Ostra feliz não faz pérola

Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves

Resenhas - Ostra feliz não faz pérola

Baconzitas 17/10/2023

Terrível de ruim
Péssimo estilo, parece um monte de Tweet solto aleatório, ideias jogadas mal desenvolvidas

Eu esperava uma história, um livro inteiro pensado a partir do título. Mas são só retalhos.

Algumas partes se repetem, tem algumas falas bastante machistas e antiquadas.

O fato dele ser psicanalista pode torná-lo um pastor melhor, mas o fato de ser pastor o transforma num psicanalista no qual não dá para confiar.

Não entendo por que esse livro é tão bem avaliado. Não é só que eu não tenha gostado do estilo, o livro também é ruim!

Rosália 07/09/2023

Todo mundo deveria ler Rubem Alves!

"A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável. A felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado. Ela se basta. Mas ela não cria. Não produz pérolas. São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer."

bebella1 07/09/2023

Meo deos
Sinceramente, faz tanto tempo que não leio por não ter tempo, que é tão bom voltar para casa, onde me sinto bem. Que livro perfeito, minha professora comentou sobre ele em uma aula e eu me interessei e fui atrás, entendi o real sentido da felicidade e sinceramente, pq mostrar que estamos felizes? apenas vamos viver os momentos, eles não duram para sempre, mas as boas lembranças sim. Esse livro me fez excluir meu twitter e repensar o sentido da felicidade na minha vida, vi que o tt era um lugar extremamente obscuro e excluí ele da minha vida, que livro perfeito meus amigos.

Emanuelle 15/08/2023

Coceira é coisa que incomoda.
Quando o boyzinho me falou desse livro comecei a me questionar como nunca tinha lido nada do Rubem Alves, agora eu sei.

A escrita super delicada e as histórias nada simples fazem este livro ser uma referência incrível de percepção do Outro. Uma boa leitura para aqueles que gostam de destacar momentos ao invés de devorar capítulos.

Nada simples, super emotivo e imprevisível.

Carolina1093 18/06/2023

Minha primeira obra lida de Rubem Alves e já posso afirma que sou uma fã.
Livro de crônicas leves e ao mesmo tempo profundas, aborda vários temas e trás diversas histórias de forma divertida. Tive muitos aprendizados com esse autor e, com certeza, lerei outras obras dele.
É um livro que indicaria para todas as pessoas queridas.

Layza 10/06/2023

Produzir pérola em meio à dor.
?Ostras felizes não fazem pérolas? Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída? Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade.?

Meu primeiro contato com Rubem Alves foi por meio desse livro, e eu não poderia ter tido uma experiência melhor. Esse livro é um abraço, um acalento, um sopro de esperança? Com ele conseguir percorrer por histórias sobre amor, cotidiano, superação e até alguns relatos do autor sobre a vida dele. É aquele tipo de livro que te faz refletir sobre tudo e mais um pouco.

Obrigada, Rubem Alves, por ensinar que da dor, por mais doída que seja, pode sair uma pérola.

Filepo 22/05/2023

Rubem, um homem que gostava de histórias
Nesse livro ele aborda temas dos mais variados aspectos, juntando os mais inemagináveis conceitos e moldando a areia que existe dentro do interior da ostra e a incomoda para no final transformá-la em algo explendido, nas demais divisões dos capítulos vc vai por uma jornada, abraçado(a) calorosamente com um uma pessoa que lhe explica o mundo de uma forma diferente, uma forma plural de ver o mundo. por que o medo da morte? afinal tudo que é perfeito se volta a ela. pôr que crianças são tão crianças? e por que não ouvimos a ela? os bichos vão para o céu? o que seu cachorro pensa de você? Será que o meu tem vergonha de mim? você sabia que os pássaros leem jornais? e por que os pássaros não confiam mais em humanos? isso tudo e muito mais aprendi nessas pequenas pílulas filosóficas. Recomendo para quem entrou em um momento difícil e pra que nunca saiu dele.
Att: Valério

Leandro506 29/03/2023

Primeiro do ano
Adoro iniciar minhas leituras do ano com Rubem Alves. A escrita desse grande e eterno autor, sempre trás muitas surpresas, emoções, reflexões. Amo muito.

sosodecampos 08/02/2023

esse livro!!
eu amei, amo Rubem Alves e todas as suas colocações e questionamentos, essenciais para quem quer pensar e refletir sobre como os sistemas funcionam, ou pelo menos, como deveriam funcionar.

Paulo2175 29/01/2023

Um livro para reflexão e não para concordar ou discordar
Já conhecia algumas de suas crônicas, mas em separado, quando peguei o livro para ler, confesso que não me senti muito animado, pois nunca havia lido nada completo desse autor. Finalmente, o peguei para ler e qual não foi minha surpresa ao deparar com assuntos pertinentes, atuais e muito bem escritos. Alguns excertos literários , não tem muito a ver, acredito que o autor os colocou apenas para "fazer número". Porém ele toca em assuntos bem espinhosos como: religião, politica e morte.
Um livro para pessoas de Pensamento Lateral. Bater de frente com as teses do autor, vai estragar a sua leitura e não terás proveito algum. Na realidade é um livro para o leitor refletir. Principalmente no quesito religião, onde ele coloca a sua posição, mas não significa que aquela visão dele, seja fato, a pessoa aceita, ou complementa ou reflete sobre o que foi escrito.
É um livro ao qual recomendo não ler todo de uma vez, vai devorando aos poucos, e enquanto isso, tente ler sobre um outro assunto, senão a pessoa se confunde, pois são muitos textos reflexivos e sua cabeça pode dar um nó. Enfim um livro muito bom, porém para ser lido em um momento bom seu também.

Leitor esquizofrênico 28/12/2022

Ostra feliz não faz pérola
Nunca tinha lido nada do Rubem Alves, e foi uma surpresa incrível cada página, cada texto, do início ao fim o livro aborda assuntos diversos e reflexivos. Mais um pra adquirir fisicamente. "São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer".

Junior403 23/12/2022

Um dos melhores
Esse livro é um dos melhores que eu Li em 2022. Tem muito amor e experiências maravilhosas sobre humanidade nesse livro à serem aprendidas. Quer sentir um pouco de alegria, de amor e de carinho... leia esse livro.
São compilados de estórias que constroem toda uma relação de amor e compreensão entre você a vida e o livro. Em alguns capítulos você passa a entender o sentido da vida... ao menos passa a refletir sobre ele.
O autor conseguiu me tocar com palavras silenciosas.
Fechando meu 2022 com uma ótima leitura... ainda bem que prolonguei o máximo que eu pude o término desse livro. Nota máxima!

Isabel.Costa 15/11/2022

Rubem Alves e sua sabedoria!
Esse livro cansa se vc ler de uma vez só ! Intercale com outra leitura e perceba que não se tornará cansativo.
Rubem Alves aborda vários temas em mini crônicas, comentando com suas opiniões bem pessoais e muitas vezes fora da caixa e fora do esperado, principalmente na parte sobre religião!
É uma boa leitura porque esse autor é mesmo uma referência na sua geração

MaSantana 07/08/2022

Esse foi meu primeiro contato com Rubem Alves e foi incrível. A forma como mesmo se tratando de ideias soltas do autor, as vezes ela se conversam é muito interessante. Faz pensar temas importantes de um outro ponto de vista de um jeito muito bonito. Amei a pitada de humor do autor. Com certeza quero ler mais.

Gloria.Araujo 23/07/2022

A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: "Preciso envolver esta areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas...". Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes, a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade. Este livro é repleto de areias pontudas que machucam, mas que fazem da dor uma razão para sempre continuar.