O Soldador Subaquático

Resenhas - O Soldador Subaquático

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carlos.Henrique 05/12/2021

Simples e emocionante
Me identifiquei muito com o protagonista. Acho que a história já emociona por si só, mas essa identificação mexeu mais ainda comigo. O amadurecimento do personagem é incrível e doloroso. Espero que tenha dado tudo certo na vida de Jack.

Edu 26/11/2021

Tocante!
As vezes não levamos a sério coisas como Crise Existencial, crises de idade ou coisas relacionadas, até você passar por isso ou alguém próximo de você, quando você lê algo, ou assiste um filme que te passa exatamente aquilo que você passou ou passa, é de uma sinergia única, esse material fez isso comigo, talvez pra você aí, não toque, não tenha essa profundidade que teve pra mim, mesmo assim eu recomendo fortemente, acho que ninguem atualmente escreve sobre o cotidiano da vida humana como Jeff Lemire, cada pequeno detalhe, cada nuance está aqui, cabe a você enxerga-las ou não...

história é sobre um homem que, apesar de estar para ser pai, ainda está preso à figura paterna que desapareceu quando ele ainda era criança. Seus traumas passados mesclados com a criança que está vindo moldam toda a história.

Apesar de elementos fantásticos, o ponto mais importante da história é o relacionamento entre pessoas: pai e filho, marido e mulher, filho e mãe, mãe e pai... Para qualquer pessoa com um pouquinho de sensibilidade, vai se emocionar com a história.

Guilherme.Monteiro 09/11/2021

Uma visão íntima das memórias e da distância entre o passado e presente, e o quão importante é vivermos o agora. Jeff Lemire me conquistou logo nas páginas iniciais com seus desenhos estranhos e extremamente expressivos, que da uma personalidade bem emotiva e melancólica. Assim como o roteiro que cria uma jornada sobre as nossas memórias mais profundas e a capacidade que elas tem de nos perseguir por toda a vida. É poético, experimental e sentimental. Uma baita HQ que pretendo reler várias vezes ao longo dos anos.

Mateus 27/10/2021

Ainda me recuperando do soco no estômago
Comecei pensando em ler apenas algumas páginas mas acabei tudo em uma única sentada.

Essa HQ é uma excelente reflexão, muitas vezes ficamos presos a fatos do passado e nos tornamos incapazes de seguir em frente.

Ainda não conhecia o trabalho do Jeff Lemire e fiquei ansioso para conhecer mais sobre a obra desse autor.

LaAs183 21/10/2021

História profunda, tocante, linda. Lemire aborda o trauma de uma maneira que encanta, tanto pela delicadeza do texto como pela beleza dos desenhos. Com toda certeza, uma das melhores HQs que li até hoje.

George 13/10/2021

Ótima leitura sobre família
O livro traz muito o sentimento familiar, mostrando as tristeza das perdas e as responsabilidades de ser pai, recomendo o livro para ler a todos que querem ou tem uma família formada

My | @pagesandseasons 04/10/2021

Eu amo a forma como Lemire dá vida aos seus personagens, sempre são tridimensionais.

Os desenhos também são singulares.

Adorei a mensagem que esse quadrinho passou.

Fabricio.Amaral 11/09/2021

porque não partiu
é uma historia que pega desde o começo do motivo pelo qual Jack é tão obcecado
por estar sempre mergulhando, não ficando com a esposa mesmo gravida.
mesmo parecendo não gostar do que faz e cada vez que ele mergulha e a gente vai
junto descobrindo os segredos e ficando mais intrigado mostrando seus Flashbacks
com seu pai e tudo que eles passaram vão dando pistas e pistas, e com um final
daqueles fantástico

é mais uma HQ de Jeff Lemire que deixa quem ler sem folego mergulhando
junto com Jack

leticia2037 22/08/2021

Foi uma história boa de se ler, o desenho é muito bonita e sabe como expressar as emoções dos personagens. Além de uma boa lição como foco central do enredo.

EduardoCDias 06/08/2021

Pai e filho
Jack tem um trauma de infância porque o pai, mergulhador e alcoólatra desaparece no mar quando criança. Já adulto, soldador subaquático profissional e com a mulher prestes a dar à luz seu primeiro filho, tem um mergulho revelador e libertador.

ArthurAlves 26/07/2021

Uma boa leitura
Quem é você?

Bom, se você respondeu que você é sua profissão...

Sua vida gira em torno de quê?
Você está realmente vivendo?
Suas prioridades são as reais prioridades?

Pare de olhar pra trás, largue tudo o que não te faz bem.

André Hausmann 19/07/2021

Numa história que trata de sentimentos e traumas do passado que afetam de diversas formas a vida do personagem no presente, Jeff Lemire nos apresenta uma narrativa nos faz pensar sobre o enfrentar de fantasmas e sentimentos antigos para que possamos caminhar para o futuro.
Apesar de um livro de muitas páginas, a leitura não é arrastada, e sua arte simples e cartunesca cumpre bem o seu papel, apesar de não agradar a todos. A utilização da técnica de aguada fazendo as transições para as lembranças, flashbacks acaba os ligando aos momentos reflexivos que ele está debaixo d'água, uma metáfora de como somos tão profundos como o mar que nos cerca.
Um quadrinho de sensibilidade que merece ser apreciado.

Borboliteraria 26/06/2021

Mais fundo...
A força visual e sonora (sim sonora, nunca li nada tão sonoro na vida) é incrível.
Amo o uso da água como metáfora, tanto pra redescoberta, perdão, vida, solidão...simplesmente te instiga a querer ir mais fundo, e quando chegar lá nadar com toda a força para voltar para casa.

Djeison.Hoerlle 19/05/2021

Esse é um trabalho do Lemire em seu auge, o que implica também em ser um trabalho do Lemire em sua zona de conforto, antes do seu senso artístico inevitavelmente o compelir a buscar novos horizontes para abordar suas narrativas (muitas não tão bem sucedidas).

Os temas recorrentes do autor - cidadezinhas, bucolismo, relações familiares e afogamentos - estão todos sabiamente posicionados para que a trama se desenrole com aquele ritmo arrastado, reflexivo e contemplativo que marca suas histórias, dando aquele ritmo de filme cult.

Não tenho ressalvas quanto à história, que é de uma delicadeza e profundidade ímpares e que extraem o melhor da mídia dos quadrinhos para tecer seu drama. Na minha condição de homem crítico e ocasionalmente difícil de lidar, me identifico muito com o personagem Jack, que ao mergulhar tão obstinadamente em seus dramas, fecha-se para o mundo no entorno. Mergulhos introspectivos fazem parte da nossa vida adulta e frenética, e apesar de preocupantes em muitos casos, no geral ainda antecedem o prazer da volta à superfície. E que ela esteja sempre lá, nos aguardando.

Por ora, limito-me a descontar alguns pontos da edição por conta da diagramação, seguramente a pior que já vi em minha vida de leitor. Thiago Ferreira aparentemente desconhece o conceito de sangria, e chega a ser até um pouco irônico vindo de um cara que essencialmente ganha seus views no YouTube criticando o trabalho dos outros. Mas toda indústria tem dessas, não é!?

Esse problema ataca o nosso TOC, mas o livro continua excelente. Vale a pena. Pelo menos em uma promo, vale.

Silva 05/05/2021

Lemire o gênio canadense
É fácil de notar os traços do Lemire. Não tem como dizer que os desenhos dele são de outra pessoa. Todas as histórias dele são fáceis de compreender e prendem muito sua atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6