As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica

As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica Alexandre Varela
Viviane Varela




Resenhas - As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Barbara.Tomaz 19/11/2022

Mais pra lá do que pra cá
Escrito para reafirmar e incentivar a fé católica romana, esse livro contém linguagem descontraída, o que torna fácil a leitura ?. Todavia, o excesso de humor ácido, ironia, exagero e frases tendenciosas prejudicaram a abordagem e o desenvolvimento das explicações em alguns temas doutrinários. Assim, acredito que poderiam ter tido mais equilíbrio para o texto se desenvolver mais e melhor, ou escrito com mais seriedade.

Escrevo isso porque tive a impressão de que cada resposta era uma tentativa de "lacrar" um debate, aliás, esse era o tom (competitividade ou provar algo), isto é, não é apenas informar ou reafimar algo sobre dogmas instituídos e praticados pela igreja católica, mas sim, uma tentativa de dar aos fiéis católicos respostas para conversar/debater (foi isso que percebi).

Porém, o esforço acaba sendo um tiro no pé, pois assuntos históricos polêmicos e entre outros pontos doutrinários são tratados com vista grossa, de maneira superficial e, muitas vezes, se tenta justificar o posicionamento com base em exemplos de outro assunto ou com passagens bíblicas fora de seu contexto, enfim, as explicações em alguns momentos pareceu verdadeiras tentativas de "tapar o Sol com a pereneira". As respostas podem até parecer boas e sãs, mas quando se para para refletir, analisar e comparar com outros livros sobre história...as respostas ficam bem a desejar (e forçadas).

?Embora seja incentivado a leitura da Bíblia e a continuação da pesquisa/estudo na área, muitas conclusões são baseadas precipitamente e a dúvida não é um direito, o leitor é estimulado a aceitar, "porque é isso que a igreja disse ou crê".

Outro ponto foi sobre o protestantismo. Percebi que houve algumas falácias históricas e preconceitos doutrinários. Faltou esclarecimento e mais pesquisa sobre o movimento, sobre as implicações positivas e negativas que a reforma gerou na igreja católica romana, e sobre o contexto histórico-social que originou o movimento. Por exemplo, alguns equívocos foram:

1."Que a reforma se resume em Lutero", volta e meia eles citam Lutero como se ele fosse o único reformador e porta-voz de todos. Sim, ele foi importante, mas ele não foi o único reformador e não agiu sozinho. Ninguém sabe quem desenvolveu as "5 Solas", elas surgiram a medida que as idéias iam sendo debatidas entre os estudiosos. E houveram concílios e conselhos protestantes também para se discurtir idéias e doutrinas.

2. Usaram Testemunhas de Jeová como exemplo de igreja protestante na pergunta " igrejas cristãs não defendem a mesma fé?" . Ora, Testemunhas de Jeová não são protestantes por motivos doutrinários! Tanto é que eles crêem em outras doutrinas, são exclusivistas e não se incluem nem se identificam no segmento de igrejas cristãs tradicionais.

3. Usar exemplos que desqualifiquem ou que zombem de igrejas protestantes sérias, não é uma atitude ética. Apresentar posicionamentos heréticos como via de regra e usá-los como algo que represente todo segmento protestante não é algo que permite um diálogo e uma investigação madura sobre os assuntos, isso ainda vai contra o bom senso.

Contudo, apesar da discordância doutrinária, na pergunta sobre autoridade biblica , além dos estudiosos católicos, acabaram usando também, 2 estudiosos protestantes para justificarem/reforçarem sua resposta a favor da autoridade e do uso da Bíblia hoje: Lee Strobel e F.F.Bruce. (Que ironia, não?! Hehe) . Ou seja, algumas informações convém usar, outras convém omitir ou censurar. ?????

? Dei 2 estrelas pois teve perguntas, como por exemplo, sobre a natureza divina e humana de Jesus e sobre o uso da ciência, que tiveram boas respostas ( apesar do humor ácido e de tudo o mais). Sentir falta de falarem sobre a igreja católica ortodoxa e suas peculiaridades.

Obs: Se você for católico e esteja lendo ou deseje ler esse livro, leia também livros de História da Igreja, se possível livros imparciais, para se tirar conclusões melhores a respeito dos temas históricos abordados/citados neste livro.
Barbara.Tomaz 19/11/2022minha estante
Obs dá para ler na internet, pelo Scribd.


Paulo 19/11/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns pelo seu texto ele ficou muito bem escrito e esclarecedor.


Barbara.Tomaz 20/11/2022minha estante
Obrigada, me esforcei para escrever aquilo que pensei e senti com a leitura. Teve horas que eu rir de alguns absurdos.


Pode ser um livro usado para católicos iniciantes ou usado para evangelizar jovens e crianças no catolicismo, mas reforço a recomendação de lerem livros sobre História da Igreja pois as citações e explicações sobre algumas coisas polêmicas que aconteceram foram simplesmente "amaciadas" ou ignoradas. Para se ressaltar a autoridade e as atitudes da igreja como sempre corretas, eles supervalorizaram muita coisas e ignoraram ou omitiram outras. Deixou muito a desejar...




Pedróviz 13/12/2021

As grandes mentiras sobre a Igreja Católica
O livro As grandes mentiras sobre a Igreja Católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela, é um livro que, embora dirigido ao público jovem, certamente agradará ao público veterano. O livro aborda uma ampla gama de mentiras deliberadamente concebidas contra a Igreja Católica, como a mentira da Igreja ter atrasado o desenvolvimento científico, a mentira da Igreja ter contribuído com o nazismo, a mentira sobre a Santa Inquisição, a mentira sobre o conceito de dogma e muitas outras. Embora o livro não esgote o tema, ele cumpre muito bem sua proposta através da linguagem informal e do bom humor em equilíbrio com um texto sóbrio e enxuto.
Dificilmente se encontra um livro com tal nivel de qualidade de informação sem ser enfadonho. Cinco estrelas.
comentários(0)comente



Drika 05/02/2017

Catequese de boteco, caçadores de tretas
"Catequese de boteco", é assim que o casal de catequistas, Alexandre e Viviane Varela, definem o estilo do projeto que abraçaram como apostolado, levar a fé àquelas pessoas que estão distantes do linguajar mais rebuscado dos livros de teologia, diga-se de passagem, a grande maioria de nós.

Com uma linguagem irreverente e informal criaram um dos maiores blogs católicos da atualidade no Brasil, "O Catequista" e como consequência de anos de trabalho lançam agora o livro "As grandes mentiras sobre a Igreja Católica".

A proposta do livro é derrubar os grandes mitos criados em torno da Igreja Católica e sua doutrina (inquisição, ciência; idolatria, Maria, e muito mais), tudo isso numa linguagem fácil, irreverente, bem humorada,às vezes ácida, mas sem perder de linha a verdade doutrinária e histórica do catolicismo.

Obviamente a obra não aborda todas as mentiras contadas, mas já traz luz as principais delas. Nos dá uma boa dose de conhecimento e desperta o desejo de buscar mais.

Cristiano.Santos 02/08/2017minha estante
Peguei emprestado para ler. Pela sua descrição, boa parte do conteúdo eu devo conhecer, tendo já lido livros do professor Felipe Aquino, como Para entender a Inquisição, Uma história que não é contada, Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental, Todos os caminhos levam à Roma, Ortodoxia, além de livros do pe Alberto Ganbarine, Pe Paulo Ricardo (cujo site é mais que recomendado para quem quer aprofundar).


Drika 17/11/2017minha estante
Cristiano.Santos, para quem já tem um conhecimento mais aprofundado da doutrina a obra não traz novidades. A grande sacada do livro é realmente a linguagem que torna mais fácil a assimilação do conteúdo para os que estão iniciando e ajuda também aos que já tem um conhecimento maior para que saibam explicitar a fé aos que não dominam essa forma mais rebuscada.




Gabriela2248 05/12/2020

Muito bom!
Este livro me ajudou a compreender uma série de coisas que envolvem a fé católica, além de ter refutado várias das acusações ruins que são feitas contra ela (especialmente nas escolas e universidades). A forma que os autores explicam temas complexos é bastante acessível e clara, além de divertida (tão "divertida" que em alguns momentos, na minha opinião, se excederam nas piadas).
Minha única ressalva é sobre as partes em que eles comentam o tema santidade, pois achei bastante superficial e estranha. Para mim, deu a entender que santos seriam pessoas que pecam até o último dia da vida, mas que são salvas por terem "boa vontade". Sendo que, na verdade, parar de pecar é o mínimo que um cristão deve fazer. Mesmo alguém que já não comete pecados não é automaticamente santo, pois a santidade está para bem além disso; se trata de estar profundamente unido a Cristo.
Enfim, no geral é um ótimo livro. Recomendo principalmente para quem está em processo de conversão ao catolicismo.
Thalia Bastos 14/03/2023minha estante
Vish... Sobre a santidade, para ser santo tem que ter pelo menos passado da via ascetica já e entrado na via mística, nem sei se os que estão na fase dos progredindo (via iluminaria) possam ser chamados de santos ou só a dos perfeitos (via unitiva). Enfim... Complicado dá uma ideia errada de santidade, complicado mesmo. ?

Além de nós processos de canonizações as virtudes dos santos terem que ser comprovadamente de grau heróico, ou seja, superior ao que o ser humano conseguiria naturalmente, aqui um link sobre a santidade nas crianças: https://permanencia.org.br/drupal/node/5714




Carolina 17/11/2021

Leitura essencial!!!
?Muita coisa, não? É engraçado que, quando conhecemos a visão da Igreja, acusações que pareciam tão sólidas e verdadeiras caem por terra. É impressionante como, de fato, ?as portas do Hades nunca prevalecerão sobre ela?. A Igreja Católica passa por poucas e boas há dois mil anos. Inventam muitas coisas sobre ela, questionam-na, acusam-na, deturpam os fatos e, mesmo assim, ela continua lá, sem nenhum arranhão embaixo de toda a mentira que jogam sobre ela. Neste livro, tentamos lançar luz sobre alguns assuntos. O tom de deboche característico d?O Catequista talvez o ajude a memorizar melhor algumas das questões que apresentamos. Afinal, aposto que você esqueceu boa parte do que aprendeu no colégio ou na faculdade, mas se lembra das boas piadas que ouviu por lá. O próximo passo é aprofundar o conhecimento. Encare esta leitura como o trailer de um filme que parece muito bom, mas saiba que agora é preciso levantar do sofá e ir ao cinema para vê-lo. Então, procure sua paróquia. Se ainda não tiver, engaje-se em uma comunidade. Procure por direção espiritual e aprofunde-se. Conheça sua Igreja cada vez melhor e, sobretudo, nunca mais se cale diante dos espertalhões que atiram mentiras das quais não têm certeza.?

Deveria ser lido por TODOS, católicos ou não, pois tem uma leitura fácil e direta que esclarece muitas coisas que mesmo pessoas que estão sempre na igreja as vezes não sabem.
comentários(0)comente



roblesz_ 19/07/2021

Responde a muitas perguntas e abre espaço a outras
O livro num todo é cheio de fontes e com certeza envolveu uma pesquisa intensa para ser escrito. Ele é, porém, mais voltado àquelas pessoas que já participam mais ativamente da Igreja e tem uma leve noção de doutrina e, pelo meu ver, seria pouco atrativo a pessoas fora do catolicismo. Dessa forma, ele serve para instigar o leitor a conhecer melhor a sua Igreja e assim ser capaz de ter um conhecimento geral sobre toda sua tradição, história e doutrina; tudo isso com o fim de torna-lo mais apto a trilhar o caminho de santidade :)
comentários(0)comente



Rafa 27/07/2020

Básico
Desmistifica bastante coisa sobre o tema de forma cômica. Mas a comicidade da forma que foi falada, às vezes não convém com a seriedade daquilo que está sendo exposto.
comentários(0)comente



Vivi 11/09/2021

cada tapa na cara...
Informações valiosíssimas, com muita base bibliográfica. O livro foi escrito para adolescentes, eu acho, não teve muiti aprofundamento nos temas, foi raso, mas é muito abrangente e ensina muito. A linguagem usada é de fácil compreensão e todos podem ler. Se vc tem dúvidas, comece por esse livro, ele vai te explicar de uma forma simples, fácil e um toque de humor.
comentários(0)comente



Ana Clara 17/07/2020

Muito bom pra cnhecer as mentiras q inventam da Santa Igreja
Eu estava doida pra ler o livro, vi que tinha uma linguagem jovial porém muito bem explicado! De fácil interpretação! Mto bem contextualizado.
comentários(0)comente



brendaflleal 26/04/2022

Muito bom!
O livro responde as principais mentiras que usam contra a Santa Igreja Católica, algumas eu realmente não fazia ideia.
Interessante para quem está querendo começar a estudar sobre a igreja. A leitura é muito leve, mas relevante.
comentários(0)comente



Rafael1905 07/10/2023

Baita livro!
Livrão! De fato ILUMINADOS!!!

Livro cheio de referências, descontração, seriedade, verdades na lata e muita informação verídica que a sociedade insiste em questionar!

Eu particularmente AMEI! Baita livrão!
comentários(0)comente



MrsMon 04/03/2020

Achei um bom livro. Um livro q pode servir como guia, já q ele se baseia em muitas fontes, das quais eles disponibilizam no final do livro. Para quem for curioso e quiser suprir as dúvidas q o livro gera, pode servir pra fazer um estudo inicial, já q essa história é tão vasta, é bom um guia para uma pesquisa mais direcionada.
comentários(0)comente



Sergio330 09/03/2020

Esclarecedor
Livro muito interessante não só pra quem é católico , mas também para pessoas leigas que leem ou escutam coisas sobre a Igreja , de acordo com o interesse do informante mas não verificam a veracidade e no caso do livro a história da instituição . Os autores vão em busca de fontes sérias , historiadores , religiosos e outros .
comentários(0)comente



Luiza.Castro 20/04/2021

É um livro complicado. Apesar de apresentar algumas boas referências, não aparenta solidez nos argumentos, principalmente em 3 situações: sobre a homossexualidade (na verdade o livro não apresenta argumento sólido nenhum), sobre os índios (ainda lançaram uma cartada muito parecida com "racismo reverso"), e sobre a igreja não ser machista. O próprio texto argumentativo é machista e não faz sentido.
Ainda assim, os autores ressaltam a importância de estudar os pontos levantados e reforçam a necessidade de o cristão questionar tudo o que, para ele, não faz sentido.
Barbara.Tomaz 08/07/2023minha estante
Tive a mesma impressão, em alguns momentos parecia que o autor queria mais mesmo é "lacrar" ou vencer um debate do que explicar e desenvolver seus argumentos.




35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3