Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves

Resenhas - Ostra feliz não faz pérola

Allyne 01/10/2021

Questionador
Um livro dividido em vários tópicos, falando de vários assuntos que nos trás reflexões. É muito filosófico e nos ajuda em várias questões sobre a vida.

Bruna 05/08/2021

Sensibilidade
É o primeiro livro que leio do Rubem Alves. O que me trouxe até aqui foram alguns pequenos textos que eu já tinha lido pela internet, e esse título chama atenção, né?

Parece que eu li conversando com ele, sentados, tomando café num lugar bem tranquilo. Eu nunca ouvi a voz dele, mas consigo imaginar a voz amena através das páginas e dos causos.

Reflexões muito valiosas, pontos de vista sobre a vida que quando antes entendermos com o coração, melhor para nós. Foi uma experiência e tanto essa leitura.

Rafa Doresi 31/07/2021

Simplicidade e empatia!
O título "Ostra Feliz não faz pérola" sugere título de livro de auto-ajuda, mas não é.
O autor, Rubem Alves, escreveu "pérolas" durante a vida e não as havia publicado. Então, resolveu publicá-las juntas em um livro.
Principalmente memórias da vida de sua própria vida.
Rubem Alves "fala" com uma linguagem simples, muito fácil de entender.
É muito fácil exercitamos a empatia ao ler esse livro, nos colocando constantemente no lugar do autor.
Livro incrível.
Thais645 31/07/2021minha estante
Rubem Alves é incrível.

Yasmim 01/07/2021

Ostra feliz não faz pérola
O que falar de uma obra escrita por Rubem Alves? o livro é fantástico!

Dividido em onze capítulos temáticos, marcado por pequenos textos e citações que inspiraram Rubem Alves, autor de uma escrita simples, mas muito profunda, que permite uma leitura rápida e fácil.

O título é desvendado logo no início da obra, foi a chave para eu continuar a leitura!

Como as pérolas são formadas? Geralmente um grão de areia entra na ostra, com isso, aquela substância começa a machucar a ostra até que seu organismo a envolva com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Essa pode ser uma metáfora do nosso cotidiano né? Leia e descubra!

Anna Paula 28/06/2021

Crônica lovers!
Pra quem gosta de crônica, como eu, é um prato cheio de um escritor mestre!

Algums crônicas ja estão um pouco datadas, mas sempre tem reflexões a se fazer.

CrisIngrid 20/05/2021

Simplesmente perfeito. Perfeitamente simples.
Eu leria esse livro pelo resto da minha vida caso ele tivesse páginas infinitas. Mas como bem aprendi com seu amável autor, toda sonata encontra seu acorde final. Só me resta contentar com as diversas releituras que farei dele no futuro.
Rubem Alves é encantador, inteligente, sensível, humano, bem humorado, sarcástico quando preciso. Cirúrgico em suas críticas. De uma criatividade inigualável. E um contador de história exímio, como o bom mineiro que era. Seus textos sempre enchem meu coração das mais deliciosas sensações e sempre direciona minha mente para novos pensamentos, meus olhos para novos horizontes.
Fico feliz e grata por ele ter resolvido publicar esses vários trechos de textos que foi escrevendo durante a vida. Obrigada por presentear a humanidade com sua mente brilhante, Rubinho! ♥

Carolina 09/05/2021

#15 Uma leitura singela que deve ser lida e relida
Dividido em onze capítulos temáticos, o livro é uma coleção de recortes que abordam o viver com diferentes olhares. Uma leitura singela que vale à pena ser lida e relida.

Gaby 06/05/2021

Gostei muito
Neste livro, o Rubem Alves conta sua perspectiva sobre diversas áreas da vida, como amor, beleza, religião e morte. A maneira cética de entender esses assuntos me fez gostar muito do autor e me surpreendeu bastante. Por ele ser um teólogo, eu esperava que a visão dele sobre a Igreja e Deus fosse igual a da maioria dos teólogos, mas me enganei. Eu compactuo com várias opiniões dele, inclusive sobre religião. Nunca havia lido um autor que conseguisse fazer livros infantis, religiosos, existenciais e educacionais ao mesmo tempo e ser compreendido e gostado por leitores de todas as idades.
Recomendo muito a leitura!!

Fernanda Coelho 21/04/2021

Esse é o tipo de livro que todos deveriam ler... Por muitas vezes, eu me identifiquei e me encantei com as mensagens carregadas de significado. A coerência, o bom humor e a sabedoria do Rubem são características que se mostraram muito presentes nesse livro, que li aos pouquinhos, mas aprendi tanto.

Luis 09/04/2021

Pequenas pérolas
Este livro é uma coleção de pequenas passagens, de leitura fluida, nas quais o autor discorre sobre vários temas. Em geral, são temas existenciais, como a vida, o tempo ou a morte.
Em minha opinião, o ponto forte do livro é quando ele fala de Deus e religião, assunto que estudou bastante a ponto de ter uma visão radicalmente diferente de muito o que é ensinado. Por outro lado, as partes sobre política são extremamente superficiais.

Kelly 25/03/2021

Ostra feliz não faz pérola
Esse livro de Rubem Alves são pequenos textos reflexivos sobre várias coisas cotidianas ele vai falar tanto de religião como de educação , vida e morte, achei bem interessante a forma como ele abordou alguns temas me fez refletir sobre várias coisas da minha vida foi uma experiência única amei o livro, recomendo.
°°° 25/03/2021minha estante
O Rubem tem uma forma incrível de escrever, muitas vezes quando eu estava lendo seus textos, parava e me via navegando em altas reflexões sobre a vida, e todos os seus dilemas. E o que acho mais incrível na escrita dele, é que ele escreve de uma forma tão simples e poética, sem muitas firulas.

Kelly 25/03/2021minha estante
Exatamente

Paulinha Mansur 23/03/2021

Que gênio é Rubem alves. Com senso de humor, delicadeza e até uma pitada de sarcasmo seus textos encantam e chama atenção para minúcias do dia a dia. Super recomendo a todos que leiam esse livro.

Si 21/03/2021

Ostra feliz não faz pérola
A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: "Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com um esfera lisa que lhe tire as pontas..." Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída... Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem nome de curiosidade. Este livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi.

paulafr 03/03/2021

...
Livro cheio de pensamentos, histórias, emoções, sentimentos... nos faz refletir e pensar também em nossas vidas.
paulafr 03/03/2021minha estante
Esqueci de comentar que adorei Rubem Alves, o cara que ama goiabas e ipês amarelos ?