Ostra feliz não faz pérola

Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves

Resenhas - Ostra feliz não faz pérola

Haddad 09/02/2021

Fantástico
Livro fantástico do maravilhoso Rubem Alves. A ideia do livro é sensacional. Rubem anotava pequenas ideias que tinha e não sabia onque fazer com elas, no fim escreveu um livro antológico cheio de pequenas pérolas. Leitura irreverente que passando pelos diversos temas nos faz rir, se emocionar e refletir.
Livro pra ser degustado, lido, relido e fazer anotações das "pérolas" favoritas.

Beca 07/02/2021

Carinho na Alma
Através dessa leitura, Rubem Alves me fez querer ser amiga dele. Eu sorri, chorei, gargalhei e me senti abraçada.

Um livro sensível, acolhedor, crítico e divertido!

Nando 05/02/2021

"A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável"
JÁ QUERO QUERO RELER.
Meu segundo livro do Rubem e favoritei ambos. E quero continuar lendo mais dele. Só leiam. Nem sei o que resumir pra falar desse livro. Só deleite-se na leitura como aprendi com ele "o prazer da leitura".

Emidiana 27/01/2021

Uma reflexão sobre a vida
Primeira leitura (que começou em 2020) finalizada do ano. Última vez que li Rubem Braga foi durante os estudos para o vestibular, em que foi cobrado o livro 50 Crônicas Escolhidas. Desde então mantive o interesse por conhecer mais obras do autor, mas não tinha chegado a ler nada até me deparar por acaso com esse livro. De cara já gostei do título, que dá nome a uma das crônicas.
Dividido em onze partes, cada uma com um tema específico, Rubem Braga aborda diversos assuntos, alguns polêmicos, que nos leva a reflexões. Uma leitura muito boa. Demorei um pouco mais que o normal para terminar, porque não é o tipo de leitura que prende, já que as crônicas são independentes e podem ser lidas em qualquer ordem. Então passei um tempo a mais degustando o livro e valeu super a pena.
?A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável. A felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado. Ela se basta. Mas ela não se cria. Não produz pérolas. São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer.?

Thimsilva 23/12/2020

Mestre das palavras
As poucas leituras de Rubem Alves que fiz sempre me chamam a atenção pela maestria com que ele é capaz de usar palavras para nos pegar pelo fundo da alma... certamente esse é um livro que irei reler muitas vezes ao longo da vida

Karina 06/12/2020

Transformar a tragédia em beleza
"A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável."

Neste livro, Rubem Alves traz uma coletânea de textos sobre vários aspectos da vida que suscitam a reflexão.

"Ostra feliz não faz pérola" é um daqueles textos que não se esquece facilmente. A metáfora não poderia ter sido melhor. Afinal, é a partir das experiências ruins que temos a possibilidade de produzir em nós mesmos algo que nunca antes foi possível.

Beatriz 25/11/2020

Encantador
Retrata todas as coisas da vida que são simples e que muitas vezes passam despercebidos por nós. Leve de ler e encantador, muitas vezes me senti como uma amiga do autor. Me tocou profundamente. Recomendo!

Ivy 17/11/2020

Ostra Feliz...
...Não faz pérolas! Alguns contos são de fato uma pérola. #leiaesselivro

Ivy 17/11/2020

Ostra Feliz...
Alguns contos são maravilhosos, outros nem tanto. Mas com certeza eu indico a leitura!

thaisdreveck 13/11/2020

Perfeito
Uma das leituras mais espetaculares que já tive. Sabe aquela leitura que te faz refletir? É o que você pode ter aqui. Rubem parece, acima de tudo, um amigo de longa data a quem pedimos conselhos

Michel 07/11/2020

Sensível
É o tipo de livro que pode ficar do lado da cabeceira da cama, para ser consultado todas as noites antes de dormir.

Giovanna65 04/11/2020

... uma areia entrou dentro de uma ostra, a ostra sentia dor, enquanto as outras ostras eram felizes, seu corpo aprendeu a reprimir a dor, cobrindo a areia com uma superfície lisa... (os melhores artistas transformam a dor em arte)

Ana 11/10/2020

Nesse livro de textos, Rubem Alves traz aspectos da vida e morte de forma muito simples e bonita. Muitos textos fazem você refletir, outros lhe adoçam o dia, e outros lhe fazem rir. Um livro delicado, e cheio de amor.

"O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas".

Bruno.Rafael 29/09/2020

Livro gostoso de ler!
Expectativas superadas! Que livro maravilhoso e gostoso de se ler! Rubem Alves nos presenteia com esse fabuloso livro de crônicas. Histórias, pensamentos e reflexões cheias de sabedoria e humor, aliada a uma escrita leve, para qualquer tipo de leitor e de qualquer idade. O autor nos demonstra, através de suas palavras, a sua vida, seu modo de pensar e suas opiniões sobre vários assuntos, tudo isso sem ferir a opinião alheia, ao mesmo tempo que utiliza uma linguagem crítica. Muito recomendado, mas leia devagar, para saborear a leitura com prazer máximo.

Claudio.Kinzel 28/09/2020

Um livro aconchegante
Trata-se de crônicas ou mesmo pensamentos de Rubem Alves, sobre diversos assuntos, como política, amor, morte, etc. Ainda que não aprofunde nenhum tema, o livro é agradável de ler e é possível conhecer melhor o autor, que consegue a proeza de citar filósofos como Camus e Nietzsche e ainda assim conciliar com sua formação de teólogo e cristão protestante. Não por acaso, o autor foi algo de crítica por suas posições, pois quem ousa pensar por conta própria e mesmo questionar o status quo, certamente encontrará oposição. Em resumo, um livro aconchegante, contando com a fina ironia e espírito lúdico de alguém que reconhece que o sofrimento é essencial e força motriz para se produzir algo de valor.