou em toda sua vida para transmitir algo para o mundo. Eu sempre soube que em algum nível J. R. R. Tolkien era relevante na história da literatura, eu só não imaginava o quanto. Ele realmente foi um fenômeno e um divisor de águas. O homem era comum em alguns aspectos, porém outros o tornavam único. Suas obras foram um feito épico não somente por inovar e criar um mundo totalmente novo e ousado para os padrões da época, mas por entregar-se e entregar seus sentimentos e seu coração de uma maneira tão intensa de forma que toda sua complexidade como ser humano foi transmitida para seus escritos e até hoje arrastam legiões de fãs e estudiosos e leitores vorazes que não cansam de ler e reler e cada vez encontrar um novo significado nas obras que atravessaram gerações.
A escrita do livro é bem simples e objetiva, o que impacta é a força da história de vida deste homem. Desde o jovem Ronald com sua imaginação fértil no interior da Inglaterra, passando por John, um soldado entrincheirado na primeira grande guerra, chegando até o professor Tolkien, imortalizado como o Senhor da Fantasia. John Ronald Reuel Tolkien era um ser humano complexo, pra não dizer difícil. Era teimoso, insistente, pedante, era um grande opositor da evolução tecnológica, não gostava de qualquer música e nem de qualquer livro, era apaixonado pela natureza, era um fiel devoto à igreja católica e tinha uma mente magnífica que fervilhava dia e noite. Ele tinha muitos defeitos, como qualquer outra pessoa, era pragmático em relação a muitas coisas, mas nunca houve um adjetivo pra descrevê-lo em toda sua grandeza e criatividade. Seria até errado tentar classificá-lo porque ele foi muito mais do que conseguimos imaginar, muito mais do que esse livro consegue transmitir (e olha que ele transmite muito!), ele mudou sua geração e as posteriores, influenciou escritores, livros, músicas, filmes, jogos, criou uma mitologia inteira, quebrou recordes e rompeu barreiras... Ele nadou contra a maré e cravou em solo firme o que precisava passar para a Inglaterra mas que acabou por alcançar o mundo. O legado de Tolkien é algo magnífico que precisa ser respeitado e perpetuado. Termino essa resenha com um sentimento de que não fui capaz de verbalizar nem um terço do sentimento que este livro gerou em mim, mas com a certeza de que estive diante do relato de vida de uma das pessoas mais incríveis e influentes que esse mundo já viu.

Hugo 20/05/2021

Nesse livro que é uma biografia Tolkien é excelente
Pra quem quer saber tudo na sua vida é um prato cheio.

Bruno Meneghello 18/03/2020

História
Muito feliz por conhecer a história desse autor que tanto me encanta.
Como seus livros, sua vida acaba sendo uma história à parte.
Super recomendo aos fãs de Tolkien.
A parte que mais me tocou foi a carta que ele recebeu de seu amigo no período da guerra.

Carol 24/03/2020

Em uma toca vivia um gênio literário
Sou uma grande fã de Tolkien e esse é um assunto que sempre me chama a atenção. Estava querendo tanto ler esse livro que comprei mesmo com a birra que estou no momento da editora - a edição está maravilhosa, por sinal. Darkside é muito boa nesse aspecto.

O que mais me agrada nesse livro é que ele foi escrito por um fã. Só um fã consegue de fato entender a loucura de emoções que Tolkien transmite. E, apesar disso, ele não se prende a nossa imagem romantizada do escritor.

Essa biografia nos mostra sim o incrível legal literário deixado por Tolkien, mas dá luz também ao seu lado humano e falho. Afinal, ninguém é perfeito. Somos todos seres humanos. E é muito interessante ter a chance de conhecer esse outro aspecto do escritor que antes de criar uma mitologia, criou um novo idioma com diferentes variações.

A narrativa em si é muito boa e nada cansativa.

O livro só serviu para reforçar ainda mais minha admiração por Tolkien e sofrer por nunca ter tido a chance de conhecê-lo pessoalmente.

Diogo.Assuncao 26/12/2020

O Gênio Tolkien
Nascido na África do Sul, criado na Inglaterra, padecido sobre os céus de Gondor.
John Ronald Reuel Tolkien, ou professor Tolkien foi um homem visionário, trouxe a nós um mundo vasto e complexo iniciado em O Hobbit, levado a O Senhor dos Anéis, trabalhado no Silmarillion e até hoje sendo redescoberto por todos aqueles e todas aquelas que se permitem viajar num mundo único.
Ronald não era só um escritor, mas um soldado que fora a primeira guerra e um excelente professor.
E usou dessas experiências pra talvez trazer mais realidade as palavras que colocava no papel, tornar quase que palpável a imaginação sua para que tivéssemos a possibilidade de desfrutar melhor de cada livro.
Michael White fez um trabalho belíssimo juntando cada fragmento, desde anotações em guardanapos até relatos familiares pra nos trazer essa biografia que é tão empolgante quanto as histórias do mestre da fantasia.
Um livro que todo amante da arte literária deveria ter em sua biblioteca para quando a fé nas palavras por vezes falhar.

Felipe863 09/03/2023

O Senhor da Fantasia
Biografia de J.R.R Tolkien, é um ótimo livro para quem é grande fã das obras do autor, ou está começando a ler suas obras. O autor descreve a vida de Tolkien que prende o leitor a cada leitura dos seus capítulos. O livro aborda o contexto de uns anos antes de seu nascimento até o sucesso de suas obras décadas após sua morte. O livro contém notas explicativas (nada muito grande) que ajudam muito no contexto da leitura, contém imagens também, fotografias de paisagem de lugares da época e pessoais. Essa edição (em comemoração de 125 anos de aniversário de Tolkien) em si é muito linda, e vem com um pôster do mapa da Terra-Média.

Marcio 26/10/2020

Não faz jus ao Prof. Tolkien e nem a categoria de biografia.
Se estiver procurando uma biografia do Tolkien leia o livro do Humphrey Carpenter lançado pela Harpercolins. Esse livro é um apanhado de notícias esparsas, paráfrases da biografia de Carpenter e uma série de achismos, alusões e interpretações que o autor tira da própria cabeça que as vezes se esquece do biografado e vira um ensaio de suposta erudição do autor do livro. Apesar da edição física ser impecável (fica muito bonito da estante) não vale a pena como leitura.

Jhonatas Elyel 13/01/2015

A Lenda Vive...
Quando se pega um livro para ler na sexta-feira e ao anoitecer da segunda seguinte o livro foi terminado não resta dúvidas de que, ou a história era fascinante, ou o autor escrevia muito bem, ou os dois. Michael White certamente conhecia o professor Tolkien e iniciou sua trajetória de tal forma que não pude conter as lágrimas, mas confesso que não foi, em grande parte, sua habilidade com as palavras que me fizeram devorar está biografia, mas sim a vida simplesmente incrível do biografado.
Sul africano por nascimento, inglês por natureza e condadense por essência... Assim pode-se definir a história deste homem que com sua imaginação brilhante e valores firmes brincou o mundo com a melhor obra de ficção do século XX. Tolkien foi um gênio, Tolkien foi um louco, amou a família e se dedicou com afinco a carreira acadêmica, viveu sua própria época e habitou sua própria terra: a Terra-média.
Como qualquer ser humano teve seus defeitos, e certamente não foram poucos, mas alguns foram exatamente o fator principal para que se tornasse aquilo que é hoje e que certamente será para sempre, confundindo-se em algum momento, com sua própria obra, uma vez que, apesar de separados, ambos podem ser perfeitamente a mesma coisa. Tolkien é um hobbit viciante...
Sobre a biografia em si o autor traz diversas referências, sejam de críticas ou outras biografias, entrevistas e afins, com o próprio Tolkien ou com pessoas próximas à ele. A tradução peca apenas, talvez, na pressa. Apesar de ser uma biografia com mais de dez anos parece ser uma primeira edição publicada no Brasil, que consta com diversos erros de linguagem, além de alguns trechos, aparentemente, mal traduzidos. No geral são falhas perdoáveis, que em nada atrapalham a leitura, mas que irritam os que, assim como o professor Tolkien, tem um apreço especial pelas palavras.
Uma obra adorável sobre um homem fascinante! Imperdível para todos aqueles que amam sua obra e querem entender mais sobre sua vida e suas motivações.

Menina Ciria 26/02/2024

Amei conhecer a trajetória vivida por Tolkien. Para os fãs de plantão ja ressalto que fiquei de olho na infância dele. Ronald nasceu na Africa do Sul onde seu pai trabalhava, aos 3 anos foi visitar os parentes na Inglaterra e por lá ficou com sua mãe a seu irmão. Ele sempre foi uma criança muito sensível, se apegada aos lugares por onde passava e pelas passagens que contemplava. Um melacolico daqueles. Sofreu muito com a separação e morte do seu pai e anos depois com a morte da sua mãe. Amava a natureza, a praia e o sol. Amava os diferentes idiomas e pesquisar sobre a oriegem das língua. Criou várias línguas desde a infância e as usava nas férias com as primas. Se destacou como filólogo. Quando chegam na pré adolescência as crianças param de brincar, mas Tolkien não. Continuou a aprimorar suas criações chegando a ter línguas bem estruturadas para a comunicação. Foi criando histórias para os filhos que teve inspiração para o Hobbit e a saga do Anel (demorou 14 anos para concluir a saga). Extremamente perfeccionista preferia reescrever todo o livro, ao invés de, fazer modificações nos pontos criticados. Amigo de C.S Lewis gostava de saber das críticas do amigo, mas não as usava como base para fazer modificações em suas histórias. Catolico convicto que frequetava a Missa todas as mãnhas. Não gostava de se sentir sozinho. Não sentia bem com as estravagancias dos fã Clubes. Ficou Rico com as vendas da saga do anel pelo mundo.

Rafa / @rafael.biasotto 02/05/2024

Mesmo amando Tolkien e suas obras, essa biografia tinha tudo para ser maravilhosa porém é uma baita encheção de linguiça que parece não ter fim.

Autor parece não saber o rumo certo e fica indo e voltando do nada e mudando de assunto do nada.
Myhh 02/05/2024minha estante
Essa bio não é a certa vc tem q ler a do Humphrey Carpenter

Myhh 02/05/2024minha estante
Essa sim é foda

@otiobacca 28/02/2021

Minha primeira biografia. Nunca me interessei muito em biografias e quis fazer minha estréia com a vida de um autor que admiro muito. Apesar de perceber algumas falhas na escrita, considero uma boa leitura para que gosta de Tolkien, sua vida e sua obra.

Inclusive já estou mirando J.R.R. Tolkien - Uma Biografia, por Humphrey Carpenter, que dizem ser A biografia definitiva.

Enfim, só constatamos uma verdade já conhecida: Tolkien é O Senhor da Fantasia. Gostei e recomendo.