A marca da vitória

A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

Paiva 30/08/2023

Exemplo de garra, coragem e determinação. Fé de q vai dar certo mesmo quando tudo tá dando errado.
Mais incrível é saber q um jovem sem dinheiro simplesmente vai p outro lado do mundo (Japão) atrás de uma ideia e segue firme na batalha até sua marca ser o gigante q conhecemos.
Pensa numa inspiração! Agora colocarei meu Nike nos pés com muito mais respeito.

Guilherme.Rocha 23/03/2020

A NIKE surpreende até mesmo em livros.
Impressionante saber como foi fundada a marca...

O Sr. Knight em seu livro, é uma pessoa completamente inteligente, mostrando que com poucos recursos a gente pode fazer muito, (ele no caso criou a maior marca e mais conhecida do mundo).
E assim como todo mundo ele se apaixona, tem problemas, dividas...

Normalmente algumas pessoas poderiam imaginar que todo o recurso veio de uma grande herança, e assim foi fundada a NIKE... (eu imaginava isso).

Impressionante a batalha e o caminho traçado para hoje essa marca ser o que é. Merecido com toda certeza, foi uma grande luta e hoje os frutos são colhidos!

Leitura boa, cansativa as vezes... Porém se você persistir, o livro se torna viciante! Romântico, fofo,triste, engraçado e extraordinário. Um livro no qual todos (empreendedores ou não) devem se dar o luxo de ler!

Sirleyde 25/05/2023

NIKE - A marca da vitória
Inspirador!
Phil consegue nos prender na leitura logo nas primeiras páginas de tão simples, objetiva e envolvente que é sua escrita.

Super recomendo a leitura.

Scheeffer 01/03/2021

Para quem gosta de biografia, é um prato cheio.
Impressionante como esse livro me prendeu. Fiquei a todo momento torcendo por ele e me perguntando como faria para superar tantos desafios, mesmo sabendo que no final ele vai "se dar bem" (afinal a Nike está aí, não é mesmo?!).

Daniel 18/09/2022

Todos precisamos de um pouco de inspiração!
A gente sempre acha que sofre demais, ou que já passou por muita coisa, mas não fazemos nem noção do quanto a vida pode bater forte.
E a história de Phil Knight é um grande exemplo disso. Vivendo todos os dias a um passo da felência completa, pra seguir um grande sonho e uma Ideia Maluca, quem o vê hoje em dia nunca diria que ele passou por tudo o que passou.
E se você pensa em abrir um negócio, ou acha que tudo está dando errado, ou vai fracassar, leia esse livro, e perceba que tudo o que você precisa, é não desistir, e ter fé em si mesmo.
Você não faz ideia das coisas que é capaz, e não tenha medo de fracassar.

Não é a toa que o lema da Nike é "arrisque tudo".
Mel 25/09/2022minha estante
Parece inspirador ??

AnaLaura 25/02/2020

História da Nike
Muito interessante... retrata todas as dificuldades da criação da empresa em um texto de fácil compreensão. As vezes um pouco cansativo mas inevitável mostrar que nos EUA também é difícil empreender! Muito emocionante!

Luana 19/08/2023

A leitura me surpreendeu. Sou fã de biografia mas não sou chegada a livros sobre empreendedorismo. Mas a história por trás da Nike não é nenhum e nem outro. O autor/criador trouxe a história em detalhes e confesso que me surpreendeu a persistência dele.

Carol 31/05/2022

Super recomendo a leitura.
Um verdadeiro presente poder ler a história do nascimento de uma grande empresa contada por seu fundador e sentir com ele os desafios de empreender, inovar e se manter fiel a sua essência.

Samuel236 25/02/2023

Leitura bem leve
Confesso que li praticamente todo o livro em um dia. Leitura leve, trazendo bem toda a história e contexto para que fosse possível criar o que é hoje a nike

Me chamou muita a atenção de como era dinâmico mesmo sendo uma época antes do dot.com

Além disso, o conceito de experimentação bem presente também, mostrando que até tênis podem ter seus testes A/B

Raysla1 09/10/2023

Me apaixonei pelo livro! Em alguns momentos pensei em desistir da leitura, ainda bem que não desisti, chorei em algumas partes por eles terem prosperado, por nunca terem desistido, pois sabiam que podiam fazer a diferença!

Jarbas15 07/01/2021

Como se cria uma empresa de sucesso...
Realmente a autobiografia do Phil Knight, dono da Nike, é bem detalhista e bem humorada. Você se vê por toda história da nike e percebe que não tem nenhum bicho de sete cabeças ter uma empresa de sucesso, basta persistência. Uma coisa que achei interessante no livro é que depois de 400 páginas, ele fala que o maior arrependimento dele foi não passar mais tempo com os filhos, isso é uma das coisas que me trava como empreendedor, me dedicar de tal forma ao meu negócio que minha familia ficaria em segundo plano. Deve tentar buscar sempre um equilibrio.

kkkkkaren 15/10/2023

Ousado
O livro é um relato ousado de como Phil encarou tudo com muita coragem e fundou uma das maiores marcas do mundo. Uma das maiores empresas. O final, porém, traz um capítulo humano com relatos pessoas de Phil, deixando evidente que, apesar de capaz de grandes batalhas, ele ainda é humano. Como todos nós.

Léo 01/12/2023

Surpreendente
Sabe aquele livro que você pega e acha que será um passatempo, algo como um livro que lerá aos poucos, cada dia algumas páginas, e ao terminar dirá: "bom livro".
Esse não é o caso. A marca da vitória é um livro que te prende no início e só te solta nas páginas finais.

Daniel1503 24/10/2023

História incrível
A Marca da Vitória é uma emocionante e inspiradora autobiografia escrita por Phil Knight, o co-fundador da icônica empresa de calçados e roupas esportivas Nike. Publicado em 2016, o livro nos leva em uma jornada pessoal e profissional fascinante, que abrange desde as origens humildes da empresa até o seu crescimento como uma das marcas mais reconhecidas e bem-sucedidas do mundo.

A narrativa começa com Phil Knight, um jovem estudante universitário apaixonado por corrida de longa distância, compartilhando seus sonhos de viajar pelo mundo, conhecer diferentes culturas e viver aventuras. Em vez disso, ele se depara com a necessidade de encontrar um trabalho estável para sustentar sua futura família e seguir o caminho "seguro". No entanto, a semente do empreendedorismo já estava plantada em sua mente, e ele não conseguia se livrar da ideia de criar algo próprio e impactante.

A história ganha vida quando Phil decide viajar ao Japão para conhecer a indústria de calçados esportivos, onde encontra uma oportunidade de importar tênis japoneses para os Estados Unidos. Esse foi o início da Nike, inicialmente conhecida como Blue Ribbon Sports. Ao longo do livro, somos levados pelas diversas fases da empresa, incluindo as lutas iniciais, os desafios financeiros, a busca por fabricantes adequados e a concorrência acirrada no mercado.

Através de uma narrativa honesta e detalhada, Knight compartilha suas experiências pessoais, desafios e fracassos. Ele destaca que a estrada para o sucesso não foi fácil e que a persistência e a crença inabalável em sua visão foram essenciais para superar as adversidades. Knight também discute como a cultura corporativa da Nike foi fundamental para o crescimento e a excelência da empresa. A marca sempre buscou se associar a atletas famosos e engajar-se no patrocínio de equipes esportivas de destaque, o que contribuiu para a popularização e a ampla aceitação de seus produtos.

Além de detalhes sobre os bastidores da Nike, o autor apresenta uma visão interessante sobre o mundo dos negócios internacionais, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, mostrando como as negociações e parcerias com outras empresas foram fundamentais para o crescimento global da marca.

A Marca da Vitória também lança luz sobre as questões éticas e os desafios sociais enfrentados pela Nike em relação às condições de trabalho nas fábricas de seus fornecedores em países em desenvolvimento. Esses problemas de responsabilidade social corporativa trouxeram críticas à empresa, e Phil Knight não hesita em abordá-los com franqueza.

Em geral, o livro é uma leitura cativante e edificante, não apenas para os entusiastas do mundo dos negócios e do empreendedorismo, mas também para qualquer pessoa que aprecie histórias de perseverança, inovação e o poder da marca. Phil Knight descreve a jornada de um homem que seguiu sua paixão, transformando-a em um império global que transcendeu o mundo dos esportes.

A Marca da Vitória oferece aos leitores uma visão privilegiada de como a Nike se tornou uma das marcas mais poderosas e influentes da história contemporânea. O livro é uma celebração da coragem e determinação de um homem que não apenas realizou seus sonhos, mas também mudou a forma como o mundo enxerga e vive o esporte, calçando gerações de atletas e pessoas com os símbolos da famosa marca do "Swoosh".