A marca da vitória

A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

Bibiana.Sebold 24/05/2023

O livro é otimo e conta a história da criação da Nike e todo o processo - de muitos altos e baixos.

Karina.Carvalho 26/05/2023

Comecei a ler esse livro para um trabalho do mestrado e me surpreendi com a história da marca e a forma leve como o livro é escrito.
Diferente de livros de business em geral esse é bem fácil de ler. O autor conta como história mesmo e não como algo chato e monótono.
Confesso que não sabia nem 1% da história da Nike e passei a enxerga-la com outros olhos.

Mas claro que é importante dizer que como é uma ?auto biografia? da empresa escrita pelo seu fundador, o livro coloca a Nike sempre como a mocinha injustiçada da história e me perguntou se alguns fatos realmente aconteceram da forma como foi narrada.

No geral, gostei bastante do livro e da escrita.

Victoria 13/06/2023

Resiliência
Livro que me ensinou sobre a importância da resiliência, e a nunca desistir do que de fato acreditamos e confiamos.
Mesmo a empresa de Phil Knight ter inúmeros problemas, de algum jeito as coisas davam certo, o que pode ser considerado ?sorte?, mas que sem dúvidas deixa a mensagem de se ter boas pessoas ao seu lado, que sonham o mesmo sonho que você.
No fim do livro entendi que tudo o que for para ser nosso, dará algum jeito de chegar até nós, mas para isso precisamos confiar e trabalhar duro.
Livro bastante inspirador e necessário para quem almeja ter o seu próprio negócio.

ehornby 27/06/2023

Gostei muito! única coisa que me deixou desanimada pra continuar a leitura, é que ele falou muito sobre os amigos, o que acontecia na vida deles e etc? acho que deveria ter focado mais na ascensão da marca, já que é uma autobiografia dele com a nike.

no final tem uns conselhos muito bons, achei fofo e inspirador.

psam 01/11/2023

A vitória de uma grande marca
Ótimo livro que narra a trajetória do criador da Nike, hoje uma das marcas mais conhecidas globalmente. O livro foca a parte inicial da vida da empresa abordando as dificuldades e desafios em se inserir e estabelecer num dos segmentos de mercado mais competitivos até o início da década de 80 quando enfim abriu o capital. Entre os capítulos mais interessantes está o que o autor detalha a estratégia de patrocínios de atletas, entre eles um novato Michael Jordan no início de carreira. Esse episódio inclusive virou filme, "Air, a História por Trás do Logo", disponível na Amazon Prime Video.

Jainne 12/11/2023

Um livro muito bom. Confesso que comecei a ler achando que seria uma coisa e foi outra totalmente diferente. A história te mantém preso o tempo todo.

Douglas14 21/11/2023

#Leituras2023 08/25
Normalmente não sou muito fã de autobiografias, porque costumam ser usadas para promover o personagem e sua ?trajetória?, tratando de forma parcial momentos que mereceriam uma apreciação mais profunda. Ainda assim, estava muito curioso para ler essa, por toda a história envolvida. Valeu porque se concentrou no que aconteceu no período anterior à abertura do capital da empresa, desde a sua criação. Mas por esse recorte temporal deixou de fora a construção do icônico slogan e o momento decisivo do contrato de patrocínio com aquele que viria a ser o maior atleta de basquete da história. A criação do famoso logo apareceu? Gostei também por ter destacado várias pessoas que acompanharam o fundador na sua jornada. No fim, não deixou de ser uma autobiografia típica, promovendo o personagem e sua trajetória.

Tiago Souza 05/12/2023

Inspirador
Um ótimo livro, no qual é narrado a história de vida e criação de uma das maiores empresas esportivas do mundo, história essa cheia de surpresas, desafios, superação e resiliência.

Lucas.Marra 18/12/2023

Qualidade
Livro excelente! Muito bem escrito, a leitura flui e não fica cansativo. A história é encantadora, não só por ser a trajetória de uma empresa mundialmente famosa e admirada, mas também por toda dificuldade com que os sócios tiveram que passar.
Outro ponto positivo, foi mostrar essas dificuldades de uma forma objetiva, e não vitimista ou transformando o livro numa espécie de auto-ajuda / guia de empreendedor. Como fã de esporte, é sempre bacana ter as menções e participações de atletas históricos, como Michael Jordan e Tiger Woods.

pqpestela 07/02/2024

Li por obrigação
Faculdade me obrigou a ler esse livro mas tenho minhas considerações

achei q ia ser o puro suco da meritocracia mas nn foi na vdd, o livro no inicio me irritou por justamente pq o phil consegue mo grana (uma grana BACANAAA) facilmente

mas dps assim, quando ele cria a "nike" e aparece os obstáculos se torna ate uma leitura agradável ver ele lidando com a empresa e a vida pessoal, como eu nn gosto mt de papo de coach eu fiquei mais entretida com a vida pessoal dele

de qualquer maneira, esse livro eu li por obrigação e isso tornou a leitura torturante

ThaAs209 20/02/2024

Eu comecei achando que seria mais um conto da garagem, mas a história é incrível é muito bem escrita, prende do início ao fim e sem pretenção nenhuma, te motiva não só a correr atrás de seus sonhos como também te motiva a correr literalmente kkkk.

GilsonOSales 21/02/2024

Todo empreendedor precisa ler
Lembro me de ver esse livro no shopping e ter me interessado por ele, nunca fui muito fã de autobiografia mas confesso que agora depôs deste livro quero ler mais.

Uma narrativa muito boa e para quem é empreendedor ou pretende, sonha em ter um próprio negócio, é indispensável! Acompanhar a história lá de baixo até os dias de hoje dessa grande empresa foi uma jornada incrível! ??

Vivi Sousa 25/02/2024

História envolvente
A Marca da Vitória é uma autobiografia do criador da Nike, Phil Knight. Os capítulos são divididos por ano, desde a menção da ideia maluca, até as várias vitórias que os fundadores da Nike conseguiram juntos. Essa é uma história envolvente, muito bem escrita e de qualidade assim como os produtos da Nike.

?Ás vezes, você tem que desistir. Ás vezes, saber quando desistir, quando tentar outra coisa, é onde está a genialidade. Desistir não significa parar. Não pare nunca.?