A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Anne Gonçalves 04/12/2023

Incrível
Livro que me cativou , uma forma de seguir seu sonho , ir em frente ! Eu consegui pegar várias dicas ! Achei incrível

Debora.Borinelli 21/04/2024

Queria o que todo mundo quer: ser eu mesmo em tempo integral
Sabe aquele sentimento forte único que aparece vez ou outra na nossa vida? Como um instinto de fazer algo, que parece sem sentido se contarmos a alguém, mas que para nós é tão certo? Foi assim que a Nike começou.

O início de Phil Knight - criador da Nike - foi como um jovem de família classe média p/ alta com seus 20 e tantos anos, formado em contabilidade, com o pensamento de não querer trabalhar para os outros, de construir algo dele, ele gostava muito de liderança, estratégia e corrida, desde o colégio, e começou a sua jornada viajando pelo mundo "patrocinado" por seu pai.

Em muitos momentos no livro, sendo uma história, uma autobiografia, ele mostra que ninguém começa "pronto", muito do que ele fez foi negociar e persuadir os outros a entrarem na onda dele, simplesmente porque ele acreditava na ideia. E queria mais que tudo: vencer.

Nike é a deusa da vitória, força e velocidade. Um nome que se encaixou perfeitamente.

Porém, muitas coisas aconteceram por "acaso" entretanto... O começo mesmo, foi com ele revendendo tênis de uma outra marca, os Tigers japoneses. Só muito tempo depois, com o rompimento com a indústria que o tinha como distribuidor é que ele lançou sua própria marca, o nome surgiu, a logo também, nada foi extremamente planejado.

Enquanto a empresa ainda era embrionária, ele ainda dividia seu tempo, primeiro trabalhando em uma contabilidade e com serviço militar, depois lecionando na universidade - onde conheceu a sua esposa, parceira de toda a vida.

O livro traz alguns aprendizados de sua vida, mas principalmente traz as negociações que foram feitas ao longo do tempo e os parceiros que entraram e saíram de cena. É uma leitura interessante para sairmos daquela fantasia de que tudo é certinho no mundo dos negócios, muito pelo contrário. E também de percebermos o valor do esforço frente a qualquer tipo de sorte ou talento.

Jaya 05/04/2021

Um baita livro!
Leitura fácil é gostosa de se fazer. Traz experienciais de uma multinacional que também é vivida por pequeno empreendedores. ?Tanta coisa para fazer. Tanta coisa para aprender. Tanta coisa que desconheço sobre minha própria vida.?
Recomendo muito! ?

Babi 04/12/2020

Phil Knight me inspirou do início ao fim e não só porque ele criou uma das maiores empresas de artigos esportivos no mundo. Mas, principalmente porque ele me ensinou a persistir no que acredito e dar meu 100%, até aquilo se tornar realidade.

Nath.Bastos 02/06/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA!
Esse livro é gostoso de ler, você entra no mar do empreendedorismo de uma forma leve e divertida! Se você tem um próprio negócio tem que ler, por muitas vezes eu me pegava pensando ?ah mais com certeza empresa grande não tem esse problema? e o Phill humanamente trás os seus desafios, o medo de tomar decisão (que todo empreendedor sente).

Este livro entrega TUDO sem prometer nada!
Fim

Gean Pereira de Lemos 17/05/2020

Depois de ler esse livro tenho amor por biografias
Eu sou um shoe dog como o próprio Phil Knight se refere a pessoas que gostam muito de tênis, então para mim esse foi um livro perfeito, ainda mais para um fã e usuário dos tênis da Nike, saber como foi a escolha do nome, cor da caixa, símbolo para os tênis me fez ter o sentimento de fazer parte dos acontecimentos, ver todo o progresso da vida dele é da empresa foi bom como usar os tênis da Nike, não sabia da existência de um livro do tipo, quando vi o Swoosh na capa tive que ler para ver do que realmente se tratava, para uma pessoa que gosta de esportes e tênis esse livro é excelente, mas é melhor ainda para quem ama biografias, recomendo!
SubaLivros 17/05/2020minha estante
Agora fiquei com mais vontade der ler kkkkk

Mackatoo 12/04/2021

Grande história
A história de vida de uma pessoa que nunca desistiu, merece até mais que 5 estrelas. Phil Knight (criador da Nike) nos presentei com sua autobiografia, onde desistir nunca é opção, precisamos ser sempre resilientes e saber nos reinventar, pois como o seu professor Frank Shallenberger lhe disse: ?Você só não pode fracassar? na última vez que tentar?.
Inspiração pura está história e a certeza que devemos acreditar em nossos sonhos e jamais desistir deles.

Marcia.Faria 02/10/2020

Melhor biografia que já li!
E olha que já li mais de 30 biografias. Essa foi a melhor até hoje. Muito bem contada, pensei que era de gosth writter, mas parece que o Phill Knight até fez curso de redação pra escrever o livro

Eichelberg 27/08/2023

A marca da vitória
Um livro de fácil leitura e entendimento, que faz a leitura fluir! Empolgante e emocionante, com um final que mexe muito com o sentimentalismo.
Leitura muito indicada e cheia de ensinamentos.

Às vezes, você tem que desistir. Às vezes, saber quando desistir, quando tentar outra coisa, é onde está a genialidade. Desistir não significa parar. Não pare nunca.

[...] tenham fé em si mesmos, mas também tenham fé na fé.

Sabrina 22/03/2021

Persistência!
Esse livro é um conjunto de muitos sentimentos, em especial senti: a persistência, a luta, a garra, a angústia, a fé.
Recomendo muito a leitura.

Léa 24/10/2020

Persistência é a pedra angular da vida
A Marca da Vitória é sem dúvida um livro que deixa belos registros de uma vida cheia de desafios, obstáculos e dificuldades que com muita persistência do Sr Knight são vencidos e ele chega ao sucesso.
Eu diria que é um livro de superação! De não desistir jamais de nossos objetivos e sonhos essa é a mensagem que ficará pra mim desse belo livro que sem dúvida super recomendo a leitura.

Kayque.Ferreira 21/06/2022

Eu desconfio sempre de autobiografias, somos seres humanos e nos auto preservamos, é natural.
Mesmo acreditando que o livro é fantasioso em muitos momentos não diminui a importância dele, estudo gestão empresarial e com certeza vou recomendar A Marca da Vitória para todos meus colegas.
Ele aborda vários temas importantíssimos dentro da gestão de uma empresa, desde os problemas legais até a luta contra o próprio ego.
Com certeza vou revisitar esse livro quando quiser me inspirar.

marinaviabone 13/04/2023

Ele é doido ?
É um livro bem legal porque é uma mistura de autobiografia com a história da marca.
Achei muito longo e arrastado em alguns momentos, e bem interessante em outros.
Adorei conhecer mais da história da Nike porque não tinha muita ideia? agora tô ansiosa pra assistir ao filme ?Air? pra conhecer mais da collab com o Jordan que levou a Nike pra outro patamar.

feliperolim 30/09/2021

Incrível!
A história do Phil de fato é impressionante! O livro é muito bem escrito, eu de fato ri, chorei e me senti parte da história dele e da Nike. Temos muito o que aprender com Phil Knight

Jéssica Kist 11/03/2023

Virou favorito
Ouso dizer que é uma leitura NECESSÁRIA aos amantes de esporte e empreendedorismo.
Escrita fluida, engraçada, emocionante e real de um cara que VIVEU uma "ideia maluca".
Leiam!