Teoria King Kong

Resenhas - Teoria King Kong

1 | 2 | 3 | 4

Maíra 06/09/2021

Indispensável.
"Escrevo a partir da feirura e para as feias, as caminhoneiras, as frígidas... E começo assim para que fique bem claro, não me desculpo de nada, não vim aqui para reclamar."

Impresssionante como que Virginie não é tão divulgada, a literatura dela é muito facil de entender, cada capítulo ela aborda temas que são tabus na comunidade, estupro, pornografia, censura da mídia, prostituição.

Amanda 01/05/2019

Esse livro muda a vida. Muda a forma de estar na vida, principalmente se vc é uma mulher, mas se vc não é também. Queria distribuí-lo para todos que conheço e que visse na rua.

PedroK 25/05/2019

Algumas verdades sendo ditas sem a menor preocupação de ser fofa, educada e polida.
Virginie escreve de para todos, para aquela dona de casa, para a mulher que almeja dinheiro e poder, para os homens que possuem a necessidade de serem viris o tempo todo e para pessoas que estão presas nessa hierarquia de governo>homem> mulher.
Me conquistou! Durante a leitura me senti íntimo dela. Em um trecho ela compara ser uma escritora a ser uma prostituta. Me vi como uns dos clientes dela que através dessa nossa conversa pude me enxergar frágil, sensível e dócil. E está tudo bem... Da mesma forma que a obrigação de ser sempre feminina pode se tornar uma prisão de submissão a masculinidade faz com que pessoas tenham que se tornar pessoas dominadoras, julgadoras e cagar regras somente porque temos algo entre as pernas.

É um livro que todos deveriam ler. Independente de gênero e posição social. Para que os perdidos se encontrem e se manquem.

Bruna.Kuchenbecker 28/10/2019

Para entender o movimento feminista!
Este é um livro que vai de assuntos polêmicos, como a prostituição, até assuntos como a tão sonhada liberdade das mulheres, mas é, sobretudo, um grito para todas as mulheres que não se enquadram.
A autora, Virgine Despentes, expõe sua intimidade: de prostituta e vítima de estupro à cineasta. Essa sua trajetória de vida e auto descobertas nós traz a consciência de romper com os esteriótipos e preconceitos vinculados a esses assuntos. É um livro de grande sucesso na França, afinal essa obra é um manifesto para um novo feminismo.

Quotes:
"Jamais uma sociedade exigiu tantas provas de submissão a uma ditadura estética. A refeminização parece uma desculpa após a perda das prerrogativas masculinas, um jeito de se tranquilizar tranquilizando os homens."

"Sempre tivemos necessidade de nos virar sem a ajuda de ninguém. Fingir que homens e mulheres se entendiam melhor antes do anos 1970 é uma inverdade histórica. Nós só frequentávamos menos, só isso."

" 'Tenham filhos, é incrível, vocês se sentiram mais mulheres e mais realizadas', mas tenham-nos em meio a uma sociedade desajustada, em que o trabalho assalariado é uma condição de sobrevivência social, embora não seja garantido para ninguém, sobretudo para as mulheres."

"O capitalismo é uma religião igualitarista, no sentido de que nos submete a todos e leva cada um de nós a se sentir preso dentro de uma armadilha, assim como estão presas todas as mulheres."

"King Kong, aqui, funciona como a metáfora de uma sexualidade que precede a distinção de gêneros."

Isa | @nocaminhoumlivro 17/02/2020

Leia mulheres 2020
Teoria king kong é um desses livros que você senta e devora mas não para de digerir.
Usando o modelo de manifesto, Virginia Despentes é honesta e sem filtro. Ela fala o que ela acredita que precisa ser falado, e isso para ela é o mais importante. Ela conta a sua verdade. Essa liberdade de discurso a possibilita deixar de lado os floreios acadêmicos e partir de sua própria experiência e suas vivências de estupro e prostituição.
O que é mais marcante nesse livro é seu tom de chamada à ação, de conscientização da expressão, de dizer e discutir o que é tabu enquanto diálogo. Não é só falar de estupros e sexualidade com mulheres, mas também com homens, e entender que o que a gente chama de masculinidade e feminilidade são construções sociais impostas.
Ainda tenho muito a refletir sobre esse livro e conversar com aqueles que o leram. Não concordo com tudo o que ela diz e nem acho que isso é o que ela espera. Um livro forte, importante. Gostei bastante e pretendo voltar nele algumas vezes.

Em entrevista para Broadly ela diz que celebridades, como Beyoncé, falando sobre feminismo é de grande importância e visibilidade para a discussão, como uma ponte ao diálogo. Em tempos de super exposição, internet e BBB eu entendo e gosto desse ponto de vista, mas minha preocupação é a mesma da entrevistadora: não será só um feminismo fast food para colocar na sua camisa?
Gostou da resenha? Tem muito mais no instagram @nocaminhoumlivro ?

1 | 2 | 3 | 4