Ostra feliz não faz pérola

Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves

Resenhas - Ostra feliz não faz pérola

Katia Rodrigues 20/06/2022

Pérolas aos montes
É cativante o modo como Rubem Alves diz as coisas mais sérias por meio de uma aparente conversa-fiada despretensiosa.

"O poema me mostra a beleza da minha alma que eu não via. Por isso a poesia é salvação. Na minha solidão, dou-me conta de que existe uma outra pessoa cuja alma se parece com a minha. Fico grato porque tal pessoa existe. Minha solidão se transforma em comunhão."

"Ao ouvir uma música que me comove por sua beleza, eu me re-encontro com a mesma beleza que estava adormecida dentro de mim."

"Por que se gosta de um autor? Gosta-se de um autor quando, ao lê-lo, tem-se a experiência de comunhão. Arte é isso: comunicar aos outros nossa identidade íntima com eles. Ao lê-lo eu me leio, melhor me entendo. Somos do mesmo sangue, companheiros no mesmo mundo."

"Pomar
As Sagradas Escrituras são um pomar onde crescem macieiras cheias de maçãs vermelhas, doces e perfumadas, oferecidas a quem quiser apanhar e comer. Mas nesse mesmo pomar também crescem espinheiros, joás de lobo, losnas amargas. O homem sábio sabe distinguir entre as maçãs e as plantas bravas. Colhe a maçã, sente seu doce e o seu perfume e diz: ?Palavra do Senhor?. O tolo pensa que tudo o que cresce no pomar é coisa de Deus, não sabe distinguir, colhe os espinhos, os joás de lobo, a losna, come-os, sua boca sangra com os espinhos e seu estômago sente ânsias de vômito com a losna. Mas ele, tolo, repete: ?Palavra do Senhor?... Bem disse Jesus que o homem bom tira coisas boas do seu bom tesouro. O homem mau tira coisas más do seu mau tesouro." "Sabia disso também o místico espanhol católico dom Miguel de Unamuno: Acreditar em Deus é, antes de mais nada e principalmente, querer que ele exista?. O sentimento religioso não mora no mundo das coisas que existem. Se Deus existisse, então o mundo seria o Paraíso... Deus mora no mundo das coisas que não existem, o mundo da saudade, da nostalgia. Os deuses que moram no mundo das coisas que existem não são deuses. São ídolos.""

Ig: @ingrisias
SirRobson 21/06/2022minha estante
Adorei como definiu o que nunca consegui, Rubem Alves é a conversa fiada que todas as vidas tinham de ter ao menos uma vez!

Katia Rodrigues 21/06/2022minha estante
É isso mesmo, Robson.

Jamal 06/06/2022

Ganhei o livro de presente de uma amiga, a Gabi. E foi um dos melhores presentes que recebi, realmente, as crônicas de Rubem Alves são ímpares. Dá vontade de ler e reler várias e várias vezes, porque a cada vez é uma nova sensação.

Natália 31/05/2022

Surpreendente
Esse foi o meu primeiro contato com Rubem Alves e minha experiência foi muito positiva.
O livro conta com um compilado de pequenos textos em que o autor narra histórias da sua vida, de suas experiências pessoais. Com uma linguagem simples e cativante, o autor aborda temas importantes e relevantes, que leva o leitor a refletir sobre suas convicções. A leitura ao mesmo tempo que é leve, é profunda e eu me senti tão imersa no livro que é como se eu estivesse batendo um papo com o escritor enquanto tomávamos um café.

A respeito do título...
nas palavras do próprio autor, o título "Ostra feliz não faz pérola" refere-se a: ?A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para se mesma: preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire pontas. Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes a dor aparece como aquela coisa que tem o nome de curiosidade. Este livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi?.
Lindo, não?!

Recomendo muito.

Sander.Garcia 29/05/2022

Conheci Rubem Alves, ainda bem
Neste livro de Crônicas, Rubem Alves consegue tratar com leveza e profundidade temas delicados, como a religião, o amor e a morte. Tive que parar algumas vezes diante do texto, pra absorver melhor seus significados. Não tive pressa. Comecei ano passado e só terminei agora. Cheguei a ler outros livros paralelamente. Mas este aqui foi o que mais exigiu de mim. Me vi de frente com minhas convicções e aprendi a lançar um novo olhar sobre elas.. o livro me deixou bem, ao final, apesar do último capítulo ser sobre a Morte. Estou maravilhado! Deveria ser leitura "obrigatória" para educadores, famílias, médicos, padres, pastores, enfim..

Leandro190 08/05/2022

Conversa com Rubem
A leitura foi muito mais um diálogo. A sensação, ao ler este livro, é de estar sentado num lugar confortável conversando. O livro é provocador e estabelece uma relação dialética com o leitor. Os fragmentos escritos por Rubem sobre os vários assuntos nos forçam a pensar e refletir. Se estiver querendo ou precisando testar suas opiniões sobre os mais diversos assuntos da vida encontrará aqui um ótimo interlocutor. Um aviso: venha preparado, os argumentos dele são sedutores!

Maria.Batagin 27/04/2022

Crônicas
Quanta delicadeza nessas crônicas
A ostra para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: ?Preciso envolver esta areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas...?. Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar.

Cris 03/04/2022

Um pé de ypê e nada mais além de agradecer!
Ganhei este livro em 2018, mais sempre fui deixando a leitura dele para depois.

Até que pelo fato de ter muitas obras para ler, fiz um sorteio e este foi o primeiro classificado.

Foi o primeiro autor brasileiro que li, e foi simplesmente uma experiência inimaginável.

Se Rubens Alves estivesse vivo, lhe mandaria um e-mail, assim como tantos outros leitores o fizeram.

Porém como não está mais entre nós, plantarei um pé de Ypê em sua homenagem, e toda vez que para ele olhar, recordarei da experiência que vive através desta leitura e então agradecerei pela oportunidade que nos deu de percorrer por caminhos tão diferentes e ao mesmo tempo semelhantes entre si, pelo simples fato de estar relatando a vida humana.

Obrigada Rubens Alves por ter contribuído com o desenvolvimento da humanidade de uma forma tão apaixonante.

Moacir 06/02/2022

É um livro de poemas, crônicas, aforismos, desabafos, sonhos, desejos, experiências. É um livro do viver e do morrer e do aprendizado durante o percurso. É ainda um livro de opiniões, como são todos. Um livro de opinião, compreensão e partilha.
Cris 16/02/2022minha estante
Tbm estou achando delioso poder ler este livro

Nick 02/02/2022

A melhor descoberta.
Antes de começar a falar do livro, devo dizer que me fico muito triste por ter demorado tanto para conhecer Rubem Alves. Fiquei sabendo de sua existência pela sua entrevista maravilhosa em ?Provocações?.

Sobre o livro, posso afirmar com toda a certeza que foi o que mais anotei, grifei partes, tirei fotos, postei, indiquei, e o mais importante: estou vivendo.

Muito do que está no livro tenho levado como uma filosofia para minha vida. Suas ideias simplesmente geniais sobre educação, religião e a vida no geral, me fizeram uma nova pessoa.

Todos que pegarem para ler Rubem Alves, ao terminar, serão outras pessoas. Com outras ideias.
Tornou-se meu livro e escritor favoritos.

EduardoCDias 15/01/2022

Pedacinhos de uma vida
Dividido em vários temas, como Morte, Religião, Velhice, Sexo?, o livro apresenta vários trechos que Rubem Braga foi escrevendo no correr dos anos e que tinham potencial para serem desdobrados em contos, novelas? são lembranças, opiniões, reminiscências, impressões sobre vários temas que são saborosos na leitura. Apenas a seção sobre religião é um pouco maçante, o que tirou o 5 desse livro.

Tamires Felix 27/12/2021

Uma boa leitura.
Acho que foi um dos livros que mais demorei para terminar de ler. Mas, indico. Gostei das temáticas abordadas, principalmente a velhice e a morte.

Larissa Del Lhano 25/12/2021

Rubem Alves é um dos meus autores favoritos, e amei esse livro! Leitura envolvente, e foi meu livro de cabeceira em 2021. As crônicas são curtas, que tratam de diversas situações do cotidiano que não têm como o leitor não se identificar. Recomendo muito a leitura!!

Cesar Loyola 09/12/2021

De uma sensibilidade sem igual, Rubem Alves, sempre me surpreende e me canta com seus escritos.
Ler Rubem Alves sempre é pra mim um processo de reflexão e resignificacões sobre mim mesmo, sobre minhas relações interpessoais e com todos os aspectos da vida!

leiturasdaursula 01/11/2021

Um liquidificador de pensamentos
É um livro interessante, mas acho que poderia ter sido melhor organizado... algumas frases são soltas, temas aleatórios. Acho que a experiência poderia ter sido melhor se eu lesse desse, umas 5 páginas por dia...

Diuliane de Castilhos 05/10/2021

Leitura leve
Neste livro Rubem Alves traz ideias simples acerca de assuntos do cotidiano e da vida. Mesmo simples são ideias que perduram na mente e acalantam o coração em tempos de tantas dificuldades.