A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Charles Raphael 05/09/2021

Uma história inspiradora.
Phil Knight, criador da Nike, mostra como todas as pessoas devem ser, não apenas nos negócios, mas na vida.

Diferente daquilo que a maioria acha, Phil mostrou como fazer aquilo que ama e junto com seus melhores aliados (amigos e família) é o melhor caminho para conquistar o topo da vida.

Sucesso é algo pessoal. Phil não via o sucesso no dinheiro. Phil via o sucesso em poder proporcionar a experiência de usar os tênis Nikes. Isso é mais que sucesso, é uma missão conquistada.

Tiffanipompeu 18/09/2021

Perfeito
Que livro, eu não tenho palavras suficientes para dizer o quanto essa história me inspirou, me fez sonhar e querer algo muito maior para minha vida.
Essa autobiografia de Phil Knight, criador da Nike, me inspirou profundamente. É a primeira autobiografia que leio, estou simplesmente apaixonada, essa edição voltada ao público jovem é arrebatadora, faz você querer ler mais e mais, querer saber como esse homem comum se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Persistência e amor é o que define sua trajetória.

Aniluv 19/10/2023

Eu amei ler esse livro. O Phil mostra que ter fé no seus sonhos não é bobagem. Mas por isso ter que ter coragem, força de vontade, resiliência, saber perder mas não desistir e também ser leal. Agora não posso evitar de pensar nesse livre ao ver um artigo de marca Nike principalmente um tênis ?.
Sei como o criador ralou para conseguir um lugar no mercado sem piedade.
2 trechos que me cativaram
??"Deixe que todos chamem a sua ideia de maluca. Apenas continue. Não pare."
? "A inspiração pode chegar a partir de coisas cotidianas. Coisas que pode comer ou encontrar pelos cantos da casa."
?para quem deseja ser líder ou quem já é??
"Não diga às pessoas, como fazer as coisas, diga a elas o que fazer e permita que elas surpreendam com seus resultados. "

Roy 23/10/2021

Exemplo de: faça o que ama
Sem dúvidas nesse livro aprendemos que quando fazemos o que amamos e temos um sonho vamos até o fim, até conquistar... bela leitura sobre o surgimento da nike através da visão do seu fundador!

Andressa.Carneiro 14/09/2023

Resiliência
?Não estamos quebrados - eu disse a Bower-man -, só não temos dinheiro suficiente ainda.?
Resiliência é o nome desse livro, pois com todas as coisas que deram errado, facilmente a Nike nem deveria existir, mas quando se aposta num sonho e no que se ama, as chances de se da certo, são gigantes. Incrível ??????

Larissa.Manucci 28/12/2021

O livro conta a história de Phil Knight, nada menos do que o fundados da Nike. Trata-se de uma autobiografia contada em primeira pessoa pelo autor. No qual acompanhamos sua história desde o fim da sua faculdade até a criação do império que conhecemos hoje.
Somos deparados com toda história de criação de marca, desde a ideia “maluca” de Phil, todos os altos e baixos, até o real sucesso da marca. Vários fatos eram totalmente desconhecidos por mim, o que tornou o livro muito interessante de ser lido.
Phil, apesar de ser um jovem muito tímido e introvertido, tinha uma paixão muito grande pela corrida e por seu treinador da época de faculdade, Bowerman, o qual serviu de grande inspiração em toda a sua carreira. Bowerman, além de um exímio treinador, gostava também de fazer vários experimentos nos tênis de corrida, a fim de encontrar aquele que mais se adaptasse e ajudasse seus atletas. Toda essa visão de Bowerman ajudou também Phil a construir seus sonhos e objetivos.
A história da Nike é primeiramente a história de alguns jovens que começaram a compartilhar o sonho de Phil de se tornarem revendedores de calçados japoneses Onitsuka nos EUA. Sonho que foi aos poucos se concretizando e se transformando em algo novo.
Na minha opinião, a melhor parte de tudo é ver o clima organizacional, que desde cedo, se mostrou muito divertido e com muito companheirismo entre os funcionários, que apesar de alguns conflitos, se mantiveram juntos e sempre construindo a empresa.
Por ser uma autobiografia, acabamos tendo essa visão única da vida de Phil e, que algumas vezes, deve ser analisada com cuidado, afinal é o ponto de vista do autor. No final do livro ele deixa o seu parecer sobre alguns escândalos em que a Nike se envolveu ao longo do tempo e é importante sempre buscarmos diversas fontes para nos informarmos sobre os fatos. Mas de maneira geral, o livro é incrível. Mesmo eu que nunca fui uma fã das biografias e autobiografias me aventurei no livro e amei! Sem dúvidas é uma história de empreendedorismo e inovação que inspira muito!
Super recomendo a leitura.

Carol Jusvi 11/01/2022

Como as boas autobiografias: bem escrita e humorada
A autobiografia do fundador na Nike é muito escrita e bem humorada, a leitura flui aliando a história da marca com muitos acontecimentos históricos. Claro, começa como muitas histórias de empresários, período sabático para viajar ao mundo, empréstimo do pai para iniciar os negócios? Ainda assim, ao longo do texto me vi torcendo para que as coisas dessem certo, torcendo para os atletas e me impressionando com as inovações da marca, que no início, vieram da ousadia e persistência de Bowerman, professor de corrida de Phil e cofundador da Nike. Recomendo a leitura!

Davi A. 31/05/2023

Melhor que o filme!
Comprei o livro do Knight assim que vi o trailer do filme ?Air?. Interessante que o livro só aborda colateralmente a criação do tênis Air e foca bem mais no passado da Nike. As citações e insights sobre corrida, o desespero com as finanças da empresa e, principalmente, as histórias de amigos e da família são o grande diferencial da obra do grande Shoe Dog!

Camila.Carsten 17/01/2022

Amei
Amo biografias e essa foi uma que não eu consegui soltar o livro enquanto não terminei.

Conta a trajetória da gigantesca Nike e tudo o que foi feito - pelo fundador/sócios para que a nike chegasse até aqui.

Shitão 17/01/2022

Incrível história de persistência. Como a empresa chegou ao sucesso depois de longos anos alavancada financeiramente a beira da falência.

Luiza1497 23/01/2022

Afinal o que é mais importante que a vitória?
O livro começa envolvente, fica longe de ser uma biografia. Por ser em primeira pessoa faz uma ponte gostosa com o leitor. Durante a maior parte do livro você se envolve como se fosse uma ficção. Confesso que quando cheguei nos últimos 3/4 do livro eu custei a prosseguir, a leitura se tornou pesarosa e pouco desenvolvia. Mas o final deságua, o autor esclarece por alto algumas questões polêmicas da empresa, é curioso. Acho que a maior lição desse livro fica em suas lições, em como ser empreendedor é ser resiliente, em como ser atleta é ser resiliente. É a lei da vida lidar com as derrotas. Eu gostei muito do final, indico demais pra quem tá em processos da vida que requer esforço pessoal e lidar com a vontade de desistir. Afinal, o que é mais importante do que a vitória? O autor responde: tudo! Tudo é importante pra se chegar na vitória. Devemos ser mestres da selva, estudar nosso próprio eu e entender que a sorte favorece os bravos. Que sejamos fiéis a nossa fé, em nós mesmos, pois há tanta coisa pra aprender ainda.

Ysa 11/02/2023

Incrível!
A história prende a atenção do início ao fim, passando por grandes percalços ao longo do caminho, dos quais podemos identificar como Phil Knight teve uma visão além de seu tempo e não teve medo de se arriscar ... ainda encontrou parceiros que também tinham a mente diferenciada para os modelos da época.

É realmente fascinante chegar ao final do livro e ver o desenrolar emocionante em que a história se encerra ... Na verdade, não se encerra, podemos continuar vendo o fenômeno da marca até hoje.

Amani.Cruz 30/03/2022

Do zero ao céu
É interessante acompanhar a trajetória de alguém que saiu do zero para conquistar o mundo. Acho interessante porque você vê os passos e atitudes que alguém precisou dar para alcançar o que sempre acreditou ser o certo.
Mesmo com tudo dando errado e fazendo o autor beirar o abismo, ele seguiu acreditando no seu sonho.
Gostei muito da leitura e me senti orgulhosa de tudo que Knight fez.

Sula 26/06/2022

Inspirador!!! Leitura fluida e sem rodeios.
?Você só não pode fracassar? na última vez que tentar!?

Ariel 04/07/2022

Resiliência para montar a maior empresa de calçados do mundo
Phil Knight sofria várias e duras críticas sobre estar dedicando tempo e dinheiro em algo que não daria futuro, foi a frase que ele mais escutou.
Motivos para desistir do seu sonho ele teve, mas ele mostra pra todos que os sonhos, as vezes, são fáceis de conseguir realizar, mas em sua maioria não.
Um livro que mostra a luta e persistência de um cara para com seu propósito de vida. Mostra que mesmo com um alto fluxo de vendas, se você não tiver investimento para colocar o seu negócio em prática, nem sempre vai da certo.
Amei o livro, um livro para aumentar a sua vontade própria para correr em buscar dos seus sonhos. Leiam, recomendo demais a leitura!