J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Marcos Queiroz 03/09/2013

Uma peça única!
Esta biografia possui um acabamento impecável que somente um fã bibliófilo poderia desejar. Capa dura com uma imagem linda de Tolkien e seu amado e inseparável cachimbo. Páginas negras, contrastando com o símbolo e autógrafo deste autor tão querido por tantas gerações. A contra-capa também é de tirar o fôlego, com o grande símbolo de Tolkien em cor dourada centralizado em um fundo escuro. Desnecessário foi o comentário "Tolkien é meu mestre" - George R.R. Martin, escrito também na contracapa: para o público ao qual foi direcionado esta biografia, faz-se irrisória a menção de um outro autor para alardear a importância de Tolkien.

Quanto ao conteúdo, o livro é fluido e sucinto. O autor desta biografia, Michael White, conseguiu trazer a imaginação, cenas dos bastidores da produção das obras de Tolkien, "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", bem como de sua vida pessoal. O ser humano que Tolkien foi não é de modo algum endeusado por White, chegando as vezes a mostrar alguns traços da personalidade de Tolkien que poderíamos considerar irritantes e desmotivantes. Mas foi justamente o perfeccionismo e a personalidade irredutível de Tolkien que nos trouxe a tona uma das melhores obras já publicadas e que influenciou, influencia e certamente não deixará de influenciará diversas gerações de meninos e meninas, homens e mulheres.

A tradução peca em alguns detalhes. Tolkien deixava claro que gostaria que os nomes próprios de suas obras fossem traduzidos e adaptados para a língua em questão. Alguns nomes (e.g.: Thingol Greycloak/ Thingol Manto-cinzento) passaram despercebidos pela equipe de tradução, bem como a menção de Beleriand como uma "cidade élfica engolida pelo mar". Isto não é verdadeiro, visto que Beleriand é uma grande região onde se passa toda a Primeira Era da mitologia da Terra-Média. Isto são detalhes que podem passar despercebidos por quase todas as pessoas, mas um leitor mais ávido pode claramente ficar chateado e até ofendido com tais frases. No mais, a tradução está impecável.

Um livro que merece estar na sua prateleira. Uma joia bem acabada, que homenageia um grande autor, querido por muitos.

Lili 22/03/2017

O Senhor da Fantasia
Biografia do grande autor de O Senhor dos Anéis, John Ronald Reuel Tolkien.

É muito interessante conhecer um pouco mais sobre a vida de alguém que escreveu uma obra tão brilhante. Na minha opinião, o autor conseguiu dosar perfeitamente informações da vida pessoal de Tolkien e o processo de criação de suas maravilhosas obras. Um livro leve, de leitura fluida, de fã para fã.

Recomendo.

carolina.trigo. 01/04/2017

J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia
No mês de fevereiro decidimos que iríamos ler uma biografia. Vou ser sincera, foi uma grande desafio para mim. Não curto biografias - não sei por qual motivo, mas elas não me despertam muita curiosidade. Então para facilitar um pouco a situação, tinha que achar e ler uma que mudasse um pouco a minha visão sobre esse estilo literário.
Procurei biografias de vários autores que gosto, mas não achei muitos. Queria muito ler uma da J. K. Rowling - porém só existe uma edição meio antiga que é bem difícil de encontrar para comprar. Então fui para a minha segunda opção: Tolkien. Apesar de ainda não ter lido a sua trilogia principal, AMO os filmes, li no começo desse ano O Hobbit (que também gostei bastante) e sempre fui muito interessada na vida dele. Principalmente por causa das influências que as duas Grandes Guerra tiveram em suas obras e pela sua amizade com o C. S. Lewis. Acabei então ficando com "J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia", Michael White, Editora DarkSide.
Estava bem esperançosa sobre o livro e posso dizer que ele teve momentos bons e momentos ruins. Do começo até mais ou menos o meio do livro, a leitura estava bem devagar. Alguns dos comentários do autor ao falar sobre os pais do Tolkien, principalmente o pai, me incomodaram bastante. Sinceramente, isso me atrapalhou várias vezes na leitura e por isso o começo foi bem devagar. Além do tom meio que preconceituoso ao relatar os anos que eles viveram na África do Sul... Mas depois ele melhora um pouco essa questão.
Tolkien desde pequeno já era muito inteligente. Com 11 anos, ele já falava inglês (óbvio, rsrs), francês, alemão, grego e o inglês médio (refere-se à língua e à literatura do período entre 1100 e 1500). Mas ele teve uma infância bem difícil, pois seu pai faleceu quando ele ainda era bem novo e quando tinha 12 anos a mãe dele desmaiou na frente dele e do irmão, Hilary, e alguns meses depois veio falecer de diabetes.
Enquanto ele era jovem, ele morou em várias cidades pequenas na Inglaterra e todo ano tinha que mudar de casa, pois a mãe não tinha condições de se manterem. Quando ele estava gostando do local que estavam morando, eles tinham que se mudar novamente. Quando a mãe faleceu, eles foram morar com a tia em Edgbaston e foi a partir daí que a religião ganhou muito espaço na vida do Tolkien.
Nesse tempo que morou com a tia, Tolkien ficou muito próximo e via como um pai o padre Francis. Por causa dessa proximidade, o padre percebeu que eles não estavam felizes morando com a tia e encontrou uma alternativa para eles. Um casal de amigos do padre alugavam quartos e mais uma vez os irmãos se mudaram de casa. Foi com o padre Francis que Tolkien começou a focar nos seus estudos, e já adolescente conseguiu uma bolsa na Faculdade de Oxford.
Foi em Oxford que ele começou a ter ideias para o Hobbit e posteriormente para o Senhor dos Anéis. Foi também na Faculdade que ele conheceu Lewis e criou o clube literário chamado Inklings.
O capítulo mais legal é o que fala da amizade dele com o Lewis. E vou ser sincera, eu li as 250 páginas esperando por esse capítulo. É uma parte muito interesse da vida do Tolkien, pois ele já tinha publicado o Hobbit, já tinha um certo reconhecimento e estava escrevendo O Senhor dos Anéis. Ao mesmo tempo, Lewis já tinha publicado Nárnia, e para desgosto de Tolkien, tinha ficado mais famoso e vendido mais. Para o senhor da fantasia, o que mais o irritava era a velocidade que Lewis tinha escrito Nárnia - para ele, um livro escrito em seis meses não podia ser uma boa história. Outra coisa que ele não gostava era que Lewis não era muito religioso e Tolkien achava isso essencial! Eles várias vezes discutiram por causa disso.
Ele era muito chato com a sua escrita e por isso ele reescrevia seus textos várias e várias vezes. Os seus livros demoraram anos para serem publicados por causa disso e acabava que os editores não gostavam nada dele.
No final foi uma boa leitura. Não sei se leria outra biografia, acho que o estilo literário realmente não funciona comigo. Mas tirei duas conclusões depois do término: primeiro, que Tolkien era um chato de galocha; segundo que Lewis parecia ser muito mais legal.
Antes de ler, apesar de saber que Tolkien era muito religioso, me parecia que Lewis era muito mais, pois em Nárnia tem mais representação religiosa do que nos livros do senhor da fantasia. Porém, na vida social, Lewis não ligava muito para isso, enquanto Tolkien sempre arrumava brigas por causa desse assunto.
Se acabar lendo alguma outra biografia, com certeza procurarei uma do Lewis, pois me interessei mais pela vidas do autor.
Tolkien e suas obras foram extremamente importantes para a literatura e ele foi um mestre da fantasia, mas era um tremendo de um chato. Além de ser machista e intolerante à outras religiões.
A edição da DarkSide está maravilhosa e ainda vem com um pôster lindíssimo!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/03/j-r-r-tolkien-o-senhor-da-fantasia.html

Erica 15/11/2015

O homem que foi Tolkien
A Biografia foi escrita de uma forma fluida e retrata muito bem como Tolkien foi como pessoa, marido e pai, como foram suas relações no decorrer da vida e quais foram suas conquistas.
Tolkien como autor não é muito retratado, como o próprio Michel White diz: o objetivo do livro é conhecer Tolkien como pessoa, como ser humano. E posso dizer que o objetivo foi cumprido, apesar de eu ter me surpreendido, e até ter ficado um tanto chateada com sua personalidade e suas crenças.
É uma obra que recomendo para todos que queiram saber um pouco mais sobre ele e sobre suas inspirações para a criação da Terra Média. Além disso, a edição é linda e muito bem trabalhada! Ela contém fotos de Tolkien em diversas fases de sua vida, uma série de listas sobre suas obras publicadas no Brasil, sites sobre Tolkien e seu universo, bem como várias listas de pesquisas e teses a respeito de seu universo.
Se for ler, precisa ter tempo e calma. Apesar de ser uma leitura fluida, é cansativa por conta dos dados históricos, mas muito enriquecedora.

jeffmanji 18/06/2017

J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia. Michael White. Editora Darkside.
Não é a primeira vez que resenho sobre uma biografia da Editora Darkside. Falar da qualidade do material é redundante.
Conheci o Tolkien depois de assistir ao "Senhor dos Anéis" no cinema, quando era estudante lá em Sousa-PB.
Daí, para ler os seus livros foi um empurrãozinho.
Ler como foi a vida do grande mestre, conhecer sua genialidade, "residir" na velha Inglaterra, ver surgir o "mito", "presenciar" a solidificação de suas obras que foram fonte de tantas outras mais foi um presente dado pelo autor dessa biografia para todos nós.
O surgimento das primeiras linhas d'O Hobbit, a confecção linguística do dialeto élfico, excentricidades do Tolkien, infância difícil, últimos dias... Tá tudo lá!
Uma leitura para quem é fã. Do biografado, do autor e da qualidade editorial da Darkside.

Rodrigo 20/10/2021

O Senhor da Fantasia
Muito boa a biografia do mestre. O autor, além de relatar a vida de Tolkien, prrencheu o enredo com detalhes históricos ocorridos no período de sua vida.

Recomendo a leitura.

Julinho 04/12/2023

É uma leitura "gostosinha", uma experiência bastante agradável. O tratamento do autor em relação a vida de Tolkien é muito honesto, sem idealizar o autor de "O senhor dos anéis" ou colocar seu ponto de vista ou preconceitos na frente da construção do retrato ou perfil que busca construir.

Mas no entanto, acho que o livro permanece superficial: passeia por uma infinidade de temas, em capítulos curtos, dentre eles tenta analisar o porquê da relevância do universo da terra-media na atualidade, mas não se aprofunda, não constrói análises mais complexas.

Podemos ver que é um livro escrito com boa intenção e que talvez funcione melhor como "introdução" aos iniciantes na história de Sam e Frodo. Eu como macaco velho, fiquei com gostinho de quero mais: quero saber mais, conhecer mais do Tolkien e dos meandros de sua personalidade e história.

Luciana 25/07/2018

O olhar sobre o gênio
Como falar sobre Tolkien sem que os ânimos se alterem perante a não atenção as expectativas dos fãs? Acho que foi uma tarefa bem difícil para Michael White, especialmente porque ele escreveu não apenas sobre a vida de um indivíduo, mas sobre a existência de um mito, de uma figura consagrada na literatura. White conseguiu ser muito claro quanto a quem era Tolkien e quanto a vida que levou sem, no entanto, endeusa-lo, como outros o fariam. Nessa biografia ficamos sabendo da vida de Tolkien, as inspirações para seus livros e o caminho que sua obra tomou ao longo de sua vida, além de termos uma boa ideia de como ele deve ter sido como pessoa. Eu, particularmente, adoraria ter sentado ao lado de Tolkien e conversado longamente sobre sua obra e sobre toda a mitologia na qual esta está inserida, mas não sei se gostaria de tê-lo como um amigo. A escrita de White é sempre fluida e elucida muito do que está por trás dos pormenores da obra de Tolkien, é com certeza algo a ser lido pelos fãs da Terra Média e por todos aqueles que gostam de literatura.

Paulo 16/05/2018

A história do homem por trás do Senhor dos anéis
Quem foi John Ronald Reuel Tolkien ou simplesmente J. R. R. Tolkien? Para alguns ele foi somente o autor do livro Senhor dos anéis e criador da terra média. Contudo ele foi mais do que isso, para quem não sabe Tolkien foi um acadêmico brilhante, amigo do também não menos famoso escritor C. S Lewis, um cristão devoto, amante da natureza e um exímio pai de família.
Venha e descubra mais da vida deste grande homem lendo sua biografia. A edição da editora Darkside books ficou linda e está muito bem escrita, além de trazer vários detalhes da vida do autor, reúne algumas fotografias, cronologia de sua vida e como não podia faltar capa dura e uma diagramação impecável. Realmente é um material que vale a pena.

Guilherme 03/05/2020

Tolkien e eu
A parte da minha crença religiosa, da minha família e dos poucos (e valiosos) amigos eu sempre busquei refúgio na arte. As músicas, filmes e livros são a minha constante companhia em tempos de tristeza, preocupação e alegria, é um relacionamento saudável onde posso buscar conforto quando estou sozinho.

Minha memória para essas frivolidades é excepcional, não me lembro da fórmula de báskara ou dos 4 p’s do marketing, mas sei todas as formações dos Ramones, o nome de todos os filmes do Tarantino na ordem e boa parte da linguagem nadsat do livro Laranja Mecânica. Isso porque esses personagens e obras marcaram profundamente a minha vida como adolescente e como adulto.
Minha relação com os artistas é um pouco fria, desde moleque sempre parti do princípio de que sou um amante das obras e não de seus criadores. Isso talvez seja um mecanismo interno que desenvolvi inconscientemente para evitar decepções. Assim como com as paixões platônicas que nos seguem a vida toda, todo o processo de idealização de uma pessoa fatalmente acaba em decepção, já que todas as pessoas que existiram e existirão são passíveis de defeitos.

Sendo assim não sou devoto de ninguém, mesmo amando suas obras.
Dentro desse universo exclusivamente pessoal nenhum autor nunca me impactou tanto quanto o acadêmico inglês John Ronald Reuel Tolkien, um senhorzinho há muito falecido (em 1973 pra ser mais exato).

Lembro com clareza daquele ano de 2006, eu tinha 16 anos e estava estudando o segundo ano do segundo grau, penúltimo ano do ensino médio. Como todo bom adolescente vivia o turbilhão de novidades e sentimentos que descobrimos na transição da infância para a vida adulta. Foi um ano especialmente solitário, já que havia sido transferido de horário e deixado boa parte dos amigos para trás.

Mas vendo hoje foi um dos anos mais importantes da minha vida, foi quando eu comecei a me interessar por coisas que não faziam parte do que as pessoas da minha idade gostavam, comecei a matar o tédio juvenil na biblioteca da escola e ouvindo muita música. Nessa fase descobri um universo novo de referências e pensamentos, por mais inocente que possa parecer foi a época que começou a moldar a minha personalidade como adulto.

E nesse momento que fui introduzido aos livros de J.R.R. Tolkien. Uma professora que me via sempre lendo alguma coisa decidiu me emprestar os seus três volumes de O Senhor dos Anéis, que há alguns anos haviam gerado filmes de muito sucesso e que eu achava meio chato, mesmo tendo visto só alguns minutos do primeiro filme, lançado em 2001.

E foi aí que eu fui tomado por um universo inacreditavelmente profundo e rico. Até hoje nunca tive uma experiência tão incrível com um obra de ficção como em “O Senhor dos Anéis”, depois de ler quatro vezes e de mais de 10 anos depois, esse continua a ser meu livro favorito.

E mesmo assim nunca havia me aprofundado na história de seu autor, um homem que sozinho dedicou mais da metade da sua vida à criação de um universo mitológico completo. Então para sanar todas as dúvidas que eu tinha sobre a sua história de vida comprei e li a maravilhosa edição de “J.R.R. Tolkien, O Senhor da Fantasia” de Michael White, lançado no Brasil em uma edição espetacular da editora Darkside.

John Ronald Reuel Tolkien, ou somente Ronald ou professor Tolkien, vivenciou muito dos sentimentos explicitados em seu livro. De origem humilde, o jovem Ronald ficou órfão cedo, viveu um amor proibido, foi para a guerra e retornou e descobriu na academia o seu lugar no mundo. Hoje o nome Tolkien é por si só um símbolo de qualidade para os leitores e de cifras para as editoras.

Por ter falecido há muito tempo o autor hoje mantém uma certa aura mística sobre a sua personalidade. E como eu disse antes, essa idealização as vezes nos cega de ver os traços reais de uma pessoa e sim, ele tinha muitos defeitos. Além de exacerbadamente crítico de tudo, Tolkien não sabia lidar com críticas, era um católico que beirava ao fanatismo e não aceitava diferenças religiosas. Tanto que exigiu que sua amada esposa Edith (sua imortal Luthien) se convertesse para que pudessem se casar.

O livro se desenvolve de maneira fascinante e é incrível como uma história de vida turbulenta acabou por moldar a mente e a criatividade de Tolkien e refletir tudo isso em sua obra. Hoje o seu nome e universo fantasioso são difundidos mundialmente, rendendo bilhões em espólio e com uma base de fãs cada vez maior. É revigorante ver uma história que preza pela amizade e comprometimento arrebatando corações por tanto tempo.

Luciano.Martins 03/04/2021

J.r.r
Não cheguei a ler nenhum livro dele ainda, mais pelo que vi da biografia do autor, ele e um cara incrível por tudo oque ele passou e como se comportou, não vejo a hoje de ler seus livros começando pelos senhor dos anéis..

Edgar Augusto 13/03/2021

Descobrindo como criar algo que dure pela eternidade
Nesse texto vamos conhecer quem realmente era Tolkien, como desenvolveu seu gosto pela leitura e pela escrita, a vida acadêmica, seu casamento, mas principalmente como ele se dedicou até às últimas consequências para ver a obra da sua vida publicada como ele a concebeu. Seu preciosismo descritivo só se compara ao da própria criação em si. Ele não criou uma história épica, ele criou toda uma realidade desde sua origem universal até seus anos derradeiros, isso se pegarmos apenas Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis. A bibliografia deixada pelo mestre é vasta e variada, mas sua vida foi dedicada à Terra Média. Vale a pena até para quem não é fã de seu trabalho.

Willian.Izidio 02/08/2017

Completo
Michael White fez um trabalho exuberante aqui nesta biografia. A vida e obra de J.R.R. Tolkien estão descritas de forma inédita, um prato cheio para os fãs deste autor que foi um gênio da "mitologia inglesa". Tolkien teve uma vida muito sofrida e cheia de desafios, mas por conta do amor estar presente em sua vida, recebido de sua mãe, conseguiu vencer e ainda nos transmitir a realidade através de suas obras, especialmente em O Senhor dos Anéis, que são reflexos de sua experiência pessoal e criatividade*. Esta nova edição da Darkside Books está fascinante, desde a capa, o marcador de páginas, o pôster, um espetáculo. Se você é fã do autor e ainda não a leu, não perca tempo, é praticamente um dever moral fazê-la.

* Tolkien crê que somente Deus pode criar coisas, ele considera-se apenas o meio de produção ou sub-criador.

floramorim_in 16/06/2020

O Senhor da Fantasia
Uma vez ouvi que o original é aquele q está mais perto da origem , esse foi Tolkien , colocando a si próprio na sua obra é capaz de nos encontrar no nosso "inconsciente coletivo" como diria Carl Jung ... Todavia, não sendo a biografia autorizada tem alguns deslizes .. indico a biografia de Humphrey Carpenter