A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Eduardo 26/01/2023

Nota 10
Excelente leitura que narra a criação e consolidação da marca esportiva.

Destaque para a mentalidade de crescimento do autor e fundador da Nike, o reconhecimento do trabalho das pessoas, a comemoração de pequenas vitórias e o incentivo ao erro (quanto antes eu erro, mais cedo eu acerto)

Rodrigo1185 29/03/2024

Uma autobiografia emocionante!!
Entrega acima de tudo persistência, perseverança, criatividade e ensina a luta pelo seu sonho, pelos seus ideais.
Ele acreditou em pessoas diferentes para construir um império.. confiar faz parte da trajetória.

JoAo366 27/09/2021

A marca da vitória ou da derrota?
Eu realmente não curti o livro como eu gostaria, acho que este fato também se deve ao fato de eu estar sendo obrigado a lê-lo na escola.
O livro acompanha a trajetória de Phil Knight durante a fundação de sua empresa, a Nike.
O livro é escrito pelo próprio autor, e a escrita é boa, o problema é que eu não me conectei com a história.
Claro que a marca teve uma vitória no final de tudo, o problema é que a história chega a irritar, a partir do momento em que ele tudo começa a dar errado e tudo é resolvido na ultima do segundo tempo, onde nas ultimas 20 páginas são super resumidas e corridas.
Recomendo se você quiser uma história de superação e vitória (no final de tudo). A história não é do meu tipo, mas com certeza alguém vai amar ele, então recomendo tentar!

Alan R 01/08/2020

Excelente!
Excelente autobiografia do fundador da Nike. Muito interessante ver que os problemas aumentavam a medida que ele crescia e que muitas vezes a empresa ficou por um fio da falência.

Wesley.Reis 11/06/2021

Quanto menos glamour, mais aplicabilidade!
A Biografia mais honesta que já li! Durante todo o Livro, Phil Knight, conta a história de sua empresa com sinceridade, sem rodeios e sem glamour. Detalha como a sorte foi importante na criação de seu império. Detalha os erros do começo, como líder e negociador! Nos mostra a dificuldade de todos os negócios na sua fase inicial! Mas o mais importante, demonstra com maestria como o fundamental para todos os negócios é a persistência! E foi através dela, que ele construiu um império!

Edu 19/12/2022

Just do it
Me surpreendeu bastante, tanto pelo desenrolar quanto pela forma como toda a história é contada. Por vezes, temos a sensação de estarmos conversando com Knight, nos solidarizando com os tropeços e torcendo pela reviravolta.

Claro que toda trajetória de sucesso será recheada de dramas e componentes que emprestem impactos e grandiosidades. Ainda mais quando contada pelo "vencedor".

Porém, precisamos reconhecer a resiliência de Phil. Nem sempre era claro onde ele queria chegar, talvez nem ele mesmo tivesse tempo de pensar. Mas, em hipótese alguma, se imaginou não vendendo tênis. Isso simplesmente o motivava, era o seu propósito.

Outro ponto que levarei é a ousadia em contornar as barreiras que iam surgindo. Tem que ter muita coragem e acreditar verdadeiramente no que está fazendo para pegar um avião e ir negociar com Japoneses. Pegar um atalho com investidores quando o banco não o apoiava mais ou burlar a concorrência mudando sua fábrica para o oriente.

Sobre este último, acredito de fato que exista uma exploração da mão de obra em países pobres, assim como não posso deixar de acreditar no depoimento de Phil ao dizer que ao chegar nessas fábricas as condições eram ainda piores e foram reformadas com ajuda da empresa.

Pra finalizar, de tudo o que li, ficou claro que o diferencial da "Nike" era conhecer a fundo o seu público, entender qual o papel do tênis para o corredor, estar nos eventos certos, patrocinar atletas em sinergia com a proposta da marca e ampliar a distribuição no território norte americano.

O erro, que certamente foi ajustado com o tempo, era transformar tudo isso em um conceito. Evoluir de uma marca de tênis para uma marca da vitória.

Luiza 26/10/2021

Mais que sensacional
Eu não fazia ideia das poucas e boas que o Phil Knight passou até que a Nike chegasse até aqui.

Aprendi muito com esse livro, em especial sobre perseverança e foco no resultado. Entretanto o livro mostra também aspectos bastante negativos do excesso de trabalho e da centralização de tarefas.

Para quem gosta de empresas, para quem gosta de esportes, para quem gosta de biografias, esse é o livro perfeito.

Jessi 10/11/2020

Toda empresa nasce grande?
Não conhecia a história da fundação da Nike, nem quem eram, só sabia da história de que a logotipo da Nike foi feita por uma mulher... e que foi muito barato o preço pelo serviço...
Esse livro me impressionou pois eu não esperava ser tão realista quanto foi, achei que seria bem glamour, só com casos de sucesso, mas é na verdade todo um bastidor de tentativas, erros, tentativas, alguns acertos, erros, apertos, outros acertos.
Indico muito principalmente para aquelas pessoas que olham uma marca já estabelecida e conhecida mundialmente e ache que ela já nasceu assim.

Guilherme.Rocha 23/03/2020

A NIKE surpreende até mesmo em livros.
Impressionante saber como foi fundada a marca...

O Sr. Knight em seu livro, é uma pessoa completamente inteligente, mostrando que com poucos recursos a gente pode fazer muito, (ele no caso criou a maior marca e mais conhecida do mundo).
E assim como todo mundo ele se apaixona, tem problemas, dividas...

Normalmente algumas pessoas poderiam imaginar que todo o recurso veio de uma grande herança, e assim foi fundada a NIKE... (eu imaginava isso).

Impressionante a batalha e o caminho traçado para hoje essa marca ser o que é. Merecido com toda certeza, foi uma grande luta e hoje os frutos são colhidos!

Leitura boa, cansativa as vezes... Porém se você persistir, o livro se torna viciante! Romântico, fofo,triste, engraçado e extraordinário. Um livro no qual todos (empreendedores ou não) devem se dar o luxo de ler!

Ana Bordignon 24/08/2021

Das corridas ao sucesso
A Nike é uma marca que me fascina, e apesar de já conhecer parte delas, ler sobre todo o processo narrado pelo seu fundador foi realmente fascinante. O livro é dividido em partes relatando toda a jornada pela qual o Phil passou entre ser um apaixonado por corrida e que decidiu ir atrás de um projeto que lhe faria feliz até se tornar a maior marca de tênis do mundo.
Com certeza minha parte favorita foram os relatos do grande mochilão pelo mundo que ele faz logo que sai da faculdade, e que você percebe que foi exatamente ali que ele traçou, mesmo que indiretamente o seu futuro. Existe uma parte em que a leitura fica mais massante, mas é exatamente no período da vida dele em que tudo fica massante, e isso não é mera coincidência.
Ele pincela vários cenários que vão desde a situação econômica, e geográfica do mundo, até a relação das pessoas com os esportes, muito a respeito dos negócios e toda a luta diária envolvida para mante-Los em funcionamento, passando inclusive por alguns marcos importes da moda.
Em resumo, vale demais a leitura, daquelas para finalizar aplaudindo de pé ?

Alfonso 21/04/2020

A MARCA DA VITÓRIA
Leitura foi muito proveitosa, prendeu minha atenção a partir da metade do primeiro capitulo até o final. É uma leitura fácil, mas com grandes lições para a vida, lições para pessoas que têm o desejo de empreender e para pessoas que não tem esse desejo também. Acredito que os maiores ensinamentos estão nos momentos complicados e de adversidade.

EXCELENTE LIVRO!
MOTIVADOR!

História do fundador da Nike. Como ele criou, como realmente tudo foi acontecendo e como a Nike se tornou o que é. Nem de perto o fundador pensou em chegar no empreendimento que tem hoje. Foi vivendo, vencendo cada batalha pelo caminho. A paixão dele e de seus colaboradores pela corrida e pelo esporte os levaram cada vez mais longe.
Fiquei realmente impressionado pela forma qual a história foi contada, não recriando a imagem do fundador como uma herói, mas sim de uma pessoa batalhadora e apaixonada por corrida.
Soarez 01/05/2020minha estante
Esqueceu de relatar que leu em 3 dias...

Bruno.Defaveri 29/09/2021

Batalhador
Muito determinado o criador da marca nike, depois de ser vendedor de tênis japonês, se aventurou em criar sua própria marca, uma história de superações, apertos e batalhas jurídicas; boa leitura.

Jarbas15 07/01/2021

Como se cria uma empresa de sucesso...
Realmente a autobiografia do Phil Knight, dono da Nike, é bem detalhista e bem humorada. Você se vê por toda história da nike e percebe que não tem nenhum bicho de sete cabeças ter uma empresa de sucesso, basta persistência. Uma coisa que achei interessante no livro é que depois de 400 páginas, ele fala que o maior arrependimento dele foi não passar mais tempo com os filhos, isso é uma das coisas que me trava como empreendedor, me dedicar de tal forma ao meu negócio que minha familia ficaria em segundo plano. Deve tentar buscar sempre um equilibrio.

Samuel236 25/02/2023

Leitura bem leve
Confesso que li praticamente todo o livro em um dia. Leitura leve, trazendo bem toda a história e contexto para que fosse possível criar o que é hoje a nike

Me chamou muita a atenção de como era dinâmico mesmo sendo uma época antes do dot.com

Além disso, o conceito de experimentação bem presente também, mostrando que até tênis podem ter seus testes A/B