As memórias do livro

As memórias do livro Geraldine Brooks

Resenhas - As Memórias do Livro

eugilvanarocha 13/09/2009

Uma boa história, mas para mim faltou um pouco de ação...É um pouco monotona...

Marcelo 07/01/2010minha estante
Olá!

Com um título desses você esperava uma obra de Dan Brown?

Taty 06/09/2009

É um bom livro. Tem um conteúdo muito rico, porém o texto não prende o leitor. É preciso um pouco de dedicação para ler até o final.

Nessa Gagliardi 31/08/2009

Uma bela história sobre um livro, algumas religiões e dezenas de pessoas que, independentemente de credo, se esforçaram para salvar uma relíquia em forma de livro.
São belas histórias, curtas, diga-se de passagem, que se interlaçam e, juntas, formam a história da trajetória da Hagadá de Sarajevo. O mais impressionante para mim foi saber que o livro é baseado em uma história real.
Além do conteúdo histórico riquíssimo, o livro também conta com doses de suspense e romantismo. Lindo e recomendadíssimo!

Nathy B.W. 05/08/2009

Não me agradou muito.
Embora a parte mais histórica do livro seja interessante, a história é lenta e não prendeu muito minha atenção.
As personagens também não são muito cativantes, o que acaba deixando a história ainda mais arrastada.

Mari Estrela 20/07/2009

Com toda certeza um dos melhores livros que li. Um amigo da minha mãe me emprestou, e confesso que no início não fiquei muito animada, já que, como muitos livros, o começo é um pouco lento. Porém, a história foi me conquistando aos poucos, a mistura de fatos históricos com a criativadade da autora me cativou. Ao final do livro, eu já estava tão envolvida com os personagens e com a história, que eu sentia como se eu estivesse realmente vivenciando tudo aquilo. Adorei ler uma história fictícia e depois poder compará-la aos fatos reais, a autora conseguiu juntar isso muito bem. Enfim, é um livro excelente, com certeza recomendo!

Amandinha 17/07/2009

Recomendo!
Quando comprei o livro eu não estava muito entusiasmada...Mas por impulso começei a lê-lo e simplesmente o achei excepcional, uma trama bem escrita, que me permitiu viajar no tempo e conhecer diferentes povos. A-DO-REI,recomendo!

Lilia Carvalho 14/07/2009

Um bom livro!
Demorei muito para terminar esse livro!
O fato das histórias serem isoladas, na verdade históricos da Hagadá em diversas épocas, me deixava meio desanimada. Mas da metade do livro para o final, retirei todo o sentimento de que o livro era mediano da minha concepção e passei a devorá-lo, quando cheguei ao fim, minha vontade era reler tudo que eu tinha lido com desânimo!
Vale muito a pena!!! Um Belo Romance!

Ruth106 09/07/2009

esperava mais ação nesse livro. não que seja chatíssimo, só esperava um final mais ..., ja que a história caminha pra algo que: não acontece. Mas em tudo a história é boa em termos de histórico, documentário e o paralelo tempo atual que é a vida da Hanna e antigo que são os personagens guardiãos da Hagadá é interessante.

DIRCE 07/07/2009

Habilidade X sensibilidade
Este livro possui “ingredientes” para nos brindar com uma leitura saborosa, entretanto, não é um livro que li com os sentidos.
Sou forçada a reconhecer a habilidade da autora em mesclar ficção e realidade, passado e presente ao narrar a odisséia do manuscrito judaico:“ Hagadá de Sarajevo”, manuscrito que, por si só, é um tema fascinante.
Pequenos contos me levou a conhecer histórias fictícias de pessoas ( particularmente, gostei muito da de Lola) que teriam salvado ou guardado essa relíquia e, ainda, fiquei conhecendo um pouco mais sobre a perseguição aos judeus que é inerente a história desse povo.
Paralelamente, corre uma história secundária: a da restauradora de livros (Hanna) convidada para recuperar o manuscrito. Vivendo um eterno conflito por não ser aceita e não conseguir se relacionar com sua mãe ( apesar de todo esforço),Hanna, ao descobrir a verdade sobre o seu pai, vivencia a piora desse conflito.
Eu seria incoerente, após tudo o que escrevi, se afirmasse que o livro não tem seu mérito, apenas, acho que FALTOU a escritora, aquela sensibilidade que faz vibrar nossas almas e que nos dá vontade de incluir o livro na lista dos QUERO RELER UM DIA.

Regina 28/06/2009

Um livro sobre um livro muito especial – a Hagadá de Sarajevo. A Hagadá é um livro que os judeus usam durante o ritual de Páscoa. Essa é especial pois tem ilustrações, como os Livros de Horas cristão. Para os judeus, era proibido ilustrações, pois eram consideradas imagens. Então como explicar um livro judeu medieval, ilustrado e que sobreviveu à Inquisição, aos Nazistas e à guerra civil na Bósnia?

Hanna é chamada para fazer a conservação do livro. Ela é uma especialista em pergaminhos e livros medievais. É interessante o modo como ela descreve os diferentes materiais e como eram obtidos naquela época. Analisando a Hagadá ela encontra uma asa de borboleta, manchas de vinho, cristais de sal e um pêlo branco. Todos esses achados nos conduz ao tempo e local onde foram acrescentados à história do livro e colaboraram para sua confecção e sobrevivência.

O livro mostra essas diferentes descobertas e em cada história vemos personagens que sofrem e lutam e sobrevivem. O povo judeu sofreu perseguições terríveis e foram tolerados e explorados, mas seguiram em frente. Assim como a Hagadá! Creio que se pode traçar esse paralelo: a luta pela sobrevivência do povo judeu com as diferentes provações enfrentada pelo livro.

Outro ponto de destaque: por duas vezes – na Segunda Grande Guerra e na Guerra da Bósnia – foram bibliotecários muçulmanos os responsáveis pela proteção e guarda da Hagadá. Isso mostra muito bem a tolerância entre os povos. Sempre imaginamos Judeus e Muçulmanos como inimigos naturais, mas há respeito entre eles. O ódio está no coração dos radicais e dos fanáticos.

Intercalando as histórias, temos Hanna e sua própria luta. Como conviver com a mãe que não aceita ela ter se voltado para essa carreira ao invés da medicina. O sentimento despertado por Ozren Karaman, o bibliotecário chefe do museu e responsável pela proteção da Hagadá e, principalmente, a luta que trava consigo mesma. Ela tem uma difícil escolha e isso muda todo o rumo de sua vida.

Um livro grandioso e que te transporta para épocas e lugares muito bem descritos, com personagens fascinantes e muito humanos e um final que eu, sinceramente, não esperava. Recomendo!!!

NayB 14/06/2009

Considerei uma ótima leitura, que traz diferentes contexos sócio-históricos-culturais ao longo de toda sua narrativa nas histórias e memórias da Hagadá, além de conflitos pessoais da personagem pricipal Hanna. Consegue prender a concentração e fazer o leitor não soltá-lo tão facilmente. Indico a quem gosta de romances que tragam conhecimentos históricos, relegião e diferentes culturas. Apenas não gostei dos muitos erros de português, o que atrapalha um tanto a fluência da leitura.

Dri Ornellas 11/06/2009

Decepcionante!
Esperava muito mais: personagens superficiais e história cheia de clichês. Sem contar que a edição do livro tem muitos erros de português. Pena!

Lima Neto 09/06/2009

achei o livro muito fraco. o roteiro dele não nada bem explorado. é um livro muito disperso, muito solto, com personagens que não nos cativam em momento algum.

historicamente, o livro possui seu valor, pois a autora conseguiu, através de uma narrativa ficcional, passar por diversos momentos históricos da humanidade, mostrando em cada fase as lutas, os preconceitos e intolerancia religiosa.
o problema é que o único valor literário desse livro está fora dos ambitos literários.
a autora poderia ter melhor intercalados os momentos do livro, sabendo ir e voltar da história real para a história ficção, deixando, assim, a narrativa mais envolvente e dinâmica.

e chamar esse livro de "Best Seller do ano", como veio estampado na capa é um completo insulto aos que gostam dos verdadeiros bons livros.
Ana Penso 18/09/2011minha estante
concordo absolutamente que o ponto fraco da obra está, não só na falta de personagens marcantes, como principalmente na estrutura da narração.

Regina 25/08/2015minha estante
Concordo que chamar esse livro best seller do ano é realmente um insulto. É uma verdadeira propaganda enganosa.

Afonso74 24/05/2009

pouco ágil
talvez quem tenha tempo para ler 80 páginas por dia poderá aproveitar mais o livro pois o mesmo peca em intercalar em capítulos muito grandes em duas histórias paralelas de passado e presente. e como se trata de um livro que poderia ser considerado um "romance histórico best seller", a autora fica longe de atingir a agilidade que Dan Brown tão bem utiliza em suas narrações de diversas situações que correm em paralelo.

Como ponto forte do livro está a descrição da profissão de restaurador de livros, que de fato é muito interessante.