Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Rafa.Barros 13/06/2024

Ritinha
Rita, Ritinha, Rito, o menino baiano, a mulher mais corajosa, mais maluquinha e mais roquenrou que o Brasil já viu. E que Brasil triste, este sem ela.

Nunca tinha mergulhado tão profundamente na história dessa mulher extremamente à frente do seu tempo, que nunca ligou para as opiniões contrárias às suas idiossincrasias, ideias e ideais.

Rita foi, sem dúvida, uma das maiores artistas femininas que nosso país já viu. Sua irreverência, sua criatividade e ousadia lhe rendeu o título de "Rainha do rock brasileiro", e com toda razão.

O livro possui pequenas histórias da sua vida, na cronologia que nos conta desde sua infância até os seus 70 anos, com algumas fofocas do showbiz nacional e internacional. Nos conta histórias hilárias e os grandes percalços na sua vida que foram as drogas e o álcool, sempre com muito humor, bem do jeito Ritinha de ser.

Por muitos momentos conseguia imaginar a voz dela contando aquelas histórias. Adorei e super recomendo!

Isadora1666 11/06/2024

Gratidão por tudo Ritinha? Máximo respeito!
Que mulher f***, que biografia impecável.
Vai ser difícil superar essa obra de arte.
Já coloquei na minha wishlist a outra biografia da autora, a qual estou super ansiosa para ler!!!

iasmrm 09/06/2024

Ainda bem que ela teve a noção de que fez muita gente feliz! luv u, ritinha. a leitura foi incrível, fiquei com dó de ler muito rápido porque eu conseguia ouvir a voz dela em cada história contada no livro. ??

rhuanzao 09/06/2024

Uma lenda além de seu tempo
Comecei o livro totalmente perdido e sem saber o que estava sentindo enquanto lia, pois é um estilo totalmente diferente de todos os outros livros que já li, porém não demorei muito para acostumar e amar a escrita de acontecimentos da vida de uma pessoa, e melhor, de alguém como Rita Lee.

A escrita é tão aconchegante, que uma hora você se vê vivendo tudo o que está lendo, o que acaba te pegando muito no fim desta experiência literária. Como disse em uma das minhas atualizações sobre essa leitura, aos poucos estava ficando louco; Rindo sem parar, me emocionando com suas vitórias e perdas e aos poucos enlouquecendo junto a rita. E na reta final da leitura, fiquei cada vez mais triste ao lembrar que estava acabando este livro que é tão lindo e único. Um livro cheio de emoções, no qual consegui viver todas elas enquanto lia atentamente vivências da lenda Rita lee.

Aprendi muito lendo este livro, e os aprendimentos e conselhos que foram passados por Rita serão lembrados com extrema importância.
Os aprendizados são tirados dos altos e baixos de sua vida, e eu como um jovem acompanhar isso, é muito importante levar toda sua trajetória como uma aula sobre a vida, e sobre os erros de uma pessoa real enfrentando as dificuldades enquanto vive loucamente.

Sua trajetória foi linda e tenho imensa admiração sobre a força que Rita Lee teve.
Leiam.

Julia5963 08/06/2024

Santa Rita de Sampa
Tudo o que não chorei um ano atrás quando Ela virou estrelinha, choro agora com o fim dessa avenida.
Rita Lee é artista, é mulher, é mãe, é filha, é amiga, é mutante, é deusa, é a ovelha negra de uma família linda e pioneira em inúmeros setores. Mas além de tudo isso, Rita Lee é humana, e com toda a humanidade do mundo, nos dá o prazer de viver as coisas da vida com Ela.
"Continuo vendo tudo azul através dos seus olhos." E o mundo colorido como é, e com o humor certeiro característico de nossa rainha, vamos indo de momento a momento, polaroid por polaroid num flow recíproco que vai muito além das páginas. Até parece que a Rita está do nosso lado contando sua história na maior normalidade do mundo!
Estou na fase de negação. Nego que Rita Lee - a doida por bichos, a p**ra -louca que todo mundo ama, a feminista sem papas na língua - tenha nos deixado, pois continua viva em suas palavras.
Esse livro, como Ela, é uma prova de que existe, sim, pessoas que são movidas por compaixão e pela a esperança de um mundo melhor.

"Não quero luxo nem lixo / Meu sonho é ser imortal, meu amor."

Ritinha, querida, você conseguiu! Você é imortal!

Mônica 08/06/2024

Mergulho no rock
Que delícia de livro. Rita Lee nos presenteou com uma coleção de memórias preciosas, que vão da infância até quase o final de sua vida. Nos apresentou à família, aos amigos, amores, fãs e inspirações musicais, sem deixar nada de lado. Sem mascarar seus vícios e defeitos.

Já sabia o quão incrível Rita foi e sua representatividade e importância pra música brasileira, mas saber com detalhes como foram os acontecimentos é ainda mais legal.
Em vários momentos eu só conseguia gritar ?Que mulher foda!?. Em outros pensava que, pela vida maluca dela, era impressionante que tivesse vivido até 2023.

Descobrir que Hebe e Gil foram anjos em sua vida, fez aumentar a admiração que já sentia por eles.

Em vários momentos eu não queria que o livro acabasse, que suas memórias durassem pra sempre, pois tenho certeza que histórias não faltariam. Queria saber mais, as maluquices, as genialidades, as sinceridades?eu só queria mais, porque o livro é perfeito.

Foi uma aula de autenticidade, pioneirismo e genialidade. E que aula, senhoras e senhores!

Ouvi pela audible, com a narração incrível de Mel Lisboa, que deu toda uma entonação pra obra, o lado ruim é que não pude acompanhar as fotos que a própria Rita escolheu pro livro.

Monica.Pires 07/06/2024

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Nessa biografia descobrimos um grau de maldade na cantora, que assusta o leitor, iludido pelo rótulo criado pela mídia mainstream de ícone revolucionário do pop/rock.
Uma personagem decepcionante, serve de exemplo para o que não se deve ser.

Selene.aahmas 07/06/2024

Rita para Rita
Uma autobiografia cheia de humor, mesmo nos piores momentos. Rita conta da melhor forma os altos e baixos da sua vida, mas não deixa de transmitir a dor dos ocorridos.
Uma mulher incrível, cheia de inspiração, um menino baiano que mordeu a hóstia, colocou os seus fãs dentro do seu ambiente familiar com essa obra. Fofa.
Não vou mentir, achei a leitura um pouco lenta, as vezes ficava tedioso, mas sempre que eu voltava a ler, dava ótimas gargalhadas e levava ensinamentos para a vida.
Rita Lee, não só mostrou que não precisa ter culhão pra fazer rock, como também que uma capricorniana, com ascendente em aquário está destinada a fazer sucesso(ela era mais aquariana do que capricorniana).

luluzitaaa 05/06/2024

Rita lee
As historias de rita são realmente encantadoras, a bichinha nao viveu pouca coisa nao viu. amei o livro inteiro, inclusive as fotos lindissimas. o unico detalhe q me irritou um pouco foi a desorganização da cronologia dos acontecimentos, pq me perdi um pouco durante a leitura.

Milene 05/06/2024

Uma lenda da música muito roquenrou
Rita Lee Jones, a caçula de um harém de cinco mulheres como ela mesma dizia. A filha do Charles e da Chesa, menina que se tornou mulher forte e corajosa, mas que não deixou de ser moleca aventureira.

Sua autobiografia conta momentos e pessoas marcantes da vida da mesma, com o jeitinho engraçado e descontraído de levar a vida que só ela tinha, registros que lhe fazem se sentir presente na história. Nos emociona de tantas formas, cria um ambiente inclusivo, na infância, nos perrengues da vida, sua construção musical, amorosa, as vivências do "velho" Brasil. Tudo neste livro é interessante e envolvente. É extremamente triste ler as páginas, olhar as fotos e lembrar que nossa queria nos deixou.

Cada acontecimento de sua vida a tornou única e especial, é uma experiência incrível para aqueles que eram fãs e continuaram sendo não apenas da artista mas da mulher que sempre viverá em nossas lembranças e corações. Livro recomendadíssimo, vale muito cada segundo, quando nos envolvemos com a escrita que é super fluída e leve não dá mais para parar, melhor autobiografia que ja li até hoje, muito bem detalhada e envolvente.

Amo-te Rita Lee Jones.
isa carvalho 05/06/2024minha estante
livro incrível

Milene 05/06/2024minha estante
Muito!

Millena50 04/06/2024

Às vezes a gente realmente nasce velha e morre criança
Estou temporariamente sem palavras para descrever essa obra de arte. Eu amo essa mulher, então falaria bem mesmo que sua escrita fosse ruim. Passei o livro todo pensando em como deve ter sido suas experiências de vida. Mas, no decorrer da leitura entendi que precisamos ser nós mesmos acima de tudo, qualquer coisa, qualquer empecilho, qualquer erva venenosa. Não me assusta ler que Rita era coberta de haters, a felina estava muito a frente do seu tempo. Sua vida inteira de ?roque enrow? me fascina, quero cortar a franja e tingir meu cabelo de vermelho. Mesmo com todos esses momentos incríveis de felicidade, energia, familia, amigos e música, Lee passa por muitos episódios depressivos onde ser sedada parece ser a única opção (e acaba sendo já que é
internada diversas vezes em clinicas de reabilitação). Ver minha grande ídola passando por momentos difíceis e SAINDO deles me fortalece de uma forma fenomenal, me fazendo entender que existe infelicidade, depressão e, principalmente, recaídas. Mas apesar de tudo, existe a reabilitação, a cura. ?Rita Lee uma autobiografia? me fez enxergar a vida com mais brilho e aproveitar cada momento.

isabellebessaa 04/06/2024

Eu achei o início da biografia bem chato, mal escrito e cansativo, mas depois que o livro engatou eu fiquei obcecada em saber o que tanto Rita Lee tinha aprontado em vida kkkkk

Acredito que esse livro é um documento do nosso Brasil, uma oportunidade de conhecermos as riquezas esse país tem, principalmente em relação à cultura. Os capítulos sobre o tropicalismo são tudo de bom.

Também há aqui os aspectos difíceis da vida da Rita, como o seu problema com as drogas, algo que eu descobhecia totalmente.

Fiquei pensando como deve ter sido difícil pra toda a família acompanhar esses altos e baixos na vida dela, e de como o amor que Roberto sentia por ela permaneceu mesmo com tudo isso.

Também é possível conhecer as premissas de cada álbum e as inspirações de Rita nas composições. E que privilégio poder conhecer e se inspirar em uma mulher tão cheia de vida, que sustenta suas imperfeições sem rodeios.

Leiam ?

titiz0 03/06/2024

Fez um monte de gente feliz
Amo cada segundo desse livro, escutar os discos depois de ler qualquer parte dele muda completamente a experiência, me sentia cada vez mais invadindo a vida da Rita. sempre fui fã de uma Rita Lee, mas depois de conhecer início, meio e fim dessa mulher as coisas mudaram, pois conheci outra. gente boa demais!

anaparizotto 03/06/2024

Que história incrível!
Fui ler sem saber de quase nada, nem simpatizava muito com ela e terminei amando a querida! Que vida maluca, cheia de acontecimentos inacreditáveis (de vdd parece q ela é personagem fictícia de tanta coisa diferente q já aconteceu com ela)
Ao longo do livro fui ouvindo os álbuns e gostei muito das músicas ??
Achei ela uma diva, não se faz de vítima, fala tudo que fez e não fez, muito sincera, muito humana, amei.

maahcamargo 03/06/2024

Santa Rita
Desde muito pequena, ouvir Rita Lee foi uma constante na minha vida. Em especial, um momento sempre muito apreciado com a minha mãe. Poder ler sua autobiografia agora foi uma honra, como se tivessem me aberto uma portinha pra um universo ao mesmo tempo próximo e distante.

Não sei muito o que dizer, só foi uma experiência deliciosa, parecia uma conversa de amigas mesmo. Obrigada Rita Lee por ser você e por nos deixar conhecer um pouco mais da sua vida.