J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia Michael White

Resenhas - Tolkien, uma Biografia

Van Jales 21/08/2019

O senhor da fantasia
Disseram ser um livro cansativo, porém para mim que amo o universo que Tolkien criou e saber um pouco da históriade vida dele... UAU... Adorei... A forma como Michael relata cada capítulo é envolvedora. Amei ?

pc9 18/11/2019

Era uma vez uma biografia...
Gostaria muito de dar 5 estrelas nesse, pelo esmero com a edição (marca característica da Darkside). Mas, como aprecio muito mais o conteúdo sobre a forma, esse livro não foi digno da nota máxima. Infelizmente acho que o fato de ser uma biografia fez a nota diminuir, pois, como a maioria das biografias, a leitura é bem maçante.

O ponto positivo é que o autor narra, sem ser muito repetitivo, a trajetória difícil daquele que se tornou um dos principais escritores do século XX. A genialidade de Tolkien é demonstrada em detalhes e conseguimos ver mais uma prova de como os gênios, em muitos casos, são bem excêntricos.

Outras partes interessantes são sobre as amizades de Tolkien, em especial com C.S. Lewis, e sobre a participação dos Tolkiens nas duas grandes guerras.

Recomendo a leitura? Definitivamente não. Mas reconheço o esforço do autor e da editora e, por isso, acho que vale 3 estrelas.

Raphael 28/02/2020

Livro cinco estrelas
Ele expõe o cotidiano da vida de Tolkien e nos faz entender o quão cuidadoso foi o processo de criação de um dos mais influentes livros do século XX.

almeidalewis 02/05/2020

Para conhecer melhor a terra média
Uma boa biografia para entender melhor o mundo do escritor e suas grandes obras

IGuittis 30/06/2020

Essa foi a primeira biografia que eu li. Não sou muito fã do estilo, porém foi interessante descobri as curiosidades sobre a vida desse autor que admiro.
Eu achei a narrativa um pouco maçante na descrição da infância do Tolkien, porém comecei a me apaixonar pelo livro quando ele começa seus esforços para escrever O Hobbit.
Uma mente grandiosa, um homem teimoso. Vale a pena a leitura.

Alisson 15/09/2021

Lá e de volta outra vez, a história do Senhor da Fantasia.
Por trás de toda grande obra, existe uma grande história.

E a vida de J. R. R. Tolkien foi uma grande história.

Passou por momentos de conforto em lugares campestres, momentos ruins em lugares não tão agradáveis; presenciou uma terrível guerra - com vitórias através de perda. - e, no fim, escreveu um livro.

Bilbo e Tolkien são a mesma pessoa. Confirmed.

Brincadeiras a parte...

Nota-se que não é uma biografia de quem só estudou Tolkien e compilou todo tipo de informações sobre ele em uma biografia, mas sim de admira sua pessoa e as suas obras; e de quem buscou entender sobre o autor, sobre a criação e uma ligação entre os dois mundos.

Seja sobre sua vida, sua personalidade um tanto curiosa, sobre a criação da Terra Média e seu impacto no mundo; a biografia do Michael White contém informações de sobra.

É um prato cheio para aqueles que admiram o Legendarium do professor e querem entender como este escritor criou (ou melhor, traduziu) um mundo mitológico que revolucionária a fantasia e à literatura.

Gabriel Farias Martins 05/07/2022

Mago das palavras.
Conhecer mais sobre a vida do professor Tolkien foi ótimo! Me deu vontade de reler outras obras do autor.
O livro é bastante resumido mas interessantíssimo, aponta muitas peculiaridades do professor, com certeza alguém tão criterioso foi bastante difícil de se lidar.
Sua obra segue viva, hoje e sempre.

Thiago César 10/08/2023

Abandonado temporariamente
Não é ruim, apenas estava saturado de biografias na época, contudo pretendo dar uma segunda chance... um dia.

Mandos 31/03/2024

Dinheiro jogado fora.
O autor claramente nunca leu Tolkien, fez uma pesquisa meia-boca e aventa interpretações que qualquer um que faça uma pesquisa rápida na Wikipedia sabe que são absurdas.
Pelo menos o livro é bonito e o trabalho editorial é bom.

Francisco90210 28/04/2024

Biografia do meu escritor favorito, um cara que abriu portas do mundo da leitura e do cinema pra mim, saber que ele basicamente criou o que é hoje um dos meus gêneros de filmes, séries e livros favoritos(a alta fantasia) faz com que eu goste ainda mais dele, analizar o porquê ele criou cada uma de suas histórias, as verdades por traz e outras infinitas coisas só torna essas histórias ainda mais "vivas" e significativas.

De.lais 12/11/2021

Muito bom!!!
"Numa toca no chão vivia um Hobbit"....
Foi um leitura bem gostosa, apesar de ser uma biografia, Michael White, conseguiu escrever de uma forma leve e fluida.
Eu acho incrível que atrás dessa genialidade de TOLKIEN, ele ainda era apenas um ser humano, com rotinas, dividas, compromissos, as vezes um homem muito arrogante e também um sonhador.
Um ser humano com defeitos e qualidades, descobrir tudo isso só me fez admirar mais J.R.R TOLKIEN, Que apesar de toda a correria do dia a dia, ainda achou tempo, para fazer o que amava.

Eu li na edição especial da darkside, e é simplesmente linda.

Eu recomendo a leitura desse livro.
Muito bom!!!
4 estrelinhas.

Urisama 07/12/2021

Uma absorção de Tolkien
A biografia é bem detalhada, sua estrutura se divide em fases da vida de Tolkien além da sequência cronológica.
Percebe-se a dedicação e o tempo de pesquisa do autor para fazer um relato tão ricamente detalhado.
São acrescentados fatos pré-nascimento e pós-morte de Tolkien, destacando a vida de seus pais (mesmo antes da ida à África do Sul) e o impacto dos filmes para a cultura pop.

Elpidio 28/02/2022

Edição interessante, mas não a melhor...
Essa é uma interessante biografia de J.R.R. Tolkien, porém ao meu ver não é a melhor. É uma edição bonita em seu acabamento gráfico porém contém vários errinhos de português como "O Senhor Anéis", além de em um momento no final do livro, apresentar a palavra duendes para traduzir dwarfs (anões). A biografia não é autorizada e por esse motivo senti que talvez o autor tenha colocado sua interpretação dos fatos de uma maneira mais intensa. Gostei da leitura, porém recomendo apenas aos grandes fãs de Tolkien.

Agnie 11/09/2022

A história de Tolkien é interessante e inspiradora. A escrita do livro também é agradável de se acompanhar.

A forma que foi organizado me fez ficar um pouco confusa com a cronologia e em alguns momentos o autor pareceu fazer inferências demais e apresentar algumas suposições como fatos.

Mesmo assim a retratação de Tolkien é humana e eu não achei que foi parcial, apesar do autor ser claramente um fã.