J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Leiliane R. Falcão 02/10/2022

O Senhor da Fantasia
Uma das biografias mais legais que já li. Sou apaixonada pela obra de Tolkien, e sempre tive curiosidade em saber de onde as suas histórias vieram.
Nesta biografia, podemos observar um pouco sobre como era o processo criativo do Tolkien (que sempre é meu maior interesse quando leio a biografia de um escritor), mas também conhecemos um pouco mais sobre as suas origens, sobre a sua infância marcada por perrengues e perdas, e sobre a sua juventude marcada por duas grandes guerras mundiais.
Outro ponto acerca da vida de Tolkien que sempre me gerou curiosidade era a sua amizade com o não menos genial C.S. Lewis. Adorei conhecer mais sobre os Inklins e seus encontros em Oxford com debates entusiasmados, elegância e muita cerveja.
Fora isso, sendo o Tolkien um professor conservador religioso, não dava para esperar muitas emoções da sua vida particular, mas confesso que os capítulos que tratam sobre o período em que ele esteve em guerras é um dos mais interessantes do livro. É possível perceber como essa experiência pesadíssima marcou a sua vida, a sua geração, e consequentemente a sua literatura.
O biógrafo não esconde que é um grande fã de Tolkien, e é possível perceber isso em cada linha desta biografia. Mas mesmo como fã, o biógrafo não doura a pílula, e nos apresenta aqui muitas das críticas sofridas por Senhor dos Anéis na época do seu boom.
Em resumo, a leitura dessa biografia foi deliciosa. Foi maravilhoso conhecer mais sobre os "bastidores" da criação da obra Tolkien, e saí da leitura admirando ainda mais todo o legado que a obra de Tolkien nos deixou.

cris 13/07/2013

gênio
não existe outra palavra para classificar tolkien.
seria uma vida normal como qualquer ser humano se a sua imaginação não fosse dar num lugar chamado "terra média" onde existe a fantasia pura mágica contagiante.
obrigada por ter existido mesmo tendo uma personalidade difícil e tido por alguns como maluco são pessoas como j.r.r.tolkien que nos fazem sonhar e querer voar para outra dimensão e mundo.

altamir neto 06/08/2013

Uma biografia tão interessante quanto os romances do próprio Tolkien
Apesar de certo desapontamento por não haver muitas descrições de como Tolkien trabalhava em sua obra, sua história é sem dúvida muito bacana. O autor consegue narrar muito bem as passagens mais importantes da vida do criador da Terra-Média, além de caracterizar muito bem sua personalidade difícil, porém única.

Felipe.Murta 31/12/2020

Um prato cheio pra quem quer se informar mais sobre Tolkien
Nunca tinha lido nada a respeito de Tolkien, só conhecia suas obras pelos filmes do Peter Jackson.

Interessante o contexto conturbado em que cresceu: a perseguição religiosa que sua família sofria por terem se convertido ao catolicismo, sua participação como soldado na Primeira Guerra Mundial, a amizade com C.S. Lewis.

Enfim, a própria vida do autor foi uma verdadeira aventura. No embalo, acabei lendo O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, todas obras primas.

@otiobacca 28/02/2021

Minha primeira biografia. Nunca me interessei muito em biografias e quis fazer minha estréia com a vida de um autor que admiro muito. Apesar de perceber algumas falhas na escrita, considero uma boa leitura para que gosta de Tolkien, sua vida e sua obra.

Inclusive já estou mirando J.R.R. Tolkien - Uma Biografia, por Humphrey Carpenter, que dizem ser A biografia definitiva.

Enfim, só constatamos uma verdade já conhecida: Tolkien é O Senhor da Fantasia. Gostei e recomendo.

Matheus 17/09/2013

Primeiramente, gostaria de parabenizar e indicar a edição da editora Dark Side pelo excelente trabalho. O livro ficou impecável com um ótimo acabamento o que deixou a leitura muito mais prazerosa e aumentou minhas expectativas para comprar e começar a ler este livro.
O livro de Michael White é uma biografia fiel apresentando um ótimo detalhamento da vida do mestre Tolkien o que evidencia uma grande pesquisa em torno de sua vida e de sua obra. White expõe com bastante clareza os detalhes por trás das principais obras de Tolkien diluindo por completo os mitos que as histórias carregam e expondo o que o professor Tolkien pensava com relação a todo o sucesso e misticismo que rondavam suas histórias. White também tenta ser imparcial com relação às criticas referentes às obras de J.R.R, apresentando as principais queixas e abordando suas fundamentações, contudo fica claro o seu posicionamento em relação à genialidade do professor(que eu não discordo de forma alguma). Foi uma ótima experiência conhecer mais a personalidade de um de meus autores favoritos e como ele lidava com a realidade de forma perfeccionista e sempre atento aos detalhes o que faz com que a Terra-Média se torne uma mitologia tão completa e real.

Rodrygo Raasch 07/07/2020

DICA DE LEITURA: J. R. R. TOLKIEN – O SENHOR DA FANTASIA
Provavelmente o ilustre leitor já ouviu falar acerca de O Senhor dos Anéis, ou talvez de O Hobbit. Não querendo ser insistente, mas também nomes como Gandalf, Aragorn, Bilbo Bolseiro ou Frodo sejam familiares. Em última tentativa quem sabe já ouvira acerca de Anões, Elfos, Orcs, Ents ou quiçá sobre Magos e seus inúmeros poderes?

Bem, o que os referidos nomes têm em comum? Ambos foram criados ou desenvolvidos por Tolkien em sua epopeia mágica da Terra-Média, onde as referidas criaturas habitavam e guerreavam por seus interesses.

Tolkien é autor de inúmeras obras de ficção, entre as mais famosas podemos mencionar a trilogia do Senhor dos Anéis, O Hobbit, O Silmarillion, Mestre Gil de Ham, Os Filhos de Húrin, Sr. Bliss, e Beren e Lúthien. O escritor em questão está entre os que mais venderam livros na história da humanidade, sendo que O Senhor dos Anéis alcançou até 2007 a impressionante marca de 150 milhões de exemplares vendidos, seguido pelo O Hobbit com mais de 100 milhões de cópias.

A obra aqui sob sugestão (J R. R. Tolkien – O senhor da Fantasia de autoria de Michael White) não trará uma resenha detalhada ou panorama geral das principais obras do autor, perdão se frustrei algum leitor. Contudo, trará de forma sintética os principais acontecimentos e influências que o autor em comento teve em sua trajetória, uma vez que, trata-se de obra biográfica.

Importa citar aqui a necessidade de se conhecer o contexto histórico e influências que um autor recebeu em sua trajetória para que se possa interpretar mais corretamente os seus livros e poder com mais exatidão emitir qualquer parecer. À guisa de exemplo podemos citar um argumento recorrente na crítica literária: o Senhor dos Anéis retrata uma sociedade sem religião, portanto é obra anticristã.

Acerca da ponderação anterior, é possível afastá-la freneticamente ao conhecer um pouco da história do Autor, que era católico praticante e, em virtude de sua religiosidade apurada se afastou de inúmeros amigos que praticaram atos que ia contrariamente aos ensinos cristãos da época. Assim, não os parece que o mesmo autor cristão praticante iria produzir uma obra anticristã, o ilustre leitor percebe a incongruência?

Continuando, apesar de que não está explícito em O Senhor dos Anéis a religião, contudo, como inúmeras vezes reconheceu o próprio Tolkien, os ideais cristãos estão presentes, visto que há inúmeras passagens em que a humildade, a amizade, a justiça, a verdade, a solidariedade e lealdade se fazem presentes.

Apesar do exemplo ser simples, deixa escancarado os benefícios de se conhecer a vida do autor para posterior leitura e interpretação da sua obra.

Não posso me eximir de tecer alguns elogios a editora DARKSIDE pela belíssima obra publicada, com preço acessível.

site: https://1995literatura.wordpress.com/2019/08/15/dica-de-leitura-j-r-r-tolkien-o-senhor-da-fantasia/

Luiz Felipe 18/07/2017

Interessante, mas com alguns problemas na edição.
Livro muito interessante sobre a vida do maior escritor de todos os tempos. Porém, alguns elementos da edição me incomodam. Exemplos: separações estranhas de sílabas ao final da linha, nomes não condizentes com a tradução de Ronald Kyrmse já conhecida por todos ("o Anel Um" para o Um Anel, "duendes" para anões - dwarves), além de alguns erros de digitação.
Se possível, adquiram no idioma original ou numa versão traduzida mais antiga.

Vinicius Carvalho Quesada 18/07/2017

O senhor da fantasia
O livro abrange grande parte da trajetória de Tolkien. Não só um pai de família atencioso, mas também um professor meticuloso e popular entre os alunos de Oxford, foi amado e odiado por muitos. A leitura deste livro é de grande valia para todos aqueles que se interessam pela Literatura e pela Vida de J. R.R. Tolkien.

site: Tolkien, Biogragia

Alex 28/08/2016

O Senhor da Fantasia
Para aqueles que estão acostumados a ler sobre Tolkien não há nada de surpresas, mas para quem conhecia apenas as biografias de seu grande amigo Lewis, aqui encontrará várias surpresas.
Pois nesta obra você terá o vislumbre de um homem sem a hagiografia daqueles que o cultuam. Uma visão neutra e sincera sobre as vicissitudes de uma vida dura, uma saga em busca de algo imaterial, e uma epopeia mitológica que se fez com papel e caneta.

Cristiana 29/04/2020

Uma biografia muito bem elaborada sobre o autor. Como fã de Tolkien esta leitura foi para mim extremamente satisfatória.

Kelly 07/01/2021

O autor da fantasia
Eu simplesmente amo os livros que formam a história ?O senhor dos anéis?. Não os conhecia antes de lançarem os filmes, ganhei o volume único da minha mãe e devorei o livro em uma semana. Gosto tanto da história que minha aliança de casamento tem uma inscrição no idioma élfico. Não costumo buscar saber sobre os autores de obras que li, mas Tolkien me despertou uma curiosidade sobre a vida dele, eu queria saber como alguém foi capaz de criar um mundo em sua cabeça. Pesquisei um pouco sobre as biografias que contavam a vida de J. R. R. Tolkien, e encontrei essa biografia escrita por Humphrey Carpenter. Humphrey foi um biógrafo premiado, inglês e que viveu boa parte da vida em Oxford. Mesma universidade onde Tolkien se formou e trabalhou como professor por anos. Esta biografia é considerada por muitos, a melhor biografia sobre o autor de O Senhor dos Anéis.

Na minha cabeça Tolkien era como um Hobbit, pequeno, com seus coletes coloridos e um cachimbo. Bem, após ler sua biografia tenho certeza. Em determinado momento Humphrey cita um trecho escrito por Tolkien sobre essa comparação, ele mesmo se via nos Hobbits. Não gostava de longas viagens, apreciava a companhia dos amigos, possuía um humor peculiar e amava cerveja. Gostava tanto da bebida que Edith, sua esposa, costumava dizer que a casa tinha cheiro de cervejaria devido um barril de cerveja que costumava ficar pingando. Humphrey ainda escreve que J. R.R. Tolkien reprovava biografia como recurso de apreciação literária e que sua verdadeira biografia está dentro de suas obras.

O livro foi divido em partes de acordo com cada etapa da vida de Tolkien, e inicia com uma visita de Humphrey à casa de Tolkien. Na sua infância teve pouco contato com uma família, mas demonstrava traços de que seria um artista. Gostava de fazer desenhos, principalmente referente às paisagens que conhecia. Sentia se muito bem em meio a natureza e era avesso ao desenvolvimento que destruía essas belas paisagens. Desde pequeno demonstrava interesse pelas línguas, principalmente pelo finlandês , inglês e galês. E através do seu interesse pela formação das palavras começou criar línguas. Essa paixão se tornou sua profissão e como professor cativou diversos alunos durante a docência.

Tolkien casou e teve quatro filhos. Apenas um de deus filhos se enveredou pelo mundo das letras como seu pai, Christopher Tolkien, que participou da criação da sua obra mais famosa, além de participar de Silmarillion.

Tolkien era apaixonado por lendas de origem anglo-saxônica, e se inspirava nessas lendas para escrever seus poemas. Durante seu período escolar e acadêmico participou de grupos de homens apreciadores desse tipo de literatura. Durante as reuniões dos grupos eram discutidos temas e até mesmo eram recitados textos escritos pelos participantes.

Em um desses grupos Tolkien fez amizade com C. S. Lewis, o autor de As crónicas de Narnia. Para homens que viveram a guerra e que perderam amigos durante os confrontos, a amizade masculina era um ponto muito importante na vida deles.

Dentro do Inklings diversos temas eram discutidos, em uma dessas discussões Lewis voltou a ser cristão, causando ciúmes ao Tolkien que era católico. As obras O Hobbit e O senhor dos Anéis foram discutidas dentro do grupo, mas as alterações sugeridas nem sempre foram acatadas, a mente de Ronald Tolkien era única e muitas vezes incompreendida.

O Hobbit surgiu inspirado nas lendas estudadas por Tolkien, surgiu como um livro infantil, escrito de um pai para seus filhos. Ronald lia muito para seus filhos, e as vezes criava histórias para eles, inclusive no natal escrevia cartinhas como se o Papai Noel escrevesse para as crianças contando como foi seu ano, cartas ricas de fantasia como suas obras. Quando o Hobbit foi publicado o sucesso não era esperado. A editora cobrou a continuação, mas Ronald demorou 12 anos para entregar O Senhor dos Anéis.

A história tomou vida própria, deixou de ser um livro infantil, e se tornou a continuação de Silmarillion, que ainda não havia sido publicado. Tolkien exigia nada menos que a perfeição, e alterou as histórias diversas vezes, criou famílias, criaturas, línguas, mundos. Levou a vida escrevendo Silmarillion.

Não esperava o sucesso que sua obra trouxe, e esse sucesso não alterou em nada esse professor que gostava da vida simples que levava.

Morreu e deixou várias obras inacabadas, por conta de seu perfeccionismo. Essas obras foram publicadas posteriormente por seu filho Christopher.

Não consegui ler ainda Silmarillion. Iniciei mas abandobei. Me senti fascinada pelo livro. Agora após saber que essa obra levou uma vida inteira para ser escrita com certeza lerei com mais paixão por esse mundo de fantasia.

Luciano.Martins 03/04/2021

J.r.r
Não cheguei a ler nenhum livro dele ainda, mais pelo que vi da biografia do autor, ele e um cara incrível por tudo oque ele passou e como se comportou, não vejo a hoje de ler seus livros começando pelos senhor dos anéis..

carolina.trigo. 01/04/2017

J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia
No mês de fevereiro decidimos que iríamos ler uma biografia. Vou ser sincera, foi uma grande desafio para mim. Não curto biografias - não sei por qual motivo, mas elas não me despertam muita curiosidade. Então para facilitar um pouco a situação, tinha que achar e ler uma que mudasse um pouco a minha visão sobre esse estilo literário.
Procurei biografias de vários autores que gosto, mas não achei muitos. Queria muito ler uma da J. K. Rowling - porém só existe uma edição meio antiga que é bem difícil de encontrar para comprar. Então fui para a minha segunda opção: Tolkien. Apesar de ainda não ter lido a sua trilogia principal, AMO os filmes, li no começo desse ano O Hobbit (que também gostei bastante) e sempre fui muito interessada na vida dele. Principalmente por causa das influências que as duas Grandes Guerra tiveram em suas obras e pela sua amizade com o C. S. Lewis. Acabei então ficando com "J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia", Michael White, Editora DarkSide.
Estava bem esperançosa sobre o livro e posso dizer que ele teve momentos bons e momentos ruins. Do começo até mais ou menos o meio do livro, a leitura estava bem devagar. Alguns dos comentários do autor ao falar sobre os pais do Tolkien, principalmente o pai, me incomodaram bastante. Sinceramente, isso me atrapalhou várias vezes na leitura e por isso o começo foi bem devagar. Além do tom meio que preconceituoso ao relatar os anos que eles viveram na África do Sul... Mas depois ele melhora um pouco essa questão.
Tolkien desde pequeno já era muito inteligente. Com 11 anos, ele já falava inglês (óbvio, rsrs), francês, alemão, grego e o inglês médio (refere-se à língua e à literatura do período entre 1100 e 1500). Mas ele teve uma infância bem difícil, pois seu pai faleceu quando ele ainda era bem novo e quando tinha 12 anos a mãe dele desmaiou na frente dele e do irmão, Hilary, e alguns meses depois veio falecer de diabetes.
Enquanto ele era jovem, ele morou em várias cidades pequenas na Inglaterra e todo ano tinha que mudar de casa, pois a mãe não tinha condições de se manterem. Quando ele estava gostando do local que estavam morando, eles tinham que se mudar novamente. Quando a mãe faleceu, eles foram morar com a tia em Edgbaston e foi a partir daí que a religião ganhou muito espaço na vida do Tolkien.
Nesse tempo que morou com a tia, Tolkien ficou muito próximo e via como um pai o padre Francis. Por causa dessa proximidade, o padre percebeu que eles não estavam felizes morando com a tia e encontrou uma alternativa para eles. Um casal de amigos do padre alugavam quartos e mais uma vez os irmãos se mudaram de casa. Foi com o padre Francis que Tolkien começou a focar nos seus estudos, e já adolescente conseguiu uma bolsa na Faculdade de Oxford.
Foi em Oxford que ele começou a ter ideias para o Hobbit e posteriormente para o Senhor dos Anéis. Foi também na Faculdade que ele conheceu Lewis e criou o clube literário chamado Inklings.
O capítulo mais legal é o que fala da amizade dele com o Lewis. E vou ser sincera, eu li as 250 páginas esperando por esse capítulo. É uma parte muito interesse da vida do Tolkien, pois ele já tinha publicado o Hobbit, já tinha um certo reconhecimento e estava escrevendo O Senhor dos Anéis. Ao mesmo tempo, Lewis já tinha publicado Nárnia, e para desgosto de Tolkien, tinha ficado mais famoso e vendido mais. Para o senhor da fantasia, o que mais o irritava era a velocidade que Lewis tinha escrito Nárnia - para ele, um livro escrito em seis meses não podia ser uma boa história. Outra coisa que ele não gostava era que Lewis não era muito religioso e Tolkien achava isso essencial! Eles várias vezes discutiram por causa disso.
Ele era muito chato com a sua escrita e por isso ele reescrevia seus textos várias e várias vezes. Os seus livros demoraram anos para serem publicados por causa disso e acabava que os editores não gostavam nada dele.
No final foi uma boa leitura. Não sei se leria outra biografia, acho que o estilo literário realmente não funciona comigo. Mas tirei duas conclusões depois do término: primeiro, que Tolkien era um chato de galocha; segundo que Lewis parecia ser muito mais legal.
Antes de ler, apesar de saber que Tolkien era muito religioso, me parecia que Lewis era muito mais, pois em Nárnia tem mais representação religiosa do que nos livros do senhor da fantasia. Porém, na vida social, Lewis não ligava muito para isso, enquanto Tolkien sempre arrumava brigas por causa desse assunto.
Se acabar lendo alguma outra biografia, com certeza procurarei uma do Lewis, pois me interessei mais pela vidas do autor.
Tolkien e suas obras foram extremamente importantes para a literatura e ele foi um mestre da fantasia, mas era um tremendo de um chato. Além de ser machista e intolerante à outras religiões.
A edição da DarkSide está maravilhosa e ainda vem com um pôster lindíssimo!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/03/j-r-r-tolkien-o-senhor-da-fantasia.html