J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Ardito 21/02/2017

Magistral
Antes quero resumir a pessoa Tolkien para mim em uma palavra: MAGISTRAL. Agora sobre o livro tenho a dizer que me fez ser mais fã do que sempre fui..livro muito bem feito..muito bem contado..Nada a tirar nem por..Algo maravilhoso..Nunca tinha lido uma biografia, nunca gostei. Mas esta é coisa de loco..Maravilhoso..Perfeito..E nunca vi e acho que nunca vou ver alguem igual a Tolkien..Amor JKR mas Tolkien é o cara
Satan 22/02/2017minha estante
Já era meu autor preferido antes, agora virou mais ainda. Acho que todo os fãs de fantasia devem muito a ele.

João Luiz 27/02/2017

Um livro essencial para qualquer fã do professor Tolkien, retrata detalhes de sua vida, seu relacionamento com Edith, seus filhos e amigos. Retrata um Tolkien humano, com erros e acertos. Uma pessoa "normal", com uma extraordinária sensibilidade parar escrever, criando uma mitologia comovente, que vem emocionando leitores mundo afora mais de meio século depois de serem lançados. Um livro muito bem feito, qualidade impecável, com detalhes de capa apaixonante. Escrito de um fã para os fãs!

IGuittis 30/06/2020

Essa foi a primeira biografia que eu li. Não sou muito fã do estilo, porém foi interessante descobri as curiosidades sobre a vida desse autor que admiro.
Eu achei a narrativa um pouco maçante na descrição da infância do Tolkien, porém comecei a me apaixonar pelo livro quando ele começa seus esforços para escrever O Hobbit.
Uma mente grandiosa, um homem teimoso. Vale a pena a leitura.

Thalita Branco 20/09/2017

Resenha - J.R.R. Tolkien: O Senhor da Fantasia - Michael White
Não sou muito de ler biografias, mas algumas despertam o interesse e se tornam quase que obrigatórias quando tratam de nossos autores favoritos. É o que aconteceu com a do Tolkien, que além de tudo me foi presenteada pela Livs no amigo secreto no fim de 2016. Obrigada amiga!

No comecinho temos o autor da biografia nos contando sobre sua admiração por Tolkien. Curti o fato do livro ter sido escrito por alguém que gosta de sua obra e admira o seu trabalho. Apesar disso, ao longo da leitura não percebi momentos favoravelmente tendenciosos. O autor apresenta os fatos e pronto.

E vamos então para a vida de Tolkien em si. O pequeno Tolkien e seu irmão passaram parte da infância na África do Sul, quando sua mãe resolve retornar para a Inglaterra enquanto o pai permanece na África trabalhando e enviando dinheiro para a esposa. Tolkien se mudou muito na infância e é marcante perceber como uma residencia em especial, totalmente próxima da natureza, moldou sua paixão pelo verde e refletiu em suas obras e em sua vida.

Outros fatos são admiráveis, como a paixão pela religião de sua mãe, a católica, e o respeito que ele teve para com um padre que os ajudou muito. Seu amor por sua esposa Edith e por seus filhos. O carinho pela profissão e principalmente, pelo universo que ele próprio criou, moldado por anos e anos e trabalho que ainda assim deixou obras jamais acabados de tão perfeccionista que o homem foi.

Por outro lado, Tolkien também foi um homem obsessivo com sua obra, principalmente com O Silmarillion. Era amargo nas críticas de obras alheias. Não gostava dos livros de C S Lewis, seu amigo e autor de As Crônicas de Nárnia, e não tinha vergonha de admitir isso. Sua relação com a esposa parecia ao mesmo tempo amorosa e distante.

Muito mais pode ser encontrado no livro que de forma fluida nos conta a história do Professor. Foi incrível saber sobre os livros que inspiraram O Senhor dos Anéis e como a vida pessoal de Tolkien influenciou suas histórias. O autor as vezes supõe alguns fatos, o que me incomoda um pouco pois fico pensando “Será que foi mesmo assim?”, mas é o tipo de coisa que ou aceitamos ou não aceitamos.

A edição da Darkside mais uma vez arrasa. Capa dura, livro parecendo antigo como se retirado de um velho baú, com direito a um mapa/poster da Terra Média. Lindo! Tolkien pode ter tido seus defeitos, mas saber tudo o que ele passou e a forma como criou seu universo é fantástica e com certeza admirável.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Thiago275 30/12/2017

O Mestre da Fantasia
Não sou um leitor assíduo de biografias, mas quando tive a oportunidade, adquiri essa edição que conta a história de vida de um de meus autores favoritos. Confesso que não sabia muito a respeito da vida de Tolkien (coisa que ele apreciaria, pois, aprendi lendo esse livro, ele nunca entendeu porque os fãs interessavam-se NELE e não apenas em sua obra).

Pois bem. O livro inicia contando com era a vida dos Tolkien na África do Sul, onde J. R. R. passou parte da infância, como foi a volta para a Inglaterra, a influência da mãe, do ambiente em que vivia, da Igreja, etc.

Vemos o início de seu relacionamento com Edith. Sua participação na 1ª Guerra Mundial, fato que mudaria sua visão de mundo e marcaria de maneira indelével sua obra. Ficamos sabendo também sobre sua carreira acadêmica (que não foi assim tão brilhante nem meteórica no início), sua amizade com C. S. Lewis (longe de ser um mar de rosas, os dois acabaram brigados), a dificuldade de Tolkien em terminar O Senhor dos Anéis, devido a seu perfeccionismo e também, vamos ser justos, devido à sua infinita imaginação. Por fim, o sucesso tardio e a incompletude do que seria a obra de sua vida: O Silmarillion.

A parte todos os episódios da vida de Tolkien, que foram quase que completas novidades para mim, gostei particularmente dos capítulos em que o autor mostra as referências em que Tolkien se baseou (nem imaginava que outros escritores mais antigos já escreviam sobre arremedos de elfos, orcs etc), bem como sobre sua personalidade algo sensível a críticas e um pouco vaidosa.

Acredito que a grande falha do livro se deva à ausência de citações ao talento de Tolkien em criar idiomas. É dito que ele adorava línguas, principalmente inglês antigo, mas seu talento em criar idiomas (que eu acho uma das características que fazem da sua obra única) não aparece nessa biografia.

Outro aspecto que me incomodou um pouco foi a ausência de citações a fontes primárias, como cartas, documentos, relatos, notícias da época, etc. Os capítulos em que essas fontes eram citadas passavam uma impressão de muitíssimo melhor que os capítulos em que elas quase não apareciam (a maioria). Alguns aspectos que o autor sugere (como porque a Terra-Média é um mundo sem cristianismo, porque Deus não é citado na obra de Tolkien, sendo ele um católico praticante etc) são até interessante, mas não fica claro se são achismos do autor ou se ele encontrou alguma base para tal.

Quanto à edição da Darkside, está lindona, mas alguns errinhos de digitação, concordância ou ortografia aparecem em quantidade excessiva, na minha opinião, para uma editora desse porte.

Enfim, é uma leitura válida para uma introdução à vida de Tolkien, mas ainda quero ler uma biografia mais aprofundada.

Zaira Verena 04/01/2018

O senhor da fantasia, inspirador de outras fantasias
Um belo dia Tolkien sonhava acordado e viu um buraco no tapete em seu escritório. “Em uma toca no chão vivia um hobbit” e então buscou escrever mais detalhes para a Terra-média. Ideias que levou a escrever O Hobbit e depois o Senhor dos Anéis.

John Ronald Reuel Tolkien, nome de batismo de J.R.R Tolkien. De família inglesa nasceu em 3/1/1892. Um homem introvertido, comunicador que adorava fantasiar. Inspirado na tradição mitológica dos povos nórdicos e lendas germânicas. Foi professor acadêmico de Inglês antigo e de noite dedicava ao ofício da escrita. Escreveu textos acadêmicos, mas sua paixão e o sucesso de sua carreira foi do gênero fantástico. Queria escrever o que definiu “mitologia para a inglaterra”. Frequentou vários clubes literários e nesses encontros conhecera C.S Lewis e que teve grande amizade de 20 anos.
RESENHA EM vídeo:

site: https://www.instagram.com/p/BbDJTxuBcOM/?taken-by=officeliterario

Bruce 19/02/2018

Um excelente livro, descreve a respeito da vida de Tolkien, mostrando altos e baixos do escritor. Um ótimo livro que nos ajuda a entender as inspirações que levaram Tolkien a criar seus mundos fantásticos.

Glauber 22/02/2018

O Senhor da Fantasia
Versão impecável! Capa dura em com excelente papel utilizado! Muito bonito o livro!

Quanto ao conteúdo, também muito interessante, várias informações do processo de escrita e publicação do livro, assim como a tragetoria de vida do Tolkien. Único ponto negativo são as pressuposições assumidas pela autor ao longo do livro. Pressuposições a cerca de inspirações para a escrita do livro e também sobre a vida pessoal.

Amanda 16/06/2018

Sempre tenho a perspectiva de gênios como sociopatas. Entendo que é uma percepção equivocada. Mas até mesmo pela divulgação midiática de gênios como loucos, estranhos, e justamente, sociopatas, pensei que Tolkien tivesse uma personalidade semelhante. Ok, ele realmente tinha seu "quê" de estranho, mas tudo isso serviu para a escrita e criatividade de sua incrível obra. E de sociopata não tinha nada. A propósito, vale mencionar que tinha um amor profundo por sua esposa e filhos. Adorei conhecer como tudo foi elaborado.

JPHoppe 02/02/2019

É possível conhecer muito de um autor através de suas criações. Com Tolkien, não é diferente. Apenas uma mente criativa, metódica, perfeccionista, e que trabalha no longo prazo, poderia criar todo o legendarium de Arda e a Terra-Média, com suas dezenas de raças, povos, costumes, uma longa história, e principalmente as línguas criadas.

Michael White faz uma breve biografia da vida de Tolkien, desde sua infância sofrida, com a morte muito precoce do pai e pouco depois de sua mãe, sua criação por vezes atribulada, passando inclusive por conflitos e doenças durante a Primeira Guerra Mundial, e depois pela sua vida acadêmica e pessoal, até sua morte em 1973.

A biografia passa pela história e os pontos fortes e normalmente bem divulgados de Tolkien, mas não deixa de passar por seus pontos controversos. Sua amizade com CS Lewis, por exemplo, frequentemente ressaltada em vários artigos sobre sua vida, não foi exatamente tão simples, e o sucesso estrondoso e a grande produção literária do seu amigo afetou em muito a amizade dos dois. Tolkien era extremamente sensível com opiniões críticas ao seu trabalho. Era quase um ludista, anacrônico, julgando que a tecnologia pouco trouxe de avanço para o ser humano, e mesmo a literatura "recente" (1700 para frente) era pobre. Sua visão da tecnologia pode ser vista refletida nas atitudes de Saruman, por exemplo.

Mas, longe de sair menor. O resultado é um ser humano complexo. E somente alguém tão complexo poderia produzir aquele que já foi várias vezes considerado uma das melhores obras literárias de todos os tempos.

Recomendo.

Elow 03/06/2019

Razoável
Gostei dos primeiros capítulos, porém, do meio para o final achei o livro bem maçante e superficial. Por diversas vezes tive a sensação de que faltou mais pesquisas, houve pouca coleta de informações e depoimentos e justamente pela escassez de outros dados, bateu-se muito na tecla de uma mesma situação (no caso, a verdadeira saga que tornou-se a então publicação da trilogia).

Van Jales 21/08/2019

O senhor da fantasia
Disseram ser um livro cansativo, porém para mim que amo o universo que Tolkien criou e saber um pouco da históriade vida dele... UAU... Adorei... A forma como Michael relata cada capítulo é envolvedora. Amei ?

pc9 18/11/2019

Era uma vez uma biografia...
Gostaria muito de dar 5 estrelas nesse, pelo esmero com a edição (marca característica da Darkside). Mas, como aprecio muito mais o conteúdo sobre a forma, esse livro não foi digno da nota máxima. Infelizmente acho que o fato de ser uma biografia fez a nota diminuir, pois, como a maioria das biografias, a leitura é bem maçante.

O ponto positivo é que o autor narra, sem ser muito repetitivo, a trajetória difícil daquele que se tornou um dos principais escritores do século XX. A genialidade de Tolkien é demonstrada em detalhes e conseguimos ver mais uma prova de como os gênios, em muitos casos, são bem excêntricos.

Outras partes interessantes são sobre as amizades de Tolkien, em especial com C.S. Lewis, e sobre a participação dos Tolkiens nas duas grandes guerras.

Recomendo a leitura? Definitivamente não. Mas reconheço o esforço do autor e da editora e, por isso, acho que vale 3 estrelas.

Raphael 28/02/2020

Livro cinco estrelas
Ele expõe o cotidiano da vida de Tolkien e nos faz entender o quão cuidadoso foi o processo de criação de um dos mais influentes livros do século XX.