O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

VitAria67 17/06/2023

Lendo para a felicidade da minha criança interior kkkkkkkkkkk.
Os filmes de Diário da Princesa me marcaram muito quando era criança, eu amava, e acho que por parte é porque a Mia era como qualquer pessoa, mas também se mostrou uma mulher forte e determinada. Então, quando eu descobri que tinha livros, principalmente pelos filmes não terem terminado a história, fiquei alucinada para ler.
Agora, quanto ao enredo em si, tiveram coisas que preferi no filme, mas também tiveram grandes pontos positivos no livro, como por exempo explicar e mostrar melhor a Mia descobrindo ser princesa e aceitando.
Os personagens, na minha total sinceridade, em geral eles eram legais, mas também me irritavam, tinha hora que eu só queria dar chicoalhão neles, porém acho que isso os torna mais humanos, não aquele estereótipo de perfeição e bondade pura.
Foi uma história bem infanto-juvenil, mas mesmo assim vou querer ler os próximos, preciso de respostas que os filmes não deram, tipo O QUE ACONTECE DEPOIS DO SEGUNDO FILME, MDS??????
Foi um livro leve, um pouco decepcionante com o que tinha imaginado, acho que pelo encanto da infância (fazia brilhar mais), contudo foi bom.
AnnaClaraHardt 22/06/2023minha estante
Concordo e te entendo, também fiquei com essa curiosidade anos e anos

lovely ju 14/06/2023

O livro que é a introdução perfeita.
Quando li o livro eu já via a adaptação dos cinemas como um clássico, mas em nenhum momento eu me arrependi da leitura. Ela é leve, envolvente, divertida, rápida e sem grandes reviravoltas. Ele não é o livro mais bem elaborado da escola, mas definitivamente não precisa ser isso, ele é incrível do jeito que é. O primeiro livro do diário da princesa é o tipo de livro que você lê em um final de semana quando quer um tempo de lazer pra si, é um livro que você lê no intervalo entre as aulas do ensino fundamental e é um livro que você lê pra se sentir uma pré adolescente de novo.

Se eu pudesse te dar um conselho eu diria pra presentear uma menina de 12 anos com esse livro.

moonanoom_ 02/06/2023

Revisitar um amor esquecido
Esse livro me marcou profundamente por ter sido o meu primeiro livro não-ilustrado, e me interessei por ele justamente por ter me lembrado o filme de mesmo título que, até hoje, ocupava um lugar muito especial no meu coração.

Tive muitos contras na primeira leitura, tanto pelas diferenças gritantes entre a obra original e a adaptação quanto por conter assuntos ainda complexos pro eu que tinha por volta de 9 anos na época.

Reli o livro esse ano, com 22 anos, e foi uma experiência maravilhosa. Apesar de estar bem mais madura e achar o livro "adolescente demais", eu me conectei com ele como nunca. Amei cada momento.

Sempre achei que tinha semelhanças com a Mia Themopolis, mas não me lembrava de serem TANTAS!!! Vou confessar que me peguei pensando se, na verdade, não foi esse livro que inspirou tantas mudanças em mim quando o li pela primeira vez.

As diferenças entre o livro e o filme não são um problema pra mim, amo ambas as produções e acho que as duas tem coisas especiais das quais eu não abriria mão. Uma delas é o elenco. Já no livro, gosto de como a Grandmére é excêntrica e insensível pra praticamente tudo, vai totalmente contra a visão de vovó adorável. O pai dela é uma figura MUITO importante, sem contar o professor de álgebra que infelizmente não aparece na adaptação. A Lilly é igualmente chata, não tenho o que falar; já o Michael é maravilhoso em ambos os casos, mas no livro ele é indiscutivelmente charmoso e inteligente de uma forma não evidenciada no filme.

A Mia Thermopolis aqui tem muito mais camadas, e se descobrir princesa não é seu único problema. Apesar de certas coisas parecerem muito maiores do que realmente são, tenho que lembrar que ela é uma adolescente e que nessa fase nós somos muito mais suscetíveis ao drama. Apesar de querer dar uma sacudida nela às vezes, acho que essa parte dela é o que torna a Mia TÃO Mia.

Enfim, a essa altura li apenas os primeiros 3 livros da coleção, mas posso dizer que sou APAIXONADA por ela!!! ???

Isabella658 28/05/2023

MUITO divertido
Eu dei uma enroladinha pra ler, admito, mas porque já assisti o filme mais de uma vez e já sabia a história. Não é igual, mas a base é a mesma, então tem nada que prenda a gente ou nos deixe ansiosa pra saber.
Apesar disso, é MUITO divertido e MUITO engraçado. Claro que vai de cada um achar isso, vi pessoas comentando que acharam a Mia chata, mas pra mim ela é super engraçada e super divertida. Eu ri demais mesmo. E a escrita é gostosa por causa disso, porque é bem informal e passa bem a visão de uma garota adolescente enfrentando seus problemas.

Acho que o mais absurdo é o fato da Mia não querer ser princesa, mas entendo os motivo dela. Principalmente porque é uma adolescente com prioridades bem diferentes, onde o maior pesadelo da vida dela é ser alvo de piada na escola. A gente, adulto, lê isso e acha muito absurdo, não é mesmo? Porém, eu ri muito e gostei demais dessa leveza. Tô ansiosa pra ler os outros e ver como vai desenvolver a relação dela e do Michael, porque os filmes me decepcionaram nessa questão.

Ah, a avó dela é bem diferente, mais chata, mas muito mais engraçado a relação das duas. A Lily é tão chata, se não mais, quanto a Lily dos filmes, por isso achei nada demais, já tava acostumada.
Enfim, é um livro bem pré adolescente mesmo, então não vá ler com seus 25 anos nas costas esperando algo diferente, porque o público alvo é mesmo a galera dos 14 anos. No entanto, da pra se divertir bastante também.
Milene 28/05/2023minha estante
Ótima resenha, me deu vontade de ler ?

Isabella658 28/05/2023minha estante
Obrigadaa, é uma leitura bem rápida, lê siim ??

Anna.Clara 26/05/2023

Princesa Mia
Sempre gostei dos filmes e gostei muito do livro. O filme é bem diferente do livro, só pegaram a base do livro dos fizeram o filme kkkkkkkk

Carol1850 24/05/2023

Eu amo esse livro com todo o meu coração, eu acho ele maravilhoso e a escrita não é cansativa. Eu não sei vcs, mas eu ficaria mto feliz se descobrisse que eu sou uma princesa, imagina o tamanho do meu closet, ia ser enorme

Mandy1824 14/05/2023

Lars
Amei mesmo, mas (para de ler que tem spoiler!!!) a Lilly é muito chata e ainda foi perdoada, do jeito egoista que ela é eu odiei, amei o Lars, a vó dela é mais chata que no filme. Aliás tem mta coisa diferente do que do filme, só não dou detalhes pq é mta coisa.
Amei mesmo tudo, tudo o Michael é um fofo e a Mia meio lerda mas amei esse livro?
PERFEITOOOOOOOOO

Dav 14/05/2023

Intrigante
Apesar de ser uma obra sem muitas coisas complicadas (bem simples até), é um livro com muitas camadas e que acaba me fazendo pensar muito sobre a Mia, sobre as responsabilidades que ela tem que lidar, e sua formação de personalidade diante de todos os acontecimentos que ocorrem. É muito bom pra ler algo leve, mas que ao mesmo tempo pode ser analítico e nostálgico.

Larissa1713 29/04/2023

Devorei em um dia
O que falar desse livro se não MEU DEUS. O filme e o livro são muito diferentes mesmo, o livro aprofunda bem mais a visão da Mia e de todo mundo da vida dela de uma forma super legal.

dixx.catt_ 27/04/2023

Memórias
Talvez o livro nem seja tudo isso agr, mas na época que eu li (tenho 18 anos atualmente, quando li tinha 13/14 anos) eu achei incrível!! É uma história muito envolvente ;) eu adorei ?

vitoria293 26/04/2023

Top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top

Debs Vezzali 19/04/2023

Nostalgia total!
Minha reação ao ler a última frase, foi: ACABOU?! COMO ASSIM ACABOU?! Tudo bem que tem continuação, mas é isso? UAU! Acho que eu teria lido em menos tempo hein?

A história é leve e bem gostosinha de se ler, traz aquele gostinho de nostalgia. É realmente diferente do filme (eu já sabia por ter lido, mas não lembrava porque já faz anos que li pela primeira vez), mas eu adorei!

Única coisa que me incomodou um pouco foram os diálogos, por ser escrito em forma de diário e pelo ponto de vista da Mia, os diálogos com aspas não foram do meu agrado, fora isso, tudo certo? aliás, eu amo livros em forma de diário, parece que a gente fica mais íntimo e próximo dos personagens.

P.S: Michael Moscovitz, você é perfeito DEMAIS!

alize.h 10/04/2023

Maravilhoso.
No começo é um pouco arrastado, mas quando engata é uma maravilha. Gosto muito do humor que a Meg Cabot põe em seus livros. Esse livro merece todo o hype que tem.

Leticia.Baldini 09/04/2023

Chocada como é diferente do filme, é muito diferença pra entender rs. Mas a história é bem legal??..

sseunie0 28/03/2023

Esses dias na trend de fofocas de autores no twitter comentaram sobre as mudanças drásticas no filme de o diário da princesa e eu fiquei completamente obcecada com isso, não perde tempo em baixar e enviar tudo pro Kindle.
O livro é bom, meio bobo, mas é bom, o único ponto negativo é que tem muitos capítulos você acaba meio que ficando com preguiça.

Mia: gostei da diva, dá pra ver que ela tem sim personalidade forte, o que faltava era autoestima pra ela e uma amiga que não criticasse ela 24/7. Gostei muito dela no final macetando o Josh e mandando ele ir catar coquinho.

Lilly: completamente insuportável!!! A melhor parte é quando ela fica sem aparecer quando fica brigada com a Mia. Com uma amiga dessas quem precisa de inimigas???? A melhor coisa dela foi defender a mia pra falar que ela é vegetariana no baile. E sem contar que a maluquice dela de boicotar a lanchonete chinesa falando de racismo contra estadudinense??? O racismo reverso da gata.

Michael: um querido!!!! O divo sendo o único a notar a mia e gostando dela sem ela nem perceber???

Fiquei com vontade de comprar os livros físicos agora, anyways vamo pro 2, pq pelo menos vale a pena cair nesse esquema de pirâmide de 15 livros.