O Soldador Subaquático

O Soldador Subaquático Jeff Lemire

Resenhas - O Soldador Subaquático

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruno.Polimeni 20/10/2022

Fuga das turbulências da vida, para enfrentar seus traumas
O soldador subaquático prefere estar em seu trabalho, pra evitar enfrentar sua vida familiar cotidiana

Traumas do seu passado tbm lhe atormentam e a trama da historia meio surreal se da basicamente em uma "viagem ao seu subconsciente" para ficar em paz com este trauma...e conseguir viver o presente com sua família

Em algumas situações nos vemos como o personagem, querendo se isolar e ficar em algum lugar q tenha um pouco de paz e sossego...sobre o passar dos dias nestas condições...q acabam se tornando uma fuga daquilo q devemos enfrentar

Leitura bem fluida, pouco texto...conteúdo meio filosófico, mas envolvente..vc quer terminar pra entender a confusão q esta lendo...

Mas esperava bem mais, meio q saquei o plotwister e o final...mas consegue passar o sentimento pretendido

Ñ recomendo a aquisição, pq o ponto forte ñ foi forte (emoção)...e o restante é bem medíocre

Bruno Henrique 30/07/2022

Creio que para apreciar por completo soldador subaquático, seja necessário algumas referências.

Jeff Lemire consegue de forma muito interessante transformar a jornada de encontro a paternidade do personagem em uma viagem em busca de seu pai, e no meio desses caminhos, a transformação do próprio autor com a chegada do seu primeiro filho durante o processo de escrita.

Em um caminho pavimentado por antiteses, realidade x lembranças, morte x nascimento, presença x ausência, Jeff Lemire acerta mais uma vez nessa estória incrivel sobre paternidade

angelo.zampar 14/07/2022

Um visual incrível com olhares, momentos e perspectivas profundas que mostram uma história de perda e busca pessoal de tirar o fôlego. Lindo e inspirador.

Manezera 16/05/2022

Jack perdeu o pai no dia das bruxas aos 10 anos.
Hoje, aos 33 anos, atua como soldador Subaquático e tem um filho prestes a nascer.

Nesse contexto, Jack passa a ter experiências estranhas durante seus mergulhos, o que o leva a uma "jornada" em busca do falecido pai, para que talvez sua família possa ter um futuro.

Armando.Edra 11/05/2022

Dolorosas memórias que moldam o futuro
O Soldador Subaquático é minha segunda HQ de Jeff Lemire e mantém o nível de qualidade da minha leitura anterior (Nada a Perder).

Nesta obra sufocante, me deparei com um protagonista assombrado por suas memórias e encontrava no fundo do oceano um pouco de paz. Prestes a se tornar pai, Jack via no arriscado trabalho uma válvula de escape da pressão de sua vida.

Ao meu ver, o autor busca aqui trabalhar o peso das nossas responsabilidades, os medos que elas trazem e como o passado, por mais traumático que possa ser, é um fator determinante para guiar cada passo do nosso futuro.

Lemire sabe trabalhar esses temas de forma sutil, sem ter aquela grande lição de moral, mas sem perder a qualidade de uma boa história com uma qualidade artística de alto nível.

Francesco.Calderan 01/05/2022

O Soldador subaquático.
Eu descobri um novo mundo nas novelas gráficas, estou gostando muito e essa HQ foi perfeita, li no momento correto.

lizmr_rm 23/04/2022

Reflexões
Esse livro gera reflexões tanto nos ciclos de pai para filho, onde as coisas se repetem de uma geração para outra, quanto na falsa ideia do pai herói e também em relações amorosas, que podem ressonar todos esses problemas anteriores.

Iarley Estrela 31/01/2022

É como quase se afogar e depois respirar aliviado
Envolvente. Uma história linda, sensível e tocante, sobre o processo de entendimento de uma dor. É sobre se permitir olhar o passado, compreendendo que ele molda o futuro. É sobre não se deixar consumir, para enxergar oportunidades do agora. É sobre se perdoar, e buscar sair das tempestades.

Me senti embarcando de cabeça nos traumas do personagem, e fui com ele, inquieto, aprendendo a navegar na imensidão e nuances dos sentimentos, tentando não naufragar com eles.

O texto é como um desabafo singelo. Ao ler, mergulhe nas ilustrações. Preste atenção na atmosfera, nos cenários imensos e vazios, na chuva, na tempestade, no mar que varia entre calmo e agitado, na respiração presa dos personagens e no olhar expressivo de cada uma dessas figuras. Esses elementos refletem sensações fortíssimas. Achei belo!

O final foi como estar se afogando, chegar na superfície e soltar uma respiração presa. É aliviante.

Bah 26/01/2022

Tema sensível e interessante
Eu gostei muito dessa leitura, dei 4 estrelas porque não foi um tema que conversou 100% comigo. De qualquer forma é muito imersiva (trocadilho? rs) e gostosa, e gera muitas reflexões.

Pr.Thiago 16/01/2022

O SOLDADOR SUBAQUÁTICO
Por ser um soldador subaquático em uma plataforma de petróleo na costa da Nova Escócia, Jack Joseph está acostumado com as imensas pressões de um trabalho ao fundo do oceano. Porém, nada poderia prepará-lo para as pressões da paternidade iminente. Ao mergulhar cada vez mais fundo, ele parece se afastar mais e mais de sua jovem esposa e seu filho que está por nascer. Então, uma noite, na solidão das profundezas do gelado solo do oceano, algo inexplicável acontece. Jack tem uma visão misteriosa e sobrenatural que mudarmos os rumos de sua vida para sempre.

Willjf 15/01/2022

Confrontado com as ansiedades da paternidade iminente, Jack, mergulhador de uma plataforma de petróleo, evita sua esposa e filho ainda não nascido literalmente mergulhando em seu trabalho. O pai de Jack também era mergulhador, um salvador de lixo que presumivelmente se afogou quando Jack era criança. Na véspera do nascimento de seu filho, Jack é forçado a descobrir a verdade por trás do desaparecimento de seu pai ou ser condenado a repetir os erros do seu pai.

A história é contada através das características linhas pretas e brancas de Lemire, às quais ele adiciona aquarelas cinza, dando uma impressão convincente de locais marítimos perpetuamente nublados e profundezas turvas.

Grande parte da obra depende de simbolismo, o que ajuda a capturar a solidão que resulta da obsessão, seja para o trabalho ou para um passado não resolvido. E, no entanto, o drama real se move em um ritmo lento que as imagens não são tão cativantes quanto poderiam ser. Sequências de flashback com Jack e seu pai fantasmagórico são salpicadas ao longo do livro, aproximando-nos da verdade em graus minuciosos, em cenas estáticas, semelhantes em seus visuais.

Muito mais fortes são momentos em que Lemire combina sua arte com a narração direta em primeira pessoa de Jack. Neste contexto, ele revela os sentimentos pessoais de Jack sobre a família, a natureza da memória e o passado. Essas passagens trabalham para fundamentar a história, forjando uma conexão com um leitor que, de outra forma, é evitada pelo enredo mais lento.

Dandara Sousa 14/01/2022

Lemire sempre é bom mas nem sempre funciona
Sinceramente, não achei tão emocionante assim como dizem não.
A mensagem é boa, chega a ser tocante e querendo ou não te faz refletir sobre muitas coisas mas não me deu esse soco no estômago como dizem.
Claro, toda as questões apresentadas são muito bem construídas, te prende, tu se importa com os personagens mas no final é só mais uma leitura sobre cuidar do presente e se ajeitar com o passado.
Foi uma leitura legal mas não funcionou pra mim. (E isso sim mexeu comigo)

Mendes 09/01/2022

Deve ser lido de uma vez.
É uma história curta e profunda que eu percebo que senti menos a profundidade porque li fracionado e vários dias. Pretendo reler em algum dia todo de uma vez, em uma assentada, Recomendo o mesmo a todos, ler de uma única vez compenetrado.

Clara.Oliveira 29/12/2021

Curti
Não sei muito o que dizer sobre esse, é bem direto na sua mensagem, e é instigante. A ilustração pra mim acabou oscilando muito entre muito boa e meio tediosa. Faz sentido com a narrativa mas deixa um pouco cansativo.

Gabriel.Coelho 23/12/2021

Tão profundo quanto o fundo do oceano
Não acredito que demorei tanto para ler este clássico. O Soldador Subaquático, escrito e desenhado por Jeff Lemire, trata-se de uma emocionante história de amor e tragédia, mas principalmente sobre família. É até difícil resenhar este quadrinho evitando spoilers, pois tudo o que ele aborda é necessário ser contado, é necessário ser dito, portanto este é um quadrinho que é necessário ser lido, principalmente se algum dia você se sentiu ou se sente sozinho como um soldador no fundo do oceano.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6